• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eutanásia - Direito ou Crime?

Tijolada disse:
O que essa "Junta médica isenta", como disse o Feynman, faria?

Se juntariam e analisariam se a situação do paciente é passível ou não de eutanásia.

Tijolada disse:
Apenas daria um ok?

O que mais gostaria que fizessem?Que dançassem um tango?
A palavra “apenas” reduz muito a tarefa de validar ou não o desejo de alguém em morrer.

Tijolada disse:
Atestaria que o paciente está no gozo do total discernimento e pôde dar um consentimento válido à eutanásia?

Não necessarimente o paciente consegue discernir algo. Em estados vegetativos cabe a família discernir por ele.

Tijolada disse:
E principalmente: junta médica, ou não seria melhor uma junta formada por médico, psicólogo e assist. social?

Talvez, só trocaria o psicólogo por psiquiatra.....(tenho algumas restrições quanto a psicólogos)
 
JLM disse:
[1 exemplo compatível é q já tenta-se descriminalizar o aborto desde q ele virou crime. até o lula superpopular tentou e saiu vencido. mesmo com argumentos (estatisticamente validissíssimos, tb comprovados na minha mono) dq seria o melhor para o país e para as gravidinhas d 1ª viagem.

Embora o tema do tópico seja outro, fico curioso acerca das estatísticas levantadas acerca do aborto, quando o que se vê por ai, em geral, são levantamentos governamentais ou não, conflitantes entre si.
Nos mais, números são insuficientes para dizer se seria melhor ou não a legalização de tal pratica. Servindo-se apenas deles (muito comum nos argumentos pró-aborto) desvia-se o foco do principal: os dilemas morais em interromper uma vida.
 
JLM disse:
JLM disse:
minha monografia em direito abordou eutanásia, aborto & outras cositas mas, sob o tema "o direito de matar".

Tijolada disse:
Sobre o que foi tua mono? Foi em Direito?

e vc está errado, se está TIPIFICADO, regra geral, É CRIME. cabe a vc correr atrás pra provar alguma excludente d ilicitude ou culpabilidade. e isso são exceções, e q como o nome já diz, ñ são regra geral. 1 exemplo seria vc dizer q ajudou no suicídio por relevante valor moral ou social. eu ñ consigo vislumbrar isso na prática. ou q induziu alguém a se matar alegando legítima defesa sua. ñ combina.

não estou errado, foi exatamente isso que eu disse. É crime em abstrato, não obrigatoriamente no caso concreto, porque há as exceções.

E relevante valor social ou moral não exclui ilicitude nem culpabilidade, apenas atenua a pena. É obviamente o caso da eutanásia (do que auxilia a eutanásia do outro, obv). Homicídio privilegiado, pena reduzida de 1/6 a 1/3.

apesar d seus argumentos serem válidos juridicamente, eles nunca chegarão a mudar uma lei penal em assunto tão controverso. a sociedade brasileira ñ é tão liberal assim, apesar d individualmente todos afirmarem q são. mas aqui nunca será uma suíça ou uma holanda. convencer jurídica ou filosoficamente ñ equivale a convencer socialmente.

Concordo. Mas não precisamos burrificar nosso debate porque não vamos convencer socialmente. Quem quiser defender eutanásia dizendo "ah, é porque tipo assim, tadinho do velhinho, todo rengo, pobrezinho", que o faça, quem quiser ser contra porque ouviu do pa$tor que "Deus é vida", beleza, vá em frente, eu sou a favor pelas razões que expus e mais algumas.

1 exemplo compatível é q já tenta-se descriminalizar o aborto desde q ele virou crime. até o lula superpopular tentou e saiu vencido. mesmo com argumentos (estatisticamente validissíssimos, tb comprovados na minha mono) dq seria o melhor para o país e para as gravidinhas d 1ª viagem. a eutanásia vai pelo mesmo caminho. pratica-se à revelia, mas por debaixo do pano, e qdo o assunto vai pra cima da mesa, surgem os religiosos, os conservadores, os deixa-disso-e-vamos-falar-d-coisas-irrelevantes etc. q até a gente, pra ñ ficarmos sozinhos segurando uma bandeira contra todos, acabamos nos justificando "é, ñ era bem isso q eu queria dizer."

Não falaste do tema da tua mono. Ah, e eu sou contrário ao aborto, respeitadas as exceções legais e outras, mas aqui não é o local para se discutir isso.

abraço.
 
Feynman disse:
JLM disse:
[1 exemplo compatível é q já tenta-se descriminalizar o aborto desde q ele virou crime. até o lula superpopular tentou e saiu vencido. mesmo com argumentos (estatisticamente validissíssimos, tb comprovados na minha mono) dq seria o melhor para o país e para as gravidinhas d 1ª viagem.

Embora o tema do tópico seja outro, fico curioso acerca das estatísticas levantadas acerca do aborto, quando o que se vê por ai, em geral, são levantamentos governamentais ou não, conflitantes entre si.
Nos mais, números são insuficientes para dizer se seria melhor ou não a legalização de tal pratica. Servindo-se apenas deles (muito comum nos argumentos pró-aborto) desvia-se o foco do principal: os dilemas morais em interromper uma vida.

ñ lembro d cor os nºs e percentagens, mas as estatísticas eram sobre: qtd d mortes d mães por abortos clandestinos (açougueiros + automedicação), qtd d vendas clandestinas d medicamentos utilizados, gerando 1 verdadeiro mercado negro da morte (eu mesmo comprei facilmente 3 remédios diferentes pela internet, para testar as estatísticas), comparadas com as estatísticas dos países ond o aborto é legalizado, ond ñ só há menos mortes e menos comércio clandestino (constatação óbvia) mas tb menos abortos. o medo da maioria é q liberando geral aumente mas os nºs comprovam q ocorre justamente o oposto. e o governo sabe disso, seriam milhares d mortes a menos e milhões de impostos a +.

o mesmo ocorreria com a eutanásia. hj se acredita q ela ñ ocorra no brasil pq ñ há estatísticas oficiais, mas ela ocorre, e mto. basta convesar com algum médico em off. legalizando-a, a tendência seria diminuir. até pq, tto na eutanásia qto no aborto legais, há todo 1 processo de acompanhamento prévio com psicólogos e médicos q indicam saídas alternativas ao 'problema'.

Tijolada disse:
JLM disse:
minha monografia em direito abordou eutanásia, aborto & outras cositas mas, sob o tema "o direito de matar".

Não falaste do tema da tua mono.
?
 
JLM disse:
o mesmo ocorreria com a eutanásia. hj se acredita q ela ñ ocorra no brasil pq ñ há estatísticas oficiais, mas ela ocorre, e mto. basta convesar com algum médico em off. legalizando-a, a tendência seria diminuir. até pq, tto na eutanásia qto no aborto legais, há todo 1 processo de acompanhamento prévio com psicólogos e médicos q indicam saídas alternativas ao 'problema'.

LEmbro do Mário Covas, quando já internado em fase terminal, que o médico dele disse com todas as letras em entrevista coletiva para a TV, que manteria o paciente vivo enquanto a dignidade permitisse.
 
Tijolada disse:
Luís, o fato de alguém hesitar antes de cometer o suicídio não significa que ela não esteja preparada para morrer - em minha opinião. Por mais que estejamos convictos do que queremos, muitas vezes paramos para pensar mais uma vez antes de tomar uma decisão importante. Acho que isso tem mais relação com a personalidade de cada indivíduo do que com o grau de convicção que ela tem no momento.

No mesmo sentido, acho que (apenas acho que, tenho que refletir melhor antes de firmar uma posição) acho que o direito à igualdade e o direito à dignidade da vida humana impõem que, se o suicídio e sua tentativa são lícitos, esse direito deve ser estendido a quem não possui as condições materiais suficientes para se matar. Veja bem, não estou defendendo que a sociedade ou o estado tenham a obrigação de "fornecer" a eutanásia àquele que a requisita, mas que não puna o profissional da medicina e/ou o familiar que auxiliou o ato de eutanásia do paciente impossibilitado de suicidar-se.

A conseqüência do suicídio é muito importante para que se dê o luxo de hesitar. Se existe um mísero motivo para se continuar a viver, o medo da morte ou qualquer dúvidãoa sobre o futuro, já se pode dizer que o suicídio é uma atitude precipitada.

Todo mundo tem condições materiais pra se matar. A vida é muito frágil. Nada que um penhasco não faça, ou roda de caminhão, ou caco de vidro. Dói, dói. Mas o que é um dia agonizando num hospital pra quem tem motivos pra agonizar o resto da vida?

Apenas na eutanásia o paciente não tem condições nem materiais nem físicas pra se matar.
 
Foi exatamente isso que eu disse. A eutanásia é uma forma de estender o direito ao suicídio a quem não pode fazer isso sozinho - um paciente terminal, um tetraplégico, etc.

E sim, sem dúvida o suicídio é uma atitude precipitada. Ainda assim, é um direito do indivíduo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo