• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Europeus dominam maiores médias de público, e americano surpreende

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Europeus dominam maiores médias de público, e americano surpreende
O Borussia Dortmund mostrou a força de sua torcida durante a participação na última edição da Liga dos Campeões, quando chegou à decisão. E, na temporada passada, o clube alemão teve a maior média de público do mundo pelo segundo ano consecutivo, de acordo com ranking elaborado pela Pluri Consultoria: são 80.558 torcedores no estádio por jogo da equipe.
Atrás do Borussia vem o Manchester United, com média de 75.530, e, depois, o Barcelona, com 71.681. Os três clubes mantiveram sua posição com relação ao ranking da temporada 2011/12. Já o Bayern de Munique ganhou uma colocação, ultrapassando o Real Madrid. Os bávaros agora têm média de 71 mil torcedores, enquanto os espanhóis recebem o apoio de 69.262 fãs por jogo.
Inclusive, são os clubes alemães que apresentaram maior crescimento na presença da torcida nos estádio. O Eintracht Frankfurt, por exemplo, teve crescimento de 29% em sua média de público e passou da 37ª posição para a 13ª. O Fortuna Düsseldorf, por sua vez, teve aumento de 44% e deixou a 57ª colocação para a 16ª.

Europeus dominam, e americano surpreende. Timão é o melhor brasileiro

Os clubes europeus dominam a lista de maiores públicos, com 77 equipes entre as 100 melhores médias. Fora do Velho Continente, o clube com maior apoio é, surpreendentemente, o Seattle Sounders, dos EUA. O time americano tem média de 43.104 torcedores por jogo, com taxa de 100% de ocupação. Outro não-europeu que aparece bem posicionado é o Tigres, do México, com média de 41 mil.
Atrás de equipes de China, Japão, Equador, Suíça, Argentina e até Irã, os brasileiros não têm grande destaque no ranking. O clube nacional melhor posicionado é o Corinthians, que aparece na 91ª colocação, com média de público de 25.222 torcedores por jogo - tendo caído de 65º para 91º com relação à temporada passada. O Santa Cruz aparece em 95º (foi o 39º no ano passado), enquanto o São Paulo é o 98º.

pluri-especial---ranking-mundo-publico-clubes-2013-4.jpg

Recentemente o máximo que um time brasileiro conseguiu foi ser ali num top 35.
Em outras décadas o Flamengo já conseguiu chegar pra ficar num top3, mas em termos de ocupação de estádio os times brasileiros dificilmente conseguem mais de 50% quando o estádio é grande.
Nesse quesito o melhor tem sido o Corinthians deste ultimo ano.
 
Tô curioso pra ver como vai ser a média do Corinthians no Itaquerão. Estádio bem maior, mas infinitamente mais longe que o Pacaembu.
 
Se olharmos os 13 primeiros colocados, 7 são alemães.

Se der um estádio maior pros que vem mais atrás não seria surpresa ou absurso nenhum se tívessemos todos eles dominando o Top 10.


Tô curioso pra ver como vai ser a média do Corinthians no Itaquerão. Estádio bem maior, mas infinitamente mais longe que o Pacaembu.

Só que ao mesmo tempo infinitamente mais proximo do grosso da massa deles que é a Zona Leste

E depois da Copa não esqueça que o estádio deles sofrerá um encolhimento ficando com uma capacidade um pouco maior que o Pacaembú.
 
Última edição:
Tô curioso pra ver como vai ser a média do Corinthians no Itaquerão. Estádio bem maior, mas infinitamente mais longe que o Pacaembu.

Só que ao mesmo tempo infinitamente mais proximo do grosso da massa deles que é a Zona Leste

Exato, sendo que a Arena Corinthians é bem mais próxima do metrô que o Pacaembu, e a estação Corinthians-Itaquera também é estação da Linha 11 (Coral) da CPTM, que atende toda a Zona Leste, chegando até a vizinha Mogi das Cruzes. Não sei como é de ônibus por lá. De carro deve ser mais complicado.
 
De busão é fácil.

Mas a questão é que o público da ZL é de renda mais baixa, e com os ingressos sempre aumentando, não sei como isso funcionará. Porque na região do Pacaembu, tem muito gambá de grana que vai bastante ao estádio, e ACHO que muitos deixarão de ir com tanta frequência.
 
Pois é, tem essa questão do preço do ingresso.

O torcedor que pode pagar os valores que estão sendo praticados nas arenas da Copa não mora em Itaquera. Vão ter que caprichar muito nos planos de sócio-torcedor pra não terem problemas.
 
O problema maior é que os nossos estádios parecem jaulas e o transporte das nossas cidades é horrível. No dia que arrumarem estas duas coisas, é claro que muito mais gente vai querer ir aos jogos com bem mais frequência. Ou seja: Nunca.
 
Não sei como é de ônibus por lá. De carro deve ser mais complicado.

Por mais que falam que vão fazer obras viárias no entorno do estádio, vindo do centro em linha reta sem fazer desvios Radial Leste só existe uma e vive entupida. E mesmo que fizessem uma via elevada igual ao elevado Costa e Silva em cima dela não daria conta também. Em dia de jogo importante quem vier de carro é o que mais vai sofrer.
 
Acho que é uma conjunção de fatores estruturais (mobilidade urbana), financeiros (grana para ir ver os jogos) e socioculturais (necessidade ou não de ocasiões formais para a construção de uma vida social).

Como a Alemanha é o pináculo dessas três dimensões do problema, não é de se assustar que esteja no topo do ranking absoluto, de comparecimento total, e relativo, de taxa de ocupação média.

Dos 20 primeiros colocados, todos são europeus. 16 de países de língua germânica e apenas 4 de países latinos (3 da Espanha e 1 da Itália).
 
Não apenas isso, mas também se deve a uma gestão de primeira por parte dos clubes alemães, que investe pesado num sistema de fidelização dos torcedores e de uma proximidade do clube além dos jogos oficiais. Minha irmã que é ta fazendo mestrado em alemão se tornou torcedora do Borrussia, de acompanhar jogo e tudo, coisa que ela pouco fazia com o São Paulo, time que escolheu no Brasil.

Ela disse que a diretoria do Borussia, organiza vários eventos do time durante o ano, onde os jogadores estão presentes, como tarde de autógrafos em parques, visita a torcedores em hospitais, campanhas de caridade entre outros, tudo para quem é sócio torcedor. Fora que o sócio tem cadeira reservada com o nome dele durante uma temporada, direito a material como camisas oficiais, cachecol, toucas, bandeiras e assim por diante.

Aqui no Brasil a ideia é bem vaga de sócio ainda, e não dá muito mais do que uma garantia de presença no estádio.
Ainda falta muito para os clubes se tornarem empresas e verem seus torcedores como clientes.


Tive a oportunidade de estar no EUA a dois anos atras.
O futebol lá está crescendo e muito, tive contato com crianças que conhecem e praticam o esporte, que ta se tornando popular entre homens e mulheres (antes eram só mulheres). A liga de lá já tem média maior que o brasileirão e o ultimo jogo contra o panamá na concacaf tava lotado.
Fora que os times estão querendo investir mais. Rola até algumas ideias de brasileiros para incluir o EUA na libertadores.
 
Última edição:
Pois é, tem essa questão do preço do ingresso.

O torcedor que pode pagar os valores que estão sendo praticados nas arenas da Copa não mora em Itaquera. Vão ter que caprichar muito nos planos de sócio-torcedor pra não terem problemas.

Tipo isso. Não consigo ver os judeus gambás da Zona Sul indo pra Itaquera ver jogo todo domingo.
 
Por mais que falam que vão fazer obras viárias no entorno do estádio, vindo do centro em linha reta sem fazer desvios Radial Leste só existe uma e vive entupida. E mesmo que fizessem uma via elevada igual ao elevado Costa e Silva em cima dela não daria conta também. Em dia de jogo importante quem vier de carro é o que mais vai sofrer.

Mas dá para ir direto pela Jacu-Pêssego não dá?
 
Quem estiver disposto a dar volta e rodar mais sim. :lol:

Mas estava falando do caminho principal centro-Zona Leste que tá paralelo ao Metrô e trem já que o paulistano sempre tem a Radial como primeira opção.
Poe u não sei viu, as poucas vezes que fui para ZL preferi ir pela Marginal Tietê (fora do pico, claro) e uma vez eu fui do Regina Mundi (colégio lá na Anchieta) deixar uma mina na casa dela no Tatuapé pela Jacu-Pessego e achei tranquilo! Além disso, tem a Dutra lá do lado do Estádio também, a localização, mesmo longe, é muito mais facil de acesso do que o Morumbi, que aqui do lado de casa.
 
Para lá temos apenas a Marginal Teitê e a Radial Leste como alternativas para ir de carro.
 
Não cara, tem a Dutra e a Jacu-Pessego, não é? Noa majo muito de ZL, por isso não posso afirmar

Você pode até pegar a Dutra, mas na prática é melhor fazer a sequência Marginal Tietê-Ayrton Senna e passando o Pq Ecológico do Tietê pegar a Jacú Pessego porque a Ayrton Senna tem mais faixas (tão até fazendo umas obras pra alarga-la ainda mais) visando melhorar a fluidez até Cumbica, diferente da Dutra que tem muitos caminhões e de quebra sofre com o trânsito pesado de Guarulhos que quando fica lenta ou tem um acidente é uma lástima.
 
Última edição:
Não apenas isso, mas também se deve a uma gestão de primeira por parte dos clubes alemães, que investe pesado num sistema de fidelização dos torcedores e de uma proximidade do clube além dos jogos oficiais. Minha irmã que é ta fazendo mestrado em alemão se tornou torcedora do Borrussia, de acompanhar jogo e tudo, coisa que ela pouco fazia com o São Paulo, time que escolheu no Brasil.

Ela disse que a diretoria do Borussia, organiza vários eventos do time durante o ano, onde os jogadores estão presentes, como tarde de autógrafos em parques, visita a torcedores em hospitais, campanhas de caridade entre outros, tudo para quem é sócio torcedor. Fora que o sócio tem cadeira reservada com o nome dele durante uma temporada, direito a material como camisas oficiais, cachecol, toucas, bandeiras e assim por diante.

Aqui no Brasil a ideia é bem vaga de sócio ainda, e não dá muito mais do que uma garantia de presença no estádio.
Ainda falta muito para os clubes se tornarem empresas e verem seus torcedores como clientes.


Tive a oportunidade de estar no EUA a dois anos atras.
O futebol lá está crescendo e muito, tive contato com crianças que conhecem e praticam o esporte, que ta se tornando popular entre homens e mulheres (antes eram só mulheres). A liga de lá já tem média maior que o brasileirão e o ultimo jogo contra o panamá na concacaf tava lotado.
Fora que os times estão querendo investir mais. Rola até algumas ideias de brasileiros para incluir o EUA na libertadores.

Já defendi em vários tópicos, e acho que o buraco é mais embaixo: CONCACAF e CONMEBOl deveriam deixar de existir e se tornarem a Confederação Panamericana de Futebol.

E bem lembrado: há o fator gestão dos clubes, e especialmente os alemães. Além de todos esses eventos, eles vendem o ingresso mais barato, em relação às outras ligas europeias, e recuperam parte desse dinheiro com o volume de vendas de outros produtos dentro do estádio no dia do jogo.
 
Você pode até pegar a Dutra, mas na prática é melhor fazer a sequência Marginal Tietê-Ayrton Senna e passando o Pq Ecológico do Tietê pegar a Jacú Pessego porque a Ayrton Senna tem mais faixas (tão até fazendo umas obras pra alarga-la ainda mais) visando melhorar a fluidez até Cumbica, diferente da Dutra que tem muitos caminhões e de quebra sofre com o trânsito pesado de Guarulhos que quando fica lenta ou tem um acidente é uma lástima.

Sei que, no dia que eu for à Arena Corinthians, irei de metrô. Até porque nem sei dirigir. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo