• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Europa Medieval Mítica.... existe algum jogo assim?

Não liga pro Sky não. o negócio dele é retrucar, retrucar, retrucar, igual velha.


(olha só como ele vai continuar retrucando ó :mrgreen: )
 
Olá Armitage. A idéia é boa, ando pensando em algo assim, mas no presente, usando umas idéias da parapsicologia. Creio que para a Idade Média esse viés da auto-sugestão é o melhor, mas você pode dar uma olhada em algo de parapsicologia. Na questão da magia você pode usar a mística. Existem uns místicos da Alemanha do século XIII que podem ajudar, Mestre Eckhart (1260 - 1327) por exemplo. Embora seja trabalhoso. Deve haver tradução de seus escritos ou comentários na net.

Algo sobre filosofia medieval? Ler a biografia de algum filósofo medieval pode te ajudar a ter uma idéia de como eram os intelectuais dessa época.
Santo Agostinho: uma Biografia - PETER BROWN (Dizem que é muito boa, mas ele viveu no século IV e V d.c.)

Com relação aos mitos tem o maniqueismo, que era mais uma doutrina (grosso modo diz: tem o deus do bem (Ormuz) relacionado a luz e o Deus do mal (Ahrimán) relacionado as trevas. A alma foi criada pelo do bem e o corpo pelo do mal. Os dois estão em luta constante...) É interessante, tem um santo católico, Santo Agostinho (354 - 430), que tambem foi filósofo (e dos grandes), e antes de se converter ao Cristianismo era maniqueu. Mas o maniqueismo praticamente sumiu mais tarde, ai precisava saber em que século vai ambientar. Agostinho escreveu vários livros, tem traduções, vale destacar As Confissões, a primeira autobiografia escrita, que é um clássico.

Um livro que pode te ajudar na descrição do cenário é esse:

Como Seria Sua Vida Na Idade Media? Fiona Macdonald Editora: EDITORA SCIPIONE LTDA Número de páginas: 48

Quanto ao sistema. Tem o GURPS Lite, simplificado, sem muita regra... mas acho que deveria procurar algo simples mesmo, porem realista. Eu estou criando meu próprio sistema para o meu cenário talvez devesse fazer o mesmo. Tem capacidade e não precisaria mais se preocupar com sistemas.

Espero ter ajudado.

Abraços
(Vou tentar acompanhar as discussões, apesar do tempo estar curto...)
 
Última edição:
Retruca vai Sky, tu tá se mordendo aí que eu sei... hauhauhauah :lol:


- - -

Opa Saiffyros, quanto tempo! Tudo bem!

Valeu aí a dica. Esse livro sobre como era a idade media deve ser otimo pra passar uma ambientação medieval bem caracterizada!
 
Última edição:
Retrucar pra quê? Eu sei que tu é um cabeça dura que vive num mundinho onde só existem pessoas que querem ser cool e que jogam sistemas underground só por serem underground... :wink:
 
Isso ainda vai dar em casamento!!

Huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua!!!!
XDXDXDXDXDXDXDXD

Bem vindo de volta, Saiffyros!!!!! Há quanto tempo!!!!
:D

Não conheço, ainda, mtoas livros de Era Medieval Mítica, mas um bom livro com Céu e Inferno de temática, que serviu como base para mtas obras de artes famosas, além de base para rpgs, musicas, etc, é "A Divina Comédia" - de Dante Alighieri, que mostra a jornada de dante do Inferno, Purgatório, até o Paraíso, em busca de seu amor. Além de ter uma boa base para entender o pensamento medieval, temos descrições fantásticas desses lugares, tendo uma visualização bem famosas hj em dia.
 
:joy:

Pessoal, achei um site interessantíssimo sobre o assunto!!! http://enigma.cs.ucla.edu/games/santiago/life.html

Se trata de uma coleção de informações básicas sobre a vida na idade média, já em forma de pré-campanha pra um jogo de RPG! Tem resumos explicativos sobre vários aspectos da época - sociedade, religiões, etnias, vestimentas, etc. e tem até mapas de época, e os principais eventos sociais que se passaram no período (aprox. entre 1100 e 1300), além de dicas de como interpretar um personagem do período. Tudo pra criar uma ambientação bem feita! O site é de uma dupla de GMs. Muito interessante, e recomendo a todos interessados no tema.

Curiosamente, eles jogam sem sistema algum, focando totalmente no aspecto drama, parece um live-action role-playing. A única exigência parece ser que os players estudem todos os resumos para poderem intepretar adequadamente dentro do contexto medieval.
 
Última edição:
Gurps é ruim mas pq ganhou tantos prêmios e ainda é considerado por especialistas o melhor sistema generico do mundo!!! Talvez nossas mentes não compreendam Steve Jackson ou ele não fez uma pesquisa de mercado antes de lançar o Gurps, a grande sacada o D20 foi lançar a open source, mas os livros custam o olho da cara não acham???

Desenvolva o seu próprio sistema então!!! quem quer realmente jogar não pode ter preguiça!
 
Última edição por um moderador:
Erion, acho delicado falar em "melhor sistema.." ou "melhor jogo..." ou "melhor qualquer coisa ", em se tratando de um hobbie tão aberto e humanista como o RPG, onde não há objetivos concretos a se atingir (a não ser a diversão). Um sistema ser "bom ou ruim" depende do gosto de cada um.

Gurps pode ser considerado sim o melhor genérico do mundo (ao lado de Hero) porque é imbatível no critério "fazer de tudo" - adapta de tudo, ou te dá ferramentas pra você criar de tudo (ou pelo menos quase tudo) - seja do estilo que for, sobre o tema que for, etc.

Mas ainda assim ele só será um "bom sistema" se um indivíduo assim o achar.
 
Última edição:
Bem, fugindo um pouco desta guerra acima, (afinal é meu primeiro posta aqui diga-se de passagem ^^) geralmente faço campanhas assim e a solução que eu encontro é deixar as coisas sobrenaturais em duvida (algo tipo pode ser algo fantastico qt apenas algo normal numa situação inesperada...)
Uma raça de orcs que também pode não ser nada além de humanos primitivos, cavaleiros mortos vivos podem ser apenas humanos malignos envoltos em misterio e lendas locais etc...

Sobre magia a melhor opção que eu encontrei foi tornar os efeitos igualmente mais fracos e demorados, um “finger of death” não mata imediatamente, mas amaldiçoa a vitima a definhar lentamente, como uma maldição, assim como curas agiriam bem mais lentamente e seriam necessárias muitas pessoas para spells mais complicados e pactos com espíritos

Outra coisa que não se vê muito em rpg é efeitos colaterais por usar magia, algo que se encontram em quase toda mitologia, desde pequenas deformidades até espíritos que voltam cobrar o preço
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo