• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Euro 2008 - Fase Final

Os Clubes Com Mais Jogadores Na Competição

01. Bayern Munich (Alemanha) – 10
.... Lyon (França) – 10
03. Galatasaray (Turquia) – 9
.... Panathinaikos (Grécia) – 9
05. Barcelona (Espanha) – 8
.... Real Madrid (Espanha) – 8
.... Chelsea (Inglaterra) – 8
.... Werder Bremen (Alemanha) – 8
09. Arsenal (Inglaterra) – 7
10. Hamburg (Alemanha) – 6
.... Lokomotiv Moskva (Rússia) – 6
.... Steaua Bucureşti (Roménia) – 6
13. Borussia Dortmund (Alemanha) – 5
.... CSKA Moskva (Rússia) – 5
.... Liverpool (Inglaterra) - 5
.... Valencia (Espanha) – 5
.... Zenit Saint Petersburg (Rússia) – 5
.... Juventus (Itália) – 5
.... Manchester United (Inglaterra) – 5
.... Milan (Itália) – 5
.... Nuremberg (Alemanha) – 5
.... Olympiacos (Grécia) – 5
.... Stuttgart (Alemanha) – 5
24. Anderlecht (Bélgica) – 4
.... Atlético Madrid (Espanha) – 4
.... Austria Wien (Áustria) – 4
.... Basel (Suíça) – 4
.... Bayern Leverkusen (Alemanha) – 4
.... Eintracht Frankfurt (Alemanha) – 4
.... Inter (Itália) – 4
.... Roma (Itália) – 4
.... Salzburg (Áustria) – 4
.... Spartak Moskva (Rússia) – 4
.... Sporting (Portugal) – 4
.... Villareal (Espanha) – 4

-------------------------------------------------------------------

Número de Clubes Com Jogadores na Competição Por País

Inglaterra – 16
Alemanha – 14
Itália - 13
Espanha – 12
França – 11
Rússia – 9
Áustria – 7
Grécia – 6
Holanda – 6
Polónia - 6
Portugal – 5
Roménia – 5
Suécia – 5
Suíça - 5
Turquia – 4
Escócia – 2
Noruega – 2
República Checa – 2
Ucrânia - 2
Bélgica – 1
Bulgária - 1
Croácia - 1
Dinamarca – 1

A Inglaterra domina completamente no número de clubes, apesar de a respetiva seleção sequer se ter qualificado. Isto demonstra o claro predomínio de jogadores estrangeiros no futebol inglês - e talvez o devessem encarar como uma dica sobre aquilo que devem procurar melhorar se alguma vez querem ter mais que uma seleção derrotada.
 
1ª Rodada - Grupo A

SWIT0001.GIF
Suíça 0x1 República Tcheca
CZEC0001.GIF


Primeiro jogo, primeira derrota para a equipa da casa, a Suíça, culpa de um golo do avançado tcheco Václav Svěrkoš. Mas o resultado é enganador, já que a Suíça conseguiu, no mínimo, equilibrar o jogo, e talvez merecesse mais. Para piorar as coisas o melhor jogador da equipa, Alexander Frei - melhor marcador do último campeonato alemão -, lesionou-se e pode falhar o resto da competição.

Agora vamos ao próximo:

1ª Rodada - Grupo A

PORT0001.GIF
Portugal x Turquia
TURK0001.GIF


Não estou confiante, mas a esperança é a última a morrer.
 
1ª Rodada - Grupo A

PORT0001.GIF
Portugal 2x0 Turquia
TURK0001.GIF

Pepe, 61; Raul Meireles, 90+2

Portugal jogou muitíssimo bem. Eu não estava confiante, há mais de um ano que a equipa não conseguia uma exibição convincente, mas desde cedo vi que as minhas baixas expetativas não tinham razão de ser. Dominámos do início ao fim, e com um futebol bonito e agradável. O resultado é óptimo e podia ter sido ainda melhor se a três bolas na trave (uma do Ronaldo e duas do Nuno Gomes) tivessem entrado.

Os melhores jogadores foram o Ronaldo, que, como sempre, mesmo sem fazer muito consegue duas ou três jogadas de deixar o queixo caído, o Deco, como há muito não o via, o João Moutinho, um dos jogadores mais promissores do futebol português, e o Pepe, bom a atacar e melhor ainda a defender. Aliás, sobre este último: não se ofendam, mas o pessoal que comanda a seleção brasileira é claramente incapaz. Ninguém com juízo teria deixado escapar um dos centrais mais promissores da atualidade - é que o Pepe era brasileiro, e só a meio do ano passado se naturalizou português. Enfim, obrigado pela (generosa) cedência.

É certo que a Turquia não foi um adversário perigoso, mas tinham jogadores de respeito (Nihat e Altintop, principalmente), tinham feito uma boa qualificação (com um 4-1 à Grécia no currículo) e mesmo depois desta derrota continuam a ter chances de se qualificar.

Que a seleção portuguesa mantenha esse nível e ainda pode ir longe.
 
Última edição:
Sensacional esse jogo de Portugal, principalmente o segundo tempo. Pepe, João Moutinho, Deco e aquele lateral direito que eu não lembro o nome jogaram muito bem. Gostei da partida do Simão Sabrosa também, e do CR nem precisa falar.

E sobre a seleção brasileira, 10°, é uma coisa complicada de falar. Como tem muito jogador bom que sai daqui, é notável que pelo menos 60% da convocação seja mais por lobby que por merecimento.
 
Portugal jogou muito bem. Se continuar assim, dá para chegar longe.

Achei a seleção da Turquia inferior à dos anos anteriores e acho difícil que eles passem da primeira fase.

Quanto ao jogo da Rep. Tcheca e Suiça, eu não assisti inteiro, mas a Suiça mereceu a vitória ou no minímo um empate. Eles perderam muitos gols e o goleiro da Rep Tcheca fez ótimas defesas.
 
Sim, a Turquia teve um retrocesso na qualidade. Os times de 2002 e 2004 eram muito melhores, IMO.

E Suiça vs Rep. Checa foi um jogo meio ruim de ver. Digo meio porque o nível da competição esse ano tá muito bom, mas as duas seleções não são lá essas coisas. A Suíça é organizada mas não tem muita(quase nada) habilidade, e não finaliza direito, enquanto a Rep. Checa tem um pouco de habilidade, mas não tem muita organização.

Somando as apresentações, um empate tava de bom tamanho.
 
Aposentou, segundo o Uol Esporte. O Rosicky tá lesionado, so, dificuldades à vista pra equipe.
 
O Rosicky não está na Eurocopa por lesão. O Nedved por opção, pois já tinha decidido deixar a seleção antes do Euro.

Portugal tem melhor equipa agora do que na Copa do Mundo. :joy:
 
E sobre a seleção brasileira, 10°, é uma coisa complicada de falar. Como tem muito jogador bom que sai daqui, é notável que pelo menos 60% da convocação seja mais por lobby que por merecimento.

Talvez, mas digo, o Pepe jogava no Porto, foi considerado o melhor defesa da liga portuguesa em duas temporadas seguidas, fez grandes exibições na Champions e foi para o Real Madrid por 30 milhões de euros. Não era nenhum desconhecido. Embora ele tenha dito desde cedo que preferia jogar por Portugal, mesmo quando foi para Madrid e já era tido como uma das principais promessas do mundo, deviam ter tentado (será que ele recusava?). O que se deve ter passado é que mal o conheciam, o que é um pouco preocupante. Lembro-me que numa convocatória do Dunga feita por volta dessa altura, estava o Pepe fazendo sensação - e era ainda brasileiro -, chamaram o Luisão, que vinha jogando particularmente mal pelo Benfica, e o Gladstone, um sujeito qualquer emprestado ao Sporting, com 20 anos, e que não fizera mais que dois jogos no campeonato até à altura.

Portugal tem melhor equipa agora do que na Copa do Mundo. :joy:

Não tenho tanta certeza. Não há ninguém há altura do Figo na equipa, em termos de qualidade de organização de jogo e a nível de liderança. Digo, o Ronaldo é um fora-de-série, provavelmente será melhor que o Figo em termos técnicos, mas é um menininho. Precisa do apoio e atenção constante de uma série de pessoas para manter estabilidade emocional e não descarrilar. Não é líder de coisa nenhuma, nem nunca o vai ser por mais que se tente incutir nele isso.

Sim, a Turquia teve um retrocesso na qualidade. Os times de 2002 e 2004 eram muito melhores, IMO.

Sim, isso é notório. Mas ainda mostraram bons apontamentos, principalmente no ataque. Acho que têm equipa para superar a Suíça e, com um pouco de sorte à mistura, igualar ou até vencer a República Checa.

Tapio disse:
E Suiça vs Rep. Checa foi um jogo meio ruim de ver. Digo meio porque o nível da competição esse ano tá muito bom, mas as duas seleções não são lá essas coisas. A Suíça é organizada mas não tem muita(quase nada) habilidade, e não finaliza direito, enquanto a Rep. Checa tem um pouco de habilidade, mas não tem muita organização.

Descreveu bem a situação das duas equipas. A Suíça já tinha problemas na finalização e ainda foi perder o Frei, o seu melhor marcador - segundo parece, para o resto da competição. A República Checa entra no Euro sem o seu organizador de jogo, o Rosicky, e desfalcada de uma referência forte (como o seriam Nedved, Poborsky ou o próprio Rosicky); neste aspeto passa por uma situação idêntica à de Portugal, embora nós, não tendo um líder propriamente dito na equipa, tenhamos o Cristiano e vários outros jogadores cotados como os melhores do mundo na sua posição, algo de que a RC não se pode gabar tanto.
 
Talvez, mas digo, o Pepe jogava no Porto, foi considerado o melhor defesa da liga portuguesa em duas temporadas seguidas, fez grandes exibições na Champions e foi para o Real Madrid por 30 milhões de euros. Não era nenhum desconhecido. Embora ele tenha dito desde cedo que preferia jogar por Portugal, mesmo quando foi para Madrid e já era tido como uma das principais promessas do mundo, deviam ter tentado (será que ele recusava?). O que se deve ter passado é que mal o conheciam, o que é um pouco preocupante. Lembro-me que numa convocatória do Dunga feita por volta dessa altura, estava o Pepe fazendo sensação - e era ainda brasileiro -, chamaram o Luisão, que vinha jogando particularmente mal pelo Benfica, e o Gladstone, um sujeito qualquer emprestado ao Sporting, com 20 anos, e que não fizera mais que dois jogos no campeonato até à altura.

Acho que tu não pegou o que eu quis dizer, Bernardo. Eu dizia que, na seleção brasileira, na maioria das vezes(pelo menos ultimamente) os convocados pra posição não são os que melhor jogam. Aliás, muitas vezes os que melhor estão jogando nem mesmo são cogitados. O jogador só vai pra seleção se o empresário/clube fizer aquele lobby com a CBF, pra ser convocado e valorizar o passe.

Alguns jogadores não são vinculados a isso e conseguem elevar o valor do passe puramente por serem bons, exemplo do Alex no Fenerbahçe. Ele raramente é convocado pra seleção, e joga pouco quando o é, e mesmo assim mantém o passe valorizado. Tem outros, mas a lista é muito grande :p
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Sim, isso é notório. Mas ainda mostraram bons apontamentos, principalmente no ataque. Acho que têm equipa para superar a Suíça e, com um pouco de sorte à mistura, igualar ou até vencer a República Checa.
Sei não. Aquele atacante da Turquia, Tuncay(?), deu umas furadas feias lá na área. Acho que a Turquia não tem time pra vencer a Rep. Checa.
 
E Suiça vs Rep. Checa foi um jogo meio ruim de ver.

Meio ruim de se ver não, foi horroroso. Única jogada realmente de perigo foi no final, aquela bola que o Cech defendeu e o cara da Suiça mandou na trave no rebote. Até o gol da República Tcheca foi meio cagado, com aquela bola que sobrou pra ele dentro da área assim.

Eu gostava muito do time da República Tcheca, mas sem Nedved e Rosicky o time é completamente outro. Todo mundo aponta o Koeller como o principal jogador da equipe, mas ele não faz muita coisa sem a bola chegar nele. E com esse meio campo está meio difícil de chegar. De qualquer forma acho que eles chegam as quartas, principalmente depois dessa vitória contra a Suiça. Mais longe que isso eu acho difícil.

Quanto a Suiça, eles realmente mereceram melhor sorte, foram superiores à República Tcheca o jogo inteiro. Acho que falta um pouco de ousadia a esse time suiço. Um jogador como o Hakan Yakin não pode ser reserva naquele time nunca, ele é o único lampejo de criatividade que tem aquele time. Acho que um meio campo com ele e um ataque com o Frei poderia fazer um maior sucesso. Mas enfim, agora o Frei se machucou também, então fudeu tudo.


Não vi o jogo de Portugal, mas foi um belo gol do Pepe.
 
Hoje entra em ação o Grupo Germânico.

AUST0001.GIF
Áustria x Croácia
CROA0001.GIF

18:00, Viena, Ernst Happel Stadion

GERM0001.GIF
Alemanha x Polônia
POLA0001.GIF

20:45, Klagenfurt, Wörthersee Stadion

Prevê-se uma vitória facílima da Croácia e um triunfo tranquilo da Alemanha, uma eterna favorita para ganhar a competição. Veremos.
 
Não pude ver os jogos de ontem, mas hoje devo assistir ambas.

Se bem que dá uma preguiça monstruosa assistir AustriaXCroácia.
Deve ser mais divertido ver grama crescer.
 
AUST0001.GIF
Áustria x Croácia
CROA0001.GIF

Luka Modríc, 4 (pen)

Não foi mais chato que ver grama crescer, mas também não foi muito melhor que isso. A Croácia foi fraca, tanto que a paupérrima Áustria, a tal que alguns adeptos nem queriam na competição por "amor ao futebol", equilibrou o jogo, merecia um empate, e teve chances para o conseguir. Nesse aspeto, um jogo semelhante ao de abertura, com a azar para as equipas da casa.

O grande problema da Croácia deve ser a ausência de Eduardo da Silva. Era claramente o melhor atacante da equipa, um dos principais responsáveis pela vitória no grupo de qualificação e, mais precisamente, pela vitória sobre a Inglaterra. Mas, mesmo sabendo que ele ia fazer muita falta, esperava-se um pouco mais; a equipa mostrou pouco futebol e em duas ou três posições não tem jogadores para este nível.
 
Suiça x Rep Checa

Foi um dos jogos mais chatos que eu já vi na vida. O jogo teve 3 jogadas de perigo, sendo uma delas o gol. As outras duas, no 2o tempo, da suiça. Uma cabeçada pra fora qdo ainda tava 0 a 0 e uma bola na trava qdo já estava 1 a 0. A Rep. Checa com seus principais armadores aposentados da seleção ou machucados muito pouco pode fazer. Como venceu o time da casa, que tem uma forte defesa, deve passar de fase e parar por ali.

Portugal x Turquia


Jogo muito melhor que o primeiro. A seleção portuguesa mostrou pq é uma das favoritas ao título. Fez dois gols e ainda teve mais um anulado além de 3 bolas na trave. O time é rápido e toca muito bem a bola. Contra só o fato de não ter um bom atacante(Nuno Gomes até distribui bem as bolas como pivo mas não foi decisivo nas finalizações) e a presença do Simão Sabrosa que é um jogador que tem muita vontade mas erra muito. Eu colocaria o Nani ali, com o Ronaldo caindo por uma ponta e o Nani pela outra com o Nuno no meio, parecido com a Copa, onde o Figo fazia a função do Nani e o Pauleta do Nuno. Senão, até o Quaresma é melhor que o Simão IMO.

By the way, acho que o Ricardo Carvalho parece muito com o Marcelo Barreto.

Croácia x Austria

Mais um jogo ruim de dois times fracos tecnicamente. A Croácia se beneficiou de um penalty no 1o minuto e na incapacidade de ambos os times de fazer qq outra coisa, ganhou de 1 a 0. Acho qu e no final, ambas seleções são sérias candidatas a serem eliminadas ainda na 1a fase.

Alemanha x Polonia

O jogo ainda tá rolando, com 20 do 1o tempo mas já dá pra tirar algumas conclusões. A Polonia tem um bom time, mas jogndo com a defesa em linha tá tomando um baile do rápido ataque alemão. A Alemanha subiu muito de produção desde o vice campeonato de 2002. Klose se firmou com o um artilheiro e o time agora é formado por uma defesa sólida, um meio campo de passes precisos e um rápido ataque. Não é o melhor time da Europa mas é candidato ao título.
 
GERM0001.GIF
Alemanha 2x0 Polônia
POLA0001.GIF

Lukas Podolski, 20, 72

A vitória da Alemanha não tem contestação possível. Não que a Polónia tenha sido um fraco adversário, longe disso - demonstrou qualidade, como já tinha feito durante o apuramento, e tem condições para passar o grupo. Mas nunca para passar por uma Alemanha. Este é um daqueles países que sempre monta uma seleção competitiva e que chega longe, mesmo quando não tem grandes referências - e desta vez até tem algumas, como Ballack ou Klose.

A equipa da Alemanha joga um futebol rápido, preciso e incisivo. Com quatro passes certeiros passa a bola da defesa até ao ataque num ápice e cria uma situação de golo. Por vezes nota-se alguma falta de técnica, mas há jogadores que o vão disfarçando. Ballack é um portento quando está em forma, um dos jogadores mais completos do mundo; Lahm tem uma postura impressionante para alguém com o físico dele e uma técnica incomum num defesa; os avançados também não são um problema para a Alemanha, que de resto os vai buscar aos mais variados lugares, desde a Polónia (Klose e Podolski) e o Brasil (Kuranyi) à Suíça (Neuville).

A Polónia tem os seus bons valores. A defesa é sólida, embora lenta, e, como o Fingolfin já frisou, facilmente apanhada por ataques rápidos; eu já tinha notado isso na fase de grupos, Portugal só não passou facilmente por eles porque estava jogando mal. E há um tal de Roger Guerreiro, um brasileiro naturalizado, que demonstrou ter habilidade (da próxima vez tem é de entrar no onze inicial). Fizeram mais nesse jogo que a Croácia frente à Áustria, e com as coisas nestes termos passam o grupo em segundo - ninguém duvida que a Alemanha consiga o primeiro.

Fingolfin disse:
Contra (...) a presença do Simão Sabrosa que é um jogador que tem muita vontade mas erra muito. Eu colocaria o Nani ali, com o Ronaldo caindo por uma ponta e o Nani pela outra com o Nuno no meio, parecido com a Copa, onde o Figo fazia a função do Nani e o Pauleta do Nuno. Senão, até o Quaresma é melhor que o Simão IMO.

Sobre o Quaresma, eu não o colocaria no onze inicial. Acho que o Scolari está tomando a melhor opção. O Simão erra, é verdade, mas o Quaresma erra ainda mais, e além disso tem tendência a sumir do jogo. A qualidade técnica dele é impressionante, consegue fazer coisa ao alcance de muito poucos, e tem aqueles cruzamentos em trivela que 50% das vezes acabam e golo (nem é preciso um atacante muito dotado para os finalizar); mas peca pela falta de inteligência do futebol (ele está precisando de ir para a Itália ou Inglaterra aprender umas coisas). Prefiro o Simão que, não tendo tanta técnica, é um jogador mais sólido e ativo. E também defende melhor, o que acaba por o tornar mais importante para a equipa que o Quaresma, visto que extremo criativo já temos o Ronaldo, convém que o outro jogue mais recuado e tenha alguma capacidade de recuperação para não se criar um fosso entre o meio campo e o ataque.
 
Última edição:
Sobre o Quaresma, eu não o colocaria no onze inicial. Acho que o Scolari está tomando a melhor opção. O Simão erra, é verdade, mas o Quaresma erra ainda mais, e além disso tem tendência a sumir do jogo. A qualidade técnica dele é impressionante, consegue fazer coisa ao alcance de muito poucos, e tem aqueles cruzamentos em trivela que 50% das vezes acabam e golo (nem é preciso um atacante muito dotado para os finalizar); mas peca pela falta de inteligência do futebol (ele está precisando de ir para a Itália ou Inglaterra aprender umas coisas). Prefiro o Simão que, não tendo tanta técnica, é um jogador mais sólido e ativo. E também defende melhor, o que acaba por o tornar mais importante para a equipa que o Quaresma, visto que extremo criativo já temos o Ronaldo, convém que o outro jogue mais recuado e tenha alguma capacidade de recuperação para não se criar um fosso entre o meio campo e o ataque.

Disse tudo. :cerva:
Concordo inteiramente. O Quaresma é mais dotado que o Ronaldo, mas é muito irregular e defende muito mal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo