1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eu sou o único que considera smeagol e gollum personagens diferentes?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Hobbitse, 11 Mai 2014.

1. Hobbitse

Hobbitse Frodo vive.

Tipo “o gollum" seria o “do mal" o “segundo pensamento" com a voz chiada e olhos verdes, o smeagol seria ,o bonzinho, o “bom mestre,bom smeagol" com voz fina e olhos azuis não é ? , eu sei que o tópico é meio nada haver mas eu precisava tirar a dúvida ( eu fico meio irritado com quem não diferencia o gollum do smeagol) por isso eu falo “tenho raiva do gollum e pena do smeagol"

Última edição: 11 Mai 2014
  2. Éomer

Éomer Well-Known Member

Na verdade as duas personalidades eram maléficas. A única diferença era que a personalidade "malvada" era tão má que até a "boazinha" se sentia dominada por ela.

3. Hobbitse

Hobbitse Frodo vive.

Eu sempre achei o smeagol bom tentando ajudar o frodo e tal, só que o gollum botou essas asneiras de que o frodo traiu ele na cabeça dele e ele traiu o frodo

4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Sméagol é o nome de "batismo" dele, Gollum é o nome que deram (não lembro quem) por causa do barulho que ele fazia com a garganta.

A única pessoa que diferencia as duas personalidades é Sam quando chama de Fedegoso e Caviloso, mas agora não lembro a qual das duas ele nomeia com cada nome.

• Gostei! Gostei! x 3
  5. Hobbitse

Hobbitse Frodo vive.

Eu acho que “caviloso" foi o gollum já que segundo o dicionário online significa “traiçoeiro" ou algo do tipo e “fedegoso" pode ser smeagol já que “fedegoso" é uma nome de uma planta

6. Éomer

Éomer Well-Known Member

Na verdade o fedegoso em português é uma tentativa de aproximar o som das palavras ao trocadilho original em inglês: slinker e stinker, que seria o correspondente a rastejante e fedorento, se não me engano. Só que lendo o livro no original se tem a impressão que na verdade o rastejante (caviloso) é o Smeagol, o que nos dá a impressão de que Sam realmente não se deixava enganar pela personalidade "boazinha".

Última edição: 12 Mai 2014
    • Gostei! Gostei! x 3
  7. Mireille

Mireille One ring to rule them all

Também sempre achei isso, mas relendo As Duas Torres me deparei com este trecho:

Mas talvez seja só coincidência mesmo. :think:

Última edição: 13 Mai 2014
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Éomer

Éomer Well-Known Member

As duas personalidades estavam sempre em conflito. Puta trabalho do Tolkien na criação do Smeagol né?

9. Mireille

Mireille One ring to rule them all

Achei outra passagem falando sobre Gollum/Sméagol, no capítulo seguinte (O Portão Negro está fechado):

• Gostei! Gostei! x 1
  10. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Então não sei mais de nada.

11. Meneldur

Meneldur We are infinite.

É porque na tradução foram trocadas em uma passagem (creio que na segunda postada) os apelidos de Gollum e Sméagol. No fim de semana vejo direitinho, mas no original não há ambiguidade.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

No original consta:

Trocaram realmente os nomes, outro erro de revisão.

• Gostei! Gostei! x 1
  13. Grimnir

Grimnir Usuário

Mas acho que isso não faz muita diferença para a interpretação, né? Slinker é traiçoeiro e stinker é fedorento. Nenhum dos dois parece um adjetivo positivo para provar o lado bom de Gollum/Sméagol.

14. Éomer

Éomer Well-Known Member

Acho que um dos pontos altos na interpretação do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que por si só já foi fenomenal, foi a cena onde as personalidades de Gollum/Smeagol entram em conflito.

• Gostei! Gostei! x 3
  15. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

Sam realmente não gostava de nenhuma das duas personalidades, mas fazia uma distinção sim. Veja estes outros trechos:

Sim, não à toa foi a cena que usaram no Oscar, durante a apresentação do filme (enquanto os outros concorrentes todos, se não me engano, usaram clipes editados, tipo trailer).

• Gostei! Gostei! x 5
  16. LuizWsp

LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

Essa cena foi tão legal que foi copiada pra vários e vários filmes depois (pessoas com as duas personalidades conversando entre si).

Pra mim eles eram a mesma pessoa. Ele simplesmente fazia distinção nele mesmo - bem separadamente - do que cada parte dele queria em algum momento, ou qual parte dele iria se sobressair e etc.

17. Kessi

Kessi Usuário

Não acredito que fosse uma separação intencional de personalidade conforme os interesses dele, era realmente algo involuntário. Por que se observar bem, por mais que as duas "pessoas" não sejam "boas", até mesmo o olhar, entonação da voz e feições dele mudavam quando oscilava de um temperamento pra outro. Acho o Gollum/Sméagol um dos personagens mais complexos e interessantes.

Quanto a outros autores usarem isso em outras obras, talvez não haja ligação, mas no livro Conte-me Seus Sonhos do Sidney Sheldon existe uma personagem com o mesmo disturbio do Sméagol/Gollum.

Última edição: 1 Jun 2014

Compartilhar