• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eu levarei o Anel até Mordor!

Bom, talvez ele encarasse Anel como um encargo incubido a ele, como Galadriel disse.

Ou então ele tivesse sido influenciado pelas aventuras de Bilbo e desejado ter suas próprias.

Ou então ele já estava um tanto influenciado pelo Anel, apesar de ter usado ele por poucas vezes, e desejado permanecer ele.

Ou então ele no meio do conselho, ouvindo todas as histórias da 2a e 3a Era, vendo a corrupção de poderosos, tenha se dado valor e considerado que ele seria o melhor portador do anel.

Ou então (provavelmente), a junção de todos esse fatores. :mrgreen:
Acho que devo está esquecendo de algum outro fator, mas eu não acredito que apenas um tenha feito Frodo escolher ir a Mordor.

O que eu não acho é que Frodo não tivesse noção da missão dele. Acredito que ele sabia sim... por tudo que ele tinha sofrido e pra piorar pelo que ele sofreu com o ferimento que sofreu.
 
Sim. tudo, a falta de noção de sua missão, acho que o medo de ver a Terra-média destruída, o anel o afetando, a votnade de viajar em uma aventura, e o anel ser para ELE destruir.Tudo isso acho que levou Frodo a "escolher" ser o portador do anel. Ele era o único que poderia fazer isso, segundo o Conselho.
 
Frodo estava no conselho de Elrond, ele sabia o Anel era capaz de fazer, ele tinha noção sobre a sua missão :wink:
 
Riff disse:
Frodo estava no conselho de Elrond, ele sabia o Anel era capaz de fazer, ele tinha noção sobre a sua missão :wink:

Nem Gandalf ou Elrond eram capazes de precisar a extenção do poder do anel e seu efeito sobre o portador. Se soubessem de tudo isso seria bem mais facil planejar a sua destruição.
 
Mas eles tinham uma noção, Frodo tbem, vcs falam de um jeito como ele não tivesse noção nenhuma
 
Eu acho q foi uma pressão tão grande na cabeça de Frodo q ele naum tinha como recusar... Se ele não levasse não teriam tantas outras pessoas dispostas a levar o Anel, então a Terra-Média seria dominada pelos poderes de Sauron, e ele com certeza ia morrer...
Por isso eu acho q ele resolveu ir, apesar de que ele não acreditava muito que conseguiria voltar pra casa algum dia, então decidiu levar o Anel... Pq pelo menos se ele morresse seria uma morte com honra... :wink:
 
-=|Gil-Galad|=- disse:
Sim..concordo com tudo isso, mas... sempre pensei...será que Frodo também nao quis levar o Anel para mordor por ja estar meio "enfeitiçado", e querer ficar mais com o Anel, não querer se separar dele?

Esse é exatamente o meu ponto!
 
Sim, também foi por estar já meio enfeitiçado pelo Anel, querendo ficar com ele a maior parte do tempo. Mas acredito que Frodo se convenceu naquela hora que ele era o único que poderia suportar o fardo por tanto tempo, o último que cairia na tentação, ou seja, o que teria mais chances de destruir o Anel, mesmo sendo um hobbit apenas.
 
Charlie Brown disse:
Sim, também foi por estar já meio enfeitiçado pelo Anel, querendo ficar com ele a maior parte do tempo. Mas acredito que Frodo se convenceu naquela hora que ele era o único que poderia suportar o fardo por tanto tempo, o último que cairia na tentação, ou seja, o que teria mais chances de destruir o Anel, mesmo sendo um hobbit apenas.

Mesmo Frodo sendo um hobbit extremamente sábio, não creio que ele tinha tamanha consciência sobre quem deveria ou não carregar o fardo. Ele o ofereceu à Gandalf quando lhe pareceu conveniente e à Galadriel também. Mas mesmo assim ele não saberia medir quem seria mais corruptível... O ato de querer dar o Um para Gandalf que o recusou com tanta ríspidez fez com que Frodo pensasse que ninguém suportaria tal fardo, mas mesmo assim ofereceu o Um para Galadriel, por estar sensível naquele momento.

Com esse pensamente que ninguém suportaria o fardo do Um e vendo o rebuliço que ocorria no Conselho, Frodo viu que nem ele que era o portador por, digamos, hereditariedade, fazia tanta confusão para com o Um, então ele viu que ele deveria levá-lo. Isso em conjunto com todos os outros elementos o fizeram levar, mas esse da consciência de que ele era o único à agüentar o fardo do Um eu creio que estava bem longíquo em sua mente no momento em que ele se manifestou. Ele não tinha noção do que era realmente aquele fardo para ver que apenas ele era capaz. O que ocorreu foi bom senso de sua parte. :)
 
Heledir disse:
Eu acho q foi uma pressão tão grande na cabeça de Frodo q ele naum tinha como recusar... Se ele não levasse não teriam tantas outras pessoas dispostas a levar o Anel, então a Terra-Média seria dominada pelos poderes de Sauron, e ele com certeza ia morrer...
Por isso eu acho q ele resolveu ir, apesar de que ele não acreditava muito que conseguiria voltar pra casa algum dia, então decidiu levar o Anel... Pq pelo menos se ele morresse seria uma morte com honra... :wink:

Completando: Como mostra a situação de merry no filme AdT com o Barbárvore(apesar de no livro não ter acontecido isso), quando eles resolvem voltar ao Condado e Merry fala pro Pippin: "Não haverá mais Condado, Pippin"...
 
Maedhros disse:
Antes de tudo: não me referi diretamente à você Riff. Falei de uma forma geral, me desculpe se me dei a entender mal.

Enfim...

Sobre o Anel ter contribuído para a decisão de Frodo, não tenho dúvidas. Ele saiu do Condado pois sabia que tinha obrigações com todos e com aquele Anel, mas não sabia exatamente pelo que ele iria passar, a não ser que deveria destruir o Um. Ali, ele já teve certa consciência do perigo do Anel para a TM. Na hora do Conselho, ele já tinha certo zelo pelo Um, mesmo sabendo que teria que destruí-lo. Ele era muito sábio e altivo, mas mesmo assim já havia começado a se afogar no veneno do Anel. Essa influência fez com que, mesmo se o Um tivesse que ser destruído, ele não iria para a mão de ninguém a não ser da dele.
Ditto...
 
Pelo o que eu pude interpretar, além de uma pequena influencia do Um Anel, acho que o Frodo aceitou essa missão como uma forma de tentar reparar o erro do Bilbo, que viveu tanto tempo com o anel.
 
Mas Bilbo não errou em viver com o Anel. Ele nem sabia que aquele era o Um Anel. E, além disso, acho que o Anel nas mãos de um simples hobbit era menos perigoso do que nas mãos de um sábio ou um senhor poderoso.
 
Maedhros disse:
Ele QUERIA voltar para o Condado. Mas no Conselho ele viu que sua missão real era levar o Um até as entranhas da Orodruin. E realmente, Frodo não deixaria ninguém encostar naquele Anel se ele não visse altivez maior do que ele viu em Gandalf ou Galadriel.
Frodo deixaria qualquer um levar o Um Anel se quisessem. Mas como ele viu que ninguém levaria, e sem saber tudo o que vinha pela frente, ele se encarregou porque sabia que no fundo, ele deveria fazer isso. Ele só entregou mais discaradamente pra Galadriel pois viu que ela era forte. Ele por muitas vezes pensou em não ter aceito essa missão.
E sobre Bilbo: além dele não ter tido culpa nenhuma, ninguém poderia exigir que um idoso fosse até Mordor às vésperas da guerra que decidiria o futuro da Terra média...
Maedhros disse:
Me desculpem, mas eu não vejo como considerar a hipótese de que ele deveria levar. Concordo contigo Skywalker, um idoso não carregaria tal fardo. Principalmente AQUELE idoso. Seria como dar o Um à Gollum e falar para ele destruí-lo. Se dar o Anel à Frodo já foi uma tarefa extenuante, imagine destruí-lo. :?
Bilbo não destruiria o Anel assim como Frodo. Mas se Bilbo fosse no lugar de Frodo talvez o Anel não fosse destruído por: 1) não ter ajuda de Sam; 2) não ter condições físicas pra chegar à Montanha da Perdição; 3) e o mais importante, ele não deixaria Gollum o guiar, não dando condições pra que Gollum destruísse o Um Anel. Ou até mesmo, Gollum o atacaria por ter raiva de Bilbo por ter roubado o Um Anel.
 
Sobre a questão da culpa do Bilbo, eu concordo com o Skywalker. Bilbo não tinha culpa de nada. Gandalf estava certo quando disse que o Anel tinha passado de Bilbo. Não era mais a vez dele fazer alguma coisa ali.

Quando Frodo saiu do Condado com o Anel, ele foi com a intenção de salvar o Condado, ele diz isso a Gandalf duas vezes no livro. Mas quando ele saiu de Valfenda com o Anel, acho que ele fez isso por um motivo diferente, e é aí que tá a pergunta do Skywalker.

Não houve "pressão sobre a cabeça de Frodo", isso não aparece de maneira nenhuma no livro. A cena de quando Frodo pede para levar o Anel é descrita de maneira muito sóbria no livro; é bem diferente do que acontece no filme, por exemplo. Também não havia "rebuliço" nenhum ali: estava todos quietos, sentados, pensativos e em silêncio. Nem acho que o Anel tenha atraído Frodo para isso. Se fosse, ele podia ter atraído o Elrond ou o Gandalf, ou... talvez o Boromir... :anjo:

Dimitri disse:
Frodo deixaria qualquer um levar o Um Anel se quisessem. Mas como ele viu que ninguém levaria, e sem saber tudo o que vinha pela frente, ele se encarregou porque sabia que no fundo, ele deveria fazer isso. Ele só entregou mais discaradamente pra Galadriel pois viu que ela era forte. Ele por muitas vezes pensou em não ter aceito essa missão.

Concordo com isso. Frodo apenas percebeu que ele era o mais indicado. É mais ou menos isso o que o Elrond diz para ele no final do Conselho, que pelo que ele Elrond havia ouvido na reunião, era para Frodo que a tarefa estava indicada.
 
Também não havia "rebuliço" nenhum ali: estava todos quietos, sentados, pensativos e em silêncio. Nem acho que o Anel tenha

Eu me refiro mais à um rebuliço psicológico e não comportamental. Me desculpe se me dei a entender mal.

Ele por muitas vezes pensou em não ter aceito essa missão.

Não importa o quanto ele se perguntasse, ele no final via que a missão era dele.

Mesmo com a aceitação de Frodo ser volutária em grande parte, ele ainda sofria várias influências, não necessariamente pressões psicológicas. Não se pode negar que essas não existiam...
 
Peguei o bonde andando e confesso que não li tudo, o que não é do meu feitio....

Mas alguem disse que o frodo poderia ter resolvido ir a mordor por jah estar influenciado pelo anel- o que eu discordo bastante, pq (como alguem falou) a essa altura ele queria era voltar pro condado e tava cagando pro anel.... tanto que o quis dar pro gandalf e ateh depois disso pra galadriel....

Nesse ponto ele nao tava nem aí pro anel.... com a proximidade de mordor e os muitos dias com o anel é que ele começa a ficar dominado, mas esse processo só eh siognificativo nas duas torres e mesmo assim não é nem no começo....


Alguém tinha q levar.... isso era um fato... qdo ele viu todos brigando ele resolveu levar, como talvez eu fizesse, numa ação impulsiva.... e assim como ele provavelmente se arrependeu muitas vezes, eu teria me arrependido....

Frodo não estava ciente de todos os perigos, mas nao acho que tenha sido algo totalmente sem noção... ele queria fazer o bem... apesar de nao acreditar que pudesse, no começo da história. :wink:
 
Mass, será mesmo que o Anel não estava tendo um efeito sobre Frodo, incitando-o a levar o Anel até Mordor, mesmo que Frodo não soubesse nem percebesse isso?
 
Talvez o anel quisesse que Frodo o levasse, pois Frodo não era sábio e grande como Elrond, por exemplo. O anel, como parte da essencia de Sauron, poderia estar subestimando os hobbits tal como o seu mestre.

Mas não discordo do fato de que a tônica ali foi Frodo aceitar a missão que não era da sua vontade assumir, em nome do bem dos povos livres e do futuro da Terra Média.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo