• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eu levarei o Anel até Mordor!

Skywalker

Great Old One
Eu tava dando uma bisoiada nos meus livros hj quando me surgiu uma dúvida... porque Frodo se ofereceu para carregar o Anel até Mordor?

Será que foi um ato supremo de coragem demonstrada pelo hobbit ou o Anel tentando Frodo, pois ele sabia que o hobbit seria escoltado pelos melhores até a porta da frente da casa do seu senhor, e, por ser um hobbit, não seia páreo para uma eventual corrupção (afinal, ele já tinha corrompido totalmente Sméagol e tinha fixado raízes eternas em Bilbo)?

Coragem, sim, mas tinha algo mais, quem devia levar era Bilbo, ele q fez a caquinha, ele deveria resolver, mas como ele tava velho, sobrou pro herdeiro, algo digamos... problemas familiares :roll:

Na verdade eu acho que a corajem do Frodo ALI se limitou ao ato de tomar a palavra perante tanta criatura importante e poderosa. Isso porque ele nao poderia ter noção o que representava aquilo que ele se propunha a fazer. Depois, com o decorrer da historia ele foi notando o peso do fardo que tomou pra si, e ai sim mostrou corajem em diversos momentos(na verdade a cada momento no qual nao desistia do que estava fazendo).

Coragem e ignorância, no sentido de que ele não tinha uma noção muito grande do pergio que ele correria, e nem do peso do fardo. E eu acho que também por amor ao Bilbo, afinal, Bilbo deveria levar o Anel até Mordor. Mas como não conseguiria, Frodo se ofereceu.

Bem, concordo com o Charlie Brown, mas acho que não foi apenas coragem e consideração com Bilbo. Ele tinha plena consciência que era o Portador do Anel e que ele, em meio à toda a balbúrdia da reunião, deveria ser quem levaria o Anel até Mordor. Ele não tinha consciência do perigo, mas sim de sua posição perante à ele.

Ninguem pode demonstrar coragem em relação a algo que desconhece totalmente.

KADU disse:
Ninguem pode demonstrar coragem em relação a algo que desconhece totalmente.

Ele não desconhecia totalmente. Bilbo contava histórias de suas viajens. Gandalf contava histórias. Ele tinha um conhecimento até significativo sobre certos perigos sobre a viajem. E ele ouviu bastante do próprio Aragorn sobre certos perigos. Ele atravessou a Colina dos Túmulos, e tentou salvar Pippin e Merry da fúria do Velho Salgueiro-Homem. Não podemos dizer que ele desconhecia totalmente os perigos. Claro que o que ele conhecia não era nem um décimo do que ele passou, mas ele conhecia algo.

(Eu sei que entrei em contradição comigo mesmo, mas considerem esse post, ok? :mrgreen: )

Talvez fosse o seu destino carregar o anel?

Acho que a resolução de cumprir com o que estivesse a seu alcance Frodo tomou ainda no Condado, quando Gandalf explicou-lhe em que situação estavam. Aquilo foi "coragem hobbit". Coragem de botar o pé para fora de casa.

Depois desse passo, nunca se sabe onde se pode ir parar, como bem disse Bilbo ao sobrinho...

O fato é que os hobbits eram inesgotavelmente surpreendentes. Era da natureza deles demonstrarem coragem em situações extremas, ainda que na maior parte do tempo fossem tímidos e medrosos.

Essa coragem tomada desde o Condado veio à tona no Conselho, quando eles quiseram tirar dele uma função que ele mesmo já teria se estabelecido antes. Interessante... :mrgreen:

Ok, mas também é importante ressaltar que desde o início, Frodo queria voltar para o Condado acima de tudo. E é aí que entra a minha questão sobre a influência corruptiva do Um sobre a decisão do Frodo.

E sobre Bilbo: além dele não ter tido culpa nenhuma, ninguém poderia exigir que um idoso fosse até Mordor às vésperas da guerra que decidiria o futuro da Terra média...

Ok, mas também é importante ressaltar que desde o início, Frodo queria voltar para o Condado acima de tudo. E é aí que entra a minha questão sobre a influência corruptiva do Um sobre a decisão do Frodo.

Ele QUERIA voltar para o Condado. Mas no Conselho ele viu que sua missão real era levar o Um até as entranhas da Orodruin. E realmente, Frodo não deixaria ninguém encostar naquele Anel se ele não visse altivez maior do que ele viu em Gandalf ou Galadriel. O Um estava com ele e ele carregaria esse fardo, tanto por obrigação quando por proteção ao Um. Ele iria, e ponto! :mrgreen:

E sobre Bilbo: além dele não ter tido culpa nenhuma, ninguém poderia exigir que um idoso fosse até Mordor às vésperas da guerra que decidiria o futuro da Terra média...

Me desculpem, mas eu não vejo como considerar a hipótese de que ele deveria levar. Concordo contigo Skywalker, um idoso não carregaria tal fardo. Principalmente AQUELE idoso. Seria como dar o Um à Gollum e falar para ele destruí-lo. Se dar o Anel à Frodo já foi uma tarefa extenuante, imagine destruí-lo. :?

Bom... acho que por coragem... ele estava com medo, mas conseguiu supera-lo... ele aceitou carregar o anel... o que eu acho interessante é que quando ele fala, a voz dele sai clara, como se outra pessoa estivesse falando por ele... fico em dúvida se seria Iluvatar ou o anel que permitiu isso...

Skylink, o anel não permitiria q o Frodo o levasse, quanto a Iluvatar, ele não interferia na obra, mas pode ter havido um empurrãozinho dos deuses, embora eu ache q é desmerecer o hobbit :wink:

Eu nunca interpretei como um empurrãozinho de ninguém nem de nada. O que ocorre em momentos que a fala sai mais altiva que o normal é porque o personagem tem mais confiança naquela fala do que o normal e ele quer mostrar mais altivez e confiança. Vocês dependem que um vento bata para falarem mais confiantes? :eek:

Sim..concordo com tudo isso, mas... sempre pensei...será que Frodo também nao quis levar o Anel para mordor por ja estar meio "enfeitiçado", e querer ficar mais com o Anel, não querer se separar dele?

Sim..concordo com tudo isso, mas... sempre pensei...será que Frodo também nao quis levar o Anel para mordor por ja estar meio "enfeitiçado", e querer ficar mais com o Anel, não querer se separar dele?

Se ele quisesse ficar com o anel nem sairia do Condado

Antes de tudo: não me referi diretamente à você Riff. Falei de uma forma geral, me desculpe se me dei a entender mal.

Enfim...

Sobre o Anel ter contribuído para a decisão de Frodo, não tenho dúvidas. Ele saiu do Condado pois sabia que tinha obrigações com todos e com aquele Anel, mas não sabia exatamente pelo que ele iria passar, a não ser que deveria destruir o Um. Ali, ele já teve certa consciência do perigo do Anel para a TM. Na hora do Conselho, ele já tinha certo zelo pelo Um, mesmo sabendo que teria que destruí-lo. Ele era muito sábio e altivo, mas mesmo assim já havia começado a se afogar no veneno do Anel. Essa influência fez com que, mesmo se o Um tivesse que ser destruído, ele não iria para a mão de ninguém a não ser da dele.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back