1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eu levarei o Anel até Mordor!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Skywalker, 21 Ago 2003.

1. Skywalker

Skywalker Great Old One

Eu tava dando uma bisoiada nos meus livros hj quando me surgiu uma dúvida... porque Frodo se ofereceu para carregar o Anel até Mordor?

Será que foi um ato supremo de coragem demonstrada pelo hobbit ou o Anel tentando Frodo, pois ele sabia que o hobbit seria escoltado pelos melhores até a porta da frente da casa do seu senhor, e, por ser um hobbit, não seia páreo para uma eventual corrupção (afinal, ele já tinha corrompido totalmente Sméagol e tinha fixado raízes eternas em Bilbo)?

2. Riff

Riff Usuário

Coragem, sim, mas tinha algo mais, quem devia levar era Bilbo, ele q fez a caquinha, ele deveria resolver, mas como ele tava velho, sobrou pro herdeiro, algo digamos... problemas familiares :roll:

3. KADU

KADU Estão vendo esta caneta?

Na verdade eu acho que a corajem do Frodo ALI se limitou ao ato de tomar a palavra perante tanta criatura importante e poderosa. Isso porque ele nao poderia ter noção o que representava aquilo que ele se propunha a fazer. Depois, com o decorrer da historia ele foi notando o peso do fardo que tomou pra si, e ai sim mostrou corajem em diversos momentos(na verdade a cada momento no qual nao desistia do que estava fazendo).

4. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Coragem e ignorância, no sentido de que ele não tinha uma noção muito grande do pergio que ele correria, e nem do peso do fardo. E eu acho que também por amor ao Bilbo, afinal, Bilbo deveria levar o Anel até Mordor. Mas como não conseguiria, Frodo se ofereceu.

5. Goba

Goba luszt

Bem, concordo com o Charlie Brown, mas acho que não foi apenas coragem e consideração com Bilbo. Ele tinha plena consciência que era o Portador do Anel e que ele, em meio à toda a balbúrdia da reunião, deveria ser quem levaria o Anel até Mordor. Ele não tinha consciência do perigo, mas sim de sua posição perante à ele.

6. KADU

KADU Estão vendo esta caneta?

Ninguem pode demonstrar coragem em relação a algo que desconhece totalmente.

7. Goba

Goba luszt

Ele não desconhecia totalmente. Bilbo contava histórias de suas viajens. Gandalf contava histórias. Ele tinha um conhecimento até significativo sobre certos perigos sobre a viajem. E ele ouviu bastante do próprio Aragorn sobre certos perigos. Ele atravessou a Colina dos Túmulos, e tentou salvar Pippin e Merry da fúria do Velho Salgueiro-Homem. Não podemos dizer que ele desconhecia totalmente os perigos. Claro que o que ele conhecia não era nem um décimo do que ele passou, mas ele conhecia algo.

(Eu sei que entrei em contradição comigo mesmo, mas considerem esse post, ok? :mrgreen: )

8. Olwë

Olwë Usuário

Talvez fosse o seu destino carregar o anel?

Acho que a resolução de cumprir com o que estivesse a seu alcance Frodo tomou ainda no Condado, quando Gandalf explicou-lhe em que situação estavam. Aquilo foi "coragem hobbit". Coragem de botar o pé para fora de casa.

Depois desse passo, nunca se sabe onde se pode ir parar, como bem disse Bilbo ao sobrinho...

O fato é que os hobbits eram inesgotavelmente surpreendentes. Era da natureza deles demonstrarem coragem em situações extremas, ainda que na maior parte do tempo fossem tímidos e medrosos.

9. Goba

Goba luszt

Essa coragem tomada desde o Condado veio à tona no Conselho, quando eles quiseram tirar dele uma função que ele mesmo já teria se estabelecido antes. Interessante... :mrgreen:

10. Skywalker

Skywalker Great Old One

Ok, mas também é importante ressaltar que desde o início, Frodo queria voltar para o Condado acima de tudo. E é aí que entra a minha questão sobre a influência corruptiva do Um sobre a decisão do Frodo.

E sobre Bilbo: além dele não ter tido culpa nenhuma, ninguém poderia exigir que um idoso fosse até Mordor às vésperas da guerra que decidiria o futuro da Terra média...

11. Goba

Goba luszt

Ele QUERIA voltar para o Condado. Mas no Conselho ele viu que sua missão real era levar o Um até as entranhas da Orodruin. E realmente, Frodo não deixaria ninguém encostar naquele Anel se ele não visse altivez maior do que ele viu em Gandalf ou Galadriel. O Um estava com ele e ele carregaria esse fardo, tanto por obrigação quando por proteção ao Um. Ele iria, e ponto! :mrgreen:

Me desculpem, mas eu não vejo como considerar a hipótese de que ele deveria levar. Concordo contigo Skywalker, um idoso não carregaria tal fardo. Principalmente AQUELE idoso. Seria como dar o Um à Gollum e falar para ele destruí-lo. Se dar o Anel à Frodo já foi uma tarefa extenuante, imagine destruí-lo. :?

12. acho q foi por herança de familia, afinal bilbo havia deixado o anel pra frodo...

13. Skylink

Skylink Squirrle!

Bom... acho que por coragem... ele estava com medo, mas conseguiu supera-lo... ele aceitou carregar o anel... o que eu acho interessante é que quando ele fala, a voz dele sai clara, como se outra pessoa estivesse falando por ele... fico em dúvida se seria Iluvatar ou o anel que permitiu isso...

14. Riff

Riff Usuário

Skylink, o anel não permitiria q o Frodo o levasse, quanto a Iluvatar, ele não interferia na obra, mas pode ter havido um empurrãozinho dos deuses, embora eu ache q é desmerecer o hobbit :wink:

15. Goba

Goba luszt

Eu nunca interpretei como um empurrãozinho de ninguém nem de nada. O que ocorre em momentos que a fala sai mais altiva que o normal é porque o personagem tem mais confiança naquela fala do que o normal e ele quer mostrar mais altivez e confiança. Vocês dependem que um vento bata para falarem mais confiantes? :eek:

16. Riff

Riff Usuário

Eu deixei claro no meu post q não acho q tenha havido ajuda dos deuses 8-)

17. Inexistence

Inexistence Usuário

Sim..concordo com tudo isso, mas... sempre pensei...será que Frodo também nao quis levar o Anel para mordor por ja estar meio "enfeitiçado", e querer ficar mais com o Anel, não querer se separar dele?

18. Riff

Riff Usuário

Se ele quisesse ficar com o anel nem sairia do Condado

19. Goba

Goba luszt

Antes de tudo: não me referi diretamente à você Riff. Falei de uma forma geral, me desculpe se me dei a entender mal.

Enfim...

Sobre o Anel ter contribuído para a decisão de Frodo, não tenho dúvidas. Ele saiu do Condado pois sabia que tinha obrigações com todos e com aquele Anel, mas não sabia exatamente pelo que ele iria passar, a não ser que deveria destruir o Um. Ali, ele já teve certa consciência do perigo do Anel para a TM. Na hora do Conselho, ele já tinha certo zelo pelo Um, mesmo sabendo que teria que destruí-lo. Ele era muito sábio e altivo, mas mesmo assim já havia começado a se afogar no veneno do Anel. Essa influência fez com que, mesmo se o Um tivesse que ser destruído, ele não iria para a mão de ninguém a não ser da dele.

20. Inexistence

Inexistence Usuário

Isso que eu acho

Compartilhar