• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eu amo e odeio o Silmarillion

Imrahil de Dol Amroth

Encantador de Vagalumes
Almarë!

O Silma é o meu livro favorito, coisa de cabeçeira da cama, mas eu acho ele terrível... é muito triste, todo mundo morre, muito sofrimento... O Akallabêth e Turin Turambar para mim são partes terríveis, cria uma angústia enorme... Toda a estória de Fëanor, enfim, as aflições que o livro relata... È um livro que faz o coração amargar de certa forma... mas para mim ainda assim é a estória mais linda, completa e bem trabalhada de todas.
Alguem sente isso também? Esse paradaoxo terrível de amar e odiar ao mesmo tempo?
 
Eu sinto isso, gostei bastante das histórias, principalmente o capítulo 'De Beren e Lúthien'. O que me faz odiar é a forma como ele foi organizado, em relatos, o que me faz prender menos à leitura. :wink:
 
O Silmarillion também é meu livro de Tolkien favorito, acho um livro fora de série que conta as passagens mais legais de Arda, contém as histórias mais marcantes.

O que me deixa chateada com o livro é a forma de descrição rapida que Tolkien usou em sua escrita, bem ao contrario de Senhor dos Anéis, no qual Tolkien descreve com detalhes cada por do sol. Em 'O Silmarillion', varias batalhas de grande importancia são descritas em um livro bastante pequeno, em 'O senhor dos Anéis' apenas uma batalha é descrita em um livro enorme.

Isto me deixa um pouco chateada com Tolkien pela forma pouco descritiva, a falta de atenção se é que posso dizer assim, que ele deu ao 'Silmarillion' que poderia ser uma obra muito mais grandiosa que o 'Senhor dos anéis'.

Para entender toda a historia do Silmarillion também e saber de detalhes você deve lê-lo pelo menos umas três vezes, são muitos detalhes que passam rapidamente e você querendo ou não acaba perdendo alguma coisa importante... é, eu preciso relê-lo... :roll:
 
Ephemera disse:
[...]

Isto me deixa um pouco chateada com Tolkien pela forma pouco descritiva, a falta de atenção se é que posso dizer assim, que ele deu ao 'Silmarillion' que poderia ser uma obra muito mais grandiosa que o 'Senhor dos anéis'.

Para entender toda a historia do Silmarillion também e saber de detalhes você deve lê-lo pelo menos umas três vezes, são muitos detalhes que passam rapidamente e você querendo ou não acaba perdendo alguma coisa importante... é, eu preciso relê-lo... :roll:
A que Tolkien você se refere?
 
Isto me deixa um pouco chateada com Tolkien pela forma pouco descritiva, a falta de atenção se é que posso dizer assim, que ele deu ao 'Silmarillion' que poderia ser uma obra muito mais grandiosa que o 'Senhor dos anéis'.

Bem eu posso falar que o Silmarillion é "menos detalhado" que o Senhor dos Anéis, devido a obra ser bem mais complexa, porque imagina só o tamanho que seria o livro se fosse escrito igual ao SdA, com todas as falas, todas as descrições, etc..

O livro do Silmarillion narra os fatos mais importantes desde a criação do mundo e se fosse escrito na mesma linguagem do SdA eu acho que ia quebrar um pouco o ritmo do livro, tanto que você encontra, por exemplo, várias versões da história de Tuor: A que está no Silmarillion, a do Contos Inacabados e a do HoME, e se você reparar as que não foram colocadas no Silmarillion possui uma linguagem igual ao do SdA, com mais descrições, falas, etc... Mas foi optado a de menor tamanho.... (Mas mesmo assim passa a mesma idéia que as outras)

E quanto à falta de atenção??? 8O O Silmarillion foi um dos livros que mais Tolkien trabalhou em sua vida....
 
Eu acho o Silmarilion complicado de ler, tenho vários lembretes de passagens da história para não me perder, no fundo acho que acabo gostando mais do " O Senhor dos Anéis"e do "Hobbit", O Silma para mim não é odiado é outro sentimento- o de nunca tê-lo terminado, de incompletude, talvez eu nunca tenha dado o devido tempo a ele, pode ser que com 30 anos de idade eu tenha mais sintonia com a obra. Hoje não tenho aproveitado muito o que o Silma tem a oferecer.
 
Pra mim o maior problema de Silmarillion é que ele tem muita sitação geográfica,e eu fico meio perdido nessa área.Não consigo me localizar no plano,que era a intenção do Tolkien quando descreve tudo detalhado.

E tem uns 3 ou 4 contos meio entediantes...

O hobbit e SDA é uma leitura mais descompromissada,silmarillion e contos o contrário.Como um amigo acima disse,tu tem que parar pra fazer diversas anotações.
Mas mesmo assim,os dois divertem.
 
Eu gosto bastante do Silma apesar desses detalhes que foram citados, aliás, acho q é um livro menos frustrante que o Contos. No último, quando começa a ficar muito interessante, é interrompido abruptamente. O Silmarillion segue uma linha mais, uniforme digamos assim.
 
Wendëmahtar disse:
Eu gosto bastante do Silma apesar desses detalhes que foram citados, aliás, acho q é um livro menos frustrante que o Contos. No último, quando começa a ficar muito interessante, é interrompido abruptamente. O Silmarillion segue uma linha mais, uniforme digamos assim.
Pelo jeito vou ficar confuso no Contos Inacabados. :roll:
 
Nem vai,TH.só da um pouco de raiva quando acaba quando voce menos espera,mas é bom que tu pode criar um próprio final.
 
Sir Tristan disse:
Nem vai,TH.só da um pouco de raiva quando acaba quando voce menos espera,mas é bom que tu pode criar um próprio final.
Eu peguei o Capítulo I no site da Devir. Tava legal a história, mas comecei a ler O Silmarillion daí deixei as folhas (Capítulo I impresso) em algum lugar que não acho... :roll:
 
Sim...voltando à frase inicial do tópico...eu também amo o Silmarillion, mas ele é como o livro que João engole no Apocalipse. Doce na boca e amargo no estômago.

Tantas tristezas, tantas mortes, tantas maldades e angústias. Se fosse dar um nome ao "Quenta Silmarillion" eu daria o nome de "A história das dores do mundo", tamanha é a infelicidade dos fatos ali narrados.

Mas por outro lado, é bom fazermos uma reflexão. Por várias eras os elfos viveram em paz em Valinor. Mas tudo passa no livro como em duas frases.

"Como a chuva na montanha passaram, como o vento no prado"
(Trecho da Canção de Rohan nos SdA)

E porquê? Porque tudo que é bom nos parece passar rápido, e nos parece entendiante. Imaginemos os tantos anos de felicidade e bem-aventurança dos elfos em Valinor, em Gondolin, em Nargothrond e Doriath, além dos anos dos homens em Hithlum e os anos de bem-aventurança dos outros reinos. Esses anos de felicidade nos passam despercebidos, mas existiram. O Silmarillion só conta as partes em que os atos funestos de Morgoth Bauglir se entrelaçam aos dos elfos, homens e anões. Lembreme-nos dos anos de Túrin em Doriath e Nargothrond. E dos anos de Huor e Húrin em Gondolin, e os de Eärendil e Elwing nas fozes do Sirion....e tantos outros...

Toda a história e angústia do Silmarillion está determinada desde o início, na canção dos Valar. Tudo o que lemos deriva da canção funesta e repetitiva de Melkor, "O que se levanta poderoso". O livro só concretiza em fatos a influência nefasta de sua canção violenta e cruel. E, assim como no Ainulindalë a figura de Melkor é a mais destacada e seus objetivos e atos os mais claramente delineados, assim na obra também a tristeza e dor causada por ele é a coisa mais destacada.
Tudo, como dizem, "Já estava previsto na canção dos Ainur"....
 
Um outro ponto que me marca muito nesse amar-odiar o Silmarillion é que bom, eu sou humano, e me sinto :| terrificado com o Akallabêth. Numa boa que eu sou a favor de Ar-Pharazôn, e me faz passar ódio o fim de Númenro, e esse tal de destino que dos homens que nem Manwë sabe... de alguma forma, essa citação da morte em meio a um livro em que alguns seres vivem pra sempre é terrível; Eu vou morrer, e tenho o Silmarillion pra me dizer isso com certeza, e os Elfos não morrem?

Poxa, eu odeio os Vanyar... para sempre aos pés de Taniquetil, vivendo a eternidade em meio à luz e beleza...
que saco! Enquanto isso, os Noldor morrem na TM e os homens, coitados, são traídos por si, por Melkor, assassinados e ainda morrem de doenças e etc... :disgusti:
 
Acho que nem preciso comentar pq amo neh?
O problema maior num eh a história, mas sim é queela é muito curta. O Silmarillion deveria ter pelo menos 4x maior que o Senhor dos Anéis pra começar a deixar os leitores um pouco mais saciados da História.
Eu nao condeno os seres humanos de Numenor, pois os proprios noldor mesmo com a eternidade conseguiram fazer a desgraça das primeiras eras!
Tolkien se mostra levemente pessimista nesta epoca de sua vida, e acho até um pouco sadico, pois ele mosra que o sofrimento não acaba, apenas alivia para depois voltar em dobro. rsrs
Como amo esse autor!
 
Imrahil de Dol Amroth disse:
Poxa, eu odeio os Vanyar... para sempre aos pés de Taniquetil, vivendo a eternidade em meio à luz e beleza...
que saco! Enquanto isso, os Noldor morrem na TM e os homens, coitados, são traídos por si, por Melkor, assassinados e ainda morrem de doenças e etc...


Os Vanyar realmente são monótonos, achei q são bem puxa-sacos...

Agora os Noldor fizeram besteira pra caramba, meio q colheram o q plantaram mesmo... :roll:
 
Antes o meu livro preferido era o SdA, mas, depois que eu li o Silma, este passou a ser o meu favorito.

Vejamos... :think: eu amo o Silma porque as histórias contidas nele são únicas. Aliás cada história daria um livro tipo "tijolão". Suas personagens são densas e até mesmo seus heróis são cheios de imperfeições que os tornam reais para o leitor. É impossível não se emocionar com seus amores e tragédias. O Silma é ousado, é ele que cria o Universo de Tolkien.

O que me faz odiá-lo (se bem que não chega a tanto) é o fato de que ele poderia ter sido muito mais. Imaginem como seria a queda de Gondolim se fosse narrada mais detalhadamente... é esse sentimento de frustração ao final de cada leitura que eu odeio. :tsc: Afinal muitos personagens poderiam ter sido melhor descritos.

Não acho que a tristeza contida nele seja um ponto negativo. Seria estranho se houvessem finais totalmente felizes, afinal era uma época de guerra contra ninguém menos do que Morgoth, as possibilidades de alegria e felicidade seriam poucas, ou ao menos muio pouco duradouras. É esse aspecto trágico de suas histórias que o torna belo, nós sofremos junto com os personagens que gostamos.
 
Buenas,
Bem, O Silmarillion também é o meu livro favorito, pra mim ele é perfeito, adoro a forma de como ele é contado, mas é um livro realmente triste, muito angustiante, sempre bate uma deprê quando leio o livro (comecei a ler ele novamnete), dá vantade de dá umas boas burduadas no Fëanor, oh elfo ridículo!
 
Eu acho que o silmarillion não é tão detalhado pq o professor trabalhava que nam um desenhista com desenho e arte final.Porém infelizmente não deu tempo de fazer a "arte final".

Com certeza o silmarillion é o melhor livro de todos os tempos na minha opinião
claro tem gente que prefere outros só lendo danielle steel mas esse não é o tópico .

Eu relmente acho que a pior coisa do silmarillion é o tamanho.Por isso fica a sensação de que faltou a "arte final".

A melhor coisa do silmarillion é a grandeza compare Feanor e Fingolfin com os poderosos da terceira era.
Feanor morreu em combate contra balrogs e Gandalf(sem desmerecer o meu mago preferido)lutou contra um e foi aquele drama.

A propósito isso daria assunto para um tópico quantos balrogs Feanor enfrentou?
Pelo menos no Silmarillion não é dito.
 
silma eh o melhor livro do tolkien
to acabando d reler ele...putz, bom d+

qto às tragedias, a maioria eh em relaçao aos reinos elficos, q acabaram todos entrando na Maldiçao d Mandos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo