1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eterno Vazio = Inferno

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Éomer, 14 Jun 2008.

  1. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Eterno Vazio = Inferno?

    Em alguns trechos do Silmarillion é citado que os meio-elfos da linhagem de Ëarendil teriam que escolher em qual família seriam julgados. Analisando isso eu pergunto? Havia algum julgamento realizado por Mandos onde seriam analisados o bem e o mal que cada filho de Eru realizou durante a sua passagem pela Terra? E o Eterno Vazio seria reservado somente a Melkor ou para todos aqueles que tivessem cometido erros irreparáveis, mais ou menos como o inferno de algumas religiões? Pergunto isso principalmente em relação aos homens, já que os elfos podiam reencarnar e provavelemente só seriam julgados se houvesse um Juízo Final.
     
    Última edição: 15 Jun 2008
  2. Tilion

    Tilion Administrador

    Todos os Homens e Elfos, independente das ações que cometeram em vida, vão para Mandos após a morte. Lá sim, dependendo do que fizeram, passam mais ou menos tempo. Os elfos podem sair de Mandos (se não tiverem penas maiores pra cumprir, tipo um Fëanor) e ressuscitar e ficar vivendo em Valinor (como Finrod); já o destino dos Homens depois de Mandos ninguém sabe e os próprios Elfos especulam sobre isso.

    O Vazio é simplesmente a ausência de qualquer coisa, encontra-se fora Eä, o universo. Melkor foi enviado pra lá porque simplesmente não tem o que ele destruir nem o que fazer - foi pra ficar pensando nos atos que cometeu, etc.
     
    Última edição: 14 Jun 2008
  3. Edu

    Edu Draper Inc.

    LOL

    Sempre achei que o Manwë era parecido com uma professora da terceira série :obiggraz:
     
  4. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Para os Elfos havia os Salões de Mandos, como o Gabriel/Harlock disse.
    Para os Homens, nada de certo é sobre o pós-morte. No
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    há uma passagem mencionando que Eru delegara a Mandos a responsabilidade pelos mortos dos mortais, seguindo-se o seguinte trecho (a respeito dos mortais):

    Vamos considerar o caso de Beren, olhando O Silmarllion. Ele morre, e o que acontece a ele entre esse período e sua reencarnação?

    Primeiramente ele passa pelos palácios de Mandos:

    E em seguida temos:

    Ou seja: o destino dos Homens após Mandos não é conhecido, e pelo que se deduz, eles permanceciam nos Salões por pouquíssimo tempo. Se não fosse assim, não haveria a necessidade de Luthien pedir para que o espírito de Beren se detivesse ali por mais tempo.
     
  5. Dinaen

    Dinaen Bebendo com um

    Aproveitando isso, em O Silmarillion, pg. 235:
    Assim, ficamos sabendo q eles nao permanecem nos palácios de Mandos, e nem msm no mundo, o q sugere q eles vão para algum lugar fora esses.
     
  6. Rogério Magno

    Rogério Magno Guarda da Cidadela

    Sobre o vazio e o destino dos homens o Harlock e o Fëanor disseram tudo. A questão de um julgamento é bem relativa, se levassemos em conta somente o livre arbítrio, tanto homens, eldar e Ainür poderiam ser igualmente condenados num último julgamento por seus atos. No entanto, entra aqui uma questão muito presente na teologia também, até que ponto vai a interferência da vontade de Deus sobre tudo. Tanto na teologia como em Tolkien, Deus (Eru nas obras) tem vontade absoluta sobre a criação e a exemplo de Melkor, tudo o que ocorre, bom ou mau, é parte da vontade e é de conhecimento de Deus.

    É uma questão muito relativa e de difícil entendimento, mas quanto a um inferno, creio que quando da Segunda Canção, todos (inclusive Melkor) acabariam por entender o plano de Eru como um todo e iriam se arrepender.
     
    Última edição: 15 Jun 2008
  7. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    E Nienna não tinha participação no destino dos homens? Eu li em algum lugar que ela era responsável pelos navios que levavam os homens para além do Mar de Fora, mas talvez eu esteja imaginando coisas.
     
  8. Tilion

    Tilion Administrador

    Tá misturando as versões. Isso aparece no The Book of Lost Tales, HoME 1 e 2.
     
  9. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Taí uma questão intrigante. Se não me engano, os Portais da Noite - para onde Melkor foi chutado - representam os limites de Valinor dentro de Arda ou são um local específico para "aprisionar" o Vala. Já que os humanos, supostamente, escapam dos Círculos de Arda, o Vazio de onde partiram os Ainur não poderia ser o mesmo lugar para onde vão os mortais. Seria o máximo da ironia e um purgatório e tanto para os Sucessores.
     

Compartilhar