• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eterno Vazio = Inferno

Éomer

Usuário
Eterno Vazio = Inferno?

Em alguns trechos do Silmarillion é citado que os meio-elfos da linhagem de Ëarendil teriam que escolher em qual família seriam julgados. Analisando isso eu pergunto? Havia algum julgamento realizado por Mandos onde seriam analisados o bem e o mal que cada filho de Eru realizou durante a sua passagem pela Terra? E o Eterno Vazio seria reservado somente a Melkor ou para todos aqueles que tivessem cometido erros irreparáveis, mais ou menos como o inferno de algumas religiões? Pergunto isso principalmente em relação aos homens, já que os elfos podiam reencarnar e provavelemente só seriam julgados se houvesse um Juízo Final.
 
Última edição:
Todos os Homens e Elfos, independente das ações que cometeram em vida, vão para Mandos após a morte. Lá sim, dependendo do que fizeram, passam mais ou menos tempo. Os elfos podem sair de Mandos (se não tiverem penas maiores pra cumprir, tipo um Fëanor) e ressuscitar e ficar vivendo em Valinor (como Finrod); já o destino dos Homens depois de Mandos ninguém sabe e os próprios Elfos especulam sobre isso.

O Vazio é simplesmente a ausência de qualquer coisa, encontra-se fora Eä, o universo. Melkor foi enviado pra lá porque simplesmente não tem o que ele destruir nem o que fazer - foi pra ficar pensando nos atos que cometeu, etc.
 
Última edição:
Havia algum julgamento realizado por Mandos onde seriam analisados o bem e o mal que cada filho de Eru realizou durante a sua passagem pela Terra?

Para os Elfos havia os Salões de Mandos, como o Gabriel/Harlock disse.
Para os Homens, nada de certo é sobre o pós-morte. No Diálogo de de Manwë e Eru há uma passagem mencionando que Eru delegara a Mandos a responsabilidade pelos mortos dos mortais, seguindo-se o seguinte trecho (a respeito dos mortais):

“O que advinha a seus espíritos após a morte os Elfos não sabiam. Alguns dizem que eles também vão para os salões de Mandos; mas seu local de espera não é aquele dos Elfos; e exceto por Manwë apenas Mandos abaixo de Ilúvatar sabe para onde vão após o tempo de sua permanência naqueles salões silenciosos além do Mar do Oeste. A jornada de Frodo (ele foi) a Eressea – então a Mandos? – foi apenas uma forma estendida disso. Frodo eventualmente iria deixar o mundo (desejando fazê-lo). Então a partida no navio foi equivalente à morte”.
Vamos considerar o caso de Beren, olhando O Silmarllion. Ele morre, e o que acontece a ele entre esse período e sua reencarnação?

Primeiramente ele passa pelos palácios de Mandos:

O Silmarillion disse:
Pois o espírito de Beren, a pedido de Lúthien, demorou-se nos palácios de Mandos, sem querer deixar o mundo, enquanto Lúthien não viesse para a última despedida nas praias sombrias do Mar de Fora, de onde os homens que morrem partem para nunca mais voltar.

E em seguida temos:

O Silmarillion disse:
(Mandos) Convocou, portanto, Beren; e, exatamente como Lúthien dissera na hora da sua morte, os dois se encontraram novamente do outro lado do Mar Ocidental. Mandos, porém, não tinha o poder de reter os espíritos dos homens mortos nos confins do mundo, depois de seu tempo de espera. Nem tinha condições de mudar o destino dos Filhos de Ilúvatar.

Ou seja: o destino dos Homens após Mandos não é conhecido, e pelo que se deduz, eles permanceciam nos Salões por pouquíssimo tempo. Se não fosse assim, não haveria a necessidade de Luthien pedir para que o espírito de Beren se detivesse ali por mais tempo.
 
Aproveitando isso, em O Silmarillion, pg. 235:
Pois o espírito de Beren, a pedido de Lúthien, demorou-se nos palácios de Mandos, sem querer deixar o mundo, enquanto Lúthien não viesse para a última despedida nas praias sombrias do Mar de Fora, de onde os homens que morrem partem para nunca mais voltar.

Assim, ficamos sabendo q eles nao permanecem nos palácios de Mandos, e nem msm no mundo, o q sugere q eles vão para algum lugar fora esses.
 
Sobre o vazio e o destino dos homens o Harlock e o Fëanor disseram tudo. A questão de um julgamento é bem relativa, se levassemos em conta somente o livre arbítrio, tanto homens, eldar e Ainür poderiam ser igualmente condenados num último julgamento por seus atos. No entanto, entra aqui uma questão muito presente na teologia também, até que ponto vai a interferência da vontade de Deus sobre tudo. Tanto na teologia como em Tolkien, Deus (Eru nas obras) tem vontade absoluta sobre a criação e a exemplo de Melkor, tudo o que ocorre, bom ou mau, é parte da vontade e é de conhecimento de Deus.

É uma questão muito relativa e de difícil entendimento, mas quanto a um inferno, creio que quando da Segunda Canção, todos (inclusive Melkor) acabariam por entender o plano de Eru como um todo e iriam se arrepender.
 
Última edição:
E Nienna não tinha participação no destino dos homens? Eu li em algum lugar que ela era responsável pelos navios que levavam os homens para além do Mar de Fora, mas talvez eu esteja imaginando coisas.
 
Taí uma questão intrigante. Se não me engano, os Portais da Noite - para onde Melkor foi chutado - representam os limites de Valinor dentro de Arda ou são um local específico para "aprisionar" o Vala. Já que os humanos, supostamente, escapam dos Círculos de Arda, o Vazio de onde partiram os Ainur não poderia ser o mesmo lugar para onde vão os mortais. Seria o máximo da ironia e um purgatório e tanto para os Sucessores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo