1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eterna Privação do Zagueiro Absoluto

Tópico em 'Esportes' iniciado por Fingolfin, 17 Fev 2005.

1. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Pensei muito em abrir esse tópico no literatura já que se trata de um livro, mas como é algo voltado pra quem gosta de esporte, achei que seria mais bem aceito, visto e discutido aqui.

O livro na verdade trata de 3 assuntos, Futebol, Cinema e Literatura, mas mais da metade do livro são cronicas sobre futebol, escritas e publicadas em jornais pelo Luis Fernando Veríssimo entre 97 e 99. Por isso vc encontra várias cronicas sobre a Copa de 98 inclusive uma ótima versão alternativa pro q aconteceu com o Ronaldo na final.

Mas as melhores são as que falam de futebol em geral mesmo.

Vou por uma aqui pra vcs verem o nível.

O Mistério dos Donizetis

Conheci dois Hitlers, sendo que um se chamava César Hitler. Como nunca mais ouvi falar deste é óbvio que ele frustrou a esperança que seus pais tinham de que dominasse o mundo. Conheço alguns Lenines e vários Franklins. O que não falta é Átila, ma até hoje não encontrei nenhum Genghis, embora tenho ouvido falar de um Herodes, acho que da Silva. Você não pode inferir as referências e expectativas dos pais pelos nomes que deram aos filhos cientificamente, mas algumas deduções são fáceis. Senhoras de uma certa idade chamadas Shirlei certamente devem seu nome a Shirley Temple, e um levantamento entre Sorayas e Jacquelines do mundo revelaria que o nascimento da maioria coincideiu com os períodos em que a ex-mulher do Xá da Pérsia e a Jacqueline Kennedy estavam nos noticiários. Soraya, a princesa triste, abandonada pelo Xá por que não podia dar um herdeiro, lembra? Certo, eu também não era nascido, sei de ouvir contar.

Uma admiração momentânea ou apenas o fato de o nome estar em evidência explicam as escolhas estranhas - como os gêmeos brasileiros Begin e Sadat, batizados quando o acordo do Camp David parecia ter resolvido o conflito entre judeus e árabes, anos atrás - e a repetição de certos nomes. Mas quem ou o que explica a proliferação do nome Vágner entre jogadores de futebol no Brasil? Não sei se outra profissão tem mais Vágners do que o futebol ou se existe alguma misteriosa ligação genética entre o gosto pelo compositor alemão Wagner, ou ao mesno um gosto pelo seu nome, e filhos bons de bola. E um mistério ainda maior: por que existem tantos jogadores de futebol brasileiros chamados Donizeti? Agora mesmo apareceu outro, nos juniores do Internacional. Deve ser o quinto ou sexto. O único Donizetti que eu conheço que merece homenagem é o compositor italianos - que, como Wagner, também fazia óperas. Talvez a explicação esteja aí. Ópera.(Cartas com teorias para qualquer lugar, menos pra mim, que tenho assuntos mais sérios a tratar). Pedi ajuda a um amigo mais beminformado sobre futebol e sua resposta só aumentou o mistério. Disse que, num dos casos, Donizeti era apelido!

Veríssimo é ótimo... e tem várias passagens sobre os curiosos nomes de jogadores de futebol... em outra cronica sobre como hoje em dia há menos apelidos pros jogadores e sim nomes mais sérios ele chega a dizer

"Hoje há mais César Sampaios do que Maizenas, e há tempos não aparece um Careca (...)

(...) Naquele ataque de 58, só Zagalo jogava com o nome oficial(Formiguinha, misericordiosamente , não pegou)"

Bom... tem tanta cronica boa, que eu me veria com tendinite depois de digitar tudo.

A parte de Cinema tb é boa, mas na minha opinião a de Literatura deixa a desejar. Mas elas são minoria no livro. Ambas, juntas, dão menos que a parte de futebol.

Tá aí a indicação, eu adoro livros de cronicas, ainda mais de futebol, então eu adorei.

2. Ecthelion

Ecthelion Mad

Fingolfin, esse livro é recente ou é antigo?

Pq eu já li uns livros do Veríssimo, quero saber se é o mesmo.

Editado.
    Valeu, obrigado! :D

3. ombudsman

ombudsman O Eto'o brasileiro

Antigo. Eu ganhei ele no Natal de 2000 se nao me engano

4. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

O livro é de Janeiro de 2001.

Compartilhar