1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por RSS, 25 Jun 2008.

  1. RSS

    RSS Usuário

    Segundo pesquisa, QI médio é mais alto nos países onde há menor crença em Deus.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. bom isso é um fato.

    quem tem QI alto tenta acreditar, tenta principalmente quando são publicadas pesquisas que quem acredita em Deus vive mais.

    mas realmente é dificil.
     
  3. DW

    DW Usuário

    Arquivos Anexados:

  4. é mais ai é outra coisa.

    a noticia não fala de representações biblicas e sim de da presença de um ser superior ( Deus)

    Antigo Testamento não vale nem comentar
     
  5. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Querendo ou não, tudo leva a Bíblia.
    Quem crê em Deus, geralmente crê em Jesus, logo a pessoa acredita em um cara que renasceu e saiu andando pela água.
     
  6. Gabriel Souza

    Gabriel Souza Usuário

    Não querendo ser chato, mas já sendo, acho que não dá pra generalizar. Tem bastante gente que acredita em Deus, e mesmo assim, vê certas passagens da bíblia muito mais como metafóricas do qualquer outra coisa, além de reconhecer que a bíblia está sujeita a inflluência do homem e das culturas locais onde ela foi escrita.

    Também vale dizer que a pesquisa deve ser tratada no máximo como um indicativo de algo, já que é bem complicado medir algo que represente o grau de inteligência de uma pessoa.
    Mas uma coisa eu concordo, muita gente se torna ateísta pelo fato de estudar bastante e utilizar os conhecimentos de história e ciência para questionar dogmas. Isso é fato e pode estar correlacionado com um maior grau de inteligência.
     
  7. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Mas que barbaridade!

    Ele mesmo ofereceu a prova para que toda a pesquisa dele caia em descrédito: contexto histórico-cultural.

    Haverá maior incidência de ateus ou crentes onde esses comportamentos forem mais ou menos aceitos na sociedade. Num país historicamente com uma tradição religiosa forte, como é o caso do Brasil, é bastante plausível que a porcentagem de ateus gire em torno de 1%. Isso independe da inteligência.

    E selecionar por QI é bem ridículo. Como medir um nível de inteligência inato quando já há toda uma vivência educacional? E se o QI mede o trajeto de aprendizagem individual, a inteligência possuída por alguém não depende tanto dela mesma, mas da educação que ela recebeu.

    Exatamente. Quanto mais alto o nível educacional, maiores são as chances de alguém receber informações e opções. Ao final do que será apenas uma questão de escolha entre se decidir qual é o melhor argumento: teísta ou ateísta.
     
    Última edição: 25 Jun 2008
  8. não não.

    budismo não leva a biblia, nem islamismo

    acho que tu quis dizer : cristianismo leva a biblia, ou mesmo judaismo leva a biblia ( antigo testamento)
     
  9. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Arquivos Anexados:

    • Péssimo Péssimo x 2
  10. Gabriel Souza

    Gabriel Souza Usuário

    Bem, mas não é de se parar pra pensar que se a população brasileira tivesse mais acesso e aprofundamentos nos estudos, esse índice de ateísmo tenderia a crescer?

    Além do mais, eu não vejo problema com o fato do autor da pesquisa ter feito tais ressalvas. Em assuntos como esses não dá pra realizar uma pesquisa que resulte em algo definitivo. No máximo dá pra sacar certas tendências. E ainda que eu concorde com vc quanto ao fato dos testes de QI serem falhos, mesmo assim, acredito que essa pesquisa revela uma tendência de pessoas questionadoras a respeito de dogmas religiosos serem mais inteligentes.
    É claro que isso não é uma regra, mas eu pelo menos considero a seguinte hipótese: uma pessoa que tenha conhecimentos de diversos assuntos de ciências naturais e humanas têm alguma idéia acerca do funcionamento do Universo observável e do modo como os homens se comportam. Assim, em geral, ela tem mais meios de questionar a veracidade das informações passadas pelos religiosos e se é necessário seguir religião.
    Se existir correlação de pessoas que possuam tais conhecimentos (ou pelo menos interesse) com um alto QI , o que é algo questionável mas não improvável, então é lógico pensar que o índice de ateísmo será mais alto em pessoas que tenham QI mais alto...

    Enfim, qual o motivo da sua indignação?
     
  11. Balbo

    Balbo Usuário

    Essa pesquisa diz mais sobre a psicologia humana do que sobre QI e religião.

    A maioria das pessoas tem QI baixo e tende mais a aceitar o senso comum do que ter opiniões próprias. As que saem um pouco acima da média tendem a questionar a religião, o que pode levar ao ateísmo.

    As opiniões são pouco fundamentadas nos dois casos: no primeiro a base é a confiança na tradição, no segundo é a confiança no próprio raciocínio, que em média é obsoleto por falta de conhecimento e reflexão sobre o assunto (ver posts do Demon Wizard e Shazan).

    Isso prova que não existe uma relação entre QI médio e capacidade de julgar a existência de Deus.
     
  12. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Eu já decidi na minha vida que passarei a acreditar em Deus e céu quando tiver lá meus 70 ou 80 anos.
    Por enquanto não.
     
  13. arwensp

    arwensp quer falar comigo? manda MP!!

    bem eu axo que tenho qi (nao sou burra que nem uma porta)
    e acredito
    acho que não há barreira que impeça se alguem quiser realmente acreditar
     
  14. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Fixed.
     
  15. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Eu suponho que Tolkien tinha um Qi alto, não? E era um católico convicto. Não acredito que uma coisa esteja relacionada a outra. E pelo que eu sei determinação de QI não é o método mais adequado de aferir a capacidade intelectual de uma pessoa.
     
  16. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Com certeza. Como eu disse, educação leva informação, que por sua vez te dá opções de escolha. Alguém com mais estudo teria maior acesso e capacidade de fazer escolhas entre argumentos contraditórios. Isso não é questão de inteligência, é questão de oportunidade.

    Essa é uma maneira de definir "inteligência". Mas não sei se é a mais correta. Sequer sei se é possível definir qual é a quantidade de inteligência que alguém possui. Afinal, o que usaremos como padrão de correlação? Quais serão os parâmetros?

    A conclusão que a pesquisa leva é mais ou menos a de que ser religioso é burrice, falta de inteligência. Ou que a falta de inteligência da população em geral estariam ligadas ao acreditar em Deus/divindades/etc. O que não concordo.

    Penso que ser religioso ou não é uma questão de contexto cultural e trajetória ideológica individual. Se alguém é ateu, muito provavelmente o seja porque leu livros de ateus, ou participou de debates sobre o assunto, ou que for. De alguma forma, o "inteligente" foi tão influenciado a ser ateu, quanto o "ignorante" a ser teísta. São processos de vida distintos que podem dar origem a concepções distintas acerca de religião.
     
  17. sobre os testes de QI :

    acredito que é praticamente impossivel medir com precisão a inteligência de uma pessoas, mas existem alguns padrões que são obvios. por exemplo :

    3, 9, 27, ? .......

    quem não entende uma sequencia dessas com certeza é burro.

    J , F , M , A , M , ?

    quem descobre uma sequencia dessas é um pouco mais inteligente

    e quem desenvolve a lógica dos numeros primos é gênio.
     
  18. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Alguém só vai descobrir essas seqüências se antes ela tiver sido ensinada como chegar a essas conclusões. Se ela tiver sido apresentada aos meios da solução.
     
  19. arwensp

    arwensp quer falar comigo? manda MP!!

    concordooo!
    hauhauhaha
    e eu tb sou
     
  20. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Você sabe tanto quanto eu que você está errado.

    Até gêmeos siameses têm temperamento, pesonalidade e Q.I diferentes e, acredite, eles não tiveram como não ter acesso à mesma informação ao longo da vida. :D

    Pq um é calmo e o outro irritado? Pq um gosta de chocolate e o outro odeia? Pq um consegue resolver uma conta facilmente e o outro não? Pq um pinta bem e o outro não consegue desenhar um boneco direito?

    Inteligências. Q.I.
     
    Última edição: 26 Jun 2008
    • Fail Fail x 1

Compartilhar