• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudo diz que primeiros dinossauros surgiram no Brasil e na Argentina

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Animais tinham até 2 m de altura e alimentavam-se de outros bichos

silesaurus-m-20100913.jpg


Uma pesquisa que mapeou o parentesco e a ocorrência dos dinossauros na Terra diz que os primeiros animais alimentavam-se de outros bichos, tinham até 2 m de altura e teriam surgido na região onde atualmente está o Brasil e a Argentina.

O trabalho do biólogo Jonathas Bittencourt, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, analisa as relações de parentesco entre os primeiros dinossauros do planeta há 220 milhões de anos. Foi estudada a anatomia dos fósseis e feito um agrupamento em diferentes linhagens dos animais semelhantes entre si.

Depois de muitos cálculos, a conclusão foi que o surgimento aconteceu na América do Sul, como explicou Bittencourt à Agência USP de notícias.

Eram espécies relativamente pequenas, de um a dois metros de comprimento, diferente de alguns dinossauros do período Cretáceo [aproximadamente entre 140 e 65 milhões de anos atrás], que podiam chegar a mais de 20 m de comprimento. Embora fósseis desses grupos mais antigos tenham sido encontrados na Índia e na África, os mais completos foram descobertos no Brasil e na Argentina.
Considerados por muitos estudiosos como os precursores na Terra, os silessaurídeos, animais com características semelhantes aos dinossauros, não integram a mesma linhagem que eles.

Acreditava-se que eles teriam sido os primeiros dinossauros, mas apesar de pertencerem a uma linhagem próxima, possivelmente surgiram antes do que eles.
Fósseis desse grupo foram encontrados na América do Sul, Estados Unidos, Europa e África.

Os dinossauros são divididos em duas linhagens, a dos saurísquios e a dos ornitísquios. Os primeiros eram em média animais pequenos, com no máximo 4 m de comprimento. Já o grupo dos ornitísquios não teve fósseis do período Triássico [aproximadamente entre 240 e 200 milhões de anos atrás] encontrados no Brasil.

Este grupo se extinguiu totalmente, sem deixar descendentes nos tempos atuais.
Os primeiros representantes do grupo ficaram grandes em um intervalo de tempo relativamente curto em termos geológicos.
Em alguns milhões de anos, eles conseguiram habitar os ecossistemas e se tornar maiores, havendo registro, por exemplo, de exemplares com mais de 5 m de comprimento ainda no Triássico.
Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo