1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Estudo diz que primeiros dinossauros surgiram no Brasil e na Argentina

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 13 Set 2010.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Animais tinham até 2 m de altura e alimentavam-se de outros bichos

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Uma pesquisa que mapeou o parentesco e a ocorrência dos dinossauros na Terra diz que os primeiros animais alimentavam-se de outros bichos, tinham até 2 m de altura e teriam surgido na região onde atualmente está o Brasil e a Argentina.

    O trabalho do biólogo Jonathas Bittencourt, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, analisa as relações de parentesco entre os primeiros dinossauros do planeta há 220 milhões de anos. Foi estudada a anatomia dos fósseis e feito um agrupamento em diferentes linhagens dos animais semelhantes entre si.

    Depois de muitos cálculos, a conclusão foi que o surgimento aconteceu na América do Sul, como explicou Bittencourt à Agência USP de notícias.

    Considerados por muitos estudiosos como os precursores na Terra, os silessaurídeos, animais com características semelhantes aos dinossauros, não integram a mesma linhagem que eles.

    Fósseis desse grupo foram encontrados na América do Sul, Estados Unidos, Europa e África.

    Os dinossauros são divididos em duas linhagens, a dos saurísquios e a dos ornitísquios. Os primeiros eram em média animais pequenos, com no máximo 4 m de comprimento. Já o grupo dos ornitísquios não teve fósseis do período Triássico [aproximadamente entre 240 e 200 milhões de anos atrás] encontrados no Brasil.

    Os primeiros representantes do grupo ficaram grandes em um intervalo de tempo relativamente curto em termos geológicos.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

Compartilhar