• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Carolas, tremei.

Um estudo que será publicado neste mês aponta que, quanto mais desenvolvido o país, maior o número de ateus.

Para o autor Nigel Barber, portanto, chegará o dia em que quase todo o mundo vai se declarar sem religião.

A mudança já estaria ocorrendo. A pesquisa, feita em 137 países, mostra que nas economias mais desenvolvidas o número de descrentes é crescente.

Na Suécia, por exemplo, o índice chega a 64% da população, seguida por Dinamarca (48%), França (44%) e Alemanha (42%).

Na outra ponta, países da África sub-saariana têm menos de 1% de ateus.

O autor aponta razões mercadológicas para a baixa das religiões.

Segundo ele, as pessoas procuram as igrejas para se salvar de dificuldades e incertezas da vida.

Hoje profissionais como psicólogos e psiquiatras podem perfeitamente suprir essa lacuna.

11221470.jpeg

Mulher rezando, cena que poderá ser cada vez mais rara se estudo sobre ateísmo a ser publicado se confirmar

Fonte
 
Não entendi a correlação, existe algum crescimento de paises se tornando desenvolvidos?
Acho que o correto seria dizer que entre os paises desenvolvidos talvez chegará um dia onde quase 100% da população não terá religião, ou não será crente, depende de como a tal pesquisa foi feita, aliás, vai ser bom quando possivel postar aqui a pesquisa que dá base para essa matéria.
Porém acho desnecessário matérias desse gênero, tipo "Estudo afirma que ateus são mais inteligentes", é como acontece no futebol, quando os torcedores não discutem sobre seus times, mas sobre a torcida: "Flamenguistas são favelados!", "São paulino é tudo bambi!", essa implicância é legal pra quem curte, mas quando o assunto é crença e as torcidas são ateus e teístas, certos adjetivos não são engraçados, muito pelo contrário...
Envolver o nivel de desenvolvimento do país nesse tema não serve pra nada, tende-se a falar que os crentes só são crentes por precisarem de alguma ajuda, sendo assim então os ateus só são ateus porque tem uma vida boa, e nada disso trata sobre a questão em si, além de não ser verdade.
 
Desnecessário, esquisito e questionável. Assim, se eu tivesse que apostar, não apostaria NUNCA contra a religião.
 
Por que tenho a impressão de estar lendo um texto eugenista? Notem que o estudo foi feito tendo como parâmetro a Europa-que-ainda-se-acha-o-umbigo-do-mundo e a parte miserável da África; ou seja, totalmente sem fundamento a comparação entre Anglicanos/Calvinistas/Protestantes X Várias vertentes religiosas (yoruba, berbere, ashanti, efik, odinani etc). Até porque foram os europeus que deixaram a África naquele estado deplorável devido ao tráfico de escravos para obter ouro, diamantes, prata, petróleo, marfim e outras riquezas.

E como explica que países asiáticos como Japão, Coréia do Sul, China e Tailândia apresentem níveis de Primeiro Mundo sendo povos profundamente religiosos?
 
É uma possibilidade, claro, mas eu não acredito que algum dia o ateísmo vai tomar lugar das religiões. Ser praticante de uma religião vai muito além de querer se salvar de dificuldades e incertezas da vida.
 
E como explica que países asiáticos como Japão, Coréia do Sul, China e Tailândia apresentem níveis de Primeiro Mundo sendo povos profundamente religiosos?

Profundamente religiosos? Não. Confira abaixo:

Japão:
About 70 percent of Japanese profess no religious membership,[7][8] according to Johnstone (1993:323), 84% of the Japanese claim no personal religion. In census questionnaires, less than 15 percent reported any formal religious affiliation by 2000.[9]

Coréia do Sul:
According to 2005 statistics compiled by the South Korean government, approximately 46.5% of the South Korean population express no religious preference

China:
ranging between 40% and 60%, is mostly agnostic or non-religious; purely atheists are 14-15%.


E a Tailândia está há anos-luz de ser desenvolvida =]
 
Que percentuais elevados! Parece que o Budismo, o Confucionismo e o Xintoísmo já não possuem o mesmo apelo por aqueles países. Pois é... pelo IDH de 2010 a Tailândia está em 92º lugar (0.654), enquanto que o Brasil ficou em 73º (0.699). Acho que dá para comemorar.

Se bem que, estas três religiões diferem bastante do monoteísmo ocidental. No caso, a pesquisa se refere a quem acredita ou não em Deus, ou ateísmo é outra coisa?
 
No caso, a pesquisa se refere a quem acredita ou não em Deus, ou ateísmo é outra coisa?
É a mesma coisa.
Wikipédia disse:
Ateísmo, num sentido amplo, é a rejeição ou ausência da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais. O ateísmo é contrastado com o teísmo, que em sua forma mais geral é a crença de que existe pelo menos uma divindade. Num sentido mais restrito, o ateísmo é precisamente a posição de que não há divindades.
pt.thefreedictionary.com disse:
ateu
subst ateu, ateia [ɐ'tew, ɐ'tɐjɐ] pessoa que não acredita em nenhuma divindade
adj ateu, ateia que não acredita em nenhuma divindade
 
Não só desnecessário o tom da pesquisa como a própria intenção de denegrir a religião, parece.

Porém temos os países muito bem desenvolvidos (acho) que tem um cristianismo sólido, como o Leste europeu ortodoxo, Rússia etc. E temos um crescimento de pessoas que estudam as religiões e se convertem de uma fé original onde eram tíbios para uma outra mais interessante por 'n' motivos.

E no caso do budismo nem é tão difícil explicar o porque: por serem quase nada dogmáticos, o povo se sente livre pra crer em algumas coisas dele ou em nada, e vivem em uma sociedade formada por essas religiões mas não é uma dominada pela fé, mas uma fé que se aliou ao Estado em determinado momento e depois se distanciou.

O mesmo ocorre no mundo todo: além do crescimento do ateísmo, o maior problema para a religião é a expansão da mentalidade da globalização que a tudo relativiza, destruindo as identidades das religiões e lhes tirando o valor por uma visão totalmente materialista e cientificista da vida. O que diminui o homem, pois lhe fecha o canal à transcendentalidade, IMO.

Então essa mentalidade é que cresce, o secularismo, a expulsão de Deus para uma esfera da visa social, raramente pessoal, assim Ele se torna só mais uma faceta, ao lado do dinheiro, do trabalho, da política. Assim os teístas desconhecem em que se baseia sua fé ou filosofia, ou tem uma espiritualidade tíbia e caem no materialismo capitalista ou em ideologias ateístas (ainda que não sejam ateus) e perdem o sentido de Deus, sua capacidade de falar com Ele, e até de falar d'Ele, explicá-Lo etc. Deus deixa de ser o que fundamenta o todo da vida e é relegado a uma mera parte da nossa vida multiforme.

No geral, creio nessa pesquisa. A pessoas vão largar sua fé não por causa do ateísmo mas pela superficialidade da própria fé, pelo secularismo que invade sua existência, pelo relativismo. A fé vai secar por causa da idolatria à matéria, ateísmo prático. Grande desafio para os religiosos que deverão viver cercados por um mundo que lhes parece alienígena.
 
"Porém temos os países muito bem desenvolvidos (acho) que tem um cristianismo sólido, como o Leste europeu ortodoxo, Rússia etc. E temos um crescimento de pessoas que estudam as religiões e se convertem de uma fé original onde eram tíbios para uma outra mais interessante por 'n' motivos." O cristianismo do Leste Europeu ja foi a muito tempo suplantado pela irreligiosidade, devido aos vários anos de comunismo. Rep. Tcheca e Estonia estão entre os países com maior numero de ateus na Europa
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo