• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudante reage a bullying e vira estrela da internet

Esse lance da particular aí, vale lembrar que os pais assinam um contrato quando matriculam o filho e, nesse contrato, estão os códigos éticos da escola respaldados pelos PCNs, pela LDB e pela Constituição.

Quando se assina esse contrato, assina-se que os pais pagam a escola para que seu filho interaja de acordo com as regras daquela escola (na verdade, isso funciona igualmente nas públicas). Dessa forma, caso o aluno rompa com alguma regra, a escola tem total liberdade pra expulsar o aluno, ou suspender e o que for. É como um clube: se você for pego comendo a funcionária da cantina no banheiro feminino, provavelmente serão expulsos.

Entretanto, há as escolas que ficam com rabo preso. Aquelas que têm medo de perder os alunos e a grana da mensalidade. Geralmente essas escolas tratam os alunos pelos sobrenomes, praticando uma espécie de bullying secretarial, fazendo vista grossa para uns e extremo rigor para outros.

Eu tenho sorte de trabalhar em duas escolas particulares que não se intimidam nem um pouco. Uma delas é a rede SESI que dispensa comentários e a outra é uma escola daqui de Votuporanga bem famosinha na região. Ambas têm uma política de tolerância zero com baderna e desrespeito e, até onde eu sei, pra expulsar um aluno é um pulo indisciplinar.

A fato de curiosidade, quando eu fui aluno do Celtas, quase fui expulso (mas não por bullying) por indisciplina. Hoje sou professor lá, bacana, né?
 
Quando trabalhava na escola particular que mencionei em outro post, lembro da diretoria consultando um advogado sobre a questão da expulsão. Segundo esse advogado as escolas correm um risco enorme ao expulsar alunos. Pq? Pq se os pais levarem a questão para a justiça, um juiz pode interpretar a expulsão como um ato de exclusão, que se está negando à criança ou adolescente o direito à educação. Mesmo que se alegue que havia um contrato que menciona o regulamento escolar onde, entre tantas coisas, estão contidas as punições em relação à indisciplina. O que um juiz pode responder é que o estatuto escolar não está acima da constituição. (¬¬)

Não estou dizendo que concordo com isso, mas sim mostrando o que testemunhei na reunião com o advogado lá da escola.

Sobre o bullying, achei um texto muito legal do Blog "Cadê meu dorflex?"-------> Bullying: Verdade ou Mito?
 
A partir daí, já é outra história. Uma defesa bem montada para a escola com um bom advogado já é o suficiente pra garantir o cumprimento do contrato que, caso a escola tenha sido esperta, estará de acordo com a LBD e afins.

Resumo-me à parte interna da escola e ao contrato assinado quando o aluno entra. Os recursos em cima e os desdobramentos seguintes já fogem do controle da ação escolar disciplinar, passa a ser uma questão jurídica de quem tem o melhor advogado.
 
Pescaldo disse:
Resumo-me à parte interna da escola e ao contrato assinado quando o aluno entra. Os recursos em cima e os desdobramentos seguintes já fogem do controle da ação escolar disciplinar, passa a ser uma questão jurídica de quem tem o melhor advogado.

Sim, entendi seu post. Que me fez lembrar desse passo que alguns pais dão que é acionar a justiça. O que considero lamentável quando o aluno está REALMENTE errado.
 
Até aí tudo bem, o problema é quando o aluno tá errado pacas e ganha a causa. É de foder Goiás mesmo.
 
isso qdo não acontece algo parecido com isso aqui depois de expulsão, heim >> http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1110831&tit=Ex-aluno-e-suspeito-de-ter-articulado-ataque-a-bomba-em-escola
 
Já tem até joguinho! :pipoca:

attachment.php
 
Grande zagief kid...
quando pequeno eu sofri com isso, mas essa fase já passou...
no ensino médio mesmo eu já não via isso.
 
Humorista conta ao GUIA que foi expulso do colégio e fala sobre bullying e a polêmica sobre seu livro, Como se Tornar o Pior Aluno da Escola, não recomendado a menores de 18 anos

GUIA: Para usar um termo em voga, você não acha que seu livro incentiva o "bullying"?
DG: O que é isso mesmo? Eu ouvi muita gente falando disso por aí... é igual trote?

GUIA: Não. É quando um aluno põe apelido, tira sarro, humilha com frequência outro dizendo quHumorista conta ao GUIA que foi expulso do colégio e fala sobre bullying e a polêmica sobre seu livro, Como se Tornar o Pior Aluno da Escola, não recomendado a menores de 18 anose ele é, por exemplo, orelhudo ou gordo.
DG: Ah, entendi. Então incentiva, sim. Tem até um capítulo ensinando técnicas para pôr apelido nos outros.

GUIA: Os americanos dizem que tem criança que se suicida por conta do bullying...
DG: Cara, isso é bobagem, as pessoas levam as coisas muito a sério. Isso tudo é falta de base em casa. Os pais têm de dar segurança e confiança. Dá até para proibir chamar alguém de gordo na escola, mas não dá para proibir o mundo. E o menino vai crescer, procurar emprego e perder a vaga porque alguém acha que aquele trabalho não é para gordo. Só fica mal quem não tem segurança. Eu cresci vendo filmes de violência, adorava o Rambo, e nem por isso saí atirando...

Mais aqui

Ele falou uma coisa certa, dar segurança as crianças, qualquer ambiente a pessoa, um dia, vai ser humilhada de alguma forma,infelizmente. Quem não tem uma certa segurança, vai acreditar que aquela ofensa a seu respeito é uma verdade e isso é uma grande merd** :poop:
As crianças tem que aprender a se valorizar. Com uma boa educação ajuda muito :biblio:
 
Mas o cara que definiu bullying para o Gentilli não deu a definição correta. Do jeito que ele falou fica parecendo que bullying é uma coisa bobinha e que é um modismo. Não! É coisa séria... E eu duvido que o Gentilli não saiba o que é bullying como ele disse na entrevista. Tava se fazendo de tolinho...

Por acaso, li recentemente esse livro dele. É um livro divertido e bastante irônico. Acho que censurá-lo foi uma besteira. Só aguçou a curiosidade da molecada. Foi meu aluno de reforço escolar que me emprestou o livro. Me recomendou! :rofl:
 
Concordo contigo Maura!

No resto da entrevista o Danilo ironiza, dizendo que a censura ajuda aumentar as vendas.

Infelizmente, muitos pensam que bullying é modismo, o que não é verdade.
É que com a internet, os estudantes se sentem mais encorajados em postar as suas críticas, pq sabem que tem pessoas que estão passando pelos mesmos problemas.Daí, cria aquela empatia legal e segurança de q não está sozinho.Na minha opinião, isso de publicar os vídeos na internet, ajudou a popularizar o que os entendidos rotularam de bullying, mas que já acontecia em tempos remotos =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo