1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Estrutura das cidades

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Haran Alkarin, 30 Ago 2004.

  1. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Olá pessoal, tudo bom?
    Para um trabalho: Tolkien alguma fez já deixou relatado como funcionava a estrutura de algumas cidades, como Edoras, Minas Tirith, Condado, Valfenda? Como as regiões era divididas, onde ficavam os mercados, as casas modestas, os nobres, as prisões (se havia alguma), etc?

    Obrigado desde já :mrgreen: !
     
  2. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Sim, ele detalha o Condado principalmente no Prefácio do SdA, e Minas Tirith, no capítulo Minas Tirith do Retorno do Rei.
     
  3. Mith

    Mith This server is too busy!

    Parece que Minas Tirih, no primeiro patamar, acontecia o comércio. E os pavimentos mais para cima as moradias dos habitantes. :wink:
     
  4. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    E também devia variar consoante os estractos sociais. Nos primeiros patamares pos mais necessitados, e à medida que vai subindo vão ficando os estractos mais elevados, até chegar ao palácio onde estava o Regente, a substituir o Rei. Funcionava como uma autentica pirâmide social. :)
     
  5. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Exato, acho que até incoscientemente, ou talvez consciente, Tolkien criou essa estrutura como determinada pelos moldes reais.
    Mas quanto à Valfenda, acho que era assim, Elrond mandava, os outros obedeciam. :mrgreen:
     
  6. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Também não era bem assim, os elfos não obedeciam a outro só por ele ser filho de um rei, obedeciam porque o consideravam o mais sábio e poderoso de todos, e por isso acatavam as suas ordens, até porque Elrond não haveria de pedir coisas do género: "-Agora vai lavar o chão!", "-Atira-te ao poço!" ou "-Matem tudo o que encontrarem!". Se o Legolas, por exemplo, fosse um completo idiota, jámais os elfos da floresta o seguiriam no que quer que fosse. Em Rivenddel não havia tanto isso dos estractos sociais. Em Rivenddel eram todos mais ou menos iguais, com excepção para Elrond, e talvez para os seus filhos Elladan e Elrohir, e Arwen.
     
  7. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Ou seja, Elriond continua mandando!? :wink: :mrgreen: :amem:
     
  8. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Rivenddel já não existe, portanto ele não manda em nada. :mrgreen:
    Ele mandava, é claro, mas o que eu quis dizer foi que não pelas razões que determinados seres humanos mandam, por serem filhos de reis, ou coisas assim, mas sim por serem os mais sábios.
     
  9. pelego

    pelego Usuário

    Por serem os mais sábios, experientes, e só por possuir essa experiencia, ja significa que é um sujeito diferenciado, que está no mundo ha mais tempo e tal.. é natural que haja esse respeito.. as pessoas mais velhas sempre tem histórias interessantes pra nos contar, e o Elrond era um mestre !!
     
  10. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Ou seja, era o Elrond que mandava. :wall:
     
  11. pelego

    pelego Usuário

    é, deve ser.. pelo menos eu nao melembro de ter lido alguma coisa indicando o contrário. :doido:
     
  12. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Sim, Elrond mandava!!! :lol:
    Era o chefe deles, o seu membro mais sábio, o seu guiador, e os outros elfos os seus seguidores por isso mesmo. Sim, ele mandava, o que quis dizer é que ele não tinha tendência para más ordens como os homens. ele nem ordenava bem, apenaspedia e eles obedeciam porque o respeitavam como superior. Esclarecido? :wink:
     
  13. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Elrond mandava porque foi ele quem fundou aquela bagaça.

    Glorfindel era tão sábio e forte quanto Elrond, e no entanto não era o chefe.
     
  14. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    :amem:

    Alguém concorda cmg!!!! Elrond mandava, pq ele que fundou o baguio :lol:
     
  15. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Pois, mas se Gil-Galad de repente voltasse para a Terra-Média, fosse lá para Rivenddel, e ficasse lá, ele provávelmente seria o chefe. Ora, Glorfindel não é o chefe de Rivenddel porque Erond chegou primeiro, isso é claro.
     
  16. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Olha a contradição!!! Se fosse por ordem de chegada Gil-Galad tb não ia mandar pq chegou por último :dente: !!!
     
  17. Metz

    Metz ...

    :dente:
    mas ele já morreu!
    :dente:




    Cada cidade devia ter um tipo de estrutura social e política diferente, desde a monarquia (Gondor) até a democracia (Vila dos Hobbits).
    Uma "coincidencia" é entre Minas Tirith e a vila dos Hobbits, porque quem estava no lugar mais alto tinha as melhores casas (Bolsão ficava no topo da colina, os aposentos do rei no topo da Cidadela.
     
  18. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Gil-Galad era mais sábio e poderoso que Elrond, por isso não é uma contradição. Com Elrond e Glorfindel é por ordem de chegada (apesar de mesmo assim Elrond ter mais perfil de chefe que Glorfindel); com Gil-Galad seria por sabedoria e poder.

    O seu espirito foi para Mandos ficou lá algum tempo, e depois pode sair livremente. Ele provávelmente ficou em Aman. Capiche?

    Uma monarquia pode ser uma democracia. A existência de uma coisa não provoca a nulidade da outra. A Espanha, por exemplo, é uma democracia. A única diferença é que as pessoas não podem votar em que querem que suba ao trono. De resto é uma democracia: liberdade de expressão, de usarem o que quiserem, de verem o que quiserem, desde que esteja dentro das leis. Gondor, nesses termos, também era uma democracia. O Shire também, isso é certo, mas não menos do que Gondor.
     
  19. Smaug

    Smaug Cacho

    Veja só, falaram tanto sobre quem manda o que e não citaram algo tão significativo que fala das estrturas geometricamente mostradas no livro à pouco publicado, que chama-se 'Atlas da Terra - Média', este livro mostra mais pela estrutura de cimento e tal, essas coisas de constução, mas é só parte.

    No Condado existia - ou existe - uma política de divisão: rua, avenida, vila, etc... como Rua do Bolsinho, Bolsão, Vila dos Hobbits, além da conhecida divisão apresentada no mapa do Condado no início de SdA: Quarta Sul - Norte - Leste e Oeste.

    Sim, existiam - ou existe - prisões em lugares da TM. No O Hobbit, os anões da companhia de Thorin são aprisionados em celas separadas do castelo do Rei Élfico, que são - pela narrativa - com portas de madeira e/ou ferro.

    As prisões na TM é tipo os calabouços dos castelos medievais e dos feudais, pois num castelo sempre tem uma cela para colocar o rebelde que passou por ali ou é do reino.
     
  20. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Não sabia que o "Atlas da Terra-Média falava sobre as construções. Quem tem o livro pode dizer o que eles falam lá exactamente?

    Quanto às prisões haviam bastantes. Acho que haviam mesmo em todo o lado, apesar de só serem referidas algumas. se mesmo um local como o Reino dos Elfos da Floresta Tenebrosa tinha prisões, um local como Minas Tirith, onde elas eram mais precisas ainda, tinha concerteza, apesar de não serem referidas. Até mesmo Rivenddel devia ter prisões de alguma espécie. É também referido no livro que Éomer tinha sido aprisionado por desobediência, portanto também Edoras tinha prisões. Haviam prisões em todo o lado, até mesmo no Shire. Afinal, nem todos eram santinhos, não é? E principalmente Mordor tinha gigantescos calabouços, onde Gollum tinha sido inclusivamente torturado.

    Até nas Terras Imortais haviam prisões. Melkor havia sido aprisionado por bastante tempo (não me lembro onde), e Mandos, para onde iam os elfos depois de morrer, e os homens, por pouco tempo, servia como uma espécie de prisão, uma espécie de purgatório. Consoante o que os elfos haviam feito em vida, o tempo que lá ficavam dentro sem poder sair era maior ou menor. Glorfindel, por exemplo, ficou lá retido por mais tempo do que o normal, por ter sido um dos elfos exilados.
     

Compartilhar