• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Estilos" literários

Não consigo relacionar o termo "escola" com essa divisão histórico-temporal. "Estilo", talvez. Escola supõe um (ou mais) mestre(s). Entendo escola marxista, escola freudiana, escola aristotélica, mas, escola barroca? ...

Barroco não foi uma escola, foi um estilo, profunda mente ligado às tendências de um tempo. (E, mesmo assim, o barroco na música é pelo menos um centênio tardio em relação à literatura ...)

Ligo barroco ao XVI-XVII centênios,
clássico/neo-clássico ao XVIII,
romântico, ao XIX
realista ao meado do XIX, início do XX,
quando ocorreu uma modernidade, e, depois disso, o XX centênio, que é um tempo recente, ainda, quase divisível de decênio para decênio ...

Também penso em barroco como o tempo das revoluções religiosas,
o clássico ao tempo das revoluções políticas (os 13 Estados unidos da América, como se chamaram na carta deles de independência, 1776, França, 1789),
romântico, o fim de Napoleão, e a "Pax Anglica"
realismo, o tempo do cientificismo nas ciências humanas,
a modernidade no tempo do pré-guerras, o surgimento da fotografia e do cinema ...
& Depois, duas guerras. E depois mais guerras. E, depois disso tudo, o fim do comunismo soviético. E, depois, a destruição de duas torres na Grande Maçã ...

O mundo de agora é uma grande incógnita.

Acho que voltamos ao barroco.
(Eu voltei.)

Não sei se posso dizer que goste ... Posso dizer que não me vejo como fugir de um entranhado barroco nas minhas lamúrias ...

Sobretudo porque a vida é bela, por causa de algum deus, a quem credito graça para mim ...

abstraho ...


ferrarius
:tchitum:
 
Não falo de escolas literárias e nem de estilos, mas sim de autores, entretanto, se pegar o meu favorito e grande gênio (Machado de Assis), eu ficaria com o Realismo.

Explicando escolas literárias rapidamente:

Platão/Dionísio/Emoção/Espiritual: Trovadorismo, Barroco, Romantismo, Parnasianismo e Simbolismo.
Aristóteles/Apolo/Razão/Material: Humanismo/Classicismo, Arcadismo, Realismo, Modernismo.

Agora vem a linha temporal:

Trovadorismo, Humanismo/Classicismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo.

Espero não ter esquecido de nenhuma escola.
 
Concordo que às vezes essas classificações mais atrapalham que ajudam a entender. Há certos autores que são simplesmente complexos demais, e seu estudo fica limitado quando ligados à uma única Escola. Prefiro estudá-los separadamente.

Mas retomando à pergunta do tópico, eu gosto muito do Barroco. Acho os poemas dessa época, especialmente os do Boca do Inferno, muito bonitos, até mesmo os conceptistas. Mas isso é puramente estético. Eu prefiro apreciar os não por sua beleza, mas pela ideologia que eles passam. Sendo assim, gosto muito da ideia de liberdade em relação à forma, introduzida pelo Romantismo, e embora ainda não tenha estudado o Modernismo direito, gosto de muitos autores desse período. Detesto o Arcadismo, tanto pela forma, quanto pela ideia do Carpe Diem descompromissado que os autores apresentam.
 
Das escolas literárias, gosto muito do modernismo, um pouco do realismo. Mas em todas elas sempre tem alguém que eu gosto. Na verdade gosto de ler coisas sem muito enrolação, só se for imprescindível para a história.
 
Tauil disse:
Pescaldo, o Parnasianismo é mais emoção que razão?

Verdade, como é que foi parar na linha de cima o Parnasianismo?

O correto seria Realismo/Parnasianismo. Mea culpa.
 
[aviso: post à Luís Inácio]
Hoje penso que o ensino escolar é só um esboço, um "teaser" para captar a atenção dos adolescentes sobre algo em que eles podem se interessar para o resto da vida. Pena que eu não tive maturidade para enxergar as coisas desse jeito na época, embora tenha aproveitado muito mesmo as aulas que tive.

Não vejo de forma negativa esse "padrão ensino médio de classificação literária" por esse motivo. Tudo o que é esquemático é limitado, óbvio. O que importa é o autor, não é? Então é só encarar a classificação como uma tag de autores, lembrando que a escola literária só mostra um ponto comum, uma similaridade, igual o Last.fm faz ao sugerir que a gente escute Keane por gostar de Coldplay, por estarem ambos taggeados como BritPop. E lá vai o mimimi. =)

Sendo assim, amando Brás Cubas e cuspindo em Macunaína, minha escola preferida é o Modernismo. Mas admiro muito a dedicação e habilidade dos versos parnasianos e simbolistas, definitavamente não é pra qualquer um, nem a contrução, nem o usufruir. Haja dedicação e domíno da lingua/gem.

Só não suporto romantismo (principalmente aquele de primeira geração) e arcadismo. Não gosto nem de lembrar do sofrimento que foi ler O Guarani.

(pensando alto: preciso voltar a ler autores brasileiros. Falando nisso, pena que na escola não tive aula de literatura estrangeira. Fugindo do assunto, pena que minha aula de educação artística era, na verdade, de coordenação motora.)

(Pescaldo, espero não ter te causado convulsões, rs)
 
Eu sou contra o ensino pelas escolas literárias.

Também acho ridículo o bairrismo exacerbado relacionado à literatura no Ensino Médio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo