• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Estilos" literários

Pois é... Acho um pouco honesto encarar a literatura brasileira como escrita por brasileiros... ainda a dúvida se forme em casos difíceis... Por exemplo: Gregório de Matos, mesmo... Ele não nasceu no "Brasil", nem foi nunca brasileiro... a própria nação não existia... E Antonio Vieira? Será que o que ele produziu, ainda que não fosse brasileiro, não seria parte da produção dele muito mais relevante para "nós"?
Aí que vêm o abalo no critério... E eu não sei se a solução de Antonio Candido - meio estilística, meio geográfica - é total...
A coisa piora em casos mais contemporâneos: onde eu coloco Elias Canetti - que nasceu na Bulgária, escrevia em alemão e vivia na Inglaterra? Ou Isaac Singer, e outros escritores do iidiche? Eles são norte-americanos, judeus, israelenses...? Ou ainda Arguedas que apesar de nascido no Peru (acho que é no Peru... vou ficar devendo essa informação) fez um grande esforço para fazer de sua obra uma literatura quétchua, utilizando incluive muitas palavras dessa língua em seus escritos...
Sei lá... gosto dessas questões porque elas mais deixam entrever a força da literatura (isso não quer dizer que ela seja universal) do que qualquer fraquesa disciplinar...

Sobre o Modernismo... aaaaaaaaaaaaaaaa não sei... os primeiros são tão parecido com os franceses... pelo menos nos métodos... Talvez a partir de Drummond a coisa engrene... mas ele já tem uma posição mais distanciada do movimento... sei lá...
 
O Gregs nasceu em Salvador, ou seja, território nacional (embora ainda não tivéssemos a idéia de nação e nesse sentido eu entendo o seu ponto). Mas eu concordo totalmente com o que você diz aqui:

Sei lá... gosto dessas questões porque elas mais deixam entrever a força da literatura (isso não quer dizer que ela seja universal) do que qualquer fraquesa disciplinar...

E nisso eu volto para o ponto básico de porque odeio escolas literárias - porque são rótulos, e rótulos são ora limitados demais, ora complicados demais. Se temos problemas até para definir qual obra se encaixa na literatura de qual país, que dirá "a qual escola" ele pertence.

Sou muito mais estudar a obra (ou o conjunto de obras) de um autor e ver como refletiu em determinada sociedade, do que tentar buscar um padrão em comparação aos outros escritos da época.
 
Mas daí que vem a importância de se perguntar por que devemos estudar literatura sob os prismas nacionais? É claro que isso faz parte de um programa político... E é engraçado como as escolas marxistas em geral se apegam a idéia de território, como se "ideologia" tivesse os mesmos limites de um canteiro... Também tenho dúvidas quantos sãos os escritores que tem alguma visão de "projeto para uma literatura nacional", fora os romanticos e, no caso brasileiro, os primeiros modernistas (que sempre estavam a se comparar com os românticos nesse sentido)... Por isso eu digo que a coisa tem mais a ver com uma institucionalização do que algo "imanente" ao livro, como se ele fizesse um esforço para se mostrar "brasileiro", "português" ou "literatura colonial"... Enfim, essas coisas aparecem, mas fica ainda a outra pergunta: quem disse que o que eles falam abarca toda a nação? Por que literatura brasileira é a melhor medida? POr que não literatura paulista ou literatura latino-americana ou literatura lusófona ou literatura homossexual ou literatura feminina ou literatura dos chatoboys ou literatura negra ou etc etc....

O que é triste é que lemos tão pouco Gregório de Matos e Antonio Vieira, ou mesmo as escolas anteriores aos modernistas (fora o romantismo ou melhor fora José de Alencar) que perdemos alguma coisa...

Bom... como tudo que é bom na literatura é pergunta e não resposta a gente fica aqui azucrinando o trabalho dos críticos mais velhos, olha só! hauhauhauhahaahuahahaahahuahuahhaah
 
Literatura, arte não tem limites. Escolas, gêneros tudo são limitaçõesimpostas pelo tempo, pelo espaço, mas sobetudo pela incapacidade do homem em apreender o todo. ele necessita classificar para melhor compreender. Existem grandes artistas em todas as escoa e em todos o gêneros. Logo... O que dizer de Joyce, que é um chato? E os personagens de Beckett que não sem do lugar? E os de Ionescu que falam, quando falam, e não dizem nada? Não definitivamente a arte independe de rótulos. El Carmo. Façam uma visita a meus blogs. el.carmo.blog.uol.com.br e el-carmo.sosblog.fr
 
A gente sempre gosta de tudo um pouco... Talvez a idéia do Arcadismo me atraia bastante, mas quem me tem, é o modernismo mesmo... é o mais próximo de tudo que li... :)
 
Bom, gostando ou não das divisões por Escolas Literárias, elas são estudadas. Ainda mais por alunos do Ensino Médio, como eu.
Acho que as minhas prediletas são o Realismo e o Romantismo.
Mas também gosto do Barroco (como alguém já disse no tópico,
O Boca do Inferno é um autor do qual gosto bastante), Modernismo,
e uma parte do Simbolismo. Os autores dos períodos de transição
são ótimos, sempre achei legal a idéia deles de misturar umas tantas
estéticas em um mesmo livro (o que acaba quebrando essa divisão).
 
Escolhendo uma das "escolas", opto pelo modernismo porque traduz uma liberdade absoluta de expressão, possui uma valorização do cotidiano, com uma linguagem coloquial, valoriza também a paródia e o verso livre, prega a ausência de fronteira entre os gêneros, e alé do mais possui um nacionalismo crítico e irônico.
 
Eu não tenho algo assim, mto definido...mesmo pq eu nao
gosto mto de ficar encaixando, mas realismo, trovadorismo e simbolismo são showws de bola!

=D
 
Assim como alguns de vocês, não gosto de idéias limitantes, meio que dogmáticas. Assim classifico essa discussão que surgiu acerca das escolas literárias e sobre a "brasilidade" da literatura brasileira, o que é e o que não é literatura brasileira.

Concordo com El Carmo. Arte, incluindo literatura, é algo que por natureza é desprovida de limites, dogmas, regras preestabelecidas, limitações espaciais e temporais. Arte é arte. Você pode "tecer" arte sem regras e sobre o que quiser. E não é necessário se atar a nacionalismos e/ou ufanismos para ser considerado autêntica literatura de nacionalidade "tal". Até porque a expressão artística é um "artigo" de caráter universal.

Voltando à pergunta do tópico, em relação à literatura brasileira tenho mais inclinação ao Realismo/Naturalismo e ao Modernismo das 2ª e 3ª fases. Contudo, quero frisar que sofro de paixão pela literatura de forma geral, abrangente.
 
Minhas escolas preferidas são o Realismo e o Romantiso!Mas foi uma obra do Relismo que fez eu me encantar por literatura.... o Romantismo eu conheci depois e amei também!
 
Ainda prefiro "Estilo literário", isso de "escola literária" é algo tão.. insosso.

Escola horror moderno? urgh
Escola aventuras? ><

Melhor estilo mesmo. Aliás, terror/suspense estão entre os meus prediletos, ao lado de investigativo.
 
Agora que estamos revisando todas as escolas literárias no segundo semestre
tenho ficado meio irritada com estas divisões. Acaba ficando meio chato, não
sei explicar.. Não sei como foi com vocês, mas depois do Modernismo a maioria
dos livros não fala muito sobre os autores que vieram depois. E as obras de
'transição'? Aliás, fora as de transição, sempre encontro características de
várias escolas literárias em um livro só, e por aí vai.
 
Depois do Modernismo eles colocam na saca do pós-modernismo e então de tendências contemporâneas, não é isso? Eu acho que esse é o maior sintoma de que é preciso passar o tempo para se definir o que a produção de um determinado grupo em determinado tempo tinha em comum para chamar de 'estilo', 'movimento','escola' literária.
 
Olha, adoro ler, mas sou bem leiga nesse assunto de "Escola Literária", alguém por gentileza me explica que obras são exemplo de Romantismo, Arcadismo, Realismo... acho que sei mais ou menos, mas não identifico com facilidade.
 
Laurelin disse:
Olha, adoro ler, mas sou bem leiga nesse assunto de "Escola Literária", alguém por gentileza me explica que obras são exemplo de Romantismo, Arcadismo, Realismo... acho que sei mais ou menos, mas não identifico com facilidade.


Nossa é meio complicado explicar tudo aqui neste curto espaço..então dê uma lida nesse site..tem apenas um esboço do que seja cada escola literária..Se tiver dúvidas pode me perguntar por MP...

http://www.suapesquisa.com/literaturabrasil/
 
Eu ia dar uma explicada básica, mas realmente...é impossível nesse espaço aqui...nem resumindo...
025.gif
 
Laurelin, estou na mesma situação sua... Bom que tenha perguntado, menina, e bom que a Luna indicou um site que fale um pouco sobre isso...

Valeu meinas, brigadinhuuuu.... bj da :anjo:
 
Luna disse:
Laurelin disse:
Olha, adoro ler, mas sou bem leiga nesse assunto de "Escola Literária", alguém por gentileza me explica que obras são exemplo de Romantismo, Arcadismo, Realismo... acho que sei mais ou menos, mas não identifico com facilidade.


Nossa é meio complicado explicar tudo aqui neste curto espaço..então dê uma lida nesse site..tem apenas um esboço do que seja cada escola literária..Se tiver dúvidas pode me perguntar por MP...

http://www.suapesquisa.com/literaturabrasil/

Tem um forum em que estávamos discutindo isso, eu andei postando umas coisas lá, lembram? assim q entrei aqui...vou procurar e desenterrá-lo, só preciso de um tempinho, coisa q está dificil aqui...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo