imported_Lord_Ueifoul
Usuário
Pois é... Acho um pouco honesto encarar a literatura brasileira como escrita por brasileiros... ainda a dúvida se forme em casos difíceis... Por exemplo: Gregório de Matos, mesmo... Ele não nasceu no "Brasil", nem foi nunca brasileiro... a própria nação não existia... E Antonio Vieira? Será que o que ele produziu, ainda que não fosse brasileiro, não seria parte da produção dele muito mais relevante para "nós"?
Aí que vêm o abalo no critério... E eu não sei se a solução de Antonio Candido - meio estilística, meio geográfica - é total...
A coisa piora em casos mais contemporâneos: onde eu coloco Elias Canetti - que nasceu na Bulgária, escrevia em alemão e vivia na Inglaterra? Ou Isaac Singer, e outros escritores do iidiche? Eles são norte-americanos, judeus, israelenses...? Ou ainda Arguedas que apesar de nascido no Peru (acho que é no Peru... vou ficar devendo essa informação) fez um grande esforço para fazer de sua obra uma literatura quétchua, utilizando incluive muitas palavras dessa língua em seus escritos...
Sei lá... gosto dessas questões porque elas mais deixam entrever a força da literatura (isso não quer dizer que ela seja universal) do que qualquer fraquesa disciplinar...
Sobre o Modernismo... aaaaaaaaaaaaaaaa não sei... os primeiros são tão parecido com os franceses... pelo menos nos métodos... Talvez a partir de Drummond a coisa engrene... mas ele já tem uma posição mais distanciada do movimento... sei lá...
Aí que vêm o abalo no critério... E eu não sei se a solução de Antonio Candido - meio estilística, meio geográfica - é total...
A coisa piora em casos mais contemporâneos: onde eu coloco Elias Canetti - que nasceu na Bulgária, escrevia em alemão e vivia na Inglaterra? Ou Isaac Singer, e outros escritores do iidiche? Eles são norte-americanos, judeus, israelenses...? Ou ainda Arguedas que apesar de nascido no Peru (acho que é no Peru... vou ficar devendo essa informação) fez um grande esforço para fazer de sua obra uma literatura quétchua, utilizando incluive muitas palavras dessa língua em seus escritos...
Sei lá... gosto dessas questões porque elas mais deixam entrever a força da literatura (isso não quer dizer que ela seja universal) do que qualquer fraquesa disciplinar...
Sobre o Modernismo... aaaaaaaaaaaaaaaa não sei... os primeiros são tão parecido com os franceses... pelo menos nos métodos... Talvez a partir de Drummond a coisa engrene... mas ele já tem uma posição mais distanciada do movimento... sei lá...