• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estilos de Desenhos

Lesalty

Usuário
Olá, eu sou novo nesse meio dos quadrinhos e vira mexe eu vejo comentários a respeito dos desenhos. Vejo vários comentários como "estilo de desenho mais limpo", "estilo de desenho mais sujo".... O que seriam exatamente esses estilos mais sujos e mais limpos?

Desde já, muito obrigado!!
 
Há muitas maneiras de entender o que seja mais sujo ou mais limpo.
Ao meu ver, um estilo mais limpo, seria aquele onde temos uma maior leveza de traço. Os desenhos europeus clássicos costumam ser assim. Asterix é extremamente limpo, preciso. Tintim também. O hachurado raramente está presente. As sombras são limitadas e por vezes, ausentes.
Um desenho sujo? Manchas, hachurados em profusão, muito, mas muito nanquim. O desenhista parece mais rabiscar com soltura do que desenhar com precisão. Isso não foi uma crítica. Artistas como Auraleon e José Ortiz eram mestres nisso. Goseki Kojima (Lobo Solitário) foi outro grande nesse tipo de trabalho.
Vale a pena ver o trabalho desses caras.

Ah... o Moebius costumava passear muito a vontade nesses dois estilos.
Um abraço.
 
As vezes vejo no lugar de estilo "limpo/sujo" usarem "leve/denso", mas seja qual for a nomenclatura utilizada pra definir o traçado do desenho, no fim acaba chegando nesses aspectos que o @Reverendo descreveu muito bem.
 
Há muitas maneiras de entender o que seja mais sujo ou mais limpo.
Ao meu ver, um estilo mais limpo, seria aquele onde temos uma maior leveza de traço. Os desenhos europeus clássicos costumam ser assim. Asterix é extremamente limpo, preciso. Tintim também. O hachurado raramente está presente. As sombras são limitadas e por vezes, ausentes.
Um desenho sujo? Manchas, hachurados em profusão, muito, mas muito nanquim. O desenhista parece mais rabiscar com soltura do que desenhar com precisão. Isso não foi uma crítica. Artistas como Auraleon e José Ortiz eram mestres nisso. Goseki Kojima (Lobo Solitário) foi outro grande nesse tipo de trabalho.
Vale a pena ver o trabalho desses caras.

Ah... o Moebius costumava passear muito a vontade nesses dois estilos.
Um abraço.

Opaa, meu brother!! Muitíssimo obrigado por tirar essa minha dúvida e pelas recomendações!!
Um abraço!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo