1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Estilo grego ou egipcio?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Varnon, 15 Mai 2006.

  1. Varnon

    Varnon Cavaleiro de Dol Amroth

    Eu gostaria de saber uma coisa, Numenor seguia mais um estilo grego ou egipcio? Comparando duas imagens que vi de cidades Numenorianas, um delas mostra uma cidade num estilo mais egipcio, talvez até turco ou babilonico, já em outra, mostrava colunas gregas formando grandes palácios.
    Existe algum artigo que fala sobre isso? Eu acho que tem mas não consigo achar.
    Obrigado.
     
  2. Mith

    Mith This server is too busy!

    Eu acho que Tolkien não se baseou em nenhum das civilizações antigas (Egito, Grécia, Babilônia e 'recentemente' Roma). O que você viu foram imagens de ilustradores Tolkien-based, os detalhes da arquitetura das cidades criadas pelo Professor depende da imaginação de cada um. Quem sabe Valfenda seja parecida com a arquitetura dos gregos ou italianos? Acho que egípcios é o tipo de arquitetura que menos se assemelha ao padrão que o estilo de Tolkien pede.

    ^^
     
  3. Tilion

    Tilion Administrador

    Númenor seguia um estilo Élfico, a la Eldar. :g:
     
  4. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    É provavel que siga um estilo romano. Olhando bem a arte elfica tem uma potencialidade a detalhes e a mimetizar arvores e animais, provavelmente isso tambem fosse repassado na sua arquitetura e provavelemtne isso fora copiado pelos numenorianos. Eu acredito que seja algo tipo o Vaticano, um local de belos prédios,todos altamente adornados em colunas e grandes paredes tambem, com pinturas e belas esculturas que formam atémesmo paredes.
     
  5. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Olha é questão de garimpar aqui na Valinor Ou comrpar o Livro (bem emlhor!) mas tem uma das Cartas de Tolkien que fala algo prócimo a isso, onde existe uma comparação de povos da Terra Média com povos antigos de nosso mundo.

    O que eu lembro com certeza é que Tolken diz que no aspecto de FUNERAIS os Gondorianos seriam mais próximos dos egipcios. Mas realmente seria melhor ler a carta inteira...

    (Vou tentar garimpar aqui, mas seria bom pra quem tem dúvidas já ir fazendo isso pra se acostumar! ;-) )
     
  6. Almië

    Almië cute as a button

    Eu sempre achei que o estilo ficaria mais entre Grécia e Roma...:think:
    Nunca cheguei a comparar com a arquitetura egipcia!!
     
  7. Laninha

    Laninha Usuário

    Parece que não só os funerais, mais alguns adereços, como a coroa de Aragorn tem algo a ver com as coroas dos egipicios, isso está em um texto aqui na Valinor, embora no momento não consiga me lembra qual, onde ele afirma que teve inspirações egipcias para os Numenorianos.
     
    Última edição: 18 Mai 2006
  8. Varnon

    Varnon Cavaleiro de Dol Amroth

    Acredito que no final das contas, o Sr. Tolkien juntou um pouco de tudo. Realmente, Númenor me fascina, hehehe, seria dá hora se eu participasse daquele império todo, principalmente sendo um rei...hehehe...
     
  9. Almië

    Almië cute as a button

    A coroa Laninha??? Qual coroa??
    Aquela do alto e do baixo Egito? Eu nem sei se o faraó era enterrado com essa coroa:think:... sempre pensei que ela passava de pai pra filhotinho.. ou de faraó pra faraózinho...:lol:

    Eu não lembro de ter lembrado durante o livro ou o filme de algum modelo egípcio!!
     
  10. Laninha

    Laninha Usuário

    think: Qual coroa? A coroa que Tolkien descreve no livro uai:lol: . Eu li em uma reportagem aqui na Valinor que para tais adereços ele buscou inspirações em civilizações como a egipcia. O problema todo é que não me lembro qual reportagem. É a idade chegando:lol:
     
  11. Sano

    Sano Porque né

    Eu sempre achei q númenor era uma mistura de Atenas, Cairo e Babilônia.
     
  12. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    Tolkien se baseou em mitologias reais para escrever seus livros. Númenor é citação a Atlântida, que tinha aparência egípcia (afinal, de acordo com a mitologia, o Egito, os maias etc seriam o que sobrou da Atlântida...)
     
  13. Nilmë

    Nilmë Usuário

    Eu tbm me lembro de ter lido em uma das cartas de tolkien algo sobre Numenor ter cultura egípcia.
     
  14. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    É na carta 211, diz assim:

    O trecho em negrito diz assim, numa tradução um tanto despreocupada:

    "Em muitos aspectos eles [os Numenoreanos de Gondor] assemelhavam-se aos 'egípcios' - o amor, e o poder de construir, o gigantesco e sólido. E no seu grande interesse pelos antepassados e por tumbas. (Mas não, é claro, em 'teologia': a esse respeito eles eram hebraicos e ainda mais puritanos"

    Para registrar: o meu constrangimento por estar citando em inglês.
     
  15. Nilmë

    Nilmë Usuário

    Bom acho q as duvidas se foram com a resposta de Maglor. vlw xD
     
  16. Mith

    Mith This server is too busy!

    Mas eu ainda acho, e com base nesse trecho, que a aparência da arquitetura numenoriana era parecida com a dos egípicios. Ele disse 'o amor, e o poder de construir, o gigantesco e sólido'. Nada com aparência, pelo menos pra mim. Mas sim a vontade de construir com grandiosidade que nem os egícios.

    Complicou? :lol:
     
  17. Sano

    Sano Porque né

    Pió que complicou bastante.
     
  18. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Deve ser isso mesmo. Eles tinham semelhanças nesse sentido, de gosto por grandes construções e por grandes túmulos como forma de reverência aos antepassados, mas está longe de significar que os numenoreanos construíssem pirâmides, ou que as roupas deles fossem parecidas com as dos egípcios. A comparação com os egípcios surgiu porque a pergunta da leitora era no sentido de se a coroa de Gondor era como os elmos das Valquírias, da mitologia nórdica.
     
  19. Asca

    Asca Usuário

    Eu acho que é um verdadeiro "MEXIDÃO"... porque se formos analisar vários aspectos lembraremos de outras mitologias.

    Acho melhor dizer que Tolkien criou sua própria Mitologia... :think:
     
  20. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    A "mistura" (talvez o melhor termo seja "inspiração") é fato admitido por Tolkien em todo seu Legendarium! Mas eu vejo mais como uma Roma (no sentido das ruas, largo uso de mármore branco, "setores" da cidade, etc..); a inspiração egipcia fica mais pelo comportamento dos gondorianos.

    Aliás outra coisa que sempre me fez ver Gondor como uma "Roma Tolkientiana" foi a militarização do povo, a constante ameaça de inimigos, a decadência como grande força mundial, etc... mas enfim... discução que não vem ao caso!
     

Compartilhar