• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estilo de narração de combates...

Olá a todos,

Como fã de filmes medievais, principalmente a trilogia do Senhor dos Aneis, tendo lido o Silmarillion e o Hobbit, gostaria de perguntar a opinião de vocês, que compartilham desta mesma paixão, no seguinte: Em um livro quando vai se iniciar um combate, como vocês gostariam que ele fosse descrito? De forma basica, principalmente mencionando o combate de forma geral e indo mais direto para o resultado final dele ou gostariam que fosse dado mais atenção pra detalhes, como por exemplo explicações mais detalhadas de momentos principais deste combate, tais como lutas de alguns personagens chave?

Tenho esta duvida pois estou em um projeto, escrevendo um livro de fantasia medieval. Sendo este um livro direcionado para um publico já acostumado com livros de alta qualidade achei interessante saber primeiro o que vocês preferem.

Obrigado desde já pelas respostas.
 
Eu prefiro com bastante detalhes. Digamos que a história parece mais rica dessa forma. E isso não serve apenas na hora do combate, mas na descrição dos lugares, ambientes e tudo o mais.

Mas claro, nada em excesso.
 
eu gosto de descrições das batalhas, mas tem um equilíbrio aí. lembro que uma vez li coisas do naipe "e o sangue escorreu por seu peito nu" e coisa do tipo, e wtf, é cena de batalha ou porn? ><
 
eu gosto de descrições das batalhas, mas tem um equilíbrio aí. lembro que uma vez li coisas do naipe "e o sangue escorreu por seu peito nu" e coisa do tipo, e wtf, é cena de batalha ou porn? ><

hahahaha sim entendo, digo isso porque já vi coisas do tipo:

"Então eles brandiram suas espadas e se iniciou um arduo combate, muitos ali cairam, porem ao final eles conseguiram conquistar o forte bravamente."

Como também ja li trechos aonde realmente haviam explicações detalhadas dos melhores momentos daquela guerra, não de todos os combates pq se não ninguem aguenta.. fica chato. Mais de momentos brilhantes realizados por personagens principais dentro daquele combate acho sempre algo que deixa o texto mais rico, faz com que o leitor consiga imaginar aquela cena perfeitamente.
 
Aí vai a minha sincera opinião: o autor, independente do gênero que escreve, não pode trair seu estilo, suas personagens. É claro que você não vai narrar COMBATES como CENAS QUENTES DE SEXO, como a Anica exemplificou ali em cima. Mas é importante que você tenha em mente o seguinte: tanto a narração de um combate quanto a narração de uma cena de sexo faz com que o leitor almeje por algo INTENSO. Cada qual do seu jeito, as duas coisas são intensas. Mas, antes de qualquer coisa, o autor tem de ser fiel ao seu estilo, fiel ao que caracteriza sua escrita. Se ele é um autor que tem uma escrita contida, ele vai narrar as batalhas dentro disso. Pode parecer paradoxal, mas não é. A intensidade pode residir justamente no não dito, no não narrado.
 
Entendo perfeitamente, eu sinceramente como leitor prefiro uma escrita detalhista, na linha Tolkien (embora isso soe muito cliche) porque eu acho legal você perguntar pra varias pessoas que leram o livro e muitos imaginaram da mesma forma, ou seja, ele realmente conseguiu passar para os leitores aquilo que ele idealisou, a imagem que surgiu na mente dele naquele momento. Isso ajuda não só na compreensão da leitura como também na compreensão do estilo do escritor, no seu jeito, suas manias, suas preferencias e ideias.

Pessoalmente não acho legal misturar conteudos tão distintos em um livro direcionado para este tipo de publico, claro que romance em uma história é bom, tem seu ponto positivo, porem deve ser usada de forma cautelosa para não se deixar cair em um erotismo vulgar ou até virar um porn. Infelizmente muita gente não sabe diferenciar.

Eu, como jogador de D&D e fã de Tolkien, obvio prefiro uma explicação detalhada... descrever um lugar dizendo o tipo de vegetação, arvores, a coloração de suas folhas, o quão antiga são e quão grandes suas raizes, se o ar é pesado e umido, com folhas secas e gravetos no chão ou não... se pode se ouvir som de passaros ao longe e estas coisas... tudo isso estimula a imaginação de quem lê, faz com que ele possa provar um pouco do que o personagem esta sentindo.

Por isso gosto de trocar ideias, ouvir o que os outros pensam e acrescentar e aprender sempre. Muito legal saber o que vocês pensam.
 
Como já disseram, e eu concordo, é bom que a descrição da batalha seja detalhada, mas sem excessos, pra não cansar o leitor e tirar o ritmo da situação. Eu gosto quando existem passagens descrevendo os estilos de luta dos combatentes, as particularidades que são exigidas devido aos tipos de armas que eles estão empunhando, ajuda a deixar as lutas mais variadas e empolgantes.
 
Cara eu quando começei a escrever me senti assim tambem, não sabia ao certo como descrever a batalha e tal. De inicio elas ficaram bem toscas e copiadas, mas com o passar do tempo elas foram melhorando, acredito que a chave não esteja em como vc descreve a batalha mas sim em passar sentimento dela e como os envolvidos nela se sentem. Como vc vai fazer isso, bem, isso ae é com vc.

OBS: Ken Follet tem passagens de sexo fortissimas nos livros dele e nem por isso é porno ou erotico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo