• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estilo de musica: estereotipo da pessoa?

Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Na minha opnião, a sociedade realmente coloca rótulos nas pessoas devido ao jeito que se vestem, devido às pessoas com quem andam, devido à seus hábito, e músicas que escutam. Mas eu acho isso meio relativo, pois há tantos estilos (consequentemente, tantos rótulos) ultimamente, que se alguém for parar pra 'definir' o estilo de alguém, vai acabar misturando tudo o que não leva a lugar nenhum.
"Ah, fulano é metal-extreme-hard-post-punk-pop-progressivo."
Onde é que já se viu isso??? O.O
Acho que alguém não deve ser julgado pelo que escuta. Pois cada um é cada um, e o que é bom pra mim, pode não ser bom pra outra pessoa.

Concordo com grande parte do que você disse, Ianna. ;)

Como você mesmo disse. Rotular é relativo. Em algumas oportunidades, caracterizar seria um termo melhor.

Você fica sabendo que determinada pessoa não perde RBD por nada, tem todos os cds e faz parte até de um fã clube por exemplo. Na minha opinião você não pode chamar essa pessoa de nojenta, asquerosa, porca, doida, "do-povão", sem escrúpulos, surda, sem noção, pegajosa, vagabunda.

Música não está ligada DIRETAMENTE com esses adjetivos, mas se pode ter uma pequena noção do que ela pensa e como age em algumas horas. Eu, no caso exemplicificativo, poderia até ter uma idéia que a pessoa é infantil. Não imagino uma pessoa em suas plenas faculdades mentais e de maior gostando de RBD...

Essa questão de gosto músical é infinitamente relativa e ardilosa. Chamariamos, integrantes de tribos, que dançam ao som de batuques e gritos, de pessoas sem gosto musical ou seriamos nós que não estariamos entendendo todo o significado e passado por trás da música?

Dizer que quem gosta de música erudita é mais evoluida, culta ou instruída é de uma fraqueza de pensamento sem comparação. Quem gosta de pagode não necessáriamente é pobre, desevoluída, aculturada e burra. Quem conhece, por exemplo, a história do samba e da mpb consegue ouvir "Cálice" entendendo todo o contexto ditatorial no qual a música foi criada.

Ouvir cálice...cálice...cálice para alguns é uma babaquisse... ¬¬

Só discordo, Ianna, da parte que você diz: Cada um é cada um. :rofl:

Estar em um lugar onde não está rolando uma música que vc ache agradável, é ruim, concordo, abomino certos estilos musicais, tudo bem, mas o mínimo que se deve ter é respeito com o gosto alheio.
Por exemplo, quando minha mãe começa a ouvir o Julio Iglesias dela, eu não vou lá e meto o dedão o no 'power'. (Claro que é mãe, né?? Mas enfim...xD)
É só não ouvir nada de Rbd perto de mim, que fica tudo bem. xD
:)

Respeito é a alma do negócio. Ouço, por exemplo, pagode do "pior" nível possível com alguma, ou melhor, com TODA a dificuldade, mas não é por isso que vou rotular quem gosta desse tipo de música de povão.

As músicas não podem ser classificadas em povão e não-povão, de superiores e inferiores. Cada um impenha se papel. Temos músicas para todos os gostos, para que ir lá cutucar quem está queto? :cerva:
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Povão e não-povão eu acho que pode-se sim... Não que todos que ouçam isso estejam dentro da mesma categoria, mas se uma música tende a agradar muita gente ela pode sim ser "categorizada" como povão, enquanto se tiver poucos ouvintes ser categorizada como não-povão...
Ou pelo menos é assim que eu estou considerando o uso desses termos.
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Eu adoro encontrar pessoas que fogem totalmente aos esteriótipos criados, curtindo um estilo de música que aparentemente não tem nada haver com seu comportamento e suas companias.
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

será possivel que não tem ninguem aqui que goste um pouco rap americano ou nacional se tiver me avisem para podermos conversar:yep:
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Acho que esteriótipo todo estilo de música tem...Mas acho que este esteriótipo não pode guiar nossas vidas, tempos de ter uma mente aberta...
Eu falo por mim...Eu curto metal, mas não ando por aí vestida toda de preto, maquiagem super pesada, corrente nas calças, coturno e muito menos sobretudo num calor de 40° graus...Isso vai de cada um, tem de se saber o senso do ridículo.
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Isso vai de cada um, tem de se saber o senso do ridículo.

Quando você diz que vai de cada um, quer dizer que a pessoa se veste daquele jeito porque se sente bem assim e tápoucosefudendo para o que os outros pensam, não? Então você não pode dizer que quem sai de coturno e o escambau "num calor de 40º" é rídiculo.
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Quando você diz que vai de cada um, quer dizer que a pessoa se veste daquele jeito porque se sente bem assim e tápoucosefudendo para o que os outros pensam, não? Então você não pode dizer que quem sai de coturno e o escambau "num calor de 40º" é rídiculo.


Caro colega acho que vc não entendeu a minha opinião...eu não me importo quem usa esses badulaques todos e se "dizem metaleiros ou seilá o que" é ridículo a atitude esteriotipada....Se vc se ofendeu é pq vc se veste dessa maneira creio eu...:think:
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Eu ouço tudo que me agrada. Eu gosto principalmente de Metal, mas só os que passam algo, tipo Doom e Gothic Metal. Eu gosto de Neoclassical Darkwave, que é o mais perto que eu chego de musica classica, mas eu também gosto de funk (sim, não é pegadinha do mallandro, eu juro), mas só dos antigos, e eu tenho sim noção de que as letras de funk são totalmente sem conteúdo hoje em dia, mas ainda assim eu gosto da batida.

Eu não me prendo a estilos, eu ouço o que me agrada, sem ligar pra o que os outros pensam. Eu ouço desde Draconian, My Dying Bride, Theatre of Tragedy, Gorgoroth, Dark Funeral, Obituary até MC Danda e Tafarél, Cidinho e Doca, Spice Girls.

Essa minha parte "sem cultura" até é criticada, mas não a ponto de me afetar, afinal, eu não to ouvindo musica pra parecer legal, eu ouço por que eu gosto, então se acham que eu não tenho cultura musical, pela parte funk, ou que eu sou suicida pela parte Doom ou que adoro o demônio e quero que a humanidade morra pela parte Black, não faz diferença.
 
Última edição:
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Acho essa esteriotipação de gosto musical muito ruim. Eu, por exemplo dependendo do grupo de pessoas que estou, escuto diferentes tipos de músicas...
Eu gosto muito de metal, mas as vezes acabo escutando vários outros estilos quando estou com meus amigos... desde Bob dylan a House music e 50 cent.
Acho que música e gosto musical varia com cada momento, por exemplo: para estudar eu prefiro uma musica classica ou algo mais estrumental, ja para andar de carro prefiro algo mais agitado e etc
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Não respeito algumas músicas nem a pau, eu chuto a caixa de som!



Gaara, já experimentou escrever "Música" em vez de "musika"?
Que pena que tu pensa assim.
Me pergunto: se tu estivesse escutando algo e alguém viesse e dissesse que é ruim e "chutar a caixa de som", o que tu faria?
Respeito é bom e as pessoas gostam. E hoje em dia é preciso.

Eu concordo com o Calimbadil. Se quiserem ouvir, que ouçam longe de mim. Eu não chuto a caixa, como ele falou tb, eu vou embora, ou se der mando mudar de música. E não acho que isso seja desrespeito algum.

Funk e pagode por exemplo. Muita gente aqui vai ficar ofendida, mas problema, eu não considero nem música, nem expressão cultural válida. Pra mim é lixo cultural. Funk não chega nem a isso, fica ne categoria escória da humanidade mesmo.

E quanto ao fato de respeitar, isso é relativo. Você é obrigado a respeitar a "opção de vida" de um mendigo que fede? Não! Da mesma forma, algumas músicas são como o fedor do mendigo. Tens todo o direito de enxotar o mendigo e a música lixo de onde estiver!
 
Eu concordo com o Calimbadil. Se quiserem ouvir, que ouçam longe de mim. Eu não chuto a caixa, como ele falou tb, eu vou embora, ou se der mando mudar de música. E não acho que isso seja desrespeito algum.

Funk e pagode por exemplo. Muita gente aqui vai ficar ofendida, mas problema, eu não considero nem música, nem expressão cultural válida. Pra mim é lixo cultural. Funk não chega nem a isso, fica ne categoria escória da humanidade mesmo.

E quanto ao fato de respeitar, isso é relativo. Você é obrigado a respeitar a "opção de vida" de um mendigo que fede? Não! Da mesma forma, algumas músicas são como o fedor do mendigo. Tens todo o direito de enxotar o mendigo e a música lixo de onde estiver!


Cara eu tbm não gosto de funk, nem pagode.

O que é cultura pra vc?

Ouvir músicas em inglês, guitarras?

Eu gosto de Heavy Metal... Mas nem por isso não pode rotular estilos que num goste como falta de cultura.

Cultura é a expressão, a identidade de um povo.
É aquilo que o povo vivencia

Alguns estilos são desagradáveis? Sim
As letras são ruins? São.
São abominável? Pra mim sim.
Por mim haveria programas de descontinuidade de diversos tipos de expressão? Sim.
Mas, é cultura? É!
Eu preciso respeitar? Sim.

Cada um ouve o que quiser.
Ninguém é obrigado a nada, a não ser respeitar. Às pessoas, às leis.
Mas se vc está numa festa na casa de uns amigos seus, eles estão ouvindo alguma coisa que não agrada, vc vai sair por causa disso?

Do mesmo jeito que eu gsoto de ouvir músicas rápidas, melodiosas, guitarras, baterias estonteantes, vocais rasgados, falando sobre o romantismo que narra as aventuras de um herói, ou de um dragão, ou sobre a violência as pessoas podem gostar de serteanejo, pop, pagode, funk...

Aliás, ritmos como o funk deram origem a muitos outros estilos.

EDIT: PS, vc é obrigado sim a respeitar um mendigo.
Vc pode não querer compartilhar o mesmo espaço que ele.
Aliás, pq não respeitaria?

Tens todo o direito de enxotar o mendigo e a música lixo de onde estiver!
Não. Não tem o menor direito de "enxotar" o mendigo. Isso é crime, sabia?

pra mim, é imaturidade não saber conviver com a diferença.
Tem um ditado muito velho, que diz assim: "Os incomodados que se mudem"

Aliás, quem num sabe viver com a diferença deveria criar um mundo próprio, longe dos outros.
 
Última edição:
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Primeiramente, quero defender Idril (foi ela mesma? se não foi, me corrijam) que usou os termos "Povão" e "Não-Povão" para exemplificar sua opinião: Alguns a entenderam errado, dizendo que não é certa essa comparação, que gente pobre só escuta porcaria e ricos escutam coisa fina. O sentido de "Povão" e "Não-Povão" que ela usou dis respeito à MAIORIA das pessoas, não à classe social delas. E isso ela deixou claro num post.

Agora, minha opinião. To "cagando e andado" pra rotulações. Sempre houveram, sempre haverão. Já me acostumei com elas. Não que eu seja rotulada, já fui, quando andava toda de preto, cheia de pulseiras no braço, cabelão escorrido.. Mas não me incomodava com isso. Gostava de bastante coisa que nada tinha a ver com o que eu vestia. Eu nem tenho um "tipo" musical. Como vi na parte "Música" do Orkut de uma guria: Ouço o que gosto. Vai desde o Rock mais pesado ao pop do Maroon 5. xD

E outra coisa: não gostar não é desreipeitar. Sair do recinto onde está tocando uma música que não gostas também não é desrespeitra. Antes ficar em silêncio e sair à francesa do que fazer um comentário maldoso e gerar uma briga. É, porque às vezes a irritação com a música é tanta, que tal coisa acontece.

É isso.
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Dicionário Michaelis:
Cultura: (...) 7 Aplicação do espírito a uma coisa; estudo. 8 Desenvolvimento que, por cuidados assíduos, se dá às faculdades naturais. 9 Desenvolvimento intelectual. 10 Adiantamento, civilização. 11 Apuro, esmero, elegância. (...) 13 Sociol Sistema de idéias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade.
Por aí, a única opção na qual funk poderia ser considerado elemento cultural é a número 13. Que no fundo é apenas um conjunto das opções anteriores. Dessa forma, como ele não se encaixa nos "quesitos" individualmente, não tem porquê ser englobado no geral.

Pra começo de conversa, funk não é nem arte. Isso não sou eu quem diz. Ele simplesmente não preenche as exigências para ser classificado como tal.

E não só o funk, mas muitas outras coisas, até no próprio rock.
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Dicionário Michaelis:
Por aí, a única opção na qual funk poderia ser considerado elemento cultural é a número 13. Que no fundo é apenas um conjunto das opções anteriores. Dessa forma, como ele não se encaixa nos "quesitos" individualmente, não tem porquê ser englobado no geral.

Pra começo de conversa, funk não é nem arte. Isso não sou eu quem diz. Ele simplesmente não preenche as exigências para ser classificado como tal.

E não só o funk, mas muitas outras coisas, até no próprio rock.

Enfim...
Como acho que foi infeliz na maioria das colocações no post anterior, vou fazer como vc mesmo sugeriu e uma coisa que sempre faço: Discuto quando vale a pena.

Então com licença que tenho mais do que fazer. :cool:
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Bom, acho ruim pagode e funk tbm, mas acho engraçada algumas letras. Mas eu acho que a conversa tomou outro rumo, com comentário preconceituosos, dizendo que é lixo cultural, que não é cultura, que não é arte. etc etc.

Parece simples pegar uma definição no dicionário de uma palavra e tentar encaixar tudo ali, mas acho que cada um tem sua interpretação, do que é ou não bom ou rim, do que é ou não arte, do que é ou não religião, etc.

Portanto, acho que o elson tem razão, essas discussões não valem a pena mesmo. Opinião é opinião, e ninguem consegue mudar tão facilmente baseado em gostos pessoais.
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

O fator música-sociedade, será sempre um problema sem fim.
A sociedade sempre vai ter diversos tipos de pessoas que escutam isso e aquilo.
O que é diferente do que você está habituado a ver é julgado como anormal.
Então o que será normal?

A sociedade nunca vai aceitar de braços abertos pessoas que elas julgam diferentes do habitual.
 
Re: Estilo de musika: estereotipo da pessoa?

Dicionário Michaelis:
Por aí, a única opção na qual funk poderia ser considerado elemento cultural é a número 13. Que no fundo é apenas um conjunto das opções anteriores. Dessa forma, como ele não se encaixa nos "quesitos" individualmente, não tem porquê ser englobado no geral.

Pra começo de conversa, funk não é nem arte. Isso não sou eu quem diz. Ele simplesmente não preenche as exigências para ser classificado como tal.

E não só o funk, mas muitas outras coisas, até no próprio rock.

Será que foi merecido o Karma negativo, cujo a justificativa foi "não sabe argumentar"?

Não sei mesmo?
Meu post anterior não dá argumentos suficientes contra sua afirmação.
E a resposta foi uma citação do dicionário.

Cara, minha pergunta tinha sido o que é cultura para vc, não para o Aurélio.

Cara, cultura é uma série de conceitos, de vivências, de expressões.
Não é só uma definição da palavra no dicionário.
Por acaso vc anda com ele embaixo do braço? Ele responde todos os problemas da sua vida?

Vou citar de novo minha opnião.

Funk (o carioca) é legal, divertido, com letras profundas, de música trabalhada e harmoniosa? Pra mim não.

O povo viencia isso? É uma expressão? Sim.

Se o povo vivenvia, faz parte da cultura Sim.

Do seu povo? Sim.

Então, me desculpa camarada, mas isso faz parte da cultura SIM.
Você querendo ou não. Assim como torcer por times de futebol.
Assim como dançar forró. Por exemplo. Todas essas coisas que não são praticadas por mim. Que não são incentivadas, nem partilhadas por mim, mas que eu só posso aceitar sua inclusão como parte da cultura.

Se vc num tem um argumento para dizer o porquê da sua afirmação em negar isso, a culpa não é minha. E o ponto negativo tbm não. ;)
 
Caro elsonluiz...

A cultura e a arte não são conceitos pessoais, onde cada um acha que uma coisa pode ser considerada arte, ou elemento cultural.

Existem critérios, eu quase diria "normas técnicas" para algo ser considerado arte, ou expressão cultural. Isso é um processo, que tem sido desenvolvido ao longo dos séculos de aprimoramento da sociedade, e não é porquê um bando de gente resolve achar uma determinada forma de ruído interessante que ela pode ser considerada arte.

Nem mesmo as "esculturas" de Arte Moderna são isentas de critérios de classificação (e olha que coisa mais aleatória que isso é difícil de achar!).

E, portanto, não tem essa de "cultura pra vc" nem para ninguém. A Cultura existe indiferentemente dos gostos ou considerações de qualquer um.
 
Última edição:
Eu sou contra qualquer idéia extrema, preconceito ou discriminação sem fundamento. Eu acho que o que a pessoa ouve não necessáriamente influência em quem ela é. Não acho que ma pessoa deveria ser julgada pelo que gosta de ouvir. Acho melhor do que rotular é tentar entender e conviver, mas se não der o melhor é se afastar.
 
Eu sou contra qualquer idéia extrema, preconceito ou discriminação sem fundamento. Eu acho que o que a pessoa ouve não necessáriamente influência em quem ela é. Não acho que ma pessoa deveria ser julgada pelo que gosta de ouvir. Acho melhor do que rotular é tentar entender e conviver, mas se não der o melhor é se afastar.

Concordo. :yep:

Mesmo porque nunca gostei de ser mal-julgada pelo meu gosto musical (julgados sempre somos, de forma positiva ou negativa). Muita gente não considera o que ouço música decente, e há alguns anos atrás sofri pecronceito na escola por gostar de rock(e também por me vestir feito grunge, bem largada). Não foi nada agradável. Talvez por ter passado por isso, talvez por ter me tornado uma pessoa mais tolerante, atualmente não julgo mal as pessoas pelo mal gosto musical.

Quanto aos estereótipos ligados ao gosto musical da pessoa, acho bem interessante quando você olha para a pessoa e não é capaz de dizer do que ela gosta. Estereótipos ligados ao gosto musical sempre me lembram de coisas que não gosto, como patrulhinha (pra vc ser da tribo vc tem que ouvir tal, recusar tal, se vestir assim e por aí vai) e cabeça(especialmente no que tange ao gosto musical) muito voltado para tal estilo. Pode ser preconceito meu, mas é o que sempre penso quando vejo um gótico (embora isso seja raro no Rio - tb, com o calor daqui..) ou um wtv andando por aí.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo