• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

estilo de lingua virtual/criptografia

Archbalt

Saruman
Não sei se ja e usado esse tipo de mensagem, mas eu imaginei, para quem sabe digitar (sem olhar para o teclado).
é bem simples, primeiro posicione os dedos na posição original de digitar, depois desloque cada dedo uma tecla para direita.

Agora, digite, sem olhar, como se seus dedos estivessem na posição correta, ficará assim:

",rmdshr, vtoýphtsgsfs"

para traduzir, coloque seus dedos na posição correta de digitar, e desloque uma tecla para esquerda, cada dedo, e então, sem olhar para o teclado, copie a mensagem, sairá a tradução:

"mensagem criografada"


Nem sempre todas as letras se coincidem, e pode-se trocar um o por um p, mas é possivel decifrar a mensagem, mesmo com esses erros.

bom, o que acham?

Não quis postar em linguas e escritas tolkienianas, porque esta não e uma escrita tolkieniana..

mandem ai suas próprias linguas, hehe..
 
Muito legal. Quando eu construia páginas em HTML eu inventei uma mas só serve em páginas da internet. É o seguinte: As letras são postas na mesma cor do fundo impossibilitando a pessoa de ler a não ser que ela use o recurso de seleção de texto.
 
Legal, eu aprendi o basico de html, sem curso, so pesquisando na net mesmo, ai quando eu queria um recurso mais difícil, eu pesquisava e colava javascript, lá.

Mas deu pra entender as instruções bem?
Achei que tinha ficado meio confuso.
 
zenit polar? eu aprendi tenis polar :PP
tem num livro do pedro bandeira chamado "os karas"
tem tambem a caixa de cesar


mensagem secreta! escreva na vertical

mase
eget
neca
smr! então passe de novo na horizontal



maseegetnecasmr!
 
Zenit Polar me lembra de uma história da Mônica que li quando tinha uns 5 anos.

Uma forma interessante para codificar em teclado é passar o a para o q, o b para o w, e assim por diante (cada letra do alfabeto correspondendo a tecla no teclado, na ordem do padrão qwerty, ou qualquer outro que prefira).
Quanto ao apresentado inicialmente, já havia pensado nisso várias vezes apenas por mistype mesmo.
Um último interessante é configurar o teclado para br-nativo ou dvorak e digitar como em qwerty.
 
Já vi esse do qwerty, mas esse do teclado é de mais fácil tradução na minha opinião, pq vc so precisa trocar os dedos de lugar, nao precisa conferir letra por letra.
 
O ideal é usar uma linguagem tal qual só possa ser decifrada com um programa emissor e receptor capaz de reconhecer o protocolo.
 
Sem querer ser desanimador, mas esse tipo de cifra pode ser decifrado em uma fração de segundo. E não tem nada a ver com língua, como os primeiros posts diziam.
 
Sim, todos esses tipos de cifras de substituição monoalfabética, como Zenit/Polar, Atbash, rot13, etc. são completamente fracos. Desde análise estatística até força bruta podem ser suficientes para quebrar.

Se a intenção é apenas brincar com criptologia, trocar mensagens pequenas com colegas do colégio sem conteúdo extremamente confidencial, podem ser uma boa alternativa. Se você precisa de sigilo na troca de mensagens, invista em uma aplicação adequada, por meio de criptografia assimétrica (chave pública e privada) como o PGP, GnuPG e similares.
 
Sim, por mais complexa que seja a transformação, se ela manter a relação de um para um, como uma função bijetora, basta ver quanto aparece cada letra. Em portugues, muito provavelmente, tal letra será o a.
Agora, textos menores, se você fizer uma combinação que não tenha lógica alguma, pode ser um tanto dificil descobrir. Vale lembrar que como português é uma língua muito vocálica, é mais fácil descobrir também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo