• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Este filme é muito ruim! Leiam o porquê!

1321

Usuário
Desculpem-me, mas este filme está longe de ser perfeito. A seguir, minha crítica sobre o filme.

Hoje eu fui ao cinema ver este tão comentado filme, sem ter idéia alguma do que viria pela frente, já que nunca li os livros e nem ouvi falar muito sobre a história. Ouvi muitas pessoas, leigos e críticos profissionais, falando muito bem de SDA. Eu, particularmente, encontrei vários aspectos no filme que não me agradaram. Sou um analisador rigoroso, e de 0 a 10, dou nota 7,5 para a "Sociedade do Anel". A seguir, minhas observações sobre os pontos negativos do filme:

- Longo demais para a primeira parte de uma trilogia. Um filme de três horas de duração não só desestimula muitos a irem assistir como também representa um desconforto para outros. Acredito que algumas cenas poderiam ser cortadas para diminuir a duração para 2h ou 2h e 30min. Em vez das histórias da criação dos anéis, da guerra contra Sauron, e do achado do Anel Um serem contadas uma seguida da outra no início, poderiam ser contadas ao longo do filme por personagens como Gandalf, Aragorn, Bilbo e Galadriel. Muitas cenas passadas no Condado poderiam ser retiradas ou diminuídas. A conversa de Gandalf com Bilbo é longa demais, a festa também dura mais do que devia e a explicação de Gandalf para Frodo sobre o anel poderia ser mais resumida. Com um estudo sério, com certeza Peter Jackson encontraria diálogos a encurtar, cenas a retirar e fatos a ignorar que deixariam o filme menos longo.

- O fato de o filme não ter um final também é bastante prejudicial. Os filmes da trilogia "Guerra nas estrelas" tinham cada um seu "final", que dava a sensação de encerramento mas a clara noção de que viriam outros pela frente (com a excessão de "O Retorno de Jedi"). O final de SDA não apresenta nenhum "final temporário", é como se o filme terminasse bruscamente de uma hora para outra. E o pior: muitos no cinema não sabiam que haveriam mais dois filmes e estranharam muito. Isto poderia ser sanado com a simples frase: "To be continued". Depois de ler "A Sociedade do Anel", um amigo meu disse que era impossível fazer um final temporário que desse a sensação de encerramento ali. Mas tenho certeza que Peter Jackson poderia fazê-lo, mas deve ter ficado com medo de alterar demais a história do livro e sofrer a crítica dos fãs. Mas ele devia ter lembrado que 85% dos que vão assistir nunca leram o livro.

- O enredo não é bom. Ele não é intrigante, nem emocionante, nem envolvente. Os personagens não têm realmente uma história por trás deles que traga mistério e fascinação. O que o filme nos diz sobre Legolas, Gimli, Sam, Merry, Pippin, Gandalf ou até mesmo sobre Frodo? Muitos podem discordar de mim mas o enredo é fraco. Os fãs de jogos de RPG sabem que a grande qualidade destes jogos é o fato de a história ser repleta de personagens interligados, com histórias cheias de mistério e um enredo cheio de surpresas e reviravoltas a todo momento, e o melhor: um enredo envolvendo coisas grandes e incríveis como o segredo do universo, a existência de uma entidade suprema, etc. SDA fala somente sobre um garoto que achou um anel e tem que destruí-lo superando seu medo. Acho também que o romance entre Aragorn e Arwen foi mal desenvolvido. Por que Arwen não fez parte da Sociedade? Ela poderia se unir a eles nesta aventura e ao longo dela o amor entre Arwen e Aragorn sofreria conflitos e juntos eles poderiam dar um pouco mais de emoção e surpresas ao filme.

- Violência desnecessária. Quem viu "Coração de Dragão" sabe muito bem que não é necessária tanta violência para fazer cenas de luta interessantes. Acabou acontecendo que nesse monte de cabeças decepadas os menores de 12 anos são proibídos de assistirem ao filme dificultando que o mesmo lucre ainda mais nas bilheterias.

- Os hobbits são exageradamente pequenos. Tudo bem que o autor quisesse mostrar que mesmo com um tamanho desprivilegiado uma pessoa pode através da coragem ser um grande guerreiro e mudar o destino do mundo. Mas fazer seres de 60cm de comprimento já é exagero demais. Até o anão Gimli supera o tamanho dos hobbits. Os pés peludos também são desnecessários e só causam nojo a algumas pessoas. Por que os hobbits não poderiam ser simplesmente um povo de tamanho normal só que pacífico e sem tradição em guerras ou grandes feitos? Alguns podem dizer: mas então o que os diferenciaria dos homens? Não sei, mas com certeza poderia-se pensar em algo interessante.

- Os momentos de comédia no filme até que são um tanto engraçados, mas alguns deles foram colocados em cenas que deveriam ser sérias, como quando a Sociedade é feita, e Pippin tira todo o clima fazendo aquela piadinha sobre "Onde vamos mesmo?". Isso acontece denovo quando eles estão fugindo do balrog e Gimli faz a piada sobre arremessar anões e tal. As piadas que deixam um intervalo, como se fosse um momento para as pessoas rirem, também são constrangedoras e muitas vezes atrapalham o desenvolvimento do filme.

- Os orcs são em demasia fracos. Tudo bem que os membros da Sociedade do Anel sejam fortes, mas assim já é exagero. Eles matam centenas de orcs com os pés nas costas. O mesmo acontece na guerra contra Sauron que aparece no início do filme. Os orcs são massacrados e aparentemente não conseguem nem tocar um elfo ou homem. Na minha opinião os orcs deveriam ser mais fortes e durões. Em Moria, em vez de dezenas e dezenas de orcs, poderiam aparecer somente 10 ou 12 (além do troll) e travarem uma batalha competida contra a Sociedade. Isso traria mais emoção e clareza. No final do filme ninguém mais acha que existe algum perigo já que os orcs são tão fracos. E também, faltou um pouco de clareza nas lutas. Devido a quantidade de orcs, a tela de mexe muito e mal é possível ver o que está acontecendo. E acho que os membros da Sociedade poderiam sofrer pelo menos sofrimentos leves nas batalhas, mas saírem ilesos depois de enfrentarem centenas de inimigos tira a graça da coisa toda.

- As lutas contra o troll e contra o balrog são tristes. O troll até oferece algum perigo mas acaba morto numa luta covarde onde ele mal consegue tocar um membro da Sociedade e é vítima de várias flechas e vários machados acertando-o. Eu preferiria que os guerreiros fizessem alguma coisa mais inteligente e menos violenta, como fazer o teto cair na cabeça dele, jogar algo pesado contra ele, alguma coisa assim. Mas enfiar uma espada na cabeça dele e depois flechá-lo na garganta não parece muito emocionante e nem uma batalha honrada... Quanto ao balrog: os orcs que rodearam a Sociedade fugiram com medo do balrog, mas este é tão lento que eles poderiam facilmente ter matado todos e depois fugido que ainda sobraria tempo de se esconder do balrog. Mas tudo bem. Depois, quando eu esperava uma luta emocionante e árdua contra o balrog, ninguém é ferido e Gandalf o elimina facilmente, sendo aparentemente assassinado só porque se distraiu. Se ele pelo menos fizesse algum tipo de sacrifício da própria vida para acabar com o inimigo, mas não, morreu por causa de uma distração... isso poderia ser melhorado.

- O anel em si não traz admiração. É uma aliança simples. Seria melhor se fosse um anel mais pomposo, coberto de diamantes, muito brilhante, sei lá, alguma coisa que encha os olhos. Mas é só um anel ordinário.

- A luta contra o Observador (aquele bicho de tentáculos na entrada de Moria), poderia ter sido melhor também. No final, acabou que o pobrezinho não conseguiu ferir ninguém e acabou todo decepado. E uma dúvida: como Gollum conseguiu entrar em Moria se a entrada estava bloqueada?

- Todas as cidades e paisagens são muito belas, mas acho que o Condado e Lothlórien poderiam ter sido mais caprichados.

- A atuação de Galadriel que pelo que me disseram no livro é bem importante, no filme foi reduzida a muito pouco. Ele praticamente nem fala o próprio o nome e confunde quem está vendo num misto de bem e mal. A interação da Sociedade com Galadriel e com os outros elfos de Lórien poderia ter sido bem melhor.

- Gandalf e Saruman são magos e não se vê uma bola de fogo ou chama ardente saindo de seus cajados ou de suas mãos. Um mago não usa somente telecinésia para lutar. Acho que a equipe de SDA contava com o dinheiro necessário para fazer efeitos especiais de magias para Gandalf e Saruman, mas não o fizeram por preguiça ou por querer manter a obra original o menos inalterada possível.

- As cenas nas montanhas de gelo poderiam ser melhor apresentadas. Uma paisagem tão bela poderia render cenas assustadoras e emocionantes como as de "Limite Vertical", mas em SDA elas se resumem a muito pouco.

- Os Nazgûl também deixam muito a desejar em questão de luta. Quatro deles são derrotados por Aragorn sozinho! E eu estava pensando que eles eram quase invencíveis, afinal, eles tem um anel dado por Sauron cada um.

- Meriadoc e Peregrin foram resumidos a personagens caricatos que só servem para fazer piadas. E o pior é que muitas pessoas tendem a confundir Merry com Pippin devido a falta de caracterização dos personagens como eu já comentei. SDA não trabalha seus personagens, seus passados e seus dilemas, e isso é importante para uma boa história.

- Dicas demais durante o filme que Boromir seria o traidor. No Conselho eu já sabia que ele ia acabar sendo um traidor, e quando isso se confirmou eu concluí que ele ia morrer. A única chance de ter algum mistério e surpresa neste filme foi retirada pelo diretor que resolveu dar dicas claras do início ao fim do que ia acontecer com Boromir...

- O filme tem vários outros pequenos defeitos e pequenos furos, mas o que realmente pega é o mais difícil (impossível talvez) de se mudar: a história é ruim. A história não é comovente, não é surpreendente, os personagens não são cativantes. Poderiam haver algumas surpresas como por exemplo: Sauron e Gandalf são irmãos e a família deles foi morta por um exército de balrogs há muitos anos atrás, e desde então Gandalf vem tentando... sei lá... qualquer coisa interessante e que surpreenda a todos. E todos os personagens deveriam ter isso: alguma relação profunda com os outros e um dilema próprio a resolver.

Senhor dos Anéis é um filme razoável, claramente superior a vários outros em cartaz, mas como eu já disse muita coisa poderia ter sido melhorada.

OBS: quando eu disse no título "Este filme é muito ruim!", foi só para chamar a atenção, pois na verdade eu o considero razoável, como já falei.
 
Tipo... cada um com a sua opinião...mas acho o seguinte... como um cara na HP da Valinor já falou: "Adaptação não perfeita, filme perfeito..." acho q pode ser assim... o filme estava muito bom, muito modificado... e maravilhoso!


"Ate o amanhecer, ate o cantar dos pássaros..."
Clube Da Insônia.
 
Tenho a impressão de que você não leu tudo o que eu escrevi colega.
Mas você está certo, é uma questão de gosto. Agora, poderiam me dizer em que pontos você concordam e discordam de mim?
 
Eh pra rir ou pra chorar??...cada asneira que o cara falow...eu nem li tudo...o kra queria o Um anel de dimante...hahaha...e depois ainda fala que a historia eh ruim...eu naum vo falar mais nada pq se naum eu vo xingar esse kra tudo...vc eh sem noçao meu amigo...mas quem sabe uma dia vc aprenda.
 
Só d vc falar q SDA é ruim, já perdi a vontade de ler.
Ridículo.

"Mate um Louco e você é Folco. Mate um Cão e você é um Bobão. Mate um Gato e queta o Facho. Ame bilhões e você é Papai Noel."
 
"Eh pra rir ou pra chorar??"

Eu não controlo suas emoções então você faça o que quiser.

------------------------

"...cada asneira que o cara falow..."

Tudo bem, você até pode considerar que algumas coisas que eu falei são uma "asneira", mas só um asno não concordaria comigo em alguns pontos. Leia de novo (até o final de preferência) e você saberá porque.

---------------------

"eu nem li tudo..."

leia tudo desta vez e responda novamente.

---------------------


"o kra queria o Um anel de dimante...hahaha..."

o anel mais poderoso do mundo não pode ser aquela aliança barata. Até mesmo aquele anel que o Aragorn tá usando (que não é mágico) é mais bonito que o Anel do Poder.

--------------------------

"e depois ainda fala que a historia eh ruim..."

bom isso eu não posso discutir

--------------------------------


Sobre você me xingar e tal acho que só deve fazer depois de ler com calma tudo o que eu escrevi para não agir precipitadamente.
 
Hum... primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela sua desenvoltura e clareza na escrita, mas devo discordar de vc em vários pontos:

1 - Vc diz que o filme é longo e ainda reclama da falta de conteúdo dos personagens... Bem, se fossemos esperar que cada personagem tivesse o background descrito no filme, teríamos uma película de 10 horas

2 - Bolas de fogo?? Fala sério! Isso é um estereótipo de mago nada original!!! Além do mais, irmãos que se tiveram familia morta por balrogs etc??? Vc acha que SdA é novela mexicana com intrigas familiares??? SdA é uma saga, e tem mais background do q vc imagina...o pior cego não é aquele que não quer ver, mas o q não se interessa sequer em ouvir...

3 - Star Wars Episodio 5 : O imperio contra ataca(por sinal o melhor SW) não tem... digamos um final temporário... ou vc acha que han solo congelado sabe-se lá onde, com o luke com a mao decepada é um final??

4 - Hobbits exageradamente pequenos?? Pode até ser q vc tenha estranhado, mas é assim que essa raça é descrita e é por causa dessas caracteristicas que se difere das outras raças(já existentes de outras mitologias)

5 - O condado não está caprichado??? o q vc queria?? Uma versão do Copacabana Palace para tocas? Ou algo sombrio e sujo??

Não vou citar mais coisas para não perder meu valioso tempo...
Conclusão: Vc é ótimo cronista, mas péssimo argumentador...

_________________________

www.knolex.hpg.com.br - Meu site sobre Tolkien

NÃO SE ESQUEÇAM DE ENVIAR SEUS VOTOS PARA O FÓRUM AWARDS 2001!!!

Ah, quase me esqueci:

Viva a Capivara Peluda!!!!!!
 
quote:

- As cenas nas montanhas de gelo poderiam ser melhor apresentadas. Uma paisagem tão bela poderia render cenas assustadoras e emocionantes como as de "Limite Vertical", mas em SDA elas se resumem a muito pouco.



A pessoa q fala q Limite Vertical é bom tem sérios problemas...

"Mate um Louco e você é Folco. Mate um Cão e você é um Bobão. Mate um Gato e queta o Facho. Ame bilhões e você é Papai Noel."
 
Ahh... esqueci de uma coisa:

O Anel foi feito propositalmente simples!!! Os anéis dos elfos tinham pedras, mas o Um TINHA que ser assim>.. Leia e entenda...

_________________________

www.knolex.hpg.com.br - Meu site sobre Tolkien

NÃO SE ESQUEÇAM DE ENVIAR SEUS VOTOS PARA O FÓRUM AWARDS 2001!!!

Ah, quase me esqueci:

Viva a Capivara Peluda!!!!!!
 
"1 - Vc diz que o filme é longo e ainda reclama da falta de conteúdo dos personagens... Bem, se fossemos esperar que cada personagem tivesse o background descrito no filme, teríamos uma película de 10 horas"

Muito tempo foi desperdiçado. Principalmente na festa do Bilbo. Se você pegar cada piadinha, diálogo inútil, observação sem conseqüencia e tirar do filme, sobra tempo para falar dos personagens. Lógico que não vai ser nada muito aprofundado, mas pelo menos não será algo como "Sam, vá dançar com a Rosinha!"...


"2 - Bolas de fogo?? Fala sério! Isso é um estereótipo de mago nada original!!! Além do mais, irmãos que se tiveram familia morta por balrogs etc??? Vc acha que SdA é novela mexicana com intrigas familiares??? SdA é uma saga, e tem mais background do q vc imagina...o pior cego não é aquele que não quer ver, mas o q não se interessa sequer em ouvir..."

O negócio dos balrogs foi só uma idéia minha que veio na hora. O autor teve anos para pensar e escreveu uma história fria e com personagens sem passado. O estereótipo de um mago é ficar usando o poder da mente para jogar os inimigos na parede? Se for, então eles realmente são muito desinteressantes. Se você já jogou RPG sabe que um mago é muito mais do que um cara que controla objetos com a mente...

" - Star Wars Episodio 5 : O imperio contra ataca(por sinal o melhor SW) não tem... digamos um final temporário... ou vc acha que han solo congelado sabe-se lá onde, com o luke com a mao decepada é um final??"

É um final temporário mais aceitável do que o demonstrado em SDA.


"4 - Hobbits exageradamente pequenos?? Pode até ser q vc tenha estranhado, mas é assim que essa raça é descrita e é por causa dessas caracteristicas que se difere das outras raças(já existentes de outras mitologias)"

Eu sei que é assim que a raça é descrita. Estou dizendo que o Tolkien exagerou, não a equipe do filme. Existe um limite entre a superação pessoal e o ridículo, entenda isso.


"5 - O condado não está caprichado??? o q vc queria?? Uma versão do Copacabana Palace para tocas? Ou algo sombrio e sujo??"

O Condado ficou parecendo um feudo com portas nas elevações do chão. Faltou criatividade, não capricho.
 
Mas o Condado É assim!!! Foi descrito dessa forma há quase 50 anos!!! Se informa antes de falar besteira...

_________________________

www.knolex.hpg.com.br - Meu site sobre Tolkien

NÃO SE ESQUEÇAM DE ENVIAR SEUS VOTOS PARA O FÓRUM AWARDS 2001!!!

Ah, quase me esqueci:

Viva a Capivara Peluda!!!!!!
 
Eu nunca falei que Limite Vertical é bom Tolco Gamgee, eu só disse que as cenas de avalanches passadas em Limite Vertical são superiores as de SDA.
 
Knolex, meu amigo... pelo amor de deus! não se estresse quando que voce pode rir...

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
Será que as avalanches são boas pq 90% do orçamento visou isso... Assim até eu...

Uma pergunta... Antes de escrever m**** vc tentou se informar? Creio q nao...

_________________________

www.knolex.hpg.com.br - Meu site sobre Tolkien

NÃO SE ESQUEÇAM DE ENVIAR SEUS VOTOS PARA O FÓRUM AWARDS 2001!!!

Ah, quase me esqueci:

Viva a Capivara Peluda!!!!!!
 
"Mas o Condado É assim!!! Foi descrito dessa forma há quase 50 anos!!! Se informa antes de falar besteira..."

Eu estou fazendo uma crítica ao filme Knolex, e se Tolkien há 50 anos atrás escreveu este tipo de coisa, e apareceu deste jeito no filme, então eu devo bater palmas e dizer que adorei?

Sim, o Condado foi descrito há 50 anos atrás por Tolkien. Sendo assim, é exatamente ele quem eu estou criticando. "Falar besteira" é falar sobre um lugar cheio de "tocas" com portinhas redondas...
 
Puta que pariu...vc eh sem noçao completamente...vc deve conhecer esse ditado, só falta usa-lo: qnd naum se tem nada de interessante pra dizer eh melhor ficar calado.
 
Então aplique este ditado a você em vez de fazer este comentário sem nenhum propósito.
 
quote:
Eu nunca falei que Limite Vertical é bom Tolco Gamgee, eu só disse que as cenas de avalanches passadas em Limite Vertical são superiores as de SDA.




Aparentemente, agora meu nome é Tolco.

Nenhuma cena de Limite Vertical foi melhor do q a avalanche de SDA. Tudo q LV teve foi apenas cenas de ação sem clima. SDA, q não era nem preciso uma cena de avalanche, mas mesmo assim ficou ótima pois importávamos com os personagens.

"Mate um Louco e você é Folco. Mate um Cão e você é um Bobão. Mate um Gato e queta o Facho. Ame bilhões e você é Papai Noel."
 
Leandro, eu fiz um tópico sobre sua resenha. Acho eu, que fiz bem em manter seu anonimato... Mas voce me vem agora, colocando toda essa opinião de quem não conhece a história, na maior cara de pau, num site sério e que vive disso,que voce disse: "Enredo sem emoção".
Meu caro, desculpe, mas acho que voce só esta de sacanagem com nossa cara.
Na boa, não discuta, apenas se informe... leia o livro meu jovem. Alem de voce adquirir um bom grau instrutivo, voce estará entrando num universo maravilhoso. Não desperte a ira de quem sabe mais do que voce, e consequentemente, estão com a razão, pois aqui é a nossa casa...

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
"Acho eu, que fiz bem em manter seu anonimato..."

Desde quando eu sou um anônimo?

"Mas voce me vem agora, colocando toda essa opinião de quem não conhece a história, na maior cara de pau, num site sério e que vive disso,que voce disse: Enredo sem emoção."

85% das pessoas que forama o cinema não leram o livro e se o filme é sem emoção, é porque é. Lamento se o livro é melhor. Estou falando DO FILME!!!

"Meu caro, desculpe, mas acho que voce só esta de sacanagem com nossa cara."

Não perco meu tempo "de sanacanagem" com a cara dos outros.

"Na boa, não discuta, apenas se informe... leia o livro meu jovem. "

Ah, então para gostar do filme eu TENHO que ler o livro?

"Alem de voce adquirir um bom grau instrutivo, voce estará entrando num universo maravilhoso. Não desperte a ira de quem sabe mais do que voce, e consequentemente, estão com a razão, pois aqui é a nossa casa... "

Lamento se estou despertando sua "ira". Minhas intenções são bem diferentes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo