• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estatura de cada raça

Sir Galaaz

Usuário
Lendo o Silma surgiu me uma dúvida: qual a estatura de um Valar quando na sua forma física? Eu sempre os imagino como gigantes mas não tenho nenhum motivo pra isso. E dos maiar? Parece óbvio que Melian tinha uma estatura normal para nós pois ela se casou com um elfo, mas e os balrogs? Ao ler SdA eu achei que o balrog era um gigante (mesmo antes de ver o filme), mas também acho que não havia nenhuma prova disso. No Silmarillion já me parece que os balrogs tem uma estarura humana? Alguém pode trazer luz para essas dúvidas?
 
Hmmm... Acho q maiar e valar qdo assumiam forma humana tinha uma altura normal. Acho q em nenhum lugar está escrito q eles são gigantes...
 
Sir Galaaz disse:
qual a estatura de um Valar quando na sua forma física? Eu sempre os imagino como gigantes mas não tenho nenhum motivo pra isso.
Você tem um motivo pra isso, sim: você foi influenciado - como todos geralmente são - pelas ilustrações que existem por aí, descrevendo os Valar como gigantes. No entanto, não existe nenhum indicativo que eles eram realmente gigantescos. Como eles tomaram a forma dos "Filhos de Ilúvatar" e os elfos daquele tempo eram muito altos para nosso padrão hoje em dia (2.5m), acho que o tamanho dos Valar ficaria por aí também.

Pense também na luta de Morgoth com Fingolfin: ele nunca poderia pisar no pescoço do elfo, se fosse um gigante imenso como as figuras mostram.

Sir Galaaz disse:
Ao ler SdA eu achei que o balrog era um gigante (mesmo antes de ver o filme), mas também acho que não havia nenhuma prova disso. No Silmarillion já me parece que os balrogs tem uma estarura humana?

Aqui vale lembrar mais uma vez a descrição dos balrogs:
O que era não podia ser visto:era como uma grande sombra, no meio da qual havia uma forma escura,de forma humana, talvez, embora maior; e um poder e terror pareciam estar nele e avançar à sua frente(...). Sua crina ondulante incendiou-se e brilhou atrás dele. Em sua mão direita estava uma lamina como uma afiada língua de fogo; na esquerda ele segurava um chicote de muitas pontas (...). Seu inimigo parou novamente, encarando-o, e as sombras à sua volta se estenderam como duas enormes asas. (.) Fogo saiu de suas narinas."

Tá vendo? Nada de chifres, rabo ou pés de bode, nem seres gigantescos. Podemos deduzir que, em aparência, os Balrogs eram semelhante aos Homens e Elfos, talvez usando algum tipo de armadura, mas o fogo jorrava de seu interior, embora eles pudessem se ocultar em sombras e escuridão. Em um texto não incluído no SdA, Tolkien escreveu que o Balrog era "não maior do que o tamanho de um homem". Tudo leva a crer que os Balrogs mediriam entre 2.5 e 3 metros de altura, no máximo. E o termo "crina", como usado por Tolkien, parece indicar que os cabelos do Balrog eram longos e negros e não estavam presos. Detalhes de suas feições seriam difíceis de perceber, pois eles eram envoltos por uma escuridão quase tangível. Provavelmente eles teriam rostos "humanos", mas estes seriam escuros, terríveis e ameaçadores como a face de Morgoth, cheios de ódio e maldade.
 
Gildor disse:
Você tem um motivo pra isso, sim: você foi influenciado - como todos geralmente são - pelas ilustrações que existem por aí, descrevendo os Valar como gigantes.
É verdade! Eu vi umas figuras com os Valar gigantes. É só ver a capa de Contos inacabados.
Se todos esses seres tem tamanho "normal", os dragões e águias são os únicos gigantes da terra média?
 
Criaturas de grande estatura incluem Trolls (dos vários tipos), Gigantes (também dos vários tipos), além de dragões e das Grandes Águias da linhagem de Thorondor. Ah sim, creio que as aranhas da linhagem de Ungoliant fossem um tanto grandes. Mas essa de Valar ser gigantesco é furada. Se fosse assim imaginem o tamanho de Nahar, o cavalo de Oromë.
 
acho que eles eram bem grandes (uns 2,5m a 3m), mas não gigantes como mostra alguns desenhos. porém, acho que eles podiam crescer e ficar gigantes se quisessem, pq eles controlavam o próprio corpo. por isso, acho que qdo ulmo apareceu para tuor (capa dos contos) ele tava gigante mesmo (tanto que pareceu que uma onda gigantesca vinha para a preia qdo ele apareceu).
 
Nesse caso sim Barlach, mas eles perambulavam entre elfos, e assumiam sua forma, portanto, podiam ser da altura dos elfos mais altos, mas não gigantescos.
 
Mas era isso que o Tolkien queria quando escreveu um livro. E quando vc le um livro o melhor é imaginar do seu geito. Eu tbm imaginei muitas coisa nada ver, mas foi assim que eu pensei. Não quer dizer que está errado!

Mas de qualquer forma vou te contar o que sei.

Os valares não tinham forma fisica, eram como espíritos. Mas eles podiam assumir qualquer forma que escolhessem(geralmente dos filhos de Iluvatar).
 
Eu acho que Melkor pelo menos assumia uma forma mais gigantesca que dos outros Ainur. Porque destes ele era o único que sentia vontade de imprimir medo e respeito entre os Filhos de Ilúvatar (a não ser nos momentos em que desejava andar entre eles com uma aparência amigável) então é mais do que natural que se apresentasse diante deles como um ser bem alto. Acho que isso se aplica tb ao Sauron e aos Balrogs que pelos mesmos motivos de corrupção e maldade desejavam espalhar o medo nos corações daqueles que os vissem.

Agora quando eu li pela primeira vez o Silma eu tb imaginei os Valar como seres de estatura elevada e imponente, o que é muito natural já que no nosso mundo e mitologia real nós frequentemente imaginamos Deus um ser bem alto e imponente. Uma voz vinda dos céus.... :-) :-)
Mas enquanto entre os Filhos de Ilúvatar eles provavelmente eram da altura destes ou um pouco mais altos e 'exóticos'.

Mas eu concordo completamente com a liteeliniel nesse ponto. Vc pode até fuçar todos os livros até a morte a procura de fatos, referências e pontos de lógica pra tentar montar um perfil físico estabelecido ou no mínimo coerente sobre cada raça. Mas eu acho que a verdadeira intenção de Tolkien na grande maioria dos casos era permitir que a imaginação fluisse e cada um visualizasse o seu mundo (dadas as proporções) do jeito que melhor lhe coubesse. As regras que ele estabelece são muitas, mas como um bom contador de histórias ele esperava que a maior parte do trabalho viria da cabeça de cada um.
 
Realmente aquele Morgoth do Nasmith é absurdo, mas o do Howe não é, á muito bem pra pisar no pescoço do Fingolfin daquele tamanho. Eu imagino que todos os Valar sejam daquele tamanho, chuto uns 4 metros ali; os maiar um pouco menores.

Sobre o balrog... um texto dos Home diz que Ecthelion deu uma pancada com o elmo no peito de Gothmog. Ecthelion devia ser bem alto, e se a cabeça dele ficava no nível do peito do balrog, era por aí mesmo, eu gosto de pensar em 3 metros e um pouquinho, talvez. No filmeo balrog parece mudar de tamanho. Logo que aparece, ele está só um pouquinho maior do que deveria ser, mas nenhum exagero. Quando ele cai que eu acho que parece bem maior.
 
ele devia ser menor no filme...

Eu nunca imaginei os Valar gigantes, vai ver porque eu vi pinturas antes e a que eu mais gostei foi uma do Morgoth parado e a Ungoliant na frente dele, como eu sabia que a Ungoliant era gigante, o Melkor tinha tamanho normal. Quando eu comecei a ler o Silmarillion e vi os Valar, imaginei eles de tamanho normal.

Já os Balrogs eu sempre pensei que fossem não tão grandes, até por causa de um post meu na discussão sobre Gollum em Moria, eu coloquei lá o que achava. Quando eu li imaginei o balrog de Moria com uns 2,5m, e na minha imaginação ele era azul (não sei porque) :confuso:!!!!

Se você analisar uma parte que o Gothmog de Angband amarra um elfo (não lembro quem) na 5ª batalha, parece que ele tem mesmo uma estatura normal. Como um ser gigante ia amarrar um elfo?
 
em SdA acho que dá a impressão de que o balrog é gigante pois diz que ele abre as "asas" de parede a parede, mas suas sombras em forma de asa (ou vice versa caso alguém prefira) poderiam ser bem maiores do que ele. Mas acho que quando eu li pela primeira vez acho que foi isso que me influenciou, fora o fato de que os orcs se afastavam com medo dele, logo eu imaginei um gigante.
 
eu imaginei o carinha azul (?????) voando no alto da sala, olhando pra ponte e pro gandalf, eu imaginava o balrog com bem menos fogo. mas é claro que isso era quando eu achava que ele tinha asas. hhheheheeh
 
Para ter mais ou menos uma idéia, de uma olhada no livro de criaturas do d&d terceira ed.(rpg).Lá tem as estaturas de orcs, homens, anões, hobbits, dragões, elfos etc...
 
Não podemos discutir sobre a obra de Tolkien com livros que não foram escritos pelo próprio... porque muito do que ele escreveu fica fora de discussão por ter sido recusado...

"Asas" é uma metáfora pra forma que as sombras/aura de medo do balrog se espalharma pelo salão. Por isso os orcs fugiram, com medo que o balrgo impunha, não necessariamente pelo tamanho.
 
balrogs não tem asas. as sombras dele que foram de parede a parede. eu imaginei o balrog do tamanho que ele tá no filme e ainda imagino, mesmo sabendo que ele devia ser menor.
 
Eu acho q os balrogs deveriam ter 2,5m, Gothmog uns 3m.

Os Vala ficavam com a altura q quisessem e qdo quisessem, então é meio inútil discutir a altura deles.
 
É claro que os Valar podiam mudar de estatura e de forma também, mas frequentemente eles assumiam uma forma física que era mais ou menos constante é disso que eu estou falando, inclusive o Melkor perde essa habilidade de modificar de foma.
 
Acho que eles eram do tamanho de calaquendis altos na maior parte do tempo, e o Melkor era um pouco maior que o possivel para os elfos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo