Eu ainda não consigo entender em que desmerece um time ter apoio da prefeitura. Desde que seja fiscalizado, dentro da lei eu só vejo BOAS coisas: cidade ganha, futebol como um todo ganha, jogadores terão mais opções de jogo, torcedor terá mais times bons pra ver, grandes clubes terão mais "celeiros", Seleção terá mais opções de destaques...
Isso é recalque de quem torce pra time EX-grande.
Eu acho antidesportivo.
Os times de prefeitura não aparecem para demonstrar grandes administrações como costumo escutar aos montes nesses programas esportivos. Se assim fosse, até acharia bom como exemplo aos demais.
Mas não, aparecem porque tem saco sem fundo de dinheiro público.
É só ver que esses times todos afundam depois que o apoio financeiro some. Exatamente igual aos grandes do Brasil que tiveram super-parceiros mas que eram mal administrados e afundaram após o fim do apoio. Como o Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Vasco, etc.
Mas pelo menos gastaram dinheiro privado, da parceira. Não dinheiro do bolso de trabalhadores que podem sequer ser fãs de futebol. Para muita dessa gente, é dinheiro que trará zero retorno.
Dinheiro público pode e deve ir sim para o esporte. De base.
Escolinhas de futebol, clubes de natação, tenis, etc.
Que realmente traga retorno de saúde, perspectivas de trabalho, etc, para o maior numero possível de habitantes do local. Não para fazer propagandinha política.
Nem sequer como celeiro servem muito. A grande maioria desses clubes de prefeitura não revelam jogador da sua base. Simplesmente pegam jogadores da base de outros clubes de estados mais pobres e colocam para jogar contra os grandes da sua cidade. E aí todo mundo acha que foi o São Caetano, Barueri, Nova Iguaçu, etc, quem criou aquele jogador.