• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estados físicos da matéria

O que? cara vc não me conhece, a unica coisa verdadeira q vc falou aí eh q eu tenho 20 anos.

Desculpe por tentar tirar sua hegemonia aqui, mas pra quem faz facul de fisica deveria entender um pouco mais de metodologia científica. Se vc soubesse como soou patético seu ultimo post

Eh melhor eu parar de postar nesse topico, pega mal pra minha reputação ter falado com vc

edit: fui meio mal-educado e editei o post
 
cara... me irrita muito tentar explicar coisas a meu ver simples um milhao de vezes.... me irrita muito.... por isso q eu postei akilo..... para q vc esta fazendo de sacanagem sacou? parace q eh uma brincadeira de mau gosto.... eu nao sei como explicar isso para vc .... pense assim.... eh q nem explicar 2+2 para alguem...... eh uma coisa tao simples q se o cara para o qual vc ewsta explicando nao entender vc vai ficar muito irritado nao eh???? bem eh assim q eu estou me sentindo....parace q vc nao esta acreditando so de birra...



e eu nao sou muito bom em explicar as coisas as pessoas tb nao..... eu penso de uma maneira diferente... a minha logica eh meio maluca...


portanto me desculpe por ser grosso...


Dwarf
 
Nerjal, se você quiser apresentar os seus argumentos de novo, eu juro que vou ter paciência de lê-los todos e considerá-los e explicar exatamente onde está o ponto-chave que está bloquerando a sua compreensão :D
 
http://www.madsci.org/posts/archives/mar97/856645740.Ph.r.html

Não existe nada bloqueando minha compreensão; esse mito químico de taxar a rigor que o vidro é líquido super-viscoso já se esvaiu faz tempo ! Caramba...

Ps: Meneltar, vc é membro do tal clube do carl sagan?

Pois é, achei umas coisas num tópico perdido por ae e foi a coisa mais ignorante que já vi em se tratando de clube "científico" ...
 
nerjal; segundo o que o cara lá diz, o vidro seria um solido com algumas caracteristicas de liquido? por exemplo, apresentar viscosidade

--

O clube Carl Sagan não existe mais, não? virou Ciências!!! e depois esse fórum daqui, Ciência e Tecnologia, até onde eu sei..

Agora, como assim ignorancia? Eu não costumava postar lá, mas as discussões costumavam ter um caráter cientifico sim :roll: que topico voce achou?
 
bem qunado vc faz o spectro do vidro a forma do grafico q ele da eh a forma de um liquido por causa da dezordenaçao das moleculas, a resistencia do vidro eh exatamente pq ele eh liquido.... quanto mais rapido o vidro eh resfriado menos suas moleculas estao ordenadas... e isso faz com q ele fique mais e mais resistente... (a forma como os vidros do onibus espacial sao resfriados eh um segredo ) quando vc esquenta o vidro ele se torna quebradiço.... isso pq as suas moleculas se ordenaram melhor....

essas coisas sao By Primula... q eu encontrei esses dias e falei com ela ok ?


abraços DWarf
 
Bom, postando apressadamente aqui, sou totalmente leiga nessas coisas, mas o que eu entendi da conversa de vocês no sábado no encontrão foi o seguinte: o vidro tem estrutura amorfa e por isso ele fica com o tal gráfico do espectro igual ao gráfico de um líquido. A Primula comentou que é possível cristalizar-se proteínas de forma que elas formem cristais como de sólidos (essa cristalização se faz no espaço), e com isso os gráficos dessas proteínas ficam com características de gráficos de sólidos. Quando eu perguntei a ela se a mesma coisa podia ser feita com o vidro, de forma que se fabricasse vidro com estrutura cristalina e que gerasse um gráfico de sólido, ela disse que se fizermos isso não obteremos vidro, mas sim outro tipo de material, muito mais resistente do que vidro (lâminas de 40 mícrons de espessura desse material cortam, enquanto que lâminas de vidro com essa espessura esfarelam).
 
nao nao Swanhild, se o vidro cristalizasse no espaço ele seria muito quebradiço, lembra q ate comentamos q o vidro quanto mais rapidamente resfriado mais ele eh resistente? pq quando ele eh resfriado rapido ele nao forma a estrutura cristalina direito... a pri ate comentou q o vidro de 40 microns q ele tem corta a mao dela... mas se ela deixar no fogo pur um tempinho se esfarela toda.... nao foi??


abraços Dwarf (bom te ver postando aki moxa :P )
 
Eu tava mesmo tentanto lembrar dos detalhes da conversa, inclusive a história do vidro de 40 mícrons; valeu, Logan. Então eu confundi os 'vidros', e o que é mais resistente é o amorfo, e não o cristalino. (Tá, tou abusando da linguagem, o cristalino não é vidro... :mrgreen:).

Mas bem, para mim a coisa do vidro ser líquido ficou clara quando a Primula explicou que a tentativa de se fazer um vidro com estrutura de sólido, cristalina, não dá certo, que a gente acaba fabricando outro material diferente do vidro. (A diferença aparece na resistência do material obtido, que é mto menor do que a do vidro, e no tal gráfico de espectro).
 
Gente...sem querer colocar lenha na fogueira....sou engenheira de materiais e esse conceito do líquido super viscoso realmente é errôneo.
O vidro se encaixa na classe de materiais cerâmicos devido a sua composiçao (composta basicamente de sílica).
Se falarmos em 'qual estado o vidro é'..ele se encaixaria em amorfo, não sendo cristalino por não possuir o que chamamos de 'ordem de longo alcance', que caracteriza um material sólido.
 
Exato.

O vidro possui um tempo de relaxação muito grande. Isso significa que demora tempos muito grandes para ele encontrar um estado de equilibrio. Cristais possuem um estado de equilibrio bem definido, as moleculas ficam posicionadas em uma estrutura que minimiza a energia interna e pode ficar ali tanto quanto as perturbações térmicas permitam.

Num vidro demora DEMAIS pra isso acontecer. Então a sua estrutura microscópica muda no decorrer de milhões de anos pois não existem minimos obvios de energia interna. é uma situação muito mais complexa.

Imaginem varias bolas de gude em uma bacia com o centro mais fundo que as bordas. O estado de equilíbrio seria todas próximas umas das outras e no ponto mais baixo da bacia. É o que tende todos os atomos em um sólido, seria um cristal. Se vc vibrar um pouco a bacia vc faz o papel da temperatura - por isso os cristais derretem ... vc esta vibrando demais - mas um vidro seria uma cratera lunar... com muitos efeitos acontecendo ao mesmo tempo. Então ele é sólido, mas tem fases chamadas "fase de vidro" onde se comporta, dependendo de certas circunstâncias, desse jeito.

Pra que serve? Pra escrever artigos !
 
LuPippin disse:
Se falarmos em 'qual estado o vidro é'..ele se encaixaria em amorfo, não sendo cristalino por não possuir o que chamamos de 'ordem de longo alcance', que caracteriza um material sólido.

E nesse caso o vidro não é sólido, certo?

Zeorymer, pelo que você diz, dado tempo suficiente (milhões de anos pelo seu post), é possível que as moléculas do vidro se organizem em cristais? Mas nesse caso teríamos com isso um material diferente do vidro, não é? Diferente e muito menos resistente, de acordo com o post do Logan.
 
Sim... "é" possivel. Mas o tempo que vc deveria esperar é diversas ordens de grandeza acima do tempo de vida conhecido do universo. É da ordem de Trilhões de Bilhões de Anos e olhe lá.

O que acontece é que as moleculas do vidro vão se organizando dentro de suas interações complexas e a agitação termica vai bagunçando tudo. Pode ter moleculas formando flores, espirais, o alfabeto elfico... "qq coisa" mas demora Demais pra ver estes efeitos. Varios materiais tem um comportamento vitroso sob alguns aspectos, se não me engano alguns queijos, e isso vem sendo estudado por muita gente mas não tem uma aplicação tão imediata. Estudar vidros é algo muito complicado a partir das suas propriedades microscópicas.

Em tempo, segundo o meu ex-orientador Vidro é solido. Alguns vidros tem a base mais grossa porque foram fabricados de forma errada. Demoraria demais pra um vidro escorrer. É solido.
 
poxa.... temos uma discordancia ae.... eu lembro de ter lido em um livr da minha prof de astrofisica q o vidro poderia ser classificado como liquido...

cara suponho q a estrutura do vidro possa ser modificada se ele for esfriado no espaço como se faz com as proteinas q no espaço tem uma construçao melhor de seus cristais..... o vidro nao eh uma estrutura cristalina... portanto nao pode ser estudado como solido..... nao eh?


Dwarf
 
Logan Macloud disse:
poxa.... temos uma discordancia ae.... eu lembro de ter lido em um livr da minha prof de astrofisica q o vidro poderia ser classificado como liquido...
Dwarf

Sim, porem eu trabalhei 3 anos com um especialista em sistemas complexos, cujo mestrado foi em sistemas vitrosos :twisted: :twisted: :twisted:
 
numa boa perguntei a dois professores de quimica inorganica outro dia... embos me deram a mesma resposta... solidos sao estruturas cristalinas... como o vidro nao eh uma ele nao pode ser classificado como um.... portanto ele el um material amorfo, um liquido.... sacou? a analize de espectros mostra exatamente isso....


Dwarf
 
Eu como matemática acho que vocês precisariam entrar num acordo sobre a definição do que é um sólido antes de mais nada. É complicado discutir o que o vidro é num grupo com pessoas de diferentes áreas (físicos, químicos, engenheiros) que adotam critérios diferentes para classificar um mesmo material.
 
RS. como sempre vc foi sussinta e correta!!


bem aqui vai a minha definiçao deliquido e de solido:

liquido: estrutura altamente desorganizada, suas moleculas nao formando cristais.
ex.: agua, e gases

Solido: estrutura altamente organizada suas moleculas formando cristais
ex.: cristais de gelo, diamante e grafite.


agora qual eh a definiçao de vcs?



Dwarf
 
Eu creio que 1, 2, 3, 4 e 8 são verdadeiros [sendo o Plasma(4) o estado além do gasoso, a matéria quase virando luz, como vi em uma definição de um livro e 8 a Matéria Escura que preenche mais de 90% do Universo (aterrorizante!)]

Creio que Vapor não seja um estado novo da matéria, mas um estado intermediário entre líquido/sólido e gasoso. Matéria em suspensão no gás...

Quanto a definições... bem, concordo com o Logan quanto a Sólido e em parte quanto a Liquido, sendo a única mudança o caso dos gases. Eles são matéria altamente desorganizada, não conseguindo manter nem ao menos um estado fluído...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo