• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estados físicos da matéria

#Gimli!#

Usuário
Bem, esse é um tema um pouco controverso (pelo q eu pude ver na minha escola) e eu queria a ajuda d alguém pra saber realmente quais são eles

Pelo q vi na minha escola, se eu juntar todos os estados físicos diferentes de q eu fui informado, somoam na totalidade 10 estados são eles:
01. Sólido
02. Líquido
03. Gasoso
Até tudo bem, sem nenhuma dúvida, agora...
04. Plasma, como exemplo o fogo q tem no palito de fósforo riscado
05. Outro plasma, este o exemplo é a gelatina
06. Energia, q segundo meu professor q citou esse estado, ainda não foi comprovado
07. Vapor, que não é a mesma coisa q gás
08. Alguma coisa negra, q constitui boa parte do Universo
09. Condensado d Bose-Einstein
10. Doce de leite :lol: :lol: :lol:

Bem, de minha parte, eu acredito no 1, 2, 3, 4, 7 e 9. E vcs, o q acham disso?
 
eu sempre ouvi falar do sólido, líquido e gasoso. :P

mas tb conhecia o plasma e um tal de pastoso que seria algo do tipo da Lava que sai do vulcão
 
Na verdade, a classificação de estados da matéria conta com mais de 30 estados diferente. Tudo depende do arranjo molecular da matéria em questão, daí dependendo eles chamam de Sólido I, Sólido II, etc...

Quanto à matéria escura, ela ainda não foi classificada por que essa é uma teoria que ainda não foi aceita por todos.

O plasma no caso, é na verdade um "gás". A diferença, é que o gás você pode fazer, por meios mecânicos, sublimar ou condensar - o plasma não ^^
 
o zero absoluto é o condensado d bose-einstein

uma duvida o plástico é líquido ou sólido não-sei-o-que? (esqueci o nome que se dá ao sólido com moléculas desorganizadas)

Editado: me lembrei, é sólido amorfo
 
o vidro eh solido ou liquido????
meu prof d matematica falo q eh solido... e meu prof d quimica disse q eh "liquido", + um liquido diferente...
oq vcs acham???? eu acho q eh liquido....
 
#Gimli!# disse:
Bem, esse é um tema um pouco controverso (pelo q eu pude ver na minha escola) e eu queria a ajuda d alguém pra saber realmente quais são eles

Pelo q vi na minha escola, se eu juntar todos os estados físicos diferentes de q eu fui informado, somoam na totalidade 10 estados são eles:
01. Sólido
02. Líquido
03. Gasoso
Até tudo bem, sem nenhuma dúvida, agora...
04. Plasma, como exemplo o fogo q tem no palito de fósforo riscado
05. Outro plasma, este o exemplo é a gelatina
06. Energia, q segundo meu professor q citou esse estado, ainda não foi comprovado
07. Vapor, que não é a mesma coisa q gás
08. Alguma coisa negra, q constitui boa parte do Universo
09. Condensado d Bose-Einstein
10. Doce de leite :lol: :lol: :lol:

Bem, de minha parte, eu acredito no 1, 2, 3, 4, 7 e 9. E vcs, o q acham disso?

Existem apenas 5 estados físicos.
Sólido, líquido, gasoso, plasma e 0 absoluto (condensado de Bose-Einstein).
Os 3 primeiros todo mundo conhece.

O estado denominado de plasma ocorre quando uma substância é elevada à uma temperatura muito alta. Os átomos adquirem tanta energia e se afastam tanto que não existem interações entre eles. Isso ocorre, por exemplo, na decolagem e pouso de ônibus espaciais devido ao atrito com a atmosfera.

O último é quando a temperatura chega ao 0 absoluto ou 0 K (0 Kelvin) que corresponde a -273º C. Esse estado é teoricamente impossível de ser atingido, apesar de já conseguiram temperatura muito baixas, em torno de 0,000001 K.
Muitos dizem que esse estado não é possível de ser atingido, pois a energia do átomo seria 0. Isso não é correto, pois segundo a terceira lei da termodinâmica, a energia de um cristal perfeito a 0 K é zero. Como não existe um cristal perfeito, mesmo no 0 absoluto, a energia de um material seria maior do que zero.

Não existe um estado chamado de vapor. O vapor está dentro do estado gasoso.
Uma substância é denominada vapor quando está no estado gasoso, mas com um aumento de pressão, pode-se fazer com que a substância volte ao estado líquido.
Para cada substância, existe uma temperatura, denominada de temperatura crítica, que se ultrapassada, nem mesmo a pressões extremas, a substância voltaria a ser líquida. Nesse caso, a sustância poderia ser denominada gás.
No caso da água, essa temperatura é 374 º C.

Agora vamos aos estados químicos.

Ao misturar 2 substâncias, a mistura pode ser uma mistura Homogenia ou Heterogenia.

A mistura é homogenia quando o tamanho médio dos átomos da mistura é muito pequeno. Essas misturas são chamadas de soluções verdadeiras. Um exemplo clássico é a solução de água e sal de cozinha.

Existem as soluções falsas ou coloidais (Estado Coloidal). Elas ocorrem quando o tamanho médio dos átomos da mistura não é nem pequeno nem grande. Com isso, não é possível ver as 2 substâncias a olho nu. Elas só podem ser vistas com o uso de ultramicroscópios. Um exemplo é a gelatina que o seu professor falou.

Já nas misturas heterogenias, é fácil ver a presença das 2 substâncias a olho nu. Um exemplo é a mistura entre a água e o óleo.

A energia não é um estado. O seu professor deve ter confundido. Em química se define a energia como função de estado, pois em uma reação, não importa como houve a variação de energia. O que importa é a quantidade de energia que foi absolvida ou liberada.

#Gimli!# disse:
08. Alguma coisa negra, q constitui boa parte do Universo

Não sei sobre o que você está falando.
Se essa coisa que você se refere é o éter, essa teoria já foi descartada há muito tempo.
Ela foi criada para explicar porque a luz, que os cientistas achavam que era uma onda, viaja no espaço. Não poderia existir um vácuo, pois nenhuma onda se propaga na ausência de matéria.
Mas já foi comprovada a dualidade da luz, ou seja, ele se comporta tanto como onda, quanto com partícula.
 
Gunblademaster disse:
o vidro eh solido ou liquido????
meu prof d matematica falo q eh solido... e meu prof d quimica disse q eh "liquido", + um liquido diferente...
oq vcs acham???? eu acho q eh liquido....

Não se chegou a um acordo sobre isso. Em antigas catedrais, os vidrais apresentam na sua parte inferior uma espessura maior do que na parte superior. Daí teve-se a idéia que o vidro é um líquido, pois ele escorria. Ele seria um líquido com uma viscosidade muito grande, também chamado de pseudo-líquido.
 
Ninquë Mandos disse:
Gunblademaster disse:
o vidro eh solido ou liquido????
meu prof d matematica falo q eh solido... e meu prof d quimica disse q eh "liquido", + um liquido diferente...
oq vcs acham???? eu acho q eh liquido....

Não se chegou a um acordo sobre isso. Em antigas catedrais, os vidrais apresentam na sua parte inferior uma espessura maior do que na parte superior. Daí teve-se a idéia que o vidro é um líquido, pois ele escorria. Ele seria um líquido com uma viscosidade muito grande, também chamado de pseudo-líquido.

era isso msm q o meu prof d quimica falo....
eu havia me esquicido do nome pseudo-liquido
+ vc acha q eh oque????
 
Gunblademaster disse:
Ninquë Mandos disse:
Gunblademaster disse:
o vidro eh solido ou liquido????
meu prof d matematica falo q eh solido... e meu prof d quimica disse q eh "liquido", + um liquido diferente...
oq vcs acham???? eu acho q eh liquido....

Não se chegou a um acordo sobre isso. Em antigas catedrais, os vidrais apresentam na sua parte inferior uma espessura maior do que na parte superior. Daí teve-se a idéia que o vidro é um líquido, pois ele escorria. Ele seria um líquido com uma viscosidade muito grande, também chamado de pseudo-líquido.

era isso msm q o meu prof d quimica falo....
eu havia me esquicido do nome pseudo-liquido
+ vc acha q eh oque????
Acho que é líquido. No estado sólido os átomos só possuem movimento vibracional. Ele não posseu movimento rotacional e traslacional, ou seja, um átomo não desloca sobre o outro.
Mas essa ideia é meio estranha.
Pesa bem, eu nunca ví um sólido escorrer.
Mas também em muito estranho pensar que esse vidro que estamos vendo na nossa frente no monitor na verdade é um líquido...
 
Bowser disse:
Metais também sofrem distorção e nem por isso são líquidos...ou são?
não
o caso do vidro eh a mesma do diamante, a partir de uma temperatura e pressão x, os atomos vão se organizar de tal forma q se transforma em vidro, assim com o o diamante acima de 1000°C e uma pressão x que naum sei qual eh, ele se torna grafite
 
Omykron disse:
vidro eh silica
silica eh solido.

Não
Vidro é feiro a partir da sílica, mas não é sílica.
O que você falou é a masma coisa do que falar que diamante é grafite pois pode ser feito usando grafite....

Bowser disse:
]Metais também sofrem distorção e nem por isso são líquidos...ou são?
Metais podem ser maleaveis ou dúcteis, mas isso não tem nada a ver com os movimentos vibracionais, translacionais e rotacionais, e sim com seu tamanho e suas interções interatômicas...
 
tenho poucas coisas a acrescentar ao q o Ninquë Mandos falou......


o plasma eh um gas muito quente ionizado... pode ser feito no micro ondas da sua casa (nao vou ensinar como se nao vai ter um monte de mae querendo o meu couro)

o zero absoluto, 0 kelvin eh um estado TEORICO e apenas isso... e eu ja falei varias vezes provavelmente (quase certamente) inatingivel, pois materia = energia, calor = movimento , movimento = energia, 0 kelvin = 0calor, 0calor = 0 movimento , 0movimento = 0 energia

DAi NAO EH POSSIVEL

(alem de outras formas de explicar isso... q eu ja falei mais de um milhao de vezes aki no forum mesmo (talvez nao nesse subforun)

vidro eh Liquido. isso eh um fato.



abraços Dwarf
 
Bowser disse:
vidro eh Liquido. isso eh um fato.
Bebe vidro pra você ver se te cai bem :lol: :lol: :lol:

http://www.fisica.ufc.br/qsaber/respostas/qr0513.htm
O vidro definitivamente não é um sólido cristalino, pois não possui estrutura microscópica periodicamente organizada. É o que chamamos de sólido amorfo, ou seja, um líquido com viscosidade enorme, e quando digo enorme, estou querendo realmente dizer enorme. Algumas pessoas afirmam que o vidro escorre, e que isto pode ser constatado nos vitrôs das catedrais antigas. Entretanto, trabalhos científicos conceituados, apesar de não negarem que o vidro "escorre", já demonstraram que a idade das catedrais não é suficiente para que o vidro escorresse o suficiente para produzir as diferenças de grossura no topo e na base dos citados vitrôs. Na realidade o vidro, com relação à forma, se porta como um sólido, não o sendo apenas pela rigorosidade na definição de sólido cristalino.
:roll:

Condensado de bose-einstein:http://www.fisica.ufc.br/qsaber/respostas/qr0592.htm
 
Quanto ao vidro. O vidro das janelas e etc. é sólido. Pode é ser passado a líquido, ok? E depois posto da forma que se quiser. É raro haver algo que tenha apenas 1 estado físico. as substâncias normalmente podem ser de vários estados físicos: A água por exemplo, pode ser líquida ( água que bebemos ), sólida ( gelo ) e gasosa ( vapor de água, aquilo que sai das panelas de pressão e existe no ar, e que embacia o vidro ).
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Quanto ao vidro. O vidro das janelas e etc. é sólido. Pode é ser passado a líquido, ok? E depois posto da forma que se quiser. É raro haver algo que tenha apenas 1 estado físico. as substâncias normalmente podem ser de vários estados físicos: A água por exemplo, pode ser líquida ( água que bebemos ), sólida ( gelo ) e gasosa ( vapor de água, aquilo que sai das panelas de pressão e existe no ar, e que embacia o vidro ).
Ta certo, determinem a temperatura que vocês
tão falando que o vidro é líquido.

Seria temperatura ambiente ?
 
pq isso naum acontece visivelmente em equipamentos q estão em grandes velocidades, ou em altas pressões?
 
Hmm..comentando o que o Logan falou.
Não sei se isso é verdade, mas, há algum tempo eu li que quando chegaram bem próximos ao 0K (-273,15ºC) a amostra em questão simplesmente sumiu, se desmaterializou.Sei lá, os elétrons tem uma massa de repouso(ten hoquase certeza de que é 511KeV) acho que se você passar de uma determinada temperatura, essa massa seria anulada e ocorreria uma reação nuclear tipo ε (captura de orbital).
(Radiação ε - Ocorre quando um elétron de um orbital interno é atraído para o núcleo e se aniquila com um pósitron originário do decaimento virtual de um próton em nêutron+pósitron+neutrino"v"(eu não me lembro se é neutrino ou anti-neutrino, mas que é neutrino eletrônico é).Ocorre então, uma emissão de raios X característicos, devido a um elétron de um estado menos ligado (orbitais superiores, mais energéticos) passar para um menos ligado.A energia do raio X é a diferença de energia dos dos estados quânticos do elétron (E"x" = Ei - Ef)

=>Apostila de Radioproteção e Dosimetria do Instituto de Engenharia Nuclear- Centro de Pesquisas e Pós Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Sobre o número oito do post inicial.

Bem, eu li que esta "matéria escura" é uma influência das atrações gravitacionais que corpos de elevada massa localizados em outras branas exerceriam sobre a nossa, deformando o espaço-tempo exatamente como os corpos que estão na nossa brana.Essa tal dessa força é propagada em onze dimensões por entre as branas e vai perdendo intensidade conforme a distância.Claro: teoria cordista longe de ser unanimemente aceita, mas eu considero a exlicação mais plausível para desvios de órbitas específocos e tal.A não ser que alguém queira falar de Teoria de Gravidade Quântica, mas acho que os físicos resolveram botar isso na gaveta por enquanto.
(=>o Universo numa casca de Noz- Stephen Hawking)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo