• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estado do Pará "fatiado" em 3

Tocantins Pim que eu conheci parcialmente sem zoeira, tem cidades lá que são verdadeiras ilhas, terra de ninguém e acho que Goiás até agradeceu ter se desmembrado dele e certamente está lavando as mãos.
 
Conversa!

Mato Grosso eu até acho que pode se dividir, mas os demais são só projetos de senadores e deputados querendo mostrar algum serviço. Até porque, certos estados possuem uma identidade cultural fortíssima que os une, independente de política: São Paulo, Minas Gerais e Rio são grandes exemplos, mas PRINCIPALMENTE, Rio Grande do Sul. Este 4 estados (com muita ênfase no último) são quase países independentes dentro do Brasil e, no fim das contas, a tradição fala mais alto que política.

Já o estado do Amazonas, por maior que seja, não vejo possibilidade, sendo que 9 das 10 maiores cidades da região ficariam no Amazonas, ou seja, os 3 novos estados que se formariam seriam, praticamente, só mato!
Sem contar na questão ambiental. Estados que se dividem demandam novas estradas, novas cidades, novas satélites, nova economia, migração descontrolada etc e tal. Ou seja, adeus resto de floresta!

Os estados do sudeste acho difícil de algum dia serem divididos. Mas com relação ao Pará, Amazonas e Mato Grosso, a priori seria interessante. A constituição permite, no papel é bonito, mas temos exemplo do Tocantins que ainda deixa a desejar.

A questão não é a quantidade populacional, mas sim a forma como a sociedade nestas regiões se encontram organizada (ou "desorganizada") além de preparados para encarar "uma nova identidade" federativa a fim de promover uma sustentabilidade sócioambiental e facilitar a administração pública e interesses afins.
 
Semana que vem começa a propaganda no rádio e TV paraenses, o plebiscito será dia 11 de Dezembro.

Outro dia ao acaso pela Internet estava ouvindo uma rádio paraense e ouvi uma propaganda da Justiça Eleitoral avisando sobre isso.

Pra variar a Justiça Eleitoral chata como ela é, ao final da propaganda dá a sua famosa coimida de rabo alertando que o voto é obrigatório e que todo eleitor deve regularizar a sua situação o mais rápido possivel.
 
Pará é a terra mais sem lei do Brasil. Conheço algumas pessoas de lá, e elas frequentemente me contam uns absurdos que são normais por ali. Não falo sobre corrupção e afins pois isso é o normal para o Brasil inteiro, mas sim sobre atos "desumanos". Por exemplo: o pai de um dos meus amigos já, declaradamente, matou alguma_S_ pessoas, e isso é absolutamente trivial para eles - sendo autodefesa ou não. Fora casos de estupro impunes, pessoas completamente acima da lei, etc etc etc. Com isso, já dá para ter uma idéia da situação do pessoal dali.

O Brasil tem estrutura equalitária em relação a expressão de deputados dentro do sistema. Então, vc ganha com números, e não com qualidade. A razão óbvia o Deriel já apontou: mais poder ao setor Norte, que continua sob o controle absoluto de algumas famílias (me lembrando o coronelismo).

Existe algum lampejo mínimo de justificativa pra essa divisão? Representatividade de povos indígenas em uma unidade federal? me poupe....

A única coisa positiva que vejo nisso é a maior chance de ocorrer uma revisão qualitativa na expressividade dos deputados
 
Só gostaria de ver uma única vez apenas por mera curiosidade qual será o argumento que separatistas e não-separatistas farão durante 1 mês no horário político.
 
Pará é a terra mais sem lei do Brasil. Conheço algumas pessoas de lá, e elas frequentemente me contam uns absurdos que são normais por ali. Não falo sobre corrupção e afins pois isso é o normal para o Brasil inteiro, mas sim sobre atos "desumanos". Por exemplo: o pai de um dos meus amigos já, declaradamente, matou alguma_S_ pessoas, e isso é absolutamente trivial para eles - sendo autodefesa ou não. Fora casos de estupro impunes, pessoas completamente acima da lei, etc etc etc. Com isso, já dá para ter uma idéia da situação do pessoal dali.

O Brasil tem estrutura equalitária em relação a expressão de deputados dentro do sistema. Então, vc ganha com números, e não com qualidade. A razão óbvia o Deriel já apontou: mais poder ao setor Norte, que continua sob o controle absoluto de algumas famílias (me lembrando o coronelismo).

Existe algum lampejo mínimo de justificativa pra essa divisão? Representatividade de povos indígenas em uma unidade federal? me poupe....

A única coisa positiva que vejo nisso é a maior chance de ocorrer uma revisão qualitativa na expressividade dos deputados

Não sei quais são as justificativas, mas eu vejo as questões práticas: as distâncias entre as principais cidades do Pará são imensas. De Belém a Altamira são quase 1000km. Até Santarém, 1600km. Só a CIDADE de Altamira tem área quase igual ao ESTADO do Paraná, e é maior que a Grécia!
Tenho um colega que trabalhou de caminhoneiro, inclusive por aquelas bandas, e ele acha positiva a divisão porque diminuiriam as distâncias no que tange o atendimento de forma geral da população. Independente da questão política, vejo a divisão como algo benéfico. Como aconteceu primeiramente com Mato Grosso do Sul (onde, por sinal, este meu colega nasceu, antes da divisão), e depois com Tocantins, que agora começa a se estabelecer como um Estado com identidade própria. Creio que Tapajós e Carajás poderiam surgir para ajudar neste sentido: facilitar a administração pública, ainda que possa não ser em função desse motivo.
 
Se os estados novos que surgirem a partir do Pará forem como o Mato Grosso do Sul será ótimo, pois esse era um caso que a parte sul do antigo MT estava prosperando mais rapidamente que o norte e até justificava separar fazendo Campo Grande se tornar uma capital estadual importante.

Mas se Carajás e Tapajós forem dois novos "Tocantins", estado que eu já visitei, com todo respeito a unica coisa que acrescentou de positivo lá foi uma capital planejada novinha em folha, mas o resto do estado continua com o desenvolvimento praticamente parado no tempo nas demais cidades. Enquanto isso Goiás com tamanho mais reduzido aconteceu o inverso tendo seu desenvolvimento bem mais acelerado e não ficando restrito apenas a região metropolitana de Goiânia.

O que será bom pra Marabá e Santarém é que se tornando capitais estaduais elas ganham mais imponência e mais investimentos, mas continuarão ainda fazendo parte de estados de tamanho muito grande e que precisarão distribuir melhor isso pro desenvolvimento não ficar concentrado quase todo nessas cidades.
 
Última edição:
Infelizmente a tendência no norte é ficar igual a Tocantins. Nada parecido como os dois estado do Mato Grosso (Aliás, poderiam dar outro nome ao MS né).

E a divisão do MT foi muito benéfica para o Brasil e para as populações locais.
 
Além dos novos senadores e deputados, teria que ser criada toda uma administração pública(cabide de empregos). Esses novos estados não conseguiriam se manter sozinhos, no final a União teria que sustenta-los
 
Além dos novos senadores e deputados, teria que ser criada toda uma administração pública(cabide de empregos). Esses novos estados não conseguiriam se manter sozinhos, no final a União teria que sustenta-los

E de fato pra alguns "caciques politicos" regionalistas praticarem "cononelismo" esses dois novos estados são um prato cheio em potencial.
 
Última edição:
Falando do meu estado, houve diversas razões históricas, culturais, mas a que impulsionou mesmo e deu razão a divisão foi uma articullação política: Vésperas de eleição, mt dividido, o ms era um estado garantido com apoio à ditadura.
Isso vai valer nesse também, certamente, como já citado.
 
Sou do Norte (moro no Amazonas) e entendo um pouco a realidade dos meus vizinhos paraenses, conheço muitos aqui em Manaus.

Acredito que essa decisão não vai beneficiar o povo, a maioria, e sim minorias, em especial certas empresas que terão o apoio dos políticos locais para explorar à vontade. Outra coisa que vocês não sabem é que este debate está repleto de antigas rivalidades regionais.

O que o povo paraense precisa é de uma gestão que rompa com a oligarquia vigente e que invista fundo em infra-estrutura e geração de emprego. Infelizmente, aqui no Norte, somos governados sempre pelas mesmas famílias que fazem seus sucessores como e quando querem e governam para poucos.
 
Sou do Norte (moro no Amazonas) e entendo um pouco a realidade dos meus vizinhos paraenses, conheço muitos aqui em Manaus.

Acredito que essa decisão não vai beneficiar o povo, a maioria, e sim minorias, em especial certas empresas que terão o apoio dos políticos locais para explorar à vontade. Outra coisa que vocês não sabem é que este debate está repleto de antigas rivalidades regionais.

O que o povo paraense precisa é de uma gestão que rompa com a oligarquia vigente e que invista fundo em infra-estrutura e geração de emprego. Infelizmente, aqui no Norte, somos governados sempre pelas mesmas famílias que fazem seus sucessores como e quando querem e governam para poucos.


Essa possivel divisão do Pará se vier a concretizar acho que pode influenciar futuramente o Amazonas já que ele ficaria sendo de forma isolada em tamanho como o único estado "gigante" do Brasil e alguns politicos regionais se sentirão estimulados a pegar carona na causa paraense e quererem propor divisões, com aquele velho argumento que o AM é muito gigante pra ter uma sede governo localizada em Manaus há centenas e até milhares de km de distância.
 
Não sei quais são as justificativas, mas eu vejo as questões práticas: as distâncias entre as principais cidades do Pará são imensas. De Belém a Altamira são quase 1000km. Até Santarém, 1600km. Só a CIDADE de Altamira tem área quase igual ao ESTADO do Paraná, e é maior que a Grécia!
Tenho um colega que trabalhou de caminhoneiro, inclusive por aquelas bandas, e ele acha positiva a divisão porque diminuiriam as distâncias no que tange o atendimento de forma geral da população. Independente da questão política, vejo a divisão como algo benéfico. Como aconteceu primeiramente com Mato Grosso do Sul (onde, por sinal, este meu colega nasceu, antes da divisão), e depois com Tocantins, que agora começa a se estabelecer como um Estado com identidade própria. Creio que Tapajós e Carajás poderiam surgir para ajudar neste sentido: facilitar a administração pública, ainda que possa não ser em função desse motivo.
mas po, uma ação desse naipe n pode ser discutida independente das questões políticas

fora q um estado inteiro criado unicamente para satisfazer os caprichos políticos de poucos _jamais_ vai ter como foco alguma melhoria social / infra / etc. realmente vai existir uma capital no meio do nada, mas fucking hell, isso cobre o prejuízo? fora q como o fureur muito felizmente citou, essa alteração abre as portas para algo equivalente no amazonas. temos uma caralhada de áreas "estratégicas" no amazonas em termos de recursos naturais, e pense só em loteamento dessas áreas para cada uma ter o seu próprio conjunto de regras ambientais/etc (e lembre-se que regra no brasil = mecanismo para facilitar exploração). ah vá, a idéia original é dar mais expressão as indivualidades de cada comunidade indígena regional, o fato das fronteiras se parecerem muito com essas áreas estratégicas de exploração é uma mera coincidência XD
(só um exemplo de mais uma consequencia possivel. nao muito provavel, mas possivel)

---

@tópico
é tanta coisa fudida que a vontade é de dedicar a vida a juntar uns dinheiros e financiar uma guerrilha haheuhe

alguém topa? o/
 
Essa possivel divisão do Pará se vier a concretizar acho que pode influenciar futuramente o Amazonas já que ele ficaria sendo de forma isolada em tamanho como o único estado "gigante" do Brasil e alguns politicos regionais se sentirão estimulados a pegar carona na causa paraense e quererem propor divisões, com aquele velho argumento que o AM é muito gigante pra ter uma sede governo localizada em Manaus há centenas e até milhares de km de distância.

Também temo isso! O Amazonas e o Pará tem essas características em comum: o tamanho, o mesmo naipe de políticos fanfarrões e conservadores, conflitos por terras (não é noticiado, mas existem muitos casos de assassinato de pequenos agricultores no sul do Amazonas), muitas empresas de olho em nossas riquezas, etc.

Além disso os paraenses são um povo unido, com uma cultura forte. TODOS que conheço tem orgulho de dizer: Nasci no Pará. Isso é coisa que não se vê por aí. Deve-se pensar, antes de tudo, essa divisão é boa para quem?
 
Vou votar Não porque a motivação tem sido claramente política.

Enquanto isso...

... a quantidade de crianças ribeirinhas sem a menor condição de saúde, educação, etc e etc continua.

O menino da foto é Nequias o 7º filho de Maria de Nazaré 28 anos. Habitante de uma comunidade as margens do Rio Capim chamada Tijuju.
 

Anexos

  • IMG-20111021-00143_2.jpg
    IMG-20111021-00143_2.jpg
    253,1 KB · Visualizações: 12
Divisão do Pará é rejeitada por mais de 60%, diz Datafolha

Esse pesquisa dá uma leve idéia do que pode ser esse plebiscito.

Nos futuros "prováveis" estados a vontade da emancipação prevalece mais, enquanto no Pará com tamanho mais reduzido prevalece justamente a vontade muito maior de se manter como está. Ou seja está dando a lógica.

Independente das pesquisas uma coisa é certa: o "Pará reduzido" onde está Belem tem uma população muito maior que os futuros dois estados, então o resultado de quem mora lá será determinante pro resultado final. Se a vontade em dizer "não" for muito maciça de nada adiantará a vontade dos dois outros estados separatistas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo