• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Está tudo em família: Os Finwënianos

Que texto confuso! Mas deu uma vontade enorme de ler o shibboleth, tem alguma chance de ele ser traduzido?
 
Caracas, curti mesmo esse texto, como fazia tempo que não curti um do Martinez. É um boa análise de grande parte do material encontrado principalmente no Shibboleth of Fëanor. Legal que ele coloca Fëanor e Fingolfin nos seus lugares, ou seja, AMBOS muito orgulhos e arrogantes, e enaltece a sabedoria e a bondade e ponderação de Finarfin, e o carisma de Finwë. É muito interessante, de fato. Ele só enrolou demais quando estava explicando a evolução da língua, com exemplos. :mrgreen:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Gostei bastante.

Tilion: Larga brasa nesse texto, que esse vale a pena. :dance:
 
Estou lendo agora esse texto do Martinez. Tem umas coisas bem estranhas nele. Em primeiro lugar, o caráter do Fingolfin o Martinez tira de uma ou duas frases do Shibboleth, e acho que ele exagera um pouco, especialmente quando ele diz que Fingolfin tinha intenções "maquiavélicas". O Martinez poderia ter usado mais material do Quenta para traçar um perfil do Fingolfin.
 
Eu gostei, vi mta coisa q eu naum sabia pq naum tenho os HoME, soh naum entra na cabeça a ideia q Gilgalad eh filho de Orodreth, q eh filho de Angrod mas o texto eh bom sim.
 
Eu nunca li o shibboleth, mas acho realmente que essa imagem do Fingolfin que o Martinez traça é meio incoerente com a do silma, talvez ele fosse menos 'santificado' do que é no silma, mas não deveria ser tão parecido com Feanor quanto o Martinez afirma.

Ps. Riff, eu tb não gostei disso de Gil-galad ser filho de Orodreth quando ouvi (li) na primeira vez, em parte porque eu gostaria mais que ele fosse da casa de Fingolfin. Mas parece que é mais certo mesmo.
 
Tem duas coisas que sao desconfortaveis nessa historia do Gil-Galad ser filho do Orodreth, que por sua vez seria filho do Angrod. Uma e que isso adiciona mais um "andar" na arvore genealogica da casa de Finwe, e no ultimo andar Finduilas e Gil-Galad aparecem sozinhos, sem nenhum outro parente que seja da geracao deles, o que e um pouco esquisito. A outra coisa e que isso faz com que Gil-Galad seja irmao de Finduilas. Nao parece estranho que ela morra na queda de Nargothrond enquanto ele sobrevive?

(Essas sao so umas coisas de que eu nao gosto nessa genealogia final. Mas que era ela a que estava valendo no estado em que o Silma foi deixado pelo Tolkien, nao ha duvida.)
 
Mas há razões para não haver parentes da mesma idade, Finrod não teve esposa, Aegnor também não, pelo o que eu sei. Ele se apaixonou por Andreth, não foi? E morreu depois na Bragolach. Galadriel teve o Amroth (possivelmente), que não casou, e a Celebrían só casou na SE. Aliás, Elladan, Elrohir e Arwen são da geração deles. Eu não sei quando Galadriel se casou, mas talvez ela só tenha se casado na SE.

Ps. Eu escrevi esse post muito preguiçosamente, é bem capaz que possua erros bisonhos.
 
É meio de praxe o Martinez exagerar um pouco em alguns pontos de seus textos, a personalidade do Fingolfin foi uma delas. Dizer das intenções maquiavélicas provavelmente foi exagero, mas dizer que ele foi um santinho é tão exagero quanto, já que ele não foi mesmo. 8-)

Ringil disse:
Eu nunca li o shibboleth, mas acho realmente que essa imagem do Fingolfin que o Martinez traça é meio incoerente com a do silma, talvez ele fosse menos 'santificado' do que é no silma, mas não deveria ser tão parecido com Feanor quanto o Martinez afirma.

O problema é que o Silmarillion trabalha bem pouco na personalidade do Fingolfin; aliás, essa é uma coisa bastante perceptível no Silmarillion: ele não é detalhista. São poucos os casos de personagens que mostram suas personalidades aparentes e desenvolvidas no texto.
Acho que Fingolfin, e inclusive Fëanor, deveriam ter sido melhor trabalhados nesse sentido. Mas não é tão incoerente assim não. Os dois eram invejosos e orgulhosos, o Silmarillion cita isso; e esse é o problema, ele só cita. Acho que falta muito material a respeito de Fëanor e Fingolfin no Silmarillion, no que se diz respeito à suas personalidades.

Swanhild disse:
Tem duas coisas que sao desconfortaveis nessa historia do Gil-Galad ser filho do Orodreth, que por sua vez seria filho do Angrod. Uma e que isso adiciona mais um "andar" na arvore genealogica da casa de Finwe, e no ultimo andar Finduilas e Gil-Galad aparecem sozinhos, sem nenhum outro parente que seja da geracao deles, o que e um pouco esquisito. A outra coisa e que isso faz com que Gil-Galad seja irmao de Finduilas. Nao parece estranho que ela morra na queda de Nargothrond enquanto ele sobrevive?

Acho que esse, entre outros, é um dos fatores pelos quais o Christopher optou por colocar Gil-galad como filho de Fingon; por mais coerência da estória mesmo. E eu, sinceramente, preferi a versão que ele utilizou; de ser descendente de Fingon, mesmo essa sendo uma versão um pouco mais antiga.


Ringil disse:
Eu não sei quando Galadriel se casou, mas talvez ela só tenha se casado na SE.

O Silmarillion já cita o amor entre Galadriel e Celeborn, apontado, inclusive, como um dos principais motivos da permanência dela em Doriath. Eu acho que eles devem ter se casado na Primeira Era mesmo.
 
Bah, o Ringil tem razão, eu esqueci da família da Galadriel e do Eärendil... havia sim outros descendentes de Finwë da mesma geração do Gil-Galad e da Finduilas, por essa genealogia que aparece no Shibboleth. Eärendil era uma delas. :oops:

Fora o Shibboleth e o material que entrou no Silmarillion do Christopher Tolkien, eu não me lembro de nenhum outro lugar em que haja material importante sobre a personalidade do Fingolfin. E o Shibboleth também fala pouco da personalidade dele, tanto quanto o material do Silma. O que eu sei (bem por alto) é que parece que o Fingolfin começou a aparecer no legendário sendo um cara explicitamente menos orgulhoso do que o Fëanor, e conforme o Tolkien foi desenvolvendo a história, ao longo das várias versões dela, o caráter dos dois se aproximou um pouco (ou o Tolkien reconheceu essa maior proximidade, lendo o que tinha escrito). Mas o Fingolfin jamais ficou parecido com o Fëanor a ponto de poder ser considerado um dos vilões da história, como Fëanor é para muitos. Nem de longe.

Quanto à ascendência do Gil-Galad, eu não tenho uma posição muito firme em favor desta ou daquela teoria, embora ache a de que ele era filho de Fingon mais simples e mais coerente com o Quenta. Argumentos em favor (e contra) uma e outra não faltam.... :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo