1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Esse livro é um saco

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Mi Müller, 9 Abr 2010.

  1. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    [align=justify]O Sergio Rodrigues publicou um artigo hoje que gostei bastante, porque me lembrei de um problema que me consome lá no skoob, o pessoal usando espaço para resenhas para escrever um "achei o livro um saco" sem embasar a opinião sem nada. E vocês o que acham disso? Se incomadam ou não?

    [/align]

    link para o artigo: http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2010/04/09/este-livro-e-um-saco/
     
  2. Tilion

    Tilion Administrador

    É o tipo de coisa que vem com as facilidades da Internet: todo mundo é livre para escrever o que quiser nela, seja algo coerente, seja algo vomitado.

    Eu me limito a não alimentar os trolls, a raça mais fecunda da Internet, sequer dedicando um segundo do meu tempo à existência deles. Ignoro-os solenemente. :uhum:
     
  3. -Arnie-

    -Arnie- Usuário

    Eu já tinha notado isso. Acho que todo mundo já notou. Se você for comparar as opiniões das pessoas sobre o que leram é quase certo é o argumento ficará sempre em torno de "chato", "tédio", "não gostei do final", coisas do tipo.

    No caso do Skoob, nem acho que seja o incitação - trollagem -, e sim uma total inépcia do leitor, criado sob a visão superficial da TV, incapaz de contemplar um livro que não tenha esquemas cinematográficos. E sendo o site uma versão cool do Orkut, a maioria não vai pra lá na intenção de ler ou escrever muito. hm

    Mas tenho que asssumir que os gringos são ótimos nos xingamentos: "i think that this is dubbed a classic simply because it is older than sand" hahahahaha

    Comentário tirado do link:
    Não entendeu um "a" do que Sérgio Rodrigues disse, não entendeu um post simples de um blog. Imagina esta pessoa lendo Machado de Assis? É, fica difícil.
     
  4. Anica

    Anica Usuário

    Arnie, aí o problema de interpretação foi seu. O comentário do Hildo é uma resposta para o primeiro comentário, e não ao artigo em questão. O comentário que ele responde é o:

    Se você reparar, tem até uma barra lateral que marca que é resposta de comentário anterior. Ele até repete o comentário para um outro assim:

    E nos dois casos o comentário de Hildo é coerente com o que ele está questionando, já que nos dois posts as duas pessoas falam em "crítica" e ele quer deixar claro que o que está sendo comentado no artigo são textos de resenhistas amadores, e não críticos literários.
     
  5. -Arnie-

    -Arnie- Usuário

    Eu não vi a barra do lado (um risco, na verdade. Depois de saber que ela existia ainda demorei pra ver), daí pensei que tinha sido sobre o artigo. Erro óptico. ¬¬
     
  6. Liv

    Liv Visitante

    Ah, eu sou mais relax com esse tipo de "comentário". Dias atrás estava procurando umas dicas no Skoob e cinco "cara, que livro + chato!" me convenceram.

    Seria bom, claro, ter algo a mais pra ler... mas quando você só quer uma opiniãozinha de nada, até tá valendo :dente:

    No mais, faço como o Tilion :uhum:
     
  7. Izze.

    Izze. What? o.O

    Eu ignoro agora. Mas antes até tinha aberto uma discussão na comunidade do Skoob no Orkut sobre as resenhas. Fazer um espaço só para comentários, e outros só para resenhas. Porque essas frases aí são comentários.

    Não que todos tenham que ser resenhistas, mas estão mudando o sentido da palavra. Resenha é descrever com detalhe. Cadê o detalhe? Essas pessoas simplesmente não sabem fazer isso.
     
  8. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    vai ver são resenhas-haikai.
     
  9. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Sempre lembrando que existem os Trolls e que eles adoram perturbar o rumo corrente das coisas.

    O que penso ser errado é a forma como se expressa esse achismo. Não dá para chegar e usar com argumento numa discussão o simples "é um saco", porque é uma troca de opinião sobre algo e se você está contra argumentando, seria bom ter algo de mais sólido. Fato que não se aplica as resenhas de sites como o Skoob ou da Amazon, porque o nome "resenha" é mal utilizado nesses casos. Aquele espaço é uma caixa de texto onde a pessoa que leu ou comprou o produto vai dizer o que pensa dele aplicando o conceito de gosto pessoal, até porque nem todos são especialistas em literatura.

    Mas tipo... Eu mesmo sou um cara que muitas vezes falo "esse livro é um saco" sem ter bases. Primeiro porque posso, afinal de contas gosto é gosto e não precisa de bases para julgar nada. Segundo porque nem sempre lembro o que "não gostei". Sei que é um erro, mas o dia a dia não permite parar, anotar o que achei chato e voltar a ler. Cabe ao leitor da resenha filtrar os comentários que acha pertinente e os que não acha.
     
  10. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Bem, eu normalmente explico o pq de ter gostado ou não de um livro mas com Memorias de um sargento de milicias eu disse apenas qe dava sono pq era esse o efeito que o livro causava em mim. Mas bem que dava para concluir com "achei o livro um saco"!!
     
  11. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Pois Izze foi justamente neste tópico lá da comunidade do skoob que me lembrei quando li este artigo, e assim como tu agora também ignoro, desisti mesmo, cheguei a ver absurdos de gente que ainda não tinha lido o livro usar o espaço reservado resenha para dizer "BLZ putz estou loka pra ler" arghhhhh sai correndo com risco de contaminação radioativa.
     
  12. Concrodo com a Izze.
    Precisa primeiro separar uma resenha de um cometário.

    Resenha é o que ela, a Anica e mais um punhado de gente aqui faz.
    Dizer somente: Nossa o livro é ruim porque eu achei ruim é um comentário.
     
  13. Pescaldo

    Pescaldo Penso, logo hesito.

    Isso não é privilégio do Skoob ou da Amazon.

    É difícil achar alguém pra conversar sobre alguma obra artística com um pingo de bom senso. E também não é privilégio da internet ou de povão.

    Mas fazer o quê? Aí os críticos ficam com fama de chatos, intragáveis e velhos por elogiarem obras clássicas.

    Vidinha ingrata. :tedio:
     
  14. Gigio

    Gigio Usuário

    Gostei da questão apresentada pelo
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    citado pelo Sergio Rodrigues, que não é tanto essa das opiniões curtas e sem embasamento, mas a de que, não importa quão admirado um livro seja, sempre haverá quem se disponha a apedrejá-lo. Costumo ler as resenhas da Amazon, principalmente depois de terminar um livro, procurando impressões de outros leitores, e também já fiquei chocado com as opiniões da "one-star brigade". (As avaliações, na Amazon, vão de uma estrela, a pior, até cinco estrelas). Um livro pode ter 100, 500, 1000 avaliações 5 estrelas, mas sempre aparece o pessoal da 1 estrela (aqueles malas) Bem, às vezes é revoltante ver um livro querido sendo desmerecido, mas acho que faz parte, não é, acontece o mesmo com frequencia no próprio Meia...

    Por outro lado, essas avaliações costumam ser também bem engraçadas, como disse o Arnie. Leiam essa sobre a Bíblia, na íntegra:

    :rofl:

    (Pessoal, obviamente foi uma brincadeira de quem escreveu essa "resenha". Não considerem um ataque à religião, mas à mente tacanha dos expressam opiniões do gênero.)
     
  15. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Ah, essas resenhas que, na verdade, são comentários SÃO UM SACO!XD
     

Compartilhar