• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esse livro é um saco

Mi Müller

Usuário
[align=justify]O Sergio Rodrigues publicou um artigo hoje que gostei bastante, porque me lembrei de um problema que me consome lá no skoob, o pessoal usando espaço para resenhas para escrever um "achei o livro um saco" sem embasar a opinião sem nada. E vocês o que acham disso? Se incomadam ou não?

É divertido este artigo (em inglês) de Jeanette Demain na “Salon” sobre os resenhistas amadores da Amazon que detonam clássicos da literatura. O que poderia ser até saudável – a candura de um olhar leigo servindo para balançar certos consensos enferrujados da crítica acadêmica – acaba se tornando um espetáculo deprimente em que o analfabetismo funcional (ou, nos casos menos graves, literário) se cruza com aquela disposição enfezadinha que a internet, por alguma razão, parece estimular em tanta gente.
Alguns trechos selecionados por Demain:
“Graças a Deus a Srta. Lee só escreveu este livro; o seguinte com certeza degradaria ainda mais a sociedade.” (Sobre “O sol é para todos”, de Harper Lee.)
“Intermináveis descrições sem sentido. DESCRIÇÃO, DESCRIÇÃO, DESCRIÇÃO!!! O livro inteiro é escrito em metáforas estúpidas.” (Sobre “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë.)
“No começo eu gostei do livro. Aí ele começou a ficar um saco na altura em que Winston estava se envolvendo sexualmente com sua amiga. Eu odiei tanto o livro que esqueci o nome dela. Gostei das primeiras cento e poucas páginas, aí ficou muito chato.” (Sobre “1984”, de George Orwell.)
“Rapaz, este livro é chato. Acontece um monte de coisas estranhas e é mais difícil de entrar na história do que ‘O Senhor dos Anéis’.” (Sobre a Bíblia.)
Convite – e alerta – final de Demain: “Talvez você queira tentar por você mesmo! Mas eu o alerto de que sairá profundamente desalentado e pessimista quanto ao futuro da humanidade”.
[/align]

link para o artigo: http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2010/04/09/este-livro-e-um-saco/
 
É o tipo de coisa que vem com as facilidades da Internet: todo mundo é livre para escrever o que quiser nela, seja algo coerente, seja algo vomitado.

Eu me limito a não alimentar os trolls, a raça mais fecunda da Internet, sequer dedicando um segundo do meu tempo à existência deles. Ignoro-os solenemente. :uhum:
 
Eu já tinha notado isso. Acho que todo mundo já notou. Se você for comparar as opiniões das pessoas sobre o que leram é quase certo é o argumento ficará sempre em torno de "chato", "tédio", "não gostei do final", coisas do tipo.

No caso do Skoob, nem acho que seja o incitação - trollagem -, e sim uma total inépcia do leitor, criado sob a visão superficial da TV, incapaz de contemplar um livro que não tenha esquemas cinematográficos. E sendo o site uma versão cool do Orkut, a maioria não vai pra lá na intenção de ler ou escrever muito. hm

Mas tenho que asssumir que os gringos são ótimos nos xingamentos: "i think that this is dubbed a classic simply because it is older than sand" hahahahaha

Comentário tirado do link:
Hildo Meireles disse:
Opa, espera aí, colega: vc está confundido resenhista amador de site de venda de livros com crítica literária – isso é bem grave…

Não entendeu um "a" do que Sérgio Rodrigues disse, não entendeu um post simples de um blog. Imagina esta pessoa lendo Machado de Assis? É, fica difícil.
 
Arnie, aí o problema de interpretação foi seu. O comentário do Hildo é uma resposta para o primeiro comentário, e não ao artigo em questão. O comentário que ele responde é o:

bene disse:
criticos literários não tem senso de humor.

Se você reparar, tem até uma barra lateral que marca que é resposta de comentário anterior. Ele até repete o comentário para um outro assim:

João B. L. Ghizon disse:
A impressão que tenho, mais das vezes, é que críticos pensam que “criticar” é fazer comentário sempre negativo! Uma crítica pode, sim, ser positiva! “Crítica”, conforme Houaiss, é “segundo a tradição, arte e habilidade de julgar a obra de um autor”. Outra definição, do mesmo dicionarista: “exame racional, indiferente a preconceitos, convenções ou dogmas, tendo em vista algum juízo de valor”.

E nos dois casos o comentário de Hildo é coerente com o que ele está questionando, já que nos dois posts as duas pessoas falam em "crítica" e ele quer deixar claro que o que está sendo comentado no artigo são textos de resenhistas amadores, e não críticos literários.
 
Eu não vi a barra do lado (um risco, na verdade. Depois de saber que ela existia ainda demorei pra ver), daí pensei que tinha sido sobre o artigo. Erro óptico. ¬¬
 
Ah, eu sou mais relax com esse tipo de "comentário". Dias atrás estava procurando umas dicas no Skoob e cinco "cara, que livro + chato!" me convenceram.

Seria bom, claro, ter algo a mais pra ler... mas quando você só quer uma opiniãozinha de nada, até tá valendo :dente:

No mais, faço como o Tilion :uhum:
 
Eu ignoro agora. Mas antes até tinha aberto uma discussão na comunidade do Skoob no Orkut sobre as resenhas. Fazer um espaço só para comentários, e outros só para resenhas. Porque essas frases aí são comentários.

Não que todos tenham que ser resenhistas, mas estão mudando o sentido da palavra. Resenha é descrever com detalhe. Cadê o detalhe? Essas pessoas simplesmente não sabem fazer isso.
 
Sempre lembrando que existem os Trolls e que eles adoram perturbar o rumo corrente das coisas.

O que penso ser errado é a forma como se expressa esse achismo. Não dá para chegar e usar com argumento numa discussão o simples "é um saco", porque é uma troca de opinião sobre algo e se você está contra argumentando, seria bom ter algo de mais sólido. Fato que não se aplica as resenhas de sites como o Skoob ou da Amazon, porque o nome "resenha" é mal utilizado nesses casos. Aquele espaço é uma caixa de texto onde a pessoa que leu ou comprou o produto vai dizer o que pensa dele aplicando o conceito de gosto pessoal, até porque nem todos são especialistas em literatura.

Mas tipo... Eu mesmo sou um cara que muitas vezes falo "esse livro é um saco" sem ter bases. Primeiro porque posso, afinal de contas gosto é gosto e não precisa de bases para julgar nada. Segundo porque nem sempre lembro o que "não gostei". Sei que é um erro, mas o dia a dia não permite parar, anotar o que achei chato e voltar a ler. Cabe ao leitor da resenha filtrar os comentários que acha pertinente e os que não acha.
 
Bem, eu normalmente explico o pq de ter gostado ou não de um livro mas com Memorias de um sargento de milicias eu disse apenas qe dava sono pq era esse o efeito que o livro causava em mim. Mas bem que dava para concluir com "achei o livro um saco"!!
 
.Izze. disse:
Eu ignoro agora. Mas antes até tinha aberto uma discussão na comunidade do Skoob no Orkut sobre as resenhas. Fazer um espaço só para comentários, e outros só para resenhas. Porque essas frases aí são comentários.

Não que todos tenham que ser resenhistas, mas estão mudando o sentido da palavra. Resenha é descrever com detalhe. Cadê o detalhe? Essas pessoas simplesmente não sabem fazer isso.

Pois Izze foi justamente neste tópico lá da comunidade do skoob que me lembrei quando li este artigo, e assim como tu agora também ignoro, desisti mesmo, cheguei a ver absurdos de gente que ainda não tinha lido o livro usar o espaço reservado resenha para dizer "BLZ putz estou loka pra ler" arghhhhh sai correndo com risco de contaminação radioativa.
 
Concrodo com a Izze.
Precisa primeiro separar uma resenha de um cometário.

Resenha é o que ela, a Anica e mais um punhado de gente aqui faz.
Dizer somente: Nossa o livro é ruim porque eu achei ruim é um comentário.
 
Isso não é privilégio do Skoob ou da Amazon.

É difícil achar alguém pra conversar sobre alguma obra artística com um pingo de bom senso. E também não é privilégio da internet ou de povão.

Mas fazer o quê? Aí os críticos ficam com fama de chatos, intragáveis e velhos por elogiarem obras clássicas.

Vidinha ingrata. :tedio:
 
Gostei da questão apresentada pelo artigo original citado pelo Sergio Rodrigues, que não é tanto essa das opiniões curtas e sem embasamento, mas a de que, não importa quão admirado um livro seja, sempre haverá quem se disponha a apedrejá-lo. Costumo ler as resenhas da Amazon, principalmente depois de terminar um livro, procurando impressões de outros leitores, e também já fiquei chocado com as opiniões da "one-star brigade". (As avaliações, na Amazon, vão de uma estrela, a pior, até cinco estrelas). Um livro pode ter 100, 500, 1000 avaliações 5 estrelas, mas sempre aparece o pessoal da 1 estrela (aqueles malas) Bem, às vezes é revoltante ver um livro querido sendo desmerecido, mas acho que faz parte, não é, acontece o mesmo com frequencia no próprio Meia...

Por outro lado, essas avaliações costumam ser também bem engraçadas, como disse o Arnie. Leiam essa sobre a Bíblia, na íntegra:

Cara, este livro é chato. Todas essas coisas estranhas acontecem e é mais difícil entrar nessa do que em O Senhor dos Anéis. E o que é isso de letras vermelhas e o SENHOR disse. Todas maiúsculas = rude, pedro paulo e marcos, seja lá quem raios vocês são. E isto é simplesmente mal escrito. James Patterson faria melhor. Esses apóstolos precisam se tocar e contratar um ghost writer. Até o agente da Miley Cyrus foi esperto o bastante para fazer isso. Jesus Cristo! Jesus Cristo, de fato.

:rofl:

(Pessoal, obviamente foi uma brincadeira de quem escreveu essa "resenha". Não considerem um ataque à religião, mas à mente tacanha dos expressam opiniões do gênero.)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo