• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esse é bom!!

Anica

Usuário
Eu sei que às vezes corremos o risco de parecermos óbvios, mas normalmente um livro parece bom ou ruim já depois de (no máximo) umas 20 páginas. Você pode se surpreender, é claro, isso se vence a má impressão do começo e continua a leitura.

O que eu queria saber é: o que faz você bater os olhos no começo de um livro e sentir que esse é bom, e vale a pena continuar lendo? :lendo:
 
Acho que tirando coisas óbvias como conhecer o autor, etc., o timing que o cara tem para contar a história e se é um enredo original.
 
Senso de humor para mim também é fundamental. Não estou dizendo "ficar fazendo piadinhas", não é isso. Mas dá para sentir na hora o cara que está se levando a sério demais e com isso soando forçado. Tipo o Matthew Pearl em A Sombra de Allan Poe. Baita idéia bacana, mas o estilo dele é sofrível (para não dizer pior). Li as primeiras páginas e lembrei de Dan Brown.
 
Os dois são incomparavelmente ruins, acho. O Dan pelo apelo ao formulaico e excesso de clichês, o Paulo pela cópia descarada de outros autores (além de escrever mal mesmo, hehe).
 
Esse livro sobre o Paulo Coelho deve ser bom: http://www.editorahorizonte.com.br/MaisProduto.asp?Produto=101
:lol:
 
Eu não sei exatamente o que me faz gostar do livro logo no começo... Na verdade, eu raramente gosto do livro logo no começo. :lol:

Geralmente as primeiras páginas têm mais a apresentação da história, o comecinho do enredo e são mais chatinhas (apesar de importantes) do que o resto do livro.

Geralmente eu olho pro estilo do autor, ver se ele escreve bem, se não está muito clichê, etc. Mas eu quase sempre avanço no livro, mesmo que não goste do começo.
 
Eu não saberia especificar, mas acho que quando leio o começo tenho que sentir as palavras fluindo. Como se contar aquela historia fosse natural, como se estivesse contando ali do meu lado.
 
Eu não sei exatamente o que me faz gostar do livro logo no começo... Na verdade, eu raramente gosto do livro logo no começo. Rindo

Eu também...:)

continuo lendo...e que me faz terminar é a CURIOSIDADE, não consigo muitos vezes começar e deixar de lado PRECISO SABER O FINAL...às vezes nem tem ritmo, demoro para terminar de ler :lendo:, mas leio para saber do FINAL hehehehehehe...
pior quando o fim é ruim, então só por deus mesmo hehehehehehe...:lol:
 
Eu tenho a pessima idéia de que se não terminar de ler o livro, vou me rasgar em dois, mesmo o livro sendo uma bosta. Então sempre termino o livro. Alguns acabo vendo que são bons...
 
Eu leio até o fim por causa da minha teoria de que só se pode falar mal do que você conhece. Mas normalmente o que começa ruim acaba ruim para mim. O que varia é quando um livro é interessante ou não (o que é diferente de ser bom ou ruim). Por exemplo, quando comecei a ler O Nome da Rosa do Umberto Eco, achei maizomeno o comecinho, mas continuei lendo. Aí, eis que a história atraiu minha atenção de tal forma que não conseguia mais parar de ler.
 
Quando me parece verossímil, mesmo que seja uma história de fantasia ou ficção científica.
Por exemplo, se a narrativa me faz acreditar no(s) personagem(ns) e no que acontece com eles.
E se eu me identifico de alguma maneira com ele(s) melhor ainda, se me faz pensar coisas do tipo: "Eu também faria/diria isso se estivesse no lugar deste personagem".
 
Gosto de livros que já no começo temos uma agilidade repleta de detalhes empolgantes, em outras palavras, que te enfia de cabeça logo na história. Não sou muito fã de livros que ficam com enrolação não.
 
O que me faz crer que um livro é bom já no começo é se a história desperta curiosidade. Se o que está escrito te convence e te amarra a querer saber mais.
 
Se eu gosto daquele resuminho na contracapa pego o livro e vou até o fim. :-)
 
Báh eu tenho essa mania aprisionadora de sempre terminar de ler um livro, mesmo que esteja odiando, é aquele velho clichê: pra criticar tem que conhecer. Poucas vezes um livro que começa ruim surpreende com uma reviravolta e se torna interessante, mas nunca pensei mais profundamente no que me atrai em literatura, mais um item para reflexão :sim:
estrelinhas coloridas...
 
Bom eu acabo dando muita importância ao bom humor, assim como disse a Anica. Lógico que tem histórias e histórias, e o humor vai variar conforme as mesmas...
 
Pra mim é fácil. Se for ficção é só eu conseguir me conectar com algum personagem. Se for crônica conta o assunto (gosto particularmente das mais ácidas e bem-humoradas, como Verissimo, Mario Prata e os textos do Quintana no Caderno H), Não ficção tem que ser um assunto que me interessa (quase tudo). O mais difícil de prender minha atenção é poesia.
 
Concordo com a teoria da Anica, de que só podemos falar daquilo que conhecemos. O humor é algo que me cativa, principalmente se for um humor inteligente, com certo apelo a ironia. A narrativa também é fundamental. O assunto pode me fazer ir até o fim do livro, mesmo com uma narrativa que não me atraia.
 
Sinceramente? A Capa. Se não gosto da capa dificilmente não gosto do livro ou se gosto da capa acabo comprando o livro. Tb dicas de outras pessoas e as orelhas dos ditos cujos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo