• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Essa é pra quem leu o Silmarillion...

Uma coisa me incomodou um pouco no SIlmarillion. Quando Ulmo apareceu para Turgon fazendo todas aquelas previsões, ele sabia até mesmo o tamanho do elmo que deveria ser guardado, certo ? Poxa!! Nesse momento deu a impressão que todos os personagens não passavam de meros bonecos!! Não que isso tenha tirado o brilho da história, mas é uma característica que , na minha opinião, deveria ser tratada de maneira mais suave... assim como eram as previsões de Melian...

Eu sei que é uma constatne nas mitologias usar esse artifício, mas acho que houve um pequeno exagero nesse caso específico.

O que vocês acham ?

"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."
 
Na minha opinião,Tolkien teve mesmo essa intenção.Pois(me corrijam se eu estiver errado)Ulmo era o Vala mais condolente com os primogênitos.

Tolkien deixa isso claro quando Ulmo aparece diante de Turgon para alertá-lo sobre a tempestade que se aproximava e para que ele construi-se Gondolin
 
Na verdade, este é um velho problema filosófico. Se Deus é onisciente, ele sabe tudo o que aconteceu e tudo o que está para acontecer. Se ele sabe tudo o que você vai fazer, como fica teu livre-arbítrio?

Na minha opnião, o fato de uma pessoa conhecer quais serão tuas decisões, não lhe tira o mérito (ou demérito) de ter decidido daquela forma.

[para pensar]

"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

Barbado
 
Sim,mas o homem tem o livre-arbítrio de decidir se segue os conselhos de DEUS ou se faz o que quiser.Deus sabe o que vai acontecer com ele.Mas cabe ao homem decidir como,quando e porque
 
quote:
Na verdade, este é um velho problema filosófico. Se Deus é onisciente, ele sabe tudo o que aconteceu e tudo o que está para acontecer. Se ele sabe tudo o que você vai fazer, como fica teu livre-arbítrio?

Na minha opnião, o fato de uma pessoa conhecer quais serão tuas decisões, não lhe tira o mérito (ou demérito) de ter decidido daquela forma.



tudo bem mas quem disse que Deus interfere em seus atos... talvez estejamos aqui para ser testados, como uma prova.. Deus pode saber o que vc irá fazer se tomar um caminho, mas com o livre arbitrio, ele sabe tb o que acontecera se tomarmos o caminho certo... cabe a nós escolher sem que ele interfira e deste modo evoluamos

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Existe uma resposta muito mais simples pra tudo isso: não existe deus. Somos todos condenados a ser livres. A liberdade de ação é nosso maior bem e maior restrição.
 
Pra vc ver como estas discussões são cheias de possibilidades : A minha intenção era discutir apenas o universo do Silmarillion, mas essas "polêmicas" brotam de qualquer lugar. Acabamos voltando á questão de crenças.

Mas acho isso muito bom. Tédio é uma coisa que não chegará a Valinor!



"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."
 
ehhehehe foi mal Aragorn... acho que vira e meche e vem esta questão de novo... este eh um forum Tolkien e nos esquecemos de discutir sobre as obras dele.. todos temos uma ideologias e quase ninguem tem a mesma oq ue gera muito debate...devemos nos descontrair, naum deixando de falar assuntos sérios, mas que naum se misture com a proposta do forum

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."



Edited by - mystlink on 30 August 2001 23:03:34
 
Olha Aragorn, eu concordo em partes com o que você argumentou. Mas acredito que os Valar tinham mesmo como saber muitas coisas ou então, como em alguns momentos como este que você citou, saber exatamente! Contudo, em outra parte do livro, existe uma frase em que se diz que os Valar depois de algum tempo, perceberam que a sua interferência direta da "realidade", tinham um efeito contrário, e quase sempre não era bom!
(Vou procurar com mais calma a frase e colocar aqui depois). Então talvez, fossem mesmo "bonecos", mas que o cuidado com eles teria que ser de forma amenua, ou em poucas ocasiões, para que esta inferferência não ocasionassem mais em "piorar ainda mais as coisas".

GAMB XUN DRO
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo