• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esquadrilha da Fumaça completa 60 anos

Turgon

Mugiwara no Ichimi
attachment.php

A Esquadrilha da Fumaça completa 60 anos. A primeira demonstração oficial da Esquadrilha de Instrutores de voo com as aeronaves T-6 foi em 14 de maio de 1952, dois anos depois da criação da Escola de Aeronáutica, no Rio. Composta por 13 pilotos, a Esquadrilha da Fumaça opera com aeronaves T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

No final dos anos 1960, a Esquadrilha da Fumaça operou, por um breve período, os jatos de fabricação francesa Super Fouga Magister, denominados T-24 na Força Aérea Brasileira.

Em 1963, a equipe passou a ser denominada oficialmente "Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira".

attachment.php


Em 1969, a Escola de Aeronáutica passa a ser denominada Academia da Força Aérea (AFA).

Em 1971, a sede da Academia da Força Aérea passou a ser em Pirassununga (SP)

Em 2002, as aeronaves exibem as cores da bandeira do Brasil.

A tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Dia da Independência tem duração de 32 minutos, na qual são exibidas cerca de 20 sequências de manobras em equipe, com mais de 50 acrobacias individuais.

attachment.php


Em 2006, a Esquadrilha da Fumaça bateu o recorde de formação de voo de dorso, com 12 aeronaves.

Para pilotar um dos Tucano T-27, o avião usado nas manobras, cada piloto deve ser no mínimo tenente, ter 1.500 horas de voo e passar por um curso de três meses.

O "Coração" é a manobra mais tradicional dos pilotos. A Esquadrilha da Fumaça realiza, em média, cem apresentações por ano. No total, a esquadrilha da Fumaça já realizou mais de 3.500 apresentações no Brasil e no exterior.

attachment.php


Nesse final de semana, a Esquadrilha da Fumaça estará fazendo apresentação em Pirassununga, interior de São Paulo. O evento será nos dias 12 e 13 de maio de 2012. No site oficial possui mais informações do show.

Eu acredito que vou em um dos shows, que será no dia do aviador, aonde normalmente eles fazem um show aqui no Campo de Marte em São Paulo. Já assisti algumas vezes esse show e digo que vale apena! É lindo de se ver! Principalmente para quem gosta de aviação.

Fica a dica e a minha homenagem para esses grandes pilotos. E para finalizar, um vídeo do evento.



Fontes: UOL, Wikipédia e Esquadrilha da fumaça
 

Anexos

  • esquadrilha.png
    esquadrilha.png
    339,5 KB · Visualizações: 156
  • esquadrilha fumaça.jpg
    esquadrilha fumaça.jpg
    56,8 KB · Visualizações: 143
  • esquadrilha fumaça2.jpg
    esquadrilha fumaça2.jpg
    21,6 KB · Visualizações: 129
  • esquadrilha fumaça3.jpg
    esquadrilha fumaça3.jpg
    72 KB · Visualizações: 170
Última edição por um moderador:
Um amigo meu foi pra Pirassununga hoje, infelizmente não pude ir junto.
Além da Esquadrilha da Fumaça, haverão diversos outras apresentações, nacionais e internacionais no evento.

Turgão, posta aqui quando tiver apresentação deles no Campo de Marte hein?
 
Ai ai eu sou suspeita para falar de aviões. Simplesmente amo! Amo e temo X)

Eu sempre quis ver a apresentação da esquadrilha da fumaça. Nem sabia que sempre eles faziam apresentações. Bom saber :)
 
O que esses caras fazem no ar simplesmente não é pra qualquer um.

É muito mais que simplesmente pilotar. Existe toda uma técnica, precisão, sincronismo que exige bastante treinamento e dedicação.

E a esquadrilha da fumaça brasileira dizem está entre as melhores do mundo. Então merecem todos os parabéns.
 
Ai ai eu sou suspeita para falar de aviões. Simplesmente amo! Amo e temo X)

Eu sempre quis ver a apresentação da esquadrilha da fumaça. Nem sabia que sempre eles faziam apresentações. Bom saber :)
E vai ter em breve em São Paulo no show aéreo do dia do aviador. :mrgreen:

O legal é que normalmente eles deixam alguns aviões pousados para o publicar entrar no Campo de Marte. É muito divertido de se assistir.

O que esses caras fazem no ar simplesmente não é pra qualquer um.

É muito mais que simplesmente pilotar. Existe toda uma técnica, precisão, sincronismo que exige bastante treinamento e dedicação.

E a esquadrilha da fumaça brasileira dizem está entre as melhores do mundo. Então merecem todos os parabéns.
Saiu uma matéria no Fantástico sobre os 60 anos da esquadrilha. Vale dar uma conferida. As imagens são lindas.
 
Após meses de trabalho, só temos a agradecer a todo o nosso público que veio até Pirassununga, na Academia da Força Aérea, prestigiar as comemorações do nosso aniversário de 60 anos. Todo efetivo da Academia da Força Aérea, da Fumaça e das demais unidades sediadas se empenharam para organizar um evento que ficcasse na memória e marcasse essa história de sucesso.
Mesmo com chuva na manhã de sábado, dia 12, pessoas de muitos estados não desanimaram e puderam participar dessa festa da aviação brasileira. Um público de mais de cem mil fãs compareceu aos dois dias de evento e puderam assistir aos mais variados aviões que deram show no ar!

Participaram do evento, entre outros, a Esquadrilha da Alta Acrobacia Halcones, da Força Aérea do Chile, a Esquadrilha CEU, ACRO, Esquadrilha Cometa (T-25 da AFA), Helicópteros H-60 e H-50 do 5º/8º GAV da Base Aérea de Santa Maria/RS, F18 Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos, Textor Air Show, F-18 Hornet - Canadian Demo Team, da Força Aérea do Canadá, A-29 do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo, Tuareg e Extreme, Azul Linhas Aéreas, Passaredo Linhas Aéreas, Paraquedismo e Aeromodelismo. Todos os voos aconteceram dentro dos padrões de segurança sem que nenhum imprevisto ocorresse.

Além dos shows aéreos, várias atrações terrestres aconteciam nos hangares da AFA: oficina para crianças montarem aviõezinhos, plastimodelismo, aviões de brinquedo, estandes de divulgação de formas de ingresso na FAB, simuladores de voo e, também, campanha de doação de sangue.

A imprensa, geral e especializada, fez uma ampla cobertura e a Fumaça alcançou grande visibilidade em toda a mídia.

A sexagenária Fumaça, com seus pilotos estreiando um novo macacão, demonstrou três vezes e comemorou seu aniversário do jeito que mais gosta: encantando o público e divulgando nossa Força Aérea Brasileira!

Nosso muito obrigado a todos que nos ajudaram a realizar essa festa, a todos que compareceram e que nos enviaram inúmeras mensagens parabenizando a Fumaça e o evento.

Parabéns para todos nós! Vida longa ao EDA! Fumaça... já e sempre!!

EDA_60anos_Washington+%28126%29.JPG


EDA_60anos_Washington+%283%29.JPG


EDA_60anos_Washington+%2835%29.JPG


EDA_60anos_Washington+%28146%29.JPG


EDA_60anos_Washington+%2874%29.JPG


EDA_60anos_Washington+%2899%29.JPG

Fonte: Esquadrilha da Fumaça
______________________________________

Deve ter sido muito espetacular esse show! Esse ano ainda vou ir assistir um show deles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo