• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esquadrão Classe A (The A-Team, 2010)

Sua nota para o filme:

  • 10

    Votos: 0 0,0%
  • 7

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%
  • 0

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    4
Esquadrão Classe A


Crítica: O Esquadrão Classe A

Adaptação da série de televisão dos anos 1980 é das mais fiéis e divertidas já feitas

Érico Borgo
10 de Junho de 2010

poster.jpg


Esquadrão Classe A


The A-Team
EUA , 2010 - 125 min
Ação / Comédia
Direção:
Joe Carnahan
Roteiro:
Joe Carnahan, Brian Bloom, Skip Woods
Elenco:
Liam Neeson, Bradley Cooper, Sharlto Copley, Quinton 'Rampage' Jackson, Jessica Biel, Patrick Wilson, Gerald McRaney, Yul Vazquez
4 ovos Em cartaz

1.jpg
2.jpg
3.jpg

Não se levar a sério em momento algum é o grande trunfo de O Esquadrão Classe A (The A-Team, 2010), adaptação cinematográfica de uma das mais cultuadas séries de televisão dos anos 1980 (lembre dela aqui).
O estiloso diretor Joe Carnahan, que despontou em Narc e depois fez A Última Cartada, respeita os personagens e situações consagradas na telinha e apresenta no longa uma história de origem para o grupo de "soldados da fortuna que sobrevivem como aventureiros, vivendo secretamente em Los Angeles", como explicava a abertura do seriado.
A trama começa com o coronel John "Hannibal" Smith (Liam Neeson) em missão ao lado do tenente Templeton "Cara-de-Pau" Peck (Bradley Cooper). Não demora para que outros dois rangers, soldados de elite do exército dos EUA, juntem-se à equipe: o sargento Bosco "BA" Barracus (Quinton Jackson) e o capitão H.M. Murdock (Sharlto Copley), estabelecendo o quarteto conhecido da TV. Alguns anos depois desse primeiro encontro, o Esquadrão Classe A tornou-se uma lenda nas forças armadas, sendo conhecido pela especialização em conseguir realizar missões consideradas absurdas. Mas a fama os torna os alvos perfeitos de uma conspiração e os quatro acabam presos. Resta agora aos soldados, excluídos das fileiras do exército, provar sua inocência enquanto são perseguidos por uma agente do FBI (Jessica Biel) e levar os responsáveis à justiça, antes que ocorra um golpe bilionário aos EUA.
Todos os elementos da série estão no filme: os planos infalíveis de Hannibal, os disfarces e o galanteio de Cara-de-Pau, a insanidade de Murdock e o temperamento ora explosivo ora sensível de BA. As sequências de execução dos planos, o humor e as interações de BA e Murdock e, principalmente, a ação, também não foram esquecidos. É definitivamente um longa-metragem do Esquadrão Classe A como nos lembramos deles na telinha, mas com os exageros do cinema recente do gênero.
Exagero, aliás, é o que não falta. Cada sequência de ação é mais absurda que a anterior, culminando em um clímax que beira o inacreditável de tantos elementos em cena e explosões (ainda que o tanque de pára-quedas seja minha cena favorita).
Carnahan também acerta em cheio no elenco. Neeson e Cooper estão ótimos, mas isso já era esperado. Copley, famoso por Distrito 9, rouba a cena com participações rápidas, mas com a qualidade de "marginal da Mad", aquelas piadinhas que ficam nos cantos das páginas da publicação e são melhores que a revista em si. Jackson, por sua vez, faz o que pode. Não compromete, mas tinha, afinal, a maior responsabilidade, substituir o insubstituível Mr. T... de qualquer maneira, lá pela final ele consegue conquistar seu espaço.
A inevitável continuação (ou vontade de), claro, não poderia ser esquecida. Mas o filme é bem estruturado e a deixa para uma sequência é bastante natural, já que o longa funciona até como um prelúdio à série. Como única falha está a necessidade de explicar os planos de Hannibal e martelar sua genialidade a todo instante, já que não faltam flashbacks para o espectador mais desatento não se perca a cada reviravolta (algumas bastante óbvias), o que chega a incomodar. Nada que prejudique a surtada aventura, porém.
Poucas vezes um filme de série de TV ficou tão divertido no cinema. Agora é aguardar como vão adaptar resto da abertura do programa original: "Se você tem um problema, se ninguém pode ajudá-lo e se você puder achá-los, talvez você possa contratar o Esquadrão Classe A"... eu certamente estarei lá para conferir.

http://omelete.com.br/cinema/critica-o-esquadrao-classe-a/

.....................................................
Como assim ninguém viu? :think:
 
Acho que ninguém viu. O cinema tava praticamente todinho para eu e Mayoros.

O que foi ótimo para minha experiência pessoal. Pude gargalhar sem conter-me aos baldes. Coisa que em cinema cheio e cotovelos do meu lado ficaria difícil.

Eu já sabia que seria bom. Pra começar, sequer percebi que era Liam Neeson. Eu olhei e vi Hannibal. Mesmo sem charuto.

De resto, eu a-d-or-e-i tudo. "Wow esse filme 3D é realmente bom!" foi hilário!

Não parei de rir, não parei de me mexer de ansiedade, esperando o que eles iam aprontar em seguida. Apenas a ação frenética enjoa um pouco (no sentido de passar mal) e começo a entender o problema de BA com Murdoch (de forma quase estomacal gutural visceral)

"prezados passageiros, se olharem para a direita verão que nossa asa explodiu e estamos em chamas"

A finalização deixa uma brecha para série de TV, mas convenhamos não vai rolar. Seriam outros atores, sem falar que JÁ EXISTE a série.

Como sempre, fiquem até o final.
 
Última edição:
Acho que ninguém viu. O cinema tava praticamente todinho para eu e Mayoros.

O que foi ótimo para minha experiência pessoal. Pude gargalhar sem conter-me aos baldes. Coisa que em cinema cheio e cotovelos do meu lado ficaria difícil.

Eu já sabia que seria bom. Pra começar, sequer percebi que era Liam Neeson. Eu olhei e vi Hannibal. Mesmo sem charuto.

De resto, eu a-d-or-e-i tudo. "Wow esse filme 3D é realmente bom!" foi hilário!

Não parei de rir, não parei de me mexer de ansiedade, esperando o que eles iam aprontar em seguida. Apenas a ação frenética enjoa um pouco (no sentido de passar mal) e começo a entender o problema de BA com Murdoch (de forma quase estomacal gutural visceral)

"prezados passageiros, se olharem para a direita verão que nossa asa explodiu e estamos em chamas"

A finalização deixa uma brecha para série de TV, mas convenhamos não vai rolar. Seriam outros atores, sem falar que JÁ EXISTE a série.

Como sempre, fiquem até o final.
Droga, não fiquei até o final dos créditos. O que é que tem?
 
Droga, não fiquei até o final dos créditos. O que é que tem?

[2]


Eu gostei bastante, apesar de não saber muito sobre a série de TV, então me deu uma tremenda vontade de ver a série toda, pois o filme ficou muito muito bom.
Ri bastante.
 
Droga, não fiquei até o final dos créditos. O que é que tem?

Nada de mais. Apenas momento pro fã.

aparecem Dirk Benedict conversando com Bradley Cooper (e você realmente começa a se perguntar se fazer bronzeamento artificial é uma boa idéia...)

E Dwight Schultz (que já estava no manicômio) falando que Sharlto Copley deve ser realmente louco.

em detalhes: Cara-de-pau vai fazer um bronze numa dessas camaras de spa, e de dentro sai o cara-de-pau dos anos 80, que recomenda alguma bobagem. E o atual pergunta como ele consegue manter sua forma. (tá de brincadeira? o Dirk Benedict tá todo estragado, ai credo, as meninas vão ter um treco se virem como ele tá horrivel)

Já a segunda tomada está no manicômio onde Murdoch atual leva um choque básico no cérebro, e o Murdoch dos anos 80 - vestido como médico - comenta:

Esse Murdoch deve ser (bilubilubilu aquele tique dele com a lingua) maluco.

Claro que aqui fica a dúvida: Murdoch anos 80 é médico do Murdoch atual, ou como o Murdoch DE SEMPRE roubou um avental e tá fingindo DE NOVO que é médico...?

Digo isso porque houve críticas dizendo "foi um filme para agradar fãs". Bem, decerto fãs divertirão-se com o filme bem mais que as pessoas que não conhecem o seriado, mas a escolha de fazer um "origens", um "batman ano um" é o que torna o filme interessante: não é necessário conhecer os personagens para apreciar o filme. O filme vai mostrar todos eles como começaram.

Seria um filme para fãs, se todo ele fosse de momentos como do spoiler, coisas que só fãs entenderiam. Seria um filme para fãs, se fosse a vida dele dez anos depois.

Como disse, diverti-me pacas. Com o cinema vazio, dava para gargalhar sem restrições (entenda-se: sem atrapalhar ninguém). A única coisa que não gostei foi a câmara nervosa que parece ter contaminado também este filme.
 
Eu achei meio frenético demais.
Algumas piadas foram engraçadas, mas acho que colocaria só um pouco acima do GI Joe do ano passado.
 
GI Joe entrou no meu Bottom10 (:sacou:) dos filmes que assisti no ano passado.
Apesar de ter dito que tinha me surpreendido positivamente.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo