• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esportes Olímpicos e Clubes

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Eu acompanhei no ano passado uma discussão no Linha de Passe da ESPN sobre esse assunto. E me retornou a cabeça nos ultimos dias com as notícias sobre o departamento de esportes olímpicos do Fla.
Achei que poderia dar boa discussão.

O que acham dos clubes grandes do futebol e suas ligações com esportes olímpicos?

É notório e inquestionável que o esporte amador não dá lucro (a não ser que sejam clubes especializados em apenas 1 ou poucos esportes). E que muitos clubes (Corinthians, Flamengo, etc) até conseguem ser autosuficientes no futebol mas ficam deficitários devido a esta parte olímpica.
O exemplo maior disso é o Vasco que montou uma equipe olímpica em vários esportes e hoje paga a conta monstruosa deste período (muito por culpa do Eurico também).

O Flamengo hoje em dia reserva o patrocínio da Petrobrás apenas pro futebol, basquete e remo. O que fez começar a sair nos jornais a questão da Jade e irmãos Hipólito não terem onde treinar por aqui no Brasil. (Notícia)
E tende a ir além disso, pois o Márcio Braga tem como um de seus maiores objetivos a independência total do setor futebolístico do Flamengo com a parte social.
Mesmo assim, o Fla não quer perder vinculo com estes esportes (Noticia).



Acho que essa separação seria bom para fans de futebol como eu já que provavelmente sobraria mais dinheiro, mas também certamente diminuiria as participações em alto nivel do Fla em outros esportes (basquete, ginastica, natação, etc). O que costuma ser legal quando atinge resultados.
A única coisa que espero é que o Fla não vire clube de demagogos que aparecem só pra contratar uma Cristiane por 6 meses ou para dar medalhinhas para Maggi e Zé Roberto Guimarães pós-olimpíada, sem participações em formação.
 
A principio no papel isso é muito bom, porque a torcida que curte seu time de futebol iria prestigia-lo ainda mais em outros esportes. É algo que deveria dar muito certo como acontece com o Barcelona na Espanha que se aproveitou muito bem da Olimpiada que teve lá em 92 e hoje tem times de Basquete, Handebol levando grande torcida.
Acho que aqui no Brasil a coisa não pegou porque os clubes não souberam e não estão preparados pra isso. Se o time de futebol vai mal a torcida cobra e aí todo o investimento maior acaba sendo priorizado pra ele e aí seca o dinheiro que iria pros os outros esportes.
Já o clube que é especifico de outros esportes como o Pinheiros na natação em Sampa ele até vai bem, mas por mais tradicional que seja não consegue ter uma grande torcida caso fosse do futebol. Assim fica dificil chegar ao meio termo.
 
Última edição:
Clubes como Pinheiros e Minas têm não mais que a simpatia dos locais, paulistanos e mineiros, respectivamente.

A questão também é que os clubes não fazem questão de explorar comercialmente suas equipes de outros esportes. Veja o Galo, que terminou por extinguir o futsal em 2009, e já tinha há anos extinguido a equipe profissional: puta incompetência não ter ganhado retorno com aquela equipe campeã brasileira e mundial, não é?
 
Assim, aqui no Brasil nego só tem paixão por futebol. Os outros esportes acabam só tendo torcida se levarem consigo a paixão já existente do futebol. É engraçado que nem futebol de salão consegue manter essa paixão.

Alguns outros esportes como volei de praia consegue encher as arenas mas nenhuma dupla tem torcida assumida.

Outro esporte de algum sucesso no país é o volei, mas nesse caso bancado por parcerias entre prefeituras e empresas. Neste caso, vale muito para pequenas cidades, que por não terem grandes times de outros esportes aproveitam para apoiar seus times locais como unica chance de brilhar nacionalmente em alguma coisa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo