1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Espiritualidade escondida no Senhor dos Anéis

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Bopup de Gondor, 3 Abr 2004.

  1. Bopup de Gondor

    Bopup de Gondor Usuário

    A filósofa francesa e especialista em literatura anglo-saxã Irène Fernandez analisa o sentido «oculto» da obra de Tolkien e sustenta que «é necessária uma leitura detalhada de Tolkien» para poder captar sua «espiritualidade».
    Assim o defende em um livro recém-publicado na Itália: «A espiritualidade do Senhor dos Anéis. O sentido escondido da obra de Tolkien» («La Spiritualità del Signore degli anelli. Il seno nascosto dell’ opera di Tolkien», editorial Elledici), um livro que saiu em versão original francesa com o nome «Et si on parlait… du Seigneur des Anneaux» (Presses de la Renaissance).
    A autora quer «dissipar mal-entendidos» e sugerir «o triunfo da misericórdia» na obra de J.R.R. Tolkien.
    Irène Fernandez, membro do comitê de redação da revista católica internacional «Communio», sustenta que «no Senhor dos Anéis, a perspectiva cristã é essencial», e diz que lhe confere «uma coerência secreta e segura que constitui toda sua força e explica um sucesso duradouro».
    O catolicismo de Tolkien «não é fácil de perceber à primeira vista», reconhece a autora, «mas não está tão escondido como para não encontrá-lo, na condição que se busque não como solução para uma adivinhação, mas como o princípio de uma inspiração».
    Tolkien disse que sua obra era «uma ficção e que ainda que fizesse pensar em algumas passagens bíblicas, a Encarnação é uma realidade infinitamente superior ao que eu nunca ousaria enfrentar», recorda Fernandez.

    Sds
    Bopup de Gondor
     
  2. Tiruial

    Tiruial Usuário

    Poxa, que legal. Bem feito pra minha irmã que antigamente dizia que SdA era renunciável pela igreja............ huhuhuhuhu....... :lol:
     
  3. Mith

    Mith This server is too busy!

    Ai, eu acho que esses livrinhos vem ao mercado apenas com o intuito de lucrar em cima do nome do Mestre!
    Esse povo quer inventar história sobre coisas fora do normal! Afff... :roll:

    ___________
    Mith com medo de perder o seu blog :?
     
  4. Night Stalker

    Night Stalker Usuário

    pode ateh ser mas as vezes podem ser coisas interessantes ateh neh :obiggraz:
     
  5. Ah, e precisa de OUTRO livro pra fazer enxergar esse lado espiritualizado do Tolkien? Ora! Basta LER o SDA e o Silmarillion pra ver isso tudo! Esse povo parece mesmo querer ganhar dinheiro em cima do mestre... :disgusti:
     
  6. Se há algo bem NITIDO na obra de Tolkien é exatamente a ESPIRITUALIDADE.

    Só o fato da Sociedade ser unida,leal e ligada por laços de amizade e amor ,já são características fortes da espiritualidade na obra de Tolkien.
     
  7. IVANHOE

    IVANHOE Usuário

    é, isso a muito tempo atras......

    ...acho q se os catolicos so de veem gandalf o mandariam a forca...
     
  8. Dyeison

    Dyeison Usuário

    É...é possivel, mas nesse caso ele é representado como um santo.
     
  9. Grísí

    Grísí Usuário

    Vc folheando a biblia e folheando o senhor dos anéis vê grande semelhança tais como mapas, cronologias e etc.
     
  10. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    :tsc: Mapas e genealogias têm em muitos livros.. Não é isso que vai fazer o SdA ser parecido com a Bíblia.
     
  11. Bopup de Gondor disse:
    Vc cometeu um pequeno engano: ''Deus ajuda quem cedo Madruga''
    Mas mudando de assunto eu já comprei livros q falam sobre o lado espiritual de SDA e são muitos bons, pois mostrar q Tolkien ñ era bruxo igual a J.K. Rolwing q diz q ve duendes ela está maluca 8O
     
  12. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Qto ao "Seu Madruga", acho que era só uma piada com o personagem do seriado do Chaves. Não era sério, eu acho.

    Já qto ao livro, eu ainda não li nada parecido, mas imagino que seria uma leitura interessante. E qto a J. K. Rowling, ela é meio maluquinha mesmo, acho q é por isso que os livros dela fazem tanto sucesso.

    E me desculpe o pessoal da Valinor, o qual eu to sempre elogiando, mas essa matéria ficou meio vaga. Não teria como complementar???
     
  13. Nualla

    Nualla Usuário

    Parece que, realmente, todos querem uma fatia do bolo "Tolkeniano" e livros, teses, ensaios e muito mais serão publicados, agora que o sucesso é mundial (livros e filmes). Só não entendo como algumas pessoas teimam em associar a espiritualidade da obra de Tolkien ao cristianismo.
    Será que apenas os cristãos sabem a respeito de altos valores espirituais e intelectuais? Tenho minhas dúvidas. Não esqueçamos que o cristianismo não criou nada, apenas copiou de crenças mais antigas, como o hinduísmo e mesmo o paganismo, suas festas sagradas, credos, mandamentos, etc.
    Os ensinamentos do homem Jesus se aplicam á todos os credos e religiões, portanto a espiritualidade da obra de Tolkien é universal e não li nenhum parágrafo cristão sequer em toda a obra do Mestre, claramente baseada no paganismo e sua mitologia.

    Nualla
     
  14. Elessar Tasardur

    Elessar Tasardur Senhor dos malas sem Alças

    Como aqui mesmo em Valinor ja foi dito o senhor Tolkin era de uma familia muito cristã. E em muitos capitulos podemos perceber ate historias da biblia tal como o povo antigo de numenor que vivia muitos anos e os que seguiram Moises pelo deserto em busca de Canaã.
     
  15. TT1

    TT1 Dilbert

    :o?:
    :doido:
     
  16. Nualla

    Nualla Usuário

    numenoreanos e israelitas

    Caro Saradoc

    Todos sabemos que Tolkien era católico, o que torna, a meu ver, sua abordagem de um tema pagão com tanta maestria e imparcialidade, uma prova irrefutável de sua genialidade. Só não entendo o que têm em comum os numenoreanos e sua longevidade com os israelitas que acompanharam Moisés pelo deserto. Os seguidores de Moisés eram pastores, pessoas comuns do povo e não guerreiros altivos como os numenoreanos, reis e descendentes de reis, longevos porque os Valar recompensaram sua lealdade com este dom, que, mais tarde, revelou-se sua desgraça.
    Explique-me a conexão, por favor? :? :o?:
     
  17. Elessar Tasardur

    Elessar Tasardur Senhor dos malas sem Alças

    MAS NUALLA VOCÊ NÃO LEMBRA QUE PARA ENTRAR NAS TERRAS PROMETIDAS ELES TIVERAM DE LUTAR CONTRA OS EGIPICIOS E OUTROS POVOS QUE ESTAVAM ENTRE ELES E A TERRA PROMETIDA. E TAMBEM HOVE DESGRAÇA QUANDO ELES DESOBEDECERAM AS LEIS DE DEUS FORAM CASTIGADOS A ANDAR POR MAIS 40 ANOS ATE QUE AQUELES QUE NÃO ACREDITAVAM NA PROMESSA DE DEUS MORRECEM E SO RESTACE MOISES QUE NÃO CHEGOU A ENTRAR NA TERRA PROMETIDA. E QUANTO A OS PASTORES LEMBRA DO ABISMO DE HELM OS QUE LUTARAM AO LADO DA ELSSAR AVIAM PASTORES, FERREIROS, CAVALARIÇOS, ESCUDEIROS, VELHOS E CRIANÇAS. AGRADEÇO POR PALAVRAS TAO GENTIS DESFERIDAS AMINHA PESSOA MUITO OBRIGADO ESPERO TER TE RESPONDIDO A ALTURA SE NÃO PODE MANDAR PERGUNTAS QUE TENTAREI TE AJUDAR NO QUE FOR POSSIVEL.E COMO SEMPRE DIGO PARA TODOS MUITA PAZ PARA VOCE E SUA FAMILIA.
     
  18. Nualla

    Nualla Usuário

    Conexão católica e pagã

    Caro Saradoc

    Obrigada pelo esclarecimento. Percebo agora a conexão feita por você e concordo com ela. O que acho mais maravilhoso na obra do Mestre é a universalidade da mesma. Todos os credos e religiões podem ser ver retratados em um ou outro momento da Trilogia, depende dos olhos de quem lê.
    Desculpe-me se te ofendi em qualquer momento, não foi esta a intenção.

    Saúde, Paz e Prosperidade :)
     
  19. Blind Éowyn

    Blind Éowyn Guerreira romântica

    Concordo em gênero número e grau!

    Esse povo só quer ganhar dinheiro se aproveitando das obras dele e do impacto causado pelo filme.


    Beijos!
     

Compartilhar