• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espíritos

Leir

Quem é vivo, né...
Estou chorando,o Huan,o personagem mais irado,morreu.

Para onde foi o espírito do Huan?E dos anões,vai pra onde?Carcharoth e afins tb,para aonde vão?
 
Leirzim disse:
Estou chorando,o Huan,o personagem mais irado,morreu.

Para onde foi o espírito do Huan?E dos anões,vai pra onde?Carcharoth e afins tb,para aonde vão?

Realmente, a morte de Huan é tocante... :(

Quanto ao paradeiro desses espíritos (fëa) aí... são mistérios da vida e da morte.

Pelo o que eu sei, Huan é um Maia, ou seja... Mandos...
Dos Anões... realmente não sei...
Carcharoth é complicado dizer... Atlvez não tenha fëa (a chama imperessível)... seja um fantoche da vontade de Morgoth (me corrijam se estiver errado!)
 
Em toda as discusõe que eu vi falarem do Huan ele ñ é maia ñ, é um animal e como todos os animais ñ tem o tal fëa, foi oque li aqui no forum(parece que está em uma carta do professor mas eu ñ faço a mínima idéia de qual)
Os anões são um mistério segundo eles mesmos vão p/ Mandos tbm mas ficam separados do elfos, veja bem isso é oque OS ANÕES dizem a verdade, Ñ sei tbm 8O
Quem é Carcharoth?
 
Pois é... eu concordo com isso... Huan não era um maia não... era um bixão poderoso... q Orome colocou seu poder nele...

imagina se Huan fosse um maia... pq ele estaria limitado a falar apenas 3 x na vida?

Manwe fala com Yavanna no capitulo... de Aule e Yavanna... que Eru irá convocar espíritos para viver nos Kelvar e Olvar (Arvores e Animais)... no caso dos Kelvar eram os Ents... e nos Olvar animais como Huan... As Águias... Felarof... e por aí vai.
 
Fingolfin *§* disse:
Manwe fala com Yavanna no capitulo... de Aule e Yavanna... que Eru irá convocar espíritos para viver nos Kelvar e Olvar (Arvores e Animais)... no caso dos Kelvar eram os Ents... e nos Olvar animais como Huan... As Águias... Felarof... e por aí vai.

Não, não é bem isso que é falado. Ilúvatar convocou espíritos que caminhariam por entre os kelvar e olvar, não significa que esses espíritos habitariam as plantas e animais. Os ents eram uma raça à parte, como são os anões, por exemplo; não eram "plantas que andavam", eles eram Ents.
 
Maglor disse:
Não, não é bem isso que é falado. Ilúvatar convocou espíritos que caminhariam por entre os kelvar e olvar, não significa que esses espíritos habitariam as plantas e animais. Os ents eram uma raça à parte, como são os anões, por exemplo; não eram "plantas que andavam", eles eram Ents.

Essa afirmação é estranha pra mim. Pois Barbávore diz que foram os elfos que começaram a falar com as árvores e a dispertá-las e ensiná-las a língua deles. As "árvores dispertadas" seriam os Ents, e os huorns seriam os Ents voltando ao estado de árvores depois do declínio élfico.

Foi assim que sempre entendi os Ents. Tem toda aquela explicação técnica sobre fëa, chama imperecível e etc... Mas essa é só minha opinião.
 
Por uma razão que não conhecemos, pode ser sim que os Ents tenham acabado se tornado "arvorescos"; mas nem tudo o que o Barbárvore fala é correto. Ele é um personagem, e o que ele diz representa o pensamento dele, não necessariamente corresponde à verdade.
 
Fory disse:
Essa afirmação é estranha pra mim. Pois Barbávore diz que foram os elfos que começaram a falar com as árvores e a dispertá-las e ensiná-las a língua deles. As "árvores dispertadas" seriam os Ents, e os huorns seriam os Ents voltando ao estado de árvores depois do declínio élfico.


eu acho que nesse caso seriam os Huorns, não?
aqueles que eram comandados pelos Ents (pastores de árvores)
 
Fingolfin *§* disse:
Manwe fala com Yavanna no capitulo... de Aule e Yavanna... que Eru irá convocar espíritos para viver nos Kelvar e Olvar (Arvores e Animais)... no caso dos Kelvar eram os Ents... e nos Olvar animais como Huan... As Águias... Felarof... e por aí vai.

Existe um velho tópico lá no Obras (se não me engano chamado Kelvar e Olvar), em que discutimos esse trecho. Eu mantenho a mesma opinião que exprimi naquela oportunidade.

Ou seja: tô contigo.

Assim sendo, Huan era um espírito. Um espírito que veio de fora de Arda, convocado por Yavanna, para habitar num hröa de cachorrão.

Imagino que ao morrer tenha voltado para fora de Arda.

A idéia é a única explicação legal que eu encontro para o fato de que (segundo Tolkien) os ents não iam para Valinor.

Se eles (os ents e os animais falantes, como Huan) eram (como eu acredito) espíritos que foram criados fora (e talvez antes) de Arda, e ao desencarnarem não iam para o Oeste, então deveriam voltar para o lugar de onde vieram.
 
Maglor disse:
Fingolfin *§* disse:
Manwe fala com Yavanna no capitulo... de Aule e Yavanna... que Eru irá convocar espíritos para viver nos Kelvar e Olvar (Arvores e Animais)... no caso dos Kelvar eram os Ents... e nos Olvar animais como Huan... As Águias... Felarof... e por aí vai.

Não, não é bem isso que é falado. Ilúvatar convocou espíritos que caminhariam por entre os kelvar e olvar, não significa que esses espíritos habitariam as plantas e animais. Os ents eram uma raça à parte, como são os anões, por exemplo; não eram "plantas que andavam", eles eram Ents.

Não sei Maglor... mas aqui eu acho que não é uma questão de conhecimento mas de interpretação... eu reli o texto e continuo interpretando como os espíritos irão e habitar Kelvar e Olvar...

olha o trecho mais completo aqui

" - Tudo tem seu valor, e cada um contribui para o valor dos outros. Mas os kelvar podem fugir ou se defender, ao passo que os olvar que crescem, não. E entre estes, prezo mais as árvores. Embora o crescimento demorado, veloz é sua derrubada; e a menos que paguem impostos dos frutos nos galhos, pouca tristeza despertam quando morrem. É assim que vejo no meu pensamento. Quisera que as árvores falassem em defeza de todos os seres que têm raízes, e castigassem aqueles que lhe fizessem mal."

E mais a frente, depois de alguma discussão Manwë responde:

" - Ó Kementari, Eru pronunciou e disse 'Será que algum Valar supôe que eu não tenha eu não tenha ouvido toda Música? Mesmo o som mais ínfimo da voz mais fraca? Vejam! Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará os espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão e serão reverenciados, e sua justa será temida."

E no parágrafo seguinte, Manwë confirma que essas criaturas são os ents

" - Não Yavanna, apenas as árvores de Aulë terão altura suficiente. As Águias habitarão as montanhas e ouvirão as vozes daqueles que chamam por nós. Mas nas florestas caminharão os Pastores das Árvores."

Ou seja... mantenho minha opinião... queria saber se há outro texto que indique que minha interpretação está errada... pq por enquanto eu mantenho com ela.
 
Ora, você mesmo disse na citação de Manwë. É uma questão mais de interpretar o texto do que de Tolkienices, propriamente.

Os "espíritos convocados de longe, que irão caminhar entre os olvar e kelvar" são os Pastores de Árvores, os Ents. As árvores não tinham espírito, mas os Ents, sim.
 
Maglor disse:
Os "espíritos convocados de longe, que irão caminhar entre os olvar e kelvar" são os Pastores de Árvores, os Ents. As árvores não tinham espírito, mas os Ents, sim.

Concordo... mas o verbo não é caminhas, mas MISTURAR... foi ai que eu achei q alguns espiritos residiriam algumas arvores e tomariam a forma dos entes e assim foi criado essa raça.

vc por um acaso tem essa citação em ingles? de repente é menos ambíguo.
 
Fingolfin *§* disse:
vc por um acaso tem essa citação em ingles? de repente é menos ambíguo.

Acho que o texto no original também é ambíguo...

And Manwë said: 'O Kementári, Eru hath spoken, saying: "Do then any of the Valar suppose that I did not hear all the Song, even the least sound of the least voice? Behold! When the Children awake, then the thought of Yavanna will awake also, and it will summon spirits from afar, and they will go among the kelvar and the olvar, and some will dwell therein, and be held in reverence, and their just anger shall be feared. For a time: while the Firstborn are in their power, and while the Secondborn are young."

A chave aqui é a expressão they will go among.

E among não tem sentido exclusivamente espacial. Além de "no meio de" ou "entre", também pode significar "misturado com".
 
É "por entre" a tradução, não é? Eu não vejo esse trecho como algo denotativo, é uma metáfora. Os Ents eram os guardiões das florestas, por isso eles caminhavam entre os kelvar e olvar, no meio deles. Não interpreto como se as almas tivessem sido convocadas para habitar os kelvar e olvar.

Mesmo quando Yavanna fala "Quisera que as árvores falassem em defesa de todos os seres que têm raízes, e castigassem aqueles que lhe fizessem mal.", ora, não eram árvores de fato, a não ser que se entenda o trecho acima como literal. Os Ents, pela descrição do SdA, eram semelhantes o suficiente para que se confundisse um de sua espécie com uma árvore, mas distintos também para se dizer que um ent era um árvore falante.
 
Concordo q o Ent não era simplesmente uma árvore falante...

na minha opinião eles usaram alguns kelvar e colocaram espíritos ali para habitar... mas por causa desse espírito eles se diferenciavam mais.

é como se eles tivessem usado a matéria de uma árvore pra criar um ser... mas o ent seria um Ser, mais proximo de um elfo e um homem doq de uma árvore.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo