1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Espíritos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Leir, 14 Nov 2003.

  1. Leir

    Leir Quem é vivo, né...

    Estou chorando,o Huan,o personagem mais irado,morreu.

    Para onde foi o espírito do Huan?E dos anões,vai pra onde?Carcharoth e afins tb,para aonde vão?
     
  2. Fory

    Fory Usuário

    Realmente, a morte de Huan é tocante... :(

    Quanto ao paradeiro desses espíritos (fëa) aí... são mistérios da vida e da morte.

    Pelo o que eu sei, Huan é um Maia, ou seja... Mandos...
    Dos Anões... realmente não sei...
    Carcharoth é complicado dizer... Atlvez não tenha fëa (a chama imperessível)... seja um fantoche da vontade de Morgoth (me corrijam se estiver errado!)
     
  3. Andiara

    Andiara Usuário

    Em toda as discusõe que eu vi falarem do Huan ele ñ é maia ñ, é um animal e como todos os animais ñ tem o tal fëa, foi oque li aqui no forum(parece que está em uma carta do professor mas eu ñ faço a mínima idéia de qual)
    Os anões são um mistério segundo eles mesmos vão p/ Mandos tbm mas ficam separados do elfos, veja bem isso é oque OS ANÕES dizem a verdade, Ñ sei tbm 8O
    Quem é Carcharoth?
     
  4. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Pois é... eu concordo com isso... Huan não era um maia não... era um bixão poderoso... q Orome colocou seu poder nele...

    imagina se Huan fosse um maia... pq ele estaria limitado a falar apenas 3 x na vida?

    Manwe fala com Yavanna no capitulo... de Aule e Yavanna... que Eru irá convocar espíritos para viver nos Kelvar e Olvar (Arvores e Animais)... no caso dos Kelvar eram os Ents... e nos Olvar animais como Huan... As Águias... Felarof... e por aí vai.
     
  5. Riff

    Riff Usuário

    É um lobo (ou lobisomen) grandão q foi criado por Morgoth, o maior lobo de todos os tempos
     
  6. Andiara

    Andiara Usuário

    lembrei então acho que oque vale p/ o Huan vale p/ ele tbm :D
     
  7. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Não, não é bem isso que é falado. Ilúvatar convocou espíritos que caminhariam por entre os kelvar e olvar, não significa que esses espíritos habitariam as plantas e animais. Os ents eram uma raça à parte, como são os anões, por exemplo; não eram "plantas que andavam", eles eram Ents.
     
  8. Fory

    Fory Usuário

    Essa afirmação é estranha pra mim. Pois Barbávore diz que foram os elfos que começaram a falar com as árvores e a dispertá-las e ensiná-las a língua deles. As "árvores dispertadas" seriam os Ents, e os huorns seriam os Ents voltando ao estado de árvores depois do declínio élfico.

    Foi assim que sempre entendi os Ents. Tem toda aquela explicação técnica sobre fëa, chama imperecível e etc... Mas essa é só minha opinião.
     
  9. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Por uma razão que não conhecemos, pode ser sim que os Ents tenham acabado se tornado "arvorescos"; mas nem tudo o que o Barbárvore fala é correto. Ele é um personagem, e o que ele diz representa o pensamento dele, não necessariamente corresponde à verdade.
     
  10. Tauraherion

    Tauraherion The eyes of truth


    eu acho que nesse caso seriam os Huorns, não?
    aqueles que eram comandados pelos Ents (pastores de árvores)
     
  11. Olwë

    Olwë Usuário

    Existe um velho tópico lá no Obras (se não me engano chamado Kelvar e Olvar), em que discutimos esse trecho. Eu mantenho a mesma opinião que exprimi naquela oportunidade.

    Ou seja: tô contigo.

    Assim sendo, Huan era um espírito. Um espírito que veio de fora de Arda, convocado por Yavanna, para habitar num hröa de cachorrão.

    Imagino que ao morrer tenha voltado para fora de Arda.

    A idéia é a única explicação legal que eu encontro para o fato de que (segundo Tolkien) os ents não iam para Valinor.

    Se eles (os ents e os animais falantes, como Huan) eram (como eu acredito) espíritos que foram criados fora (e talvez antes) de Arda, e ao desencarnarem não iam para o Oeste, então deveriam voltar para o lugar de onde vieram.
     
  12. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Existe aquele maldito trecho do ensaio sobre os Orcs:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  13. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Não sei Maglor... mas aqui eu acho que não é uma questão de conhecimento mas de interpretação... eu reli o texto e continuo interpretando como os espíritos irão e habitar Kelvar e Olvar...

    olha o trecho mais completo aqui

    " - Tudo tem seu valor, e cada um contribui para o valor dos outros. Mas os kelvar podem fugir ou se defender, ao passo que os olvar que crescem, não. E entre estes, prezo mais as árvores. Embora o crescimento demorado, veloz é sua derrubada; e a menos que paguem impostos dos frutos nos galhos, pouca tristeza despertam quando morrem. É assim que vejo no meu pensamento. Quisera que as árvores falassem em defeza de todos os seres que têm raízes, e castigassem aqueles que lhe fizessem mal."

    E mais a frente, depois de alguma discussão Manwë responde:

    " - Ó Kementari, Eru pronunciou e disse 'Será que algum Valar supôe que eu não tenha eu não tenha ouvido toda Música? Mesmo o som mais ínfimo da voz mais fraca? Vejam! Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará os espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão e serão reverenciados, e sua justa será temida."

    E no parágrafo seguinte, Manwë confirma que essas criaturas são os ents

    " - Não Yavanna, apenas as árvores de Aulë terão altura suficiente. As Águias habitarão as montanhas e ouvirão as vozes daqueles que chamam por nós. Mas nas florestas caminharão os Pastores das Árvores."

    Ou seja... mantenho minha opinião... queria saber se há outro texto que indique que minha interpretação está errada... pq por enquanto eu mantenho com ela.
     
  14. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Ora, você mesmo disse na citação de Manwë. É uma questão mais de interpretar o texto do que de Tolkienices, propriamente.

    Os "espíritos convocados de longe, que irão caminhar entre os olvar e kelvar" são os Pastores de Árvores, os Ents. As árvores não tinham espírito, mas os Ents, sim.
     
  15. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Concordo... mas o verbo não é caminhas, mas MISTURAR... foi ai que eu achei q alguns espiritos residiriam algumas arvores e tomariam a forma dos entes e assim foi criado essa raça.

    vc por um acaso tem essa citação em ingles? de repente é menos ambíguo.
     
  16. Olwë

    Olwë Usuário

    Acho que o texto no original também é ambíguo...

    A chave aqui é a expressão they will go among.

    E among não tem sentido exclusivamente espacial. Além de "no meio de" ou "entre", também pode significar "misturado com".
     
  17. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    É "por entre" a tradução, não é? Eu não vejo esse trecho como algo denotativo, é uma metáfora. Os Ents eram os guardiões das florestas, por isso eles caminhavam entre os kelvar e olvar, no meio deles. Não interpreto como se as almas tivessem sido convocadas para habitar os kelvar e olvar.

    Mesmo quando Yavanna fala "Quisera que as árvores falassem em defesa de todos os seres que têm raízes, e castigassem aqueles que lhe fizessem mal.", ora, não eram árvores de fato, a não ser que se entenda o trecho acima como literal. Os Ents, pela descrição do SdA, eram semelhantes o suficiente para que se confundisse um de sua espécie com uma árvore, mas distintos também para se dizer que um ent era um árvore falante.
     
  18. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Concordo q o Ent não era simplesmente uma árvore falante...

    na minha opinião eles usaram alguns kelvar e colocaram espíritos ali para habitar... mas por causa desse espírito eles se diferenciavam mais.

    é como se eles tivessem usado a matéria de uma árvore pra criar um ser... mas o ent seria um Ser, mais proximo de um elfo e um homem doq de uma árvore.
     
  19. Vëon Alcarohtar

    Vëon Alcarohtar Usuário

    Galera, deixa eu tentar me encontrar aqui...
    Huan tinha espírito ou não????
     
  20. Doom

    Doom Usuário

    Na teoria não, ele era um ser "animado" como as aguias, mas ninguem sabe...
     

Compartilhar