1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Espírito Elfico?!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Eów Dernhelm, 7 Dez 2011.

  1. Eów Dernhelm

    Eów Dernhelm Amigável mesmo sendo um...

    Eu procurei na ferramenta de busca e não achei nada a respeito. Se tiver algum tópico relacionado a isso me desculpem desde já.

    Mas eu fiquei hiper curiosa, lendo um dos tópicos aqui da Área Tolkien alguém citou o apocalipse élfico, que acabaria ocorrendo quando estes tivessem que abandonar Arda e que eles temiam por seus espíritos, já que somente homens teriam espíritos imortais.

    Mas fica aqui a(s) pergunta(s):

    - Não seria meio óbvio que toda a criatura inserida nas obras de Tolkien possuíssem algum espírito? Visto que sua obra é fortemente influenciada pelo Cristianismo?

    - Se os elfos não possuem espíritos/ almas como lhes foi dado o dom da vida?

    - E se ele não possuíam esses espíritos o que aconteceria com eles? Eles em algum momento morriam? Ou continuariam a viver eternamente?

    - E se eles não morriam porque a preocupação com a existencia ou não de um espírito/alma?
     
  2. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Como assim elfos não têm espírito? Que eu saiba, todos têm um fëa, como o chamam, que é eterno, e inclusive reencarna. Fiquei curioso.

    A propósito, que tópico foi esse, Eów, que você mencionou?
     
    Última edição: 7 Dez 2011
  3. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Como o Eriadan colocou, tanto elfos como homens possuíam "fëa" e, tanto uma como outra raça animavam "hröar".
    Sobre exemplos de elfos que reencarnaram, lembro-me agora de Finrod Felagund que, após ser morto por um Lobisomem para salvar Beren, é dito que caminhava com o pai pelas areias de Eldamar, e de Glorfindel, que reaparece em O Senhor dos Anéis. Eles animam corpos novos, uma vez que seus antigos corpos foram destruídos. Sendo assim, é claro que há um espírito, uma individualidade, que sobreviveu e que passou a animar outros corpos. Só não me perguntem como se deu isso.

    A profecia em questão não menciona que, no fim, elfos e homens juntarão suas vozes ao novo Tema de Eru? :think:
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  4. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Bem, na minha fantasia é assim:
    - Os Elfos tem espirito sim e como o Eriadan disse, até reencarna. Para falar a verdade, creio que todas as almas na mitologia tem espirito, agora que todas venham a reencarnar eu não creio. Acho que essa dadiva é só dos elfos, os outros passariam a viver em um suposto "paraíso".
    Mais uma vez... Na minha cabeça.
     
  5. Eów Dernhelm

    Eów Dernhelm Amigável mesmo sendo um...

    Eriadan eu vou procurar ele e coloco o post aonde eu li isso.
     
  6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Gandalf reencarnou, não? Mas claro, ele era um Maia. No mais não possuo conhecimento adequado para debater não.
     
  7. Excluído043

    Excluído043 Excluído a pedido

    Pelo que entendi lendo o "Silmarillion", a vida dos elfos é a vida deste mundo, ou seja, o fulano élfico pode "morrer" cem vezes que seu corpo será restaurado, bem como a sua memória, mas apenas enquanto o mundo durar, e aí é que está o interessante, ninguém sabe, dentro dos círculos do mundo, qual será o destino de seus espíritos após o fim dele. Serão recriados? Viverão apenas na memória daqueles que os conheceram? E me parece lógica esta diferença entre os filhos de Eru: elfos - vida extremamente longa, porém espírito mortal (vive enquanto vive o mundo); homens - vida muito curta, porém dotados de espírito imortal, como os Ainur.
     
    Última edição: 8 Dez 2011
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Thanatos

    Thanatos Mortinho Usuário Premium

    Como ja foi dito, todos possuem fëa, os homens atravessam os círculos do mundo e nunca mais voltam.
    Os elfos quando eventualmente morrem vão para os Palácios de Mandos em Aman, onde seus espíritos(fëa) esperam até retornarem num novo corpo.
    O único que não voltará antes do fim dos tempos é Fëanor.

    Segundo a profecia os homens, elfos e os anões(filhos de adoção), irão juntas suas vozes na segunda Música.
     
    Última edição: 7 Dez 2011
  9. Excluído043

    Excluído043 Excluído a pedido

    E fui eu que disse que seria muito legal ler sobre um Apocalipse élfico, em que boa parte do belo povo se corromperia ao ser finalmente confrontada com o fim definitivo de seus corpos e, talvez, também de seus espíritos. Tudo isto, é claro, ambientado no fim do mundo.
     
  10. Excluído043

    Excluído043 Excluído a pedido

    E, cá entre nós, seria sensacional ler sobre uma boa parte dos primogênitos assumindo o Saeros que existe em todos eles. Assim como há um Gríma Língua-De-Cobra em todos nós (humanos).
     
  11. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Parece-me que há alguns indícios de que Gandalf não tenha voltado em um hröa, mas em um fána.
     
  12. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Explica aí que p* é isso. Já tinha ouvido falar em fëa, mas não sei o que é hroa e só agora ouço falar em fána.
     
  13. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Faz já algum tempo que li sobre isso, então qualquer coisa, alguém me corrija por favor... ou complemente.

    Em geral, elfos, homens e anões, usavam hröar, corpos com limitações, necessidades fisiológicas e tal.
    Os fánar são corpos mais perfeitos, sem essas limitações, sem necessidades fisiológicas.

    Os Istari eram Maiar que haviam assumido hröar para atuar junto a homens e elfos na Terra Média, o que também limitava os seus poderes.
    Quando Gandalf retorna, muito mais poderoso, há passagens que trazem indícios de que ele não possuía mais as limitações de um hröa, podendo fazer uso de maior parte de seu poder.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Está correto, a "nova roupagem" que os Ainur deram a Gandalf foi um fána, concedido ao Istari por sacrificar-se em combate contra o Balrog de Moria. Mas é preciso deixar bem claro que, mesmo encarnados em um hröa, os Istari tem força superior ao de um ser humano, seja ele guerreiro ou não. Assim como o espírito dos elfos, os dos Magos não estão atrelados ao corpo físico, cujo o poder aumenta conforme o tempo passa.

    Ao contrário de nós, meros mortais, que entramos em declínio conforme a idade avança.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  15. EduAC

    EduAC Usuário

    O corpo entra em declinio, não o espirito.
    Eu tenho uma teoria sobre o destino dos elfos. Eu que melkor já teria retornado a arda e ele já teria sido derrotado, e nós humanos da terra seriamos os elfos de arda que teriam que viver como humanos e assim morrer como eles pra ir pra junto de Eru, assim como o humanos da arda fizeram. É estupido, mas foi a unica coisa que me veio na cabeça sobre essa tema =/
     
    Última edição: 8 Dez 2011
  16. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Acho qeue essa teoria não se encaixa muito bem com o que Tolkien pensava. O Professor queria que o retorno de Melkor "correspondesse" mais ou menos ao Apocalipse cristão, que Tolkien certamente acreditava que ainda não havia acontecido.
     
  17. Eów Dernhelm

    Eów Dernhelm Amigável mesmo sendo um...

    Foi isso que eu não consegui compreender de forma lógica, porque o fëa dos elfos não poderia ser imortal, sendo que eles vivem "imortalmente"; e o fëa dos homens é imortal, porém estes possuem a vida muito curta?! Não estaria fugindo da lógica, eu como ainda não terminei o'Silma (porque leio e releio toda vez algumas partes) ainda não li nada que falasse sobre isso.

    Por isso a minha dúvida, quando o Arda tiver um fim o que ocorrerá com os fëas élficos?


    Quanto a esse apocalipse, é uma profecia existente no livro? Eu acho que já li sobre, mas não compreendo, no fim Melkor retornaria o que aconteceria com toda a Arda e os seres nela exitentes?
     
  18. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Sim, existe, está na série The History of Middle-earth. No fim, Melkor retornaria, mas seria derrotado pelos Valar. Mais informações
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
    Última edição: 8 Dez 2011
  19. Excluído043

    Excluído043 Excluído a pedido

    Muito obrigado pelo link, quando refleti sobre o "Silmarillion" pela primeira vez, esta ideia, de que uma nova leva de Ainur seria escolhida dentre as almas humanas, me veio à mente e resolvi brincar de Eru escolhendo os novos Valar e Maiar dentre os meus personagens humanos favoritos.

    Agora uma pergunta chata: Será que Tolkien queria ver aqueles textos publicados? Afinal eles tratam de assuntos muito sérios para ele, tendo em vista a sua devoção ao catolicismo. Desconfio de que Christopher Tolkien sucumbiu à tentação do vil metal... Corrijam-me se eu estiver errado.

    PS: Segundo o sufismo, só há um ser capaz de cair abaixo dos animais e de elevar-se acima dos anjos, e este ser é o ser humano. Não sou sufi e muito menos muçulmano, mas, diante de tudo que já vi na vida, digo que isto é verdade.
     
    Última edição: 8 Dez 2011
  20. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    A vida dos eldar não está atrelada a existência de Arda, e sim, a permanência deles. Assim como os Ainur, os quendi estão "contidos" aos Círculos do Mundo, não podendo escapar para fora dele, como acontece com o fëar dos homens. Quando Arda for destruída, os elfos partirão. Provavelmente para os salões de Eru onde estão os atani e os naugrim (me recuso a usar o termo anano) onde aguardarão a restauração de Arda.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar