• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espingardas na Terra-média

Avastgard

Alwaystanding
Estava relendo O Hobbit esses dias e me deparei com uma coisa de que não me lembrava: logo nos primeiros capítulos, quando Gandalf entra na toca de Bilbo junto com os anões, Gandalf repreende Bilbo por ter aberto a porta muito rápido, como "uma espingarda de pressão". Estranhei essa comparação, pois nunca imaginei que na Terra-média (muito menos no Condado) houvesse tal tecnologia.

Se existiam mesmo espingardas de ar comprimido na Terra-média não era de se esperar que essa tecnologia fosse aplicada à guerra em vez de lutarem com espadas? O que me parece mais estranho ainda é que as coisas parecem ter tomado o caminho inverso: não sei quase nada sobre história bélica, mas creio que no nosso mundo surgiram primeiro as armas de fogo e depois vieram as armas de ar comprimido, como uma imitação das primeiras. Na Terra-média, ao contrário, as de pressão vieram primeiro.

Se essa tecnologia de ar comprimido fosse se desenvolvendo, seria possível que na Quarta Era surgissem outros mecanismos que utilizassem compressão de ar? Ou, quem sabe, já que Saruman já tinha desenvolvido pólvora, haveria a possibilidade de armas de fogo na Quarta Era?
 
Acho que não!

Vejo que a frase "espingarda de pressão" era uma força de expressão, ou uma frase mal aplicada. Tanto é que não vemos nada sobre qualquer tipo de tecnologa afim nas demai obras do autor que diz repeito a Arda. A quarta era também não vejo como um período de grandes tranformações tecnológicas.

Seu passado se passa num momento muito longínquo de nossa época possívelmente há mais de 7 mil anos, se não estiver enganado.
 
É verdade essa frase está no livro, na época em que li perguntei sobre isso no chat Valinor me disseram que o Hobbit foi feito antes do SDA e que tinha uma visão mais infantil além de não ter sido planejado que fosse parte perfeitamente encaixada na histroria da Terra-Media
 
Não foi o caso aqui, Ondon. O termo em inglês é "pop-gun", que é justamente uma espingarda de pressão.

O termo em O Hobbit é só mais um dos anocronismos do livro, intencionais na época em que o livro era concebido por Tolkien como algo em si mesmo, não como prelúdio para algo maior, e algo em que houvesse um "diálogo" do narrador com o leitor, prática comum nos livros de contos de fadas infantis tradicionais; e é justamente nesses diálogos que surgem essas expressões anacrônicas, usadas pelo narrador para situar o leitor ao comparar algo desconhecido dele (elementos da história do livro) com algo conhecido (elementos do mundo real).

O detalhe aqui é que às vezes as falas que seriam do narrador são colocadas nas bocas dos personagens (como o caso aqui com Gandalf), mas isso se deve novamente ao fato de que O Hobbit não fazia parte do legendário tal como veio a fazer mais tarde, embora já tivesse "vislumbres" de coisas do O Silmarillion nele, como menção a Gondolin, Elrond, etc., então esses anacronismos dos próprios personagens justificavam-se pelo simples teor que tinham dentro do livro como algo isolado.
 
Última edição:
Fuinur disse:
Acho que não!

Vejo que a frase "espingarda de pressão" era uma força de expressão, ou uma frase mal aplicada. Tanto é que não vemos nada sobre qualquer tipo de tecnologa afim nas demai obras do autor que diz repeito a Arda. A quarta era também não vejo como um período de grandes tranformações tecnológicas.

Seu passado se passa num momento muito longínquo de nossa época possívelmente há mais de 7 mil anos, se não estiver enganado.

Mas como é que Gandalf vai usar uma expressão usando algo que não existe? Se não haviam espingardas de pressão na Terra-média então o próprio conceito delas era desconhecido (ou ainda muito obscuro) e não poderia ser comum ao ponto de ser usado em uma expressão, penso eu.

Todas essas questões já foram abordadas nos posts linkados pelo Elendil. Obrigado pelas remissões, Elendil. Eu sempre pesquiso antes de abrir novos tópicos, e justo no dia em que resolvo não fazer isso, já existiam outros sobre o assunto.

Vamos nos ater à questão que ainda não foi abordada então: Se essa tecnologia de ar comprimido fosse se desenvolvendo, seria possível que na Quarta Era surgissem outros mecanismos que utilizassem compressão de ar? Ou, quem sabe, já que Saruman já tinha desenvolvido pólvora, haveria a possibilidade de armas de fogo na Quarta Era?
 
Se essa tecnologia de ar comprimido fosse se desenvolvendo, seria possível que na Quarta Era surgissem outros mecanismos que utilizassem compressão de ar? Ou, quem sabe, já que Saruman já tinha desenvolvido pólvora, haveria a possibilidade de armas de fogo na Quarta Era?

Avastgard! Eu penso que o controlo e domínio da pólvora como arma de guerra foi um avanço muito grande para a época.

Vamos pensa numa coisa: Se na Terceira Era do Sol foi possível criar a pólvora com o desenrolar dos anos é possível (por minha parte) imaginar o avanço tecnológico de armas.

Sem se ater as escrituras e pensar numa lógica mais próxima de nós, seria possível sim, começando pela própria pólvora como: Se foi criado uma espécie de bomba que destruiu a muralha de Helms, a criação de bombas menores, de menor porte seria possível na Quarta Era.
 
Isso já é coisa para o fórum "E Se..."

No que diz respeito a esse tópico, não existe espingardas de pressão da Terra-média tal como Tolkien veio a concebê-la posteriormente, isto é, quando escreveu o SdA e se viu obrigado a tentar encaixar O Hobbit no legendário. Ele encaixou os Hobbits e o Anel, mas não as espingardas de pressão, relógios de corda ou futebol.

Só é possível considerar a existência dessas coisas se O Hobbit for analisado isoladamente e no contexto do período em que foi escrito, tanto o temporal como o conceitual de Tolkien. No momento em que se acrescenta O Hobbit à equação SdA + Silma + legendário, esses elementos se tornam anacrônicos e deslocados.
 
Bom tópico Avastgard, excelente observação.
Acho que a resposta do Tilion responde claramente a pergunta, mas é digno de um "E se..." o fato das armas de pólvora. Prometo aparecer no tópico caso você crie um.
(Não criarei eu mesmo porque a idéia é sua :))
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo