• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espingardas na Terra-Média?

NightRaven disse:
Bom, tenho certeza q PJ qnd fazer o filme "O Hobbit" vai cortar essas partes non-sense pré-SDA! mas é só ignorar... :lol:

Duvido muito que ele consiga os direitor de filmagem, após todas as mudanças que ele implementou em RoTK...
 
Tolkien era linguísta e não economista e por tanto não divulgou detalhes sobre o dia-a-dia da economia de mercado no Condado. Claro q podemos imaginar, pelos eventos e descrições na trilogia, que a sociedado do Condado era principalmente agrária por natureza e usava dinhairo (ouro, prata e cobre) nas transações mercantis. Alguma habilidade manufatureira é aparente: lemos sobre um moinho, por exemplo, e são mencionados vários itens feitos por algum tipo de artesão especializado.
A evolução socioeconomica estava num ponto relativamente avançado nesta época, a propriedade privada, por exemplo, é um conceito bem difundido, variando das grandes fazendas aos minifúndios, com mansões como o Bolsão e pequenas residências.
No proprio O Hobbit nós podemos ver a implicita existencia de dinheiro, afinal não se leiloam bens sem dinheiro.

A visão Social do Condado é interessante, pois Tolkien faz dele um pintura do temido destino para a civilização atual, pois primeiramente o Condado é uma sociedade que com um governo quase inexistentem, com prefeitos cerimoniais e um grupo desorganizado de xerifes, além de guardas desarmados que também eram usados como mensageiros entre as comunidades E em contraste a isso encontramos um Condado distorcido com uma sociedade com um forte governo centralizado, brutal e controlador por natureza. Todos os marcos do Estado ocidental modernos estão presentes nessa fase: impostos confiscatórios, passaportes indispensáveis para viagens, espiões e informantes recrutados na própria população, imigração aberta e até mesmo batidas policiais inesperadas, com os elementos mais vocais ou politcamente perigosos sendo agredidos e encarcerados por tempo inderteminado.
Porém Tolkien não deixou essa sociedade ter um final triste, fez com que os hobbits se virassem contra esse governo opressor, mas também isolados e com medo. Fez lideres corajosos lutarem por um final feliz, que por tristeza é mais parte da ficção na vida real. :disgusti:

Como o próprio Tolkien uma vez falou:
J.R.R. Tolkien disse:
"Minhas idéias políticas aproximam-se mais do Anarquismo ou monarquia "inconstitucional". Dêem-se um rei cujo maior interesse na vida seja selos, ferrovias ou corridas de cavalos, e que tenha o poder de despedir seu vizir se não gostar do feitio das suas calças."
Essa foi dita por ele numa das cartas a Chris em 1943, época do terror da guerra.

obs: Vale notar que Tolkien, a citar o anarquismo não faz apologia a homens bomba e loucos de barba e sim a abolição do controle ditatorial verticalizado.)
 
Ow, e o café que o Bilbo oferece aos anões?Tem alguma citação relacionada a tomates ou chocolate? Não lembro (li á 1 ano e nunca mais dei uma olhada), mas se tiver são mais "enganos"...Aliás, eu acho que até o SdA é meio adiantado pra Idade Média, o Condado me lembra mais aquelas aldeias do século XIX, e eles até tomavam banhu! Isso é atual pra caramba, se a gente pensar que na Europa do começo do século vinte ngm tomava banhu todo dia...u.u
 
Quanto a dinheiro eu acredito que já existia sim, ou Gondor e Rohan eram socialistas???
Era necessário algo para se usar como forma de pagamento e com certeza eram moedas de ouro, prata e bronze.
Quanto ao açougueiro, isso também é provável de existência, pois nem todos tinham lugar para criar porco, vaca, galinha e etc para fornecer carne, sendo necessário alguém que venha a comercializar carne.

FLW

Fëanor
ps: quanto a citação de porco, vaca e galinha, eu não confirmo a existência desses animais na Terra Média, usei - os apenas pois são fontes de carne que normalmente comemos e portanto foram as primeiras em que pensei
 
Swanhild disse:
Bom, Panda, isso aí é como a história do futebol e do Golf no Hobbit. São coisas que o Tolkien colocou no Hobbit de modo descuidado. Aqui, é bom lembrar que quando Tolkien escreveu o Hobbit ele não estava exatamente preocupado em ligar o livro às lendas da Primeira Era, que existiam numa forma menos apurada do que a que conhecemos. E o SDA nem existia. E quanto à temática medieval, o Tolkien só levou isso mais a sério mesmo no Hobbit depois da metade do livro para a frente, quando a história perdeu um pouco do caráter infantil e ficou um tantinho mais séria.

Eu nao diria "descuidado", apenas por ser uma historia infantil, acho eu que o grande JRR quis usar figuras de linguagem e simbolos que viessem a despertar a imaginaçao infantil, de tal forma que as crianças ficassem presas ao enredo.. pois na minha opiniao, sao elementos como "espingardas de pressao", a origem do golf, e futebol jogado pelos homens de pedra, que fazem a criança se manter interessada numa historia mais ou menos longa... Assim como o mistério e o suspense faz com que pessoas da nossa idade nao larguem um livro...

bom, era só isso...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo