• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espingardas na Terra-Média?

Pandatur

Usuário
Não é de seu feitio, Bilbo, deixar amigos esperando no capacho, e depois abrir a porta como uma espingarda de pressão.

Isso foi dito por Gandalf, quando ele chega em Bolsão com Thorin e os anões, em "O Hobbit". O que me intriga é a citação "espingarda de pressão". Creio que não existissem espingardas na Terra-Média, e que se levarmos em conta que O Hobbit é um livro infantil, tal citação poderia passar batida. Mas mesmo assim, por que Tolkien incluiu espingardas na fala de Gandalf? Não havia nada mais "medieval" para ser dito? Se o narrador tivesse dito a frase "Bilbo abriu a porta como uma espingarda de pressão." seria aceitável, mas utilizar isso na fala de uma personagem ficou estranho.
E antes que me lanem pedras por querer criar discussões (talvez sem futuro) em cima de coisas pequenas como esta, bem... tanta coisa já foi discutida, que às vezes é bom procurar chifre na cabeça de cavalo e ver no que dá...
 
Bom, Panda, isso aí é como a história do futebol e do Golf no Hobbit. São coisas que o Tolkien colocou no Hobbit de modo descuidado. Aqui, é bom lembrar que quando Tolkien escreveu o Hobbit ele não estava exatamente preocupado em ligar o livro às lendas da Primeira Era, que existiam numa forma menos apurada do que a que conhecemos. E o SDA nem existia. E quanto à temática medieval, o Tolkien só levou isso mais a sério mesmo no Hobbit depois da metade do livro para a frente, quando a história perdeu um pouco do caráter infantil e ficou um tantinho mais séria.
 
Acho q o termo espirgarda de pressõa foi mal traduzido nao?!?
Ou quem sabe ele quis dizer q Bilbo recebe com hostilidade...

ou talvez até mesmo uma garrucha pq não? e de pressão ainda?!? essas armas são mais velhas doq muitas coisas usadas pelos hobbit, e lembre-se q nõa muito tempo depois dos Ingelses terem descuberto a polvora dos chineses ele ja criaram dispositivos belicos com isso.]

so q uma espirgardinha num faz estragos por isso é insignificante, essas armas so ficariam mais fortes seculos depois sei la!
 
Panda... acho que um exemplo muito pior que esse são os Gigantes que chutam pedras como bolas de futebol...

Isso não só não é medieval como é totalmente contemporâneo...

a polvora ainda foi descoberta já a algumas centenas de ano, mas o futebol é um jogo com pouco mais de 100 anos... se vc considerar q tolkien escreveu esse livro a tanto tempo atras....
 
É, pode ser bem estranho se olharmos o narrador épico. Tipo se o frodo e o bilbo estiverem contanto a história fica estranho esses comentários mas se imaginarmos o Tolkien contando fica normal, ele está inserindo coisas atuais em sua narraçãp.
 
O Hobbit não tinha um caráter tão sério como o do SdA, por isso Tolkien não se importava em botar coisinhas assim, além disso era um livro infantil ele não poderia usar um vocabulário muito avançado.
Pode se, como Pooka já disse que seja apenas um erro de tradução...
 
Fingolfin *§* disse:
Panda... acho que um exemplo muito pior que esse são os Gigantes que chutam pedras como bolas de futebol...

Isso não só não é medieval como é totalmente contemporâneo...

a polvora ainda foi descoberta já a algumas centenas de ano, mas o futebol é um jogo com pouco mais de 100 anos... se vc considerar q tolkien escreveu esse livro a tanto tempo atras....


me desculpa Fingolfin, mas tenhos q atinar pro fato de q jogos com bolas de couro ou materiais parecidos ja era usadas pra recreação até no antigo egito, tb pelo incas e até mesmo na china.. o futebol como conhecemos hj num é tão velinho, mas a inteçõa de jogo é muito mais velha até mesmo q a propria polvora!

e uma coisa interessante, uma passagem q tem a'te mesmo no filme 2 os orcs usam ela pra destriur parte do muro da fortaleza na guerra do abismo!
 
Gente, em O Hobbit Tolkien ainda não tinha estruturado a sua mitologia nem tinha a dimensão do rumo que tudo ia tomar. Se tinha era apenas de parte dela.

Se imaginarmos, até dentro do universo dos hobbits, pacífico, consigo imaginar as arminhas de pressão como brinquedos de madeira que disparavam cotocos a maneira de garrafas com rolhas. Nada que comprometa ou contradiga a ambientação.
 
Concordo com Eru, o Ilúvatar!
Pessoal, quando o Tolkien escreveu O Hobbit, ele não sabia que aquele livro ia tomar tamanha dimensão! E também como muitos já falaram, O Hobbit é um livro infantil, um livro para você ler e se divertir, ou algum de vocês acham que na comcepção do Tolkien quando ele começou a escrever o SDA e os textos do Silma, ele iria ao menos cogitar em chamar um troll de William?? Ou de colocar uma bolsa falante???
E quanto ao Christopher mexer n'O Hobbit, isso é inconcebível, pois O Hobbit já é bem velho e foi lido por milhões de pessoas ao redor do mundo!!! O que iria acontecer com esse pessoal que já leu o livro e gostou desses trechos ou nem ligou para isso por ter percebido que o livro era infantil e isso não merecia ser levado a sério?
Outra coisa do Hobbit. Já perceberam que o Um Anel é tratado como um brinquedo, como algo sem tanta importância?
Será que na concepção da Guerra do Anel, esse anel seria tratado assim??

Essa é a minha opinião....

FLW

Fëanor
 
Fëanor_Tilion disse:
Concordo com Eru, o Ilúvatar!
Pessoal, quando o Tolkien escreveu O Hobbit, ele não sabia que aquele livro ia tomar tamanha dimensão! E também como muitos já falaram, O Hobbit é um livro infantil, um livro para você ler e se divertir, ou algum de vocês acham que na comcepção do Tolkien quando ele começou a escrever o SDA e os textos do Silma, ele iria ao menos cogitar em chamar um troll de William?? Ou de colocar uma bolsa falante???E quanto ao Christopher mexer n'O Hobbit, isso é inconcebível, pois O Hobbit já é bem velho e foi lido por milhões de pessoas ao redor do mundo!!! O que iria acontecer com esse pessoal que já leu o livro e gostou desses trechos ou nem ligou para isso por ter percebido que o livro era infantil e isso não merecia ser levado a sério?
Outra coisa do Hobbit. Já perceberam que o Um Anel é tratado como um brinquedo, como algo sem tanta importância?
Será que na concepção da Guerra do Anel, esse anel seria tratado assim??

Essa é a minha opinião....

FLW

Fëanor

Aonde tem isso??? tenho q ler denovo!!!!

Eu axo q o CT poderia sim "arrumar" O Hobbit.....quem quiser comprasse! eu iria! mas é impossível ele fazer isso...
 
O Hobbit já foi arrumado pelo próprio Tolkien...

na versão original Gollum não é sedento pelo anel... Gollum, ao perder a aposta vai até a ilha procurar o anel para dar pra Bilbo, como ele não acha ele volta, pede desculpas e em troca resolve mostrar a Bilbo a saída da caverna.

Após o lançamento de SDA Tolkien já deu uma mudada em O Hobbit para a versão que conhecemos hoje... uma mudada de leve para continuar a história... ele não ia é claro, reescrever todo o livro.
 
Quanto a essa alteração não era do meu conhecimento.
Obrigado por ter mencionado isso Fingolfin, mais uma descoberta interessante.
E quanto a parte da bolsa que fala, se é sobre isso que você esta perguntando, ela aparece quando o Bilbo e os 13 anões encontram os 3 trolls parados a beira da estrada.

FLW

Fëanor
 
Fingolfin *§* disse:
O Hobbit já foi arrumado pelo próprio Tolkien...

na versão original Gollum não é sedento pelo anel... Gollum, ao perder a aposta vai até a ilha procurar o anel para dar pra Bilbo, como ele não acha ele volta, pede desculpas e em troca resolve mostrar a Bilbo a saída da caverna.

Após o lançamento de SDA Tolkien já deu uma mudada em O Hobbit para a versão que conhecemos hoje... uma mudada de leve para continuar a história... ele não ia é claro, reescrever todo o livro.

E existe esta versão do Hobbit para compra?

Alguém aqui tem? Deve ser uma relíquia e tanto...
 
Láthspell disse:
Fingolfin *§* disse:
O Hobbit já foi arrumado pelo próprio Tolkien...

na versão original Gollum não é sedento pelo anel... Gollum, ao perder a aposta vai até a ilha procurar o anel para dar pra Bilbo, como ele não acha ele volta, pede desculpas e em troca resolve mostrar a Bilbo a saída da caverna.

Após o lançamento de SDA Tolkien já deu uma mudada em O Hobbit para a versão que conhecemos hoje... uma mudada de leve para continuar a história... ele não ia é claro, reescrever todo o livro.

E existe esta versão do Hobbit para compra?

Alguém aqui tem? Deve ser uma relíquia e tanto...

Essa versão é a original, antes do SdA ser lançado. No prólogo do SdA, Tolkien fala que Bilbo dizia que Gollum lhe dera o Anel de presente por vencer as adivinhas, mas de tanto insistir, Gandalf consegue a verdade do hobbit. Foi um meio de explicar porque alguns "O Hobbit" teriam a versão falsa da história.

http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=11444
 
A idéia de Cristopher Tolkien "arrumar" O Hobbit é absurda não para o leitor que se quisesse comprar comprava, mas para O autor que tinha a obra como já terminada... bem diferente dos Contos Inacabados que é uma compilação de textos muitas vezes de díficil compreensão.
Cristopher até poderia fazer outra versão para O Hobbit, mas seria UMA OUTRA VERSÃO...

E ninguém entende o porque que de Peter Jackson ter cortado o Tom Bombadil...

Saudações cordiais!
 
Bom, tenho certeza q PJ qnd fazer o filme "O Hobbit" vai cortar essas partes non-sense pré-SDA! mas é só ignorar... :lol:
 
se voces perceberem, na verdade, ha muitas controversias no hobbit... ja existiam açougueiros? dinheiro na terra media? tudo isso e citado no Hobbit... outras perguntas
 
Dinheiro não quer dizer necessariamente "notas de papel", na minha opinião. Açougueiros? Acho que sim, por que não?
 
Dinheiro pode ser moedas de ouro como na Idade-Média...Quando vai partir do Condado Frodo vende Bolsão com a desculpa de que o ouro de Bilbo, está acabando e vendendo Bolsão ele poderia ganhar um pouco de "grana" e viver confortalvelmente...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo