• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esperando Godot, Samuel Beckett

Anica

Usuário
Na primeira vez que li a peça (na verdade, um trecho da peça) achei simplesmente bobo. Aí uns anos depois li a peça inteira, e virou um dos meus textos favoritos de todos os tempos. Originalmente escrito em francês e então traduzido para o inglês pelo autor, a peça gira em torno de Estragon e Vladimir ("Didi" e "Gogo") que ficam esperando o tal do Godot sem nem saber a razão disso (ou ainda, quem é Godot).

O interessante são as variadas interpretações que surgiram com o passar do tempo. Tem uma bastante curiosa: uma vez apresentaram a peça em uma penitenciária, e os detentos achavam que "Godot" era "Liberdade".

Leitura das boas, até porque o Beckett brinca com palavras como ninguém. Mais do que isso: o modo como ele brinca com o tempo (e as distorções causadas pela memória) é também muito legal. Um exemplo:

ESTRAGON:
And if he doesn't come?
VLADIMIR:
We'll come back tomorrow.
ESTRAGON:
And then the day after tomorrow.
VLADIMIR:
Possibly.
ESTRAGON:
And so on.
VLADIMIR:
The point is—
ESTRAGON:
Until he comes.
VLADIMIR:
You're merciless.
ESTRAGON:
We came here yesterday.
VLADIMIR:
Ah no, there you're mistaken.
ESTRAGON:
What did we do yesterday?
VLADIMIR:
What did we do yesterday?
ESTRAGON:
Yes.
VLADIMIR:
Why . . . (Angrily.) Nothing is certain when you're about.
ESTRAGON:
In my opinion we were here.
VLADIMIR:
(looking round). You recognize the place?
ESTRAGON:
I didn't say that.
VLADIMIR:
Well?
ESTRAGON:
That makes no difference.

Para quem tiver curiosidade e souber ler em inglês, tem a peça na internet:

Primeiro ato

Segundo ato
 
Uma das minhas peças preferidas, pelo menos no quesito "texto". Mas, até hoje, só vi uma 'versão' dela encenada, com apenas dois personagens (Vladimir e Estragon).
 
Estou lendo a tradução da Cosacnaify. Edição belíssima em capa-dura.

É uma leitura fascinante. A escrita é deveras concisa e abre um leque infindável de interpretações, como a Anica comentou, e os diálogos são um show à parte: rápidos, monossilábicos e cômicos.

Adoraria vê-la interpretada.
 
Samuel Becktt é desesperador...Muito bom.

Não sei se tem Esperando Godot mas no youtube tem alguns vídeos do projeto http://www.beckettonfilm.com/.

Esse é meu preferido:
http://www.youtube.com/watch?v=JlnRri6tk3s
 
Anica,
li esta peça pela primeira vez por indicação de um amigo que trabalha com teatro. A primeira impressão foi de uma curiosidade irresistivel de ver onde ia dar aquele diálogo. Confesso que depois de algumas leituras do texto, procurei por outros textos de Beckett e também me surpreendi com a leitura de "O Inominável". Minha única frustação ainda é não poder ler em inglês como vocês, mas eu chego lá.
 
Uma coisa que eu acho legal são as outras personagens além de Didi e Gogo, Pozzo, Lucky e o menino. Teoricamente eles serviriam para dar aos protagonistas a ideia "real" de tempo, mas as três quando reaparecem no segundo ato simplesmente não lembram De Vladimir e Estragon, deixando tudo ainda mais nonsense. É genial. Fiquei com vontade de ler novamente ><
 
No fim nem o leitor sabe se eles estavam lá mesmo ou não... ou se é de noite *olha para o céu* :P Ótima indicação Anica, só não sei se posso colocar lá no censo.... hehehe
 
É uma leitura agonizante, mas muito engraçada.

Os diálogos rápidos foi o que mais me impressionou. E quando Pozzo e Lucky voltaram e não lembravam de Didi e Gogo, aí eu perdi a cabeça.

Demais!
 
22,90 a edição da Cosac lá na Saraiva -> http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=188726&ID=C9562F757D90A0116271F0282

^^
 
A nem, por que não vi esse tópico antes? Acabei de fazer uma compra na Saraiva. Está 21,90.

Mas tem essa edição da Cosac na biblioteca. Vou ver se pego lá.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo