• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulações sobre "The Battle of Five Armies" (spoilers liberados)

Grimnir

Well-Known Member
Usuário Premium
Dessa vez não tem dúvida, o aviso de spoilers liberados está no título do tópico.

Uma primeira reflexão: Smaug chama Thórin de "Escudo-de-Carvalho", sendo que, teoricamente, o dragão não poderia saber desse nome. Já ouvi essa questão ser citada como um furo de enredo, só que o dragão para saber de outras coisas do mundo exterior. Ele parece reconhecer o poder do Um Anel e além disso fala que uma grande escuridão se aproxima. Isso significa que possivelmente existe alguma comunicação entre Smaug e Sauron? Talvez. Dificilmente quer dizer que o dragão está sob qualquer domínio, já que Sauron ainda está enfraquecido.

Por falar em Sauron, a cena da luta dele contra Gandalf traz uma outra questão interessante: Será que Sauron poderia enfrentar alguém durante A Guerra do Anel? Ou será que de acordo com a lógica da trilogia original ele escolheu focar o seu poder na forma do Olho?
 
Bom tópico. Que comecem os trabalhos... :lol:

Bem, Thórin era sobrinho do Grande Rei do Povo de Dúrin. Por mais que seja questionável Smaug ter tomado conhecimento de seu nome (como?), é razoável que pelo menos os nomes de duas gerações a baixo de Thrór tenham chegado a seus ouvidos. Afinal, Smaug foi posto como um ser extremamente sábio.

Agora, eu não saberia dizer exatamente "como" soube. Através do próprio Sauron, talvez... pelos diálogos com Bilbo, dá a entender que Smaug estava esperando por aquele momento (anões reclamando o que lhes foi tomado). E percebam que isso não é muito óbvio, pois não é qualquer um que ousa enfrentar um dragão.

Aliás, antes mesmo do ataque à Erebor eram fortes os rumores sobre a ganância do rei e o tesouro sob a montanha. Smaug, esperto como é, não teria grandes dificuldades em conseguir maiores informações (exceto que ali se encontrava uma grande riqueza). Tudo foi premeditado.

Quanto a última pergunta, confesso que não entendi muito bem.
 
A segunda pergunta, @Gandin, foi mais uma reflexão que não necessariamente afeta o terceiro filme.

Existe um debate aqui no fórum sobre a possibilidade Sauron possuir uma forma física em Barad-dûr durante A Guerra do Anel. Numa das cartas, Tolkien diz que sim - ou que pelo menos Sauron teria a possibilidade de enfrentamento direto. Já nos filmes, PJ retratou Sauron apenas naquela forma do olho flamejante, dando a entender que o Inimigo estava ainda incapacitado. Só que em A Desolação de Smaug vemos que Sauron - obviamente mais fraco do que em OSdA - consegue enfrentar Gandalf.
 
Sobre anões eu penso que Smaug possa ter ouvido muitas coisas que guardou na memória enquanto encurralava e comia os moradores da montanha, desde juras de vingança até pedidos de piedade.

Quanto ao terceiro filme, dada a natureza ambígua de um dos nomes de Sauron podemos esperar um confronto baseado na farsa que ele armou em Dol Guldur.

Em se falando de falsidade aplicada ao uso das formas, o Maia poderá escolher dentre as opções já encontradas na história passada.

Por exemplo, quando Gandalf enfrentou o Balrog foi uma mistura de confronto físico com embate de encantamentos.

De modo que para o filme estamos diante de uma criação falsa, uma ilusão física menor que não chega aos pés do controle e sensibilidade de um corpo físico autêntico e cuja destruição poderia levar os vencedores a pensarem na derrota do senhor do escuro. Afinal, nas mãos de Sauron a guerra de Dol Guldur fora uma marionete.

Um dado interessante é que para elfo ou maia, quando a criatura assume um nome acaba por atrelar a si um destino extremamente forte e muito duro de se quebrar. Ou seja, se Sauron se chamava de Necromante podemos esperar uma espécie de batalha tumular em que os encantamentos devam trabalhar no sentido de expor à luz a face da mentira (que ainda seria uma mentira, mas uma mentira aparentemente exposta).

É difícil saber o que esperar, mas nas batalhas dos livros da escritora Marion Zimmer Bradley, da série Darkover, as fortalezas podiam ficar cercadas por mais de um mago ao mesmo tempo (além de estarem acompanhados do exército de rotina).

Nessas lutas os magos sitiantes fazem círculos e podem começar usando encantamentos de mudança de forma (tipo transformar a água dos poços da fortaleza em sangue para diminuir a moral do inimigo).

Para se defender os magos sitiados utilizam contra-encantos que reforcem a ordem da natureza (no que é mais fácil a água voltar a ser água do que manter a forma de sangue).

Nesse caso, Gandalf, Galadriel, Elrond, Saruman e Radagast estão diante de um dilema parecido ou de uma ilusão de batalha em que os olhos do conselho branco não conseguem penetrar totalmente até que a história de SdA aconteça.

Pra piorar durante as batalhas de magos as ilusões adquirem aspecto físico das simulações que assumiram e podem matar mesmo que tenham sido ilusões. Em suma, um fantasma liberado em Dol Guldur poderá ferir e destruir tanto quanto uma criatura viva.

Tudo isso para o caso do conselho atacar em conjunto, claro, mas talvez apenas Gandalf consiga penetrar até o fundo e arranque Sauron de lá... (não sei se Galadriel e Elrond teriam tempo e não sei se Saruman estaria disposto a ir até o fim). Vamos aguardar pra ver.
 
Última edição:
Concordo contigo, Mestre @Neoghoster Akira. Espero que PJ seja criativo na criação da Batalha de Dol Guldur, já que definitivamente não imagino Galadriel lutando corpo a corpo. Não pq ela seja mulher, afinal, já vimos Arwen e Tauriel lutando, mas pq o combate direto não combina com a Senhora de Lórien. Aliás, se não me engano, acho que as cenas de ação que envolvem Saruman serão em CGI - tadinho, tá Sir Christopher Lee tá velhinho (mas continua gravando heavy metal!).

Uma especulação: Continuo acreditando que veremos as cenas de Gandalf e Thráin como o prólogo do terceiro filme. Acho isso, pois a cena fará o link para o interesse de Sauron na trama. Pq será que Azog, como disse Balin, "jurou destruir a linhagem de Dúrin"? Possivelmente por ser a mais forte e pq seus representantes governavam o mais forte reino anão da Terceira Era. Além disso, dentro da lógica do filme, Thrór era o líder de todos os anões (em função da Pedra Arken). Resumindo: A missão de destruir a linhagem de Dúrin tem tudo a ver com o desejo de Sauron de enfraquecer as alianças dos povos livres da Terra-Média.

Azog matou Thrór e Thráin foi sequestrado e levado para Dol Guldur. Será que foi só para obter o último dos Sete Anéis? Improvável. O mais lógico é que Sauron quisesse matar o segundo na sucessão ao trono de Erebor. A dúvida é pq não matou e manteve Thráin aprisionado. De qualquer forma, agora restou Thórin e faz sentido que o exército de Sauron marche para Erebor, com o objetivo de acabar com as ambições da retomada de Erebor.
 
Close na foto: São orcs mesmo? Fiquei na duvida.

tumblr_mxtj7wM5VI1shaloqo1_500.gif

tumblr_mvroooLUFy1re3c2eo1_250.gif


Olha o chão, parece calçamento.

Depois que eu ver isso, posso morrer.
 
Só de imaginar que a essa hora o filme já deve estar praticamente pronto...

Três grandes momentos já foram filmados:

- Ataque do Conselho a Dol Guldur;
- A morte de Smaug;
- Batalha dos Cinco Exércitos.

É (quase) tudo o que nos resta. Sabe-se lá quando, depois desse filme, veremos novamente a terra-média nos cinemas.
 
Embora eu ache que "Os Filhos de Húrin" seja totalmente adaptável para o cinema, isso é bem difícil de acontecer, já que não tem nenhum elo muito claro com as duas trilogias.
 
Pela cena de Moria vista no primeiro Hobbit, acredito que a batalha dos 5 exércitos será a maior e mais incrível batalha medieval já feita no cinema.
 
Última edição:
Vivo pra ver essa batalha. O ataque a Dol Guldur vai ser ótimo, mas a batalha é onde o bicho pega. Muita porrada nessa hora...
 
@Belle Vox Sensacional essa arte conceitual. Já vi ela... percebam que Beorn avança sobre o exército de orcs e segura Thórin com sua pata, após o anão se ferir, exatamente como está descrito no livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo