• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espectros do anel: Vilões ou vítimas?

Vilões, pois eles sabiam muito bem com que eles estavam se envolvendo, com Sauron, Sauron suborno-os, sim, mas porque eles mesmos quiseram isso para eles e cairam na armadilha de Sauron, mas está asmadilha não foi de vítima não.
Eles foram Espectros porque quiseram.
 
Acho que deve-se pensar muito na resposta, pois quem aqui pode dizer que resistiria a cobiça e ao seu desejo de poder.
 
Boa pergunta! Creio que eles foram as duas coisas na história.

Primeiramente, foram vítimas. Como exposto pelo 11º, a ambição deles foi um fator que facilitou o domínio de Sauron sobre eles. Se não fossem tão ambiciosos nunca teriam se tornado espectros do anel. Tinham sede de poder. E essa sede foi a causa da sua desgraça.

A escolha errada feita por eles, tornou-os vilões. Depois que se tornaram espectros do anel, passaram a seguir cegamente as ordens de seu senhor, Sauron. A partir daí, se tornaram vilões. As criaturas nem vivas, nem mortas, que soltavam aqueles gritos agoniantes, e perseguiram Frodo durante a Saga do Anel.

A escolha errada fez com que eles deixassem de ser vítimas e se tornassem vilões.
 
Depois que se tornaram espectros, eram escravos de Sauron, não tinham vontade propria na pratica. Mas e antes?

Tolkien dizia que eram grande Reis e Feiticeiros. E em geral, ele usa "feiticeiros" como alguém ligado a artes obscuras e magia negra, não é? E com certeza Sauron não os escolheu aleatoriamente. Na certa deu eles a homens que já eram extremamente gananciosos e malignos, para melhor dominá-los...^^
 
Vítimas de sua própria ganância e desejo de poder e por essa mesma razão, vilões. É explicito o fato de que eles aceitaram os anéis em meio a sua sede de poder, essa foi sua maldição, foi por esse caminho que Sauron chegou até eles. Além disso, como ja foi dito, ele não os escolheu por acaso, provavelmente eles eram maus antes mesmo de sucumbirem ao Um, Vilões portanto mas também vítimas.
 
Bem se eles foram vítimas, foi só um um pouco pois a meu ver eles aceitaram os Anéis para conseguir mais poder, ou seja forma movidos pela ganância.
 
Capitão Nemo disse:
Depois que se tornaram espectros, eram escravos de Sauron, não tinham vontade propria na pratica. Mas e antes?

Tolkien dizia que eram grande Reis e Feiticeiros. E em geral, ele usa "feiticeiros" como alguém ligado a artes obscuras e magia negra, não é? E com certeza Sauron não os escolheu aleatoriamente. Na certa deu eles a homens que já eram extremamente gananciosos e malignos, para melhor dominá-los...^^

Você chegou numa lógica interessante. Se antes de receberem o Anel foram Feiticeiros, seriam maus, pois usavam magia para o mal. Assim, pode-se dizer que não foram vítimas de Sauron, pois plantaram o que colheram. :think:
 
Nem todos. Alguns eram Numenoreanos, apenas altivos como Boromir. E, seguindo essa lógica, eu creio que: Alguns foram vítimas, outros foram vilões.
 
Não vou dizer que eles são vilões, mas que eles têm culpa por ter se transformado nos espectros, tudo por causa da ambição deles por poder, vida longa etc. Sauron saibia dessa fraqueza que os homens tinham e usou isso em seu benefício, entregou a eles ops 9 anéis e olha no que resultou. Vítimas eles foram, pois foram enganados, mas também são culpados por causa da ambição...
 
Foram enredados num plano malígno de Sauron, mas isso graças à suas ambições, ambições essas que nascem do livre-arbítrio, e seriam então uma dádiva de Eru (assim como a morte, algo essencialmente humano)?
Não, brincadeira, creio que o autor negaria essa colocação, não vamos problematizar tão a fundo, mas como já disse antes, eles podem ser analisados como ambos, vítimas e vilões.

Abraços.
 
Mas a maior parte dos numenorianos eram malignos nessa época, neh? Não tinha aquele negócio de os numenorinaos dominarem áreas na costa da TM e imporem o pagamento de impostos?
 
Por riquezas!??:eek:

De onde você tirou isso?

Eles queriam muito ser poderosos.
:yep:


Riqueza é sinonimo de poder caro colega guga, os espectros quando homnes, desejavam poder e riqueza sim, o frodobolçeiro, explanou meio que incompletamente, mas se analisar analógicamente encontrará poder na frase dele, riqueza é sinonimo de poder e isso é inegável, essa sede deles realmente foi a culpada principalmente por eles cairem na lábia de saurom, realmente analisando os posts digo que eles vilões e vitimas sim como amioria explana aqui, vilões por terem aceitado o anel graças a sua ambição e vitimas pelo fato de saurom os escravizar, faze-los de marionete de modo que eles não teria vontade propria, a vontade deles é a vontade de saurom, o desejo deles é o desejo de saurom, digamos que eles quando viraram espectros se tornaram parte da mente de Saurom, a ligação é tão grande que se saurom e o um forem completamente derrotados eles desaparecem junto com seu mestre.
 
Não podemos simplesmente generalizar um povo, como no caso dos númenorianos, como "bons" ou "maus", aliás, prefiro estar distante deste tipo de análise em qualquer quesito, não vejo o maniqueísmo manifestando-se em parte alguma das relações humanas, humanos são simplesmente humanos, classificar como "bom" ou "mau" extirpa sua real essência.
 
Concordo com o Aracáno quando ele diz q os Espectros podem se analisados tanto como vítimas quanto como vilões...
Todos os seres, sejam eles humanos, hobbits, elfos ou o q quer q sejam, possuem luz e sombra dentro de si, e em cada um desperta-se um "lado" diferente, de maneiras diferentes...
No meu ponto de vista podemos considerá-los vilões quando se coloca em questão toda a perseguição a Frodo e ao Um e modo como faziam isso, mas é preciso lembrar que eles não faziam isso pq queriam, estavam condenados, fadados àquele destino, o que por ora os coloca na posição de vitímas...
Essa "rotulação" de vítimas ou vilões não pode simplesmente colocada a eles, pois ela é muito relativa, depende do modo como analisa-se a situação...
 
"O numenoriano Er-Mûrazôr ("Príncipe Negro") foi o mais dotado e poderoso de muitos dos grandes Lordes da Ocidentalidade.
orgulhoso e ganancioso herdeiro do trono, o Príncipe Negro apoiava as ambições de seu pai e pregava uma maior exploração da Terra-Média. Tar-Ciryatan desejava grande riqueza e enviara sua enorme esquadra a Endor para arrancar tributo, e seus filhos aproveitaram os benefícios de sua cruel política. Ambos puxaram à queda de seu pai por coisas materiais e poder, o que não é surpreendente, à luz do fato de terem visto seu pai forçar seu avô a abdicar do trono numenoriano. Atanamir, entretanto, tinha os privilégios e atenção destinados ao herdeiro do trono Adan, e Tar-Ciryatan demonstrava por ele um amor orgulhoso, o que nunca fazia em relação a Mûrazôr. A inveja inerente na família cresceu à proporções alarmantes no coração do Príncipe Negro, fomentando o ódio e ambição extrema. Sempre agressivo e feroz, Mûrazôr decidiu deixar sua casa e fundar seu próprio império na vasta Terra-Média."


eles foram vitimas por que eram ganaciosos, ambiciosos, aterrorizava e exploravam a toda terra media.

(se fosse agora nao faltava espectros)
 
Começo por aqui:

"Nós temos liberdade para fazermos nossas escolhas, mas somos prisioneiros de suas conseqüências".

Eles fizeram suas escolhas, e escolheram mau, só podem ser julgados até o ponto de sua consciência, após isso é impossível.

Agora acredito que o ponto chave é: Qual a motivação dos mesmos em obter os anéis de poder?

Se a intenção era boa, são vítimas, se a intenção era má, são vilões.

Agora cada um julgue o que acha que é bom e o que acha que é mau ai poderão chegar a conclusão se são vilões ou vítimas.

Em minha opinião são vilões que foram vítimas dos artifícios de um vilão muito mais poderoso, logo, são vilões e vítimas.
 
Agora acredito que o ponto chave é: Qual a motivação dos mesmos em obter os anéis de poder?

Se a intenção era boa, são vítimas, se a intenção era má, são vilões.


Alguém, aqui, escreve que eles foram vilões para Arda e vítimas de Saurom. Foi a colocação que mais se adequou ao meu pensamento, porém faria uma inversão: os colocaria primeiro como vítimas de Sauron e vilões para Arda.

Para qualifica-los como vilões, propriamente ditos, teríamos que ter a resposta da pergunta citada acima. Li quase todos os posts e vi que há muitas especulações a respeito das intenções dos homens; e percebi que o senso comum é de que o que os moveu foi a ganância - o que gerou também a polemica sobre o que estaria por de trás da intenções de cada um dos nove (Será que eles teriam aceitado o presente se soubesse no que se tornariam?). Neste ponto, criam-se minhas discrepâncias com relação a rotulá-los como vilões. Que eles foram vilões na história, sabemos, mas como chegaram a isso é o que parecer estar velado.

(Permitam-me abri este parêntese. Sou um calouro em discussões tolkerianas e peço perdão se o que escrevo possa parecer confuso, ou insignificante, ou até mesmo observações tolas)

O fato é que a estória nos revela que eles foram corrompidos pelo poder do Um Anel (o que nos dá a idéia de vítimas). O termo corromper parece entrar em atrito com a idéia de que eram vilões desde o inicio, o que, a meu ver, pode reforçar o pensamento de que suas intenções poderiam ser boas.
Por outro lado, se pensarmos que não eram tão bons, poderia ser o mau corrompendo o mau. Sauron, aproveitando da fraqueza destes nove reis, buscando espécimes que fossem mais suscetíveis a se tornarem seus escravos.

A minha conclusão é que, em primeiro plano, todos foram vítimas. Sem dúvida Sauron foi muito sagaz. Arquitetou tudo conhecendo o perfil de cada um de seus oponentes. De modo geral, todos foram engodados. Que os homens eram mais fracos em seus espíritos parece, também, ser uma unanimidade, pois foram os únicos a sucumbir (e para não cometer injustiça, rotulando toda a raça, o termo homem, neste ponto, refere-se aos nove, pois é sabido da nobreza e a força de outros na estória).

Para minha primeira resposta, pura e simples, a pergunta desta enquête, diria que eles foram vítimas. O que viria a seguir seriam conjecturações sobre pontos escuros e divergências.
 
São vilões e vitimas ao mesmo tempo...
Vilões porque foram ambiciosos e pagaram o preço pela cobiça de poder.
Vitimas porque na realidade eram ignorantes,sucumbindo ao poder de sauron...:osigh:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo