• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espectros do anel: Vilões ou vítimas?

E por esse motivo eles acabam se tornando vilões?


E não?? Eles cultivavam uma ambiçao doentia que os levou a ruina...Do que voce chama uma pessoa assim???

Desculpe meu tom que pode parecer meio grosseiro, mas nao acredito que o homem possa ser vitima de si mesmo. Quando isso acontece, prefiro chama-lo de vilão.


Mas eu sou gentil^^...nao brigo mais ~^ ...
 
Os nazgul se tornaram vilões em virtude de sua ambição.
Foram vítimas sim, mas a partir do momento em que deixaram sua ambição falar mais alto se corromperam para o lado de Sauron e se tornaram vilões.
Poderiam ter controlado sua ambição como fizeram Gandalf e Galadriel por exemplo, quando lhes foi oferecido o Um Anel, e se tornarem grandes reis da TM.
Mas os humanos não conseguem conter essa ambição e acabam cedendo.
 
Após avaliar o decorrer dos posts, ler as colocações de Ulmo, e as últimas discussões, podemos usar como ponto norteador então a questão da aceitação (que não foi passiva), por parte dos Reis humanos, dos nove anéis que Sauron lhes dera. Desta forma, mesmo sendo engandos por Sauron, a ambição lhes levou para algo negativo. Após isso, porém, estão sob a vontade de Sauron, e seus atos não são mais "ativos", mas "passivos" a vontade do Senhor do Escuro.

Então poderíamos definí-los (dentro da concepção de Tolkien) como "vilões". Na carta de númenro 131 Tolkien coloca sua visão da humanidade, que decaí, estava perdendo sua nobreza, portanto um herói seria exatamente como Aragorn, por exemplo, que manteve sua honra, sua realeza, e todos seus valores, mesmo sob forte provação. E da mesma forma, os úlairi seriam então "vilões", pois perderam sua nobreza, realeza, e todos seus valores em nome do poder.

Espero poder ter sintetizado um pouco nossa discussão até agora, e ajudado a quem está lendo a partir daqui a entender. =]

Abraços.
 
Bem, como mencionei antes, vejo que fiz um bom "recorte" da questão realmente.
Apenas um "porém", após a escravidão de sua alma, e a perda do corpo, não creio que ainda possuíssem ambição. =]
Um exemplo: caso recuperassem o Um Anel, jamais pensariam usá-lo em proveito próprio.

Abraços.
 
Dos Anéis do Poder e da Terceira Era. disse:
Revelou-se mais fácil atrair os homens para a armadilha. Os que usaram os nove Anéis tornaram-se poderosos no seu tempo, reis, feiticeiros e guerreiros do passado remoto Conquistaram glória e enorme fortuna, mas elas acabaram sendo sua desgraça. Ao que parecia eles tinham vida eterna, mas a vida se tornou insuportável para eles. Podiam caminhar, se quisessem, sem serem vistos por nenhum olhar neste mundo sob o sol; e podiam enxergar coisas em mundos invisíveis para os mortais. Mas com enorme freqüência viam apenas os espectros e as ilusões de Sauron. E um a um mais cedo ou mais tarde, de acordo com sua força inata e a bondade ou a maldade de suas vontades no início, eles caiam sob a escravidão do anel que portavam e sob o domínio do Um, que era o de Sauron. E se tornavam invisíveis para sempre, menos para ele, que usava o Anel Governante e passavam para o reino das sombras. Os nazgûl eram eles, os Espectros do Anel os mais terríveis servos do Inimigo. A escuridão ia com eles, e seus gritos eram dados com a voz da morte.

Devo salientar, eles podem ser considerados "vilões" e "vítimas", claro eles foram seduzidos por Sauron, que usou de esperteza para tocar na ferida dos homens, o desejo pelo poder. Olhando somente por esse ponto, eles são "culpados".

Aracáno citou os elfos, mas os Três não foram dados por Sauron, apenas criados sobre sua tutela; seu desejo, é claro, era preservar a Terra-Média, querendo ter o melhor de Aman, sem ter de pagar o preço por isso. Culpados, são eles, de ter a ambição do domínio.

Como citado no texto, alguns dentre os Nazgûl, ab initio, não tinha o desejo de maldade, de fato, alguns os aceitaram até com bondade, mas esta seria a mesma bondade dos elfos, desejando preservar a Terra.

Os elfos, quando Sauron usou o Anel, perceberam-no e recolheram os Três, mas aos homens nenhuma chance foi dada, e tal como cordeiros foram dominados. Dentre eles, alguns usavam os Anéis para o mal, e pagaram o mesmo preço junto com os "bons".

Invoco a "mitologia cristã"; mesmo uma criança, recém-nascida tem a marca do erro de Adão e Eva. Ora, que erro tem a criança? Nenhum, mas é julgada como tendo cometido o mesmo erro de Adão e Eva. Da mesma forma os Nazgûl, ao menos os que não eram totalmente maus, ab initio, foram engolfados pelo mal do Anel.

Nem toda a ambição é má, mas a ambição dos Anéis foi. Seus receptores queriam usar os Anéis para, de acordo com sua forma, dominar os outros.
 
Eu vejo as coisas assim, Sauron os pegou pela ambição e os escravizou, tornando-os imortais, mas seus eternos servos.
Resta aos Nazgûl apenas a vontade de Sauron, então eles são vítimas de Sauron, porém vilões para os inimigos dele.
 
Interessante, porém veja q antes de eles terem sido escravizados pela vontade de Sauron, atrvés dos anéis, eles morderam a isca Sauroniana, sendo q foram levados a tal devido a ambição deles ser usada para almejar objetivos egocêntricos, mais poderio pessoal para apenas usarem-no para desejos pessoais de suas almas, aí está a causa e a queda deles, antes mesmo de serem deturpados pela vontade de Sauron, a própia ambição, da qual fizeram um mal uso, q os levou a ruína... Mas isto eu pondero como opinião particular de minha parte...

Abraços.
 
acho que eles se deixaram seduzir pelos poderes dos anéis e cairam em ambição, pagaram um preço se tornando escravos e, a serviço do mal, pois os elfos também receberam anéis e não se tornaram escravos, fazendo com que os homens fossem vistos como fracos... é mais ou menos isso.
 
Não tinham noção de quanta maldade estava por tras daquele "presente",(de grego diga-se de passagem).E comparando-os as outras raças :os elfos só desejavam manter a beleza das coisas e os anões valorizavam os metais e pedras. A meu ver a raça humana ,sempre considerada como a mais fácil de se corromper,tendo sua ambição combinada com o poder exercido pelos 9 anéis,resultaram na ruína destes seres.Além de se tornarem espectros,completamente corrompidos, eles também não tinham mais vontade própria.
 
Nossa, muito bem colocado Istimo, porém, ressalvo que tinha ciência dos anéis élficos não terem sido entreges, mas sim feitos com ajuda dos conselhos e ensinamentos de Annatar, agradeço a correção. =]

Os demais fatos se mostram claros, a opinião de Lobo muito bem sustentada, mesmo sendo pessoal, a colocação de Istimo com a analogia cristã, e a colocação de Calim. Perfeitamente, "vilões" ou "vítimas", foram eles talvez (no devido contexto), ambos, porém, colocarei ainda uma última leitrua, e essa de caráter pessoal.

Foram eles duplamente vítimas.

Primeiro, vítimas das ambições sociais que permeavam o meio humano naquele momento, vítimas de sua própria ambição. E segundo, vítimas da vontade dominadora de Sauron e seu plano com relação aos Anéis de Poder.

Nossa, precisava de certo "defender" os humanos aos nossos olhares pessoais. =]

Abraços.
 
Última edição:
Pera aí aracano agora vc quer complicar, ninguém pode ser vitima de si próprio afinal se conhece e sabe do que pode e do que não pode fazer, os homens não são vitimas de sua ambição diria que eles são vitimas de saurom que deu os nove a eles de modo a aguçar sua ambição, e eles sabiam que eram ambiciosos pois buscavam poder e riqueza antes de receberem os aneis, se eles sabiam então já seriam considerados vilões, no entanto, eles são vitimas de saurom que os ofereceu os nove e nos nove pos feitiços de modo a aguçar os desejos mais sombrio do seres, não necessáriamente teria efeito, pois os anões não sucumbiram, nem os elfos, mas os homnes sim pois internamente eles queriam cada vez mais e mais poder, enquanto os elfos queriam belez e os anões riqueza que encontravam nas entranhas da terra, o que saurom fez foi simplesmente apressar o que ao meu ver eles se tornariam mais cedo ou mais tarde, reis de ambição e ganância, que por esse motivo cairam facilmente na armadilha de saurom.

Ou seja são vilões para arda e vitimas para saurom essa é minha conclusão.
 
Última edição:
Ainda digo que são duplamente vítimas, uma vez que o indivíduo não existe sem o todo, e as ações humanas, como a ambição, são, antes de mais nada, atos sociais, não individuais.
Sei que estou complicando, afinal de contas, todos possuem o falso senso de liberdade que é difundido pela ideologia da classe dominante.
Tentando exemplificar, os Rei humanos estariam naquele momento (mesmo em termos anacrônicos) imbuídos da mentalidade predominante na época, ou seja, a sede de poder que acometia os númenorianos ao virem para Terra-Média, lembre-se das implatações de colônias, de províncias que terão de pagar impostos, de todo o Imperialismo númenoriano.
Desta forma, o indivíduo (que já não mais existe, senão na forma do "herói") é consumido pelo ator social, e este por sua vez, vitima o indíviduo, o faz vítima de "si próprio".
É esta a concepção. Poderia citar inúmeros autores para embasar minha tese, mas ainda pretendo mantê-la como "individual", hahahaha, alimentar a falsa idéia de liberdade. =]

Abraços.
 
Bem colocado arácano más, por que elfos e anões não se incluiram nessa sua concepção de modo a não serem afetados como os homens? os homnes são como já falei são mais gananciosos mais até do que deveriam, no caso esses reis, e por este motivo acho que que eles saõ vitimas de saurom e se tornaram vilões de um escalão um pouco menor do que depois que receberam os anéis enfeitiçados por saurom, mais cedo ou mais tarde como ja fale no post anterior isso ia despertar neles e saurom só ajudou a agilizar o mal que dentro deles dormia e aos poucos acordava.
 
Se incluem sim.
Aliás, em meus primeiros posts coloquei que: vilões ou vítimas, deveria incluir-se anões e elfos nessa classificação, pois estavam presentes no contexto, e envoltos nas maquinações de Sauron.
 
E sim Lyvio, alguém pode ser vítima de si próprio. Por que os anões não são incluídos? Vá saber, mas os elfos não são incluídos pelo simples fato de serem os contadores das histórias...
 
É a visão dos "vitoriosos", de certa forma. Os anões ficaram às margens, e os humanos seriam os "derrotados" nesse pequeno jogo de Poder¹.

Abraços.

¹Que de pequeno nada tinha...
 
Sim, de fato, creio que até mesmo no âmbito da história em si (de O Senhor dos Anéis) estejam eles à margem dos acontecimentos, pois deve marcar-se o início da Era dos Humanos.
 
Se incluem sim.
Aliás, em meus primeiros posts coloquei que: vilões ou vítimas, deveria incluir-se anões e elfos nessa classificação, pois estavam presentes no contexto, e envoltos nas maquinações de Sauron.

Concordo. Claro que os homens sofreram de ambição, mas não foram os únicos a receber anéis de poder.
 
para min eles são ambos, são vitimas pq foram enganados por sauron, mas são malz, pq se o car aeh bom, ele eh bom e ponto final e não vai se corromper, se ele eh mal ele se corrompe, o anel só foi um empurranzonho por asism dizer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo