• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espectros do anel: Vilões ou vítimas?

Sim, o trabalho em equipe é um fator nunca desprezível, quando as mentes humanas conseguem unir-se em um único raciocínio estipulado, com a engrenagem do funcionamento cerebral, (magnífico), e isto nunca deixa de surprender-me, pois para elucidações mais amplas, tal não pode ser desconsiderado, devido a amplitude da magnanimicidade de tais contextos, que outrora estariam em degeneração das idéia originais, ao invés do fabulosos desenvolvimento em conjunto que diante de nós vislumbrados gratuitamente se apresenta, mas não sem um esforço...
 
Penso que a ambição é uma característica que pode tanto ter fins benéficos como maléficos. A humanidade e a Terra-média devem muitas de suas importantes conquistas à ambição, bem como seus piores desastres.
Portanto, creio que a ambição não "boa" ou "ruim", tal característica impulsiona e motiva as mentes e cabe ao indivíduo, e somente a ele, direcionar seus objetivos.

Quanto aos Nasgûls, penso que direcionaram seus objetos de tal forma que encontraram um fim bastante adequado. Como diz Machiavelli "Os fins justificam os meios".
 
Penso que a ambição é uma característica que pode tanto ter fins benéficos como maléficos. A humanidade e a Terra-média devem muitas de suas importantes conquistas à ambição, bem como seus piores desastres.
Portanto, creio que a ambição não "boa" ou "ruim", tal característica impulsiona e motiva as mentes e cabe ao indivíduo, e somente a ele, direcionar seus objetivos.

Quanto aos Nasgûls, penso que direcionaram seus objetos de tal forma que encontraram um fim bastante adequado. Como diz Machiavelli "Os fins justificam os meios".

Sim, você não leu meus posts, mas eu não lhe culpo... :think:
 
Muito boa colocação Karnille (mesmo não lendo os posts hehehe).
De fato, concordo com quase tudo. Digo quase, pois, não creio que seja algo do indivíduo a ambição, mas sim um fator social.
Se alguém ambiciona "algo", é por estar permeado de uma mentalidade que lhe passa a ideologia que o faz desejar esse "algo". Um exemplo: em Roma república desejava-se poder político, pois era a ideologia do sistema vigente, hoje em pleno século XXI, antes de mais nada, visa-se o capital e o lucro (que compra o poder).
Mas, de fato sua colocação foi muito boa. =]

Abraços.

obs: espero não ter sido chato, apenas achei necessário explicar esse ponto do "social" e "individual".
 
Estudo socio-filosófico sobre ambição na qual se percebe uma faca de dois gumes, sem duvida e é inegável que a ambição é uma caracteristica que pode ser utilizada para o mal ou para o bem, podendo inclusive se maquir nessa situação, por exemplo se os elfos sceitaram os três anéis não necessáriamente quer dizer que eles queriam todos a seus pés, não, eles muito bem podiam querer o anel para praticar o bem através de suas amdições buscando a melhoria, todavia como galadriel falou na sociedade do anel se ela tivesse de posse do um eleabuscaria como teria um grande poder fazer o bem porém mas eria de um modo que ela achasse correto podendo até se tornar uma nova senhora do escuro sem perceber, baseado nisso acho eu que os anéis em si eram fazendo um comparação analógica o cajado dos magos, só que nos casos desses o cajado servia poara canalizar o poder deles de uma melhor forma e no caso dos anéis eles estimulavam a ambição cada vez mas se tornando um cilco vicioso a ponto dessa ambição sair dos limites e os possuidores do anel chegarem a um ponto de ter o mesmo pensamento de saurom, melkor e saruman, dominar tudo e todos, porém isso eles não consiguiriam pois por traz estava um anel para a todos governar, com o desejo de despertar essa cede de poder dos filhos de eru e dos anões saurom forjou esse anéis para causar uma falsa impressão de poder a esse seres.
 
vitimas é tratar de uma certa ingênuidade ao se tratar de reis
a ambição os corrompeu e foi uma estratégia uasada pelo senhor das sombras ja tendo conhecimento da alma humana.e pura sabedoria do mestre tolkien ao tratar de reis não apenas de uma forma extremamente divina
mas q também tem fraquesas e dúvidas.:cool:
 
Antes de mais nada, este tópico está muito bom.:joy:
Agora tendo em vista a questão, em parte concordo com o Neithan sobre o fato deles terem sido vítimas de suas ambições, porém, como já foi dito a ambição pode servir para o bem ou para o mal, mas isso depende, talvez, de como os reis se sentiam em relação aos elfos e anões, que eles se sentiam inferiores, como disse Aracano depende do contexto do que a sociedade impõe e não da pessoa em si. Um exemplo é que hoje em dia a sociedade impõe à você celular tal com isso e aquilo de função, roupas e carros novos e de preferência importado. As vezes você compra algo sem precisar simplesmente porque todos à sua volta tem.

Acredito não ter acrescentado muita coisa nova à discussão :osigh: mas eu queria expor minha opinião, compartilhar ela. E tomara que a discussão continue nesse nível.
 
Última edição:
Antes de mais nada, este tópico está muito bom.:joy:
Agora tendo em vista a questão, em parte concordo com o Neithan sobre o fato deles terem sido vítimas de suas ambições, porém, como já foi dito a ambição pode servir para o bem ou para o mal, mas isso depende, talvez, de como os reis se sentiam em relação aos elfos e anões, que eles se sentiam inferiores, como disse Aracano depende do contexto do que a sociedade impõe e não da pessoa em si.

Acredito não ter acrescentado muita coisa nova à discussão :osigh: mas eu queria expor minha opinião, compartilhar ela. E tomara que a discussão continue nesse nível.

Sua opinião foi muito boa, de fato acrescentou algumas novidades no ponto de vista em comum de grande parte dos participantes desta tal discussão. De facto, interessante... :think:
 
Sim, e é sempre bom termos uma visão cada vez mais ampla, e contarmos com as opiniões de todos.
Quanto a colocação de Sandman, com relação a questão "divina e falha" dos reis, de fato foi bem colocado. Os Reis humanos não somente tiveram seu apogeu, como sua ruína, seja na queda de Númenor, ou no exílio, onde os valores de certa forma renasceram (entre muitas aspas) com os fiéis.
A ambição dos Reis não somente demonstra sua opção perante as necessidades de seu momento, imbuídos da mentalidade humana do presente momento, como também demonstra a polissemidade do "humano".
Realmente essa questão cada vez nos mostra primsmas de visão mais amplos, e nos colocam no trato de saborosas questões. =]

Abraços.
 
Primeiramente, agradeço os elogios sobre o tópico, e por aqueles que postaram nele, mas, agora eu me lembrei que Tolkien disse algo sobre os homens, que eles tinham a ambição como principal ruína, a ganância, a corrupção, sem se levar em conta de que eles possuem uma tendência ao lado negro, corrompendo-se fácilmente, distorcendo suas idéias e tradições, modificando seu meio, e quem está a sua volta para suas vontades, e acredito que ninguém está livre disto, somente se tiver senso de honrra, glória e dever...
 
Talvez nem mesmo quem tivesse esses sensos. Creio que Ar-Pharazôn tinha senso de honra, dever e glória.
Mas, está perfeitamente colocado amigo Witch King, Tolkien coloca isso, por exemplo, na Carta 131, ao tratar da questão dos humanos nas obras. A essência humana em si. E foi isso que quis ressaltar quando disse que a ambição é algo "meramente humano".

Abraços.
 
Creio que todos nascem com senso de honra e gloria, assim como nascem com ambiçao. O ponto é a maneira como se administra isso, como se utiliza isso...até a pior da caracteristicas pode ser usada de uma maneira proveitosa se administrada com sabedoria. Porem, como ja muitas vezes foi dito no topico, os homens que portavam os 9 se deixaram seduzir pela falsa sensaçao de poder que o anel dava, e em sua ambiçao por poder, sucumbiram ante o poder de Sauron.

Nuss, os topicos andam muito bons ultimamente...Parabens especial ao Aracano e ao Calim, que tem enriquecido muito os topicos...Abraços galerinha
 
Pra mim eles são apenas vítimas de sua própia ambição. Eles só queriam poder, o grande vilão é o Sauron que os corrompeu. Quando aceitaram o anel não sabiam que o que estavam fazendo era errado e que isso iria os levar a destruição..
 
Vitimas de uma ambiçao que eles cultivavam Arwan querida, e por ela acabaram sendo traidos. Eles acreditaram que poderiam levar algum tipo de vantagem tornando-se mais poderosos por meio da ambiçao, e perderam-se...^^...essa é a minha opiniao.

Adorei esse topico~^
 
Vitimas de uma ambiçao que eles cultivavam Arwan querida, e por ela acabaram sendo traidos. Eles acreditaram que poderiam levar algum tipo de vantagem tornando-se mais poderosos por meio da ambiçao, e perderam-se...^^...essa é a minha opiniao.

Adorei esse topico~^

E por esse motivo eles acabam se tornando vilões?
 
Só para reforçar meu post anteriorXD

Sauron tinha como um de seus objetivos criar poderosos senhores que seriam seus escravos,ofereceu aos homens anéis que lhes proporcionariam poder e riquezas,mas devido a ambição que é naturalmente aceitável vindo do ser humano como muitos aqui já citaram,os Nove funcionaram perfeitamente,e os nove homens que aceitaram os Anéis os utilizaram para se tornarem grandes senhores,mas eventualmente perderam seus livre-arbítrios e seus corpos.

Eles se tornaram espectros,para sempre invisíveis e incapazes de interagir diretamente com o mundo exceto através de alguma forma de procedimento pela qual poderiam tomar forma quando utilizando certas vestimentas.

Sauron provavelmente já esperava este resultado,conseguindo seu objetivo por meio de uma das fraquezas dos homens.

Como eu já havia dito eles têm sua parcela de culpa por deixarem a ambição subir-lhes a cabeça e deixarem a razão,pois é de suspeitar tanto poder em mãos sem ter que pagar caro...Mas diante destas circunstâncias é fácil ficar cego.(ser corrompido)

Vilões eu diria que é uma consequência afinal eles não foram obrigados a usarem os anéis,tiveram sua escolha e arcaram com as consequências.(Alías pagando com o que tinham de mais precioso).

É lamentável,o que lhes acontecera,mas esse é o preço a se pagar por querer muito e de forma "fácil".
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo