• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espectros do anel: Vilões ou vítimas?

Todos temos ambições. Resta a nós saber dosá-las.

Eu desejo, MUITO, tornar-me milionário antes dos 30. Porém, se eu tiver que fazer algo desonroso, dispenso, obrigado.

É a tal história do: Vou fazer de tudo pra conseguir o que almejo.
 
O problema dos nazgûl, dos Reis Seduzidos, não foi meramente suas ambições, mas a fraquesa de espírito deles. Foram facilmente seduzidos por Sauron justamente com a promessa de ocupar os lugares dos numenorianos de Elendil e sua familia...
 
Foram vitimas. Mesmo tendo ganacia e todas essas outras coisas ruins, foram enganados, e claro, nunca foi sua intençao se tornarem o que se tornaram. Enquanto que espectros os homens que foram um dia não sabiam o que faziam. Na verdade, não havia mais homens em parte nenhuma ali mais.
 
Em minha opinião todos são vítimas de Sauron. O Senhor do Escuro trai, ilude, engana, distorce palavras.

Qualquer um poderia cair sob sua sombra e só perceber o erro quando fosse tarde demais.

Os anões também poderiam ter se tornado espectros se não fossem fortes de espírito, mas os homens são mais vulneráveis. Quem pode culpar alguém por sua fraqueza, se essa fraqueza é parte de sua essência? Os homens são fracos por natureza e sucumbiriam ao poder dos anéis mesmo que não tivessem grandes pretensões de glória e poder.

Portanto, em minha opinião, os Nazgûl são vítimas!

Quem sabe uma pauta para mais um Círculo da Lei (se é que os Nazgûl ainda não foram julgados...)
 
Ao serem corrompidos pelo poder, eles sucumbiram perante o poder, isto é, não conseguiram impôr limites. Sauron nada mais fez do que lhes dar o Anel. Com más intenções? Sem dúvidas. Porém, eles que falharam, e Sauron não lhes forçou a nada, pois Sauron não podia revogar o livre-arbítrio de reis importantes. De criaturas menores, sim, mas reis importantes, não.

E precisava fazer alguma coisa além disso, se já tinha o Um pronto?? "Um anel para a todos dominar".

Em minha opinião todos são vítimas de Sauron. O Senhor do Escuro trai, ilude, engana, distorce palavras.

Qualquer um poderia cair sob sua sombra e só perceber o erro quando fosse tarde demais.

Os anões também poderiam ter se tornado espectros se não fossem fortes de espírito, mas os homens são mais vulneráveis. Quem pode culpar alguém por sua fraqueza, se essa fraqueza é parte de sua essência? Os homens são fracos por natureza e sucumbiriam ao poder dos anéis mesmo que não tivessem grandes pretensões de glória e poder.

Concordo totalmente com que o Meglin Celebrandir disse neste seu post! Sauron enganou não só aos Homens mas também aos Anões. Acontece que para seu azar os Anões não eram facilmente corrompidos como os Homens eram.
 
Bom na minha opinião eles foram vilões. Eru deu inteligência suficiente a todas as raças para que elas pudessem decidir entre o "bem ou o mal". Todas as raças eram responsáveis por seus atos e suas decisões. Se os Homens foram fracos a ponto de sucumbir aos anéis de Sauron, isto mostra uma falha de carater da raça, que é o que quase todos disseram aqui, que os humanos são mais "fracos", mas eles a tiveram escolha e escolheram o lado mais "fácil" para conseguir poder e riquezas. A diferença entre os humanos, anões e elfos, é que os elfos e anões raciocinavam mais longe, tinham uma mente mais aberta, já os humanos também tem essa capacidade de raciocinar mas preferiam raciocinar sobre o presente e não o futuro.
 
Pois é... Síndrome de vitimização também não concordo. Parece que agora todo mundo é inocente e puro e só Sauron e Melkor tinham poder de decisão.
 
Vitimas porque foram enganados por Sauron com os aneis e secumbiram ao seu poder tornando-se os Nazgul e a partir dai não podia contrariar as ordens do seu senhor, nem que quisessem.
 
Vítima é o que é enganado sem o saber.

Mas os espectros, sabendo o que representava Sauron, deveriam ter moderado sua ânsia de poder.
Desse modo, foi a sua ganância que os colocou nessa situação.

Quem ganancia o poder, só pode ser vilão.

Daí que eu vote em "vilões".
:yep:
 
Os seres decaídos que davam vida aos Nazgul tinham muitas contas a prestar. Se a influência de Sauron fosse absoluta não haveria sobreviventes de Númenor e Elendil seria seu escravo junto de seus filhos. Mas a influência dele sempre precisava de um convite e de uma escolha. A aparência de Sauron como um vampirão na era antiga vem bem a calhar. Pois para entrar em uma casa o vampiro precisa ser convidado.
 
Vítimas.
Claro que eles deveriam ter dosado a sua ganancia pelo poder, mais não creio que essa seja uma cosia fácil para os humanos. Eu não os condeno por terem sucumbido...

Se for pelo pensamento "quem ganancia o poder só pode ser vilão" creio que eu não encontraria um amigo de verdade nessa terra :D.
Vejam que até o nosso amigo Frodo não resistiu, será ele um vilão então?
 
Frodo resistiu durante MUITO tempo. No fim, o Anel passou a usar todos artifícios a ele concedidos. E não quer comparar o UM Anel com um anel qualquer que Sauron deu aos reis, não? Mesmo o Um controlando os outros anéis, :P

Além disso, Frodo não era um líder de jure, apesar de ser um de facto. Já os reis tinham responsabilidade sobre seus povos. O fardo deles, apesar de menor que o de Frodo, era importante também, e eles falharam.
 
Claro que não podemos comparar "o um anel" com os demais, mais não podemos deixar de notar as semelhanças, mesmo que pequenas entre os reis e o frodo.

O que que quero dizer, é que seguindo a linha de raciocínio "quem ganancia o poder só pode ser vilão" até o frodo seria vilão.
:D
 
A linha que defendo, contudo, não é de que a Ganância é maléfica. Sigo a linha de que devemos manejar para não tornarmos exagerada, desumana a normal ganância.

Frodo teve ganância? Sim. Mas Frodo prejudicou os outros com sua ganância? Por favor, não levantem hipóteses de que SE Gollum não estivesse lá, talvez Frodo causasse um mal maior. Gollum estava lá, e ponto, e a ganância de Frodo foi meaningless, isto é, insignificante perante um todo heroísmo encontrado na história.

Seja ganancioso e ambicioso, mas se limite. Pondere. Grandes líderes, por osmose, devem adquirir um mínimo de conhecimento. Pois mesmo os mais teimosos e bitolados conseguem aprender algo e tornam-se melhores no que são. Grandes líderes, também, não devem por seu povo em risco, QUANTO MAIS o povo de um continente todo. Logo, eles não foram grandes líderes.

Foram vilões, colocaram em risco a Terra Média e tinham conhecimento SIM sobre os feitos de Sauron; ou acha que os elfos ficaram pacíficos ao verem os anéis sendo distribuídos? A sede de poder não pode ser maior que o bem maior da população.

É a minha opinião.
 
Talvez eu tenha me exaltado em citar o nome do Frodo então... Visto que existem MUITO mais diferenças do que semelhanças entre a "corrupção" de frodo e dos reis.

Reconheço também que em parte os reis tiveram culpa sim, mais não coloco a culpa somente neles, o fato de eles serem fracos de espírito está muito mais relacionado a raça do que a personalidade. (Não que não existam humanos forte de espírito).

Digamos que eles se recusaram a abrir os olhos, não admitiram que estavam sendo enganados, o que também não muda o fato de que foram enganados...

Enfim, ainda defendo o lado de que eles foram vítimas.
:yep:
 
eu acredito que eles foram vítimas do Um ou Sauron(como preferir) mas a influência que Sauron teve sobre eles fez com que eles deixassem de ser humanos para serem servo do Inimigo,ou seja,os Nazgul são muito azarados porque foram vítimas do Um até o ponto de não ter mais vontade e apartir daí passaram a ser vistos como vilão,isto é,eles foram vítimas mas agora são vilões
 
Última edição:
Creio, contudo, que apesar de ter objetivos nefastos, Sauron foi bem franco ao dar os Anéis de Poder a eles:

"Tomem. Eles concedem poder.", ou algo assim. Tudo que contem poder deve ser usado com cuidado. E se são mais fracos de espírito, deveriam ver que o fardo seria grande de mais e renunciá-lo, portanto. Sauron não os enganou. Sauron usou sabiamente da omissão de fatores.

Além disso, eles foram mais ambiciosos que os anões. Por que os anões não se tornaram espectros? Porque conseguiram reconhecer o erro que tinham cometido e lutaram para corrigi-lo. Os reis não fizeram isso. AMARAM o Um Anel.

Você generalizou ao dizer que o erro é da raça, mesmo citando que existem exceções. Ledo engano, na minha opinião. Existem MUITOS humanos que demonstraram uma fortaleza espiritual imensa. A Casa de Bëor, o Velho, os Exilados, Tuor, Túrin, Ëarendil, Elros, os Reis Antecedentes a linhagem vergonhosa de Númenor e por aí vai! Ao dizer que os reis de Númenor foram FRACOS ao caírem na lábia de Sauron, concordaria com você. Mas os reis, não.

Uma vez que existem mais exemplos BONS do que ruins na história da raça humana, creio que a fraqueza de espírito foi SOMENTE própria aos reis.

Ao fecharem os olhos aos conselhos dos Elfos (QUE VIERAM!) os homens foram teimosos, e sua teimosia poderia ter banido toda humanidade, como baniu a maioria de seu povo. Então, eles são vítimas por AMAREM o Um, por serem TEIMOSOS e por serem FRACOS?

Aplique o caso na vida real. Fulano diz para Beltrano matar Ciclano. Beltrano MATA Ciclano, mas como é uma pessoa facilmente manipulável, é isento de culpa. Acha justo? É o argumento usado por Suzanne Von Richtoffen, pelos Nardoni (tanto Alexandre quanto a esposa dele se culpam) e por vários Hitleristas nos julgamentos de Nuremberg.
 
Nesse caso, tanto beltrano quanto fulano deveriam ser julgados da mesma forma.

Como o servo de Eru disse, eles deixaram de ser humanos para se tornarem um servo do inimigo. Acredito que apartir daí eles são insentos da culpa.

Podemos dizer então que até certo ponto eles foram culpados.
 
Nesse caso, tanto beltrano quanto fulano deveriam ser julgados da mesma forma.

Como o servo de Eru disse, eles deixaram de ser humanos para se tornarem um servo do inimigo. Acredito que apartir daí eles são insentos da culpa.

Podemos dizer então que até certo ponto eles foram culpados.

Se Beltrano é maior de idade, não houve aliciamento. Quer dizer que acha então que uma pessoa deve ser julgada por dizer palavras não-ofensivas a ninguém?

E eles eram humanos. Fraquejaram ao tornarem-se servos do Inimigo. Não foi algo por osmose, algo natural. "Ah, quando eu fizer 25 anos, viro servo de Sauron." Não é assim. Eles fizeram a escolha deles.

Agora, vamos à definição de Culpa.

Wikipedia disse:
Culpa se refere à responsabilidade dada à pessoa por um ato que provocou prejuízo material, moral ou espiritual a si mesma ou a outrem. O processo de identificação e atribuição de culpa pode se dar no plano subjetivo, intersubjetivo e objetivo.
No sentido subjetivo, a culpa é um sentimento que se apresenta à consciência quando o sujeito avalia seus atos de forma negativa, sentindo-se responsável por falhas, erros e imperfeições. O processo pelo qual se dá essa avaliação é estudado pela Ética e pela Psicologia.
No sentido objetivo, ou intersubjetivo, a culpa é um atributo que um grupo aplica a um indivíduo, ao avaliar os seus atos, quando esses atos resultaram em prejuízo a outros ou a todos. O processo pelo qual se atribui a culpa a um indivíduo é discutido pela Ética, pela Sociologia e pelo Direito.


Os nazgûl não sentiram culpa. Não se arrependeram. Seus atos causaram malefícios a toda Terra Média. Não há culpa parcial neste caso em específico. É incoerente afirmar que eles foram inocentes a este ponto. Eles VENERARAM Sauron e o Um, e AÍ se tornaram espectros, e não o contrário.

E fica aí uma sugestão: Julgamento dos Nazgûl, se é que já não houve um :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo