• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espectros do Anel: Dúvidas

A lógica que eu vi foi essa também. A luz era encoberta pelo capuz, como uma lanterna ou qualquer fogo comum.

E essa idéia da oposição com o poder de Sauron é bem legal.
 
E bate bem com o que o texto diz, especialmente quando ele fala em brilho enraivecido (wrathful). É apenas uma sugestão do texto, mas que a idéia é boa, lá isso é.

Pra mim o que não está claro nesse trecho do Sujo é o porque do comentário do Christopher. Eu não concordo que do texto a gente pode inferir que quando o capuz cobriu a Elendilmir a luz dela foi extinta. Acho que o capuz só a escondeu, nada mais. E ainda por cima no texto que eu tenho tem um "não" sobrando:

"The meaning, sufficiently remarkable, of this passage appears to be that the light of the Elendilmir was proof against the invisibility conferred by the One Ring when worn, if its light would be visible were the Ring not (aqui o não a mais) worn; but when Isildur covered his head with a hood its light was extinguished."
 
Eu também acho que o capuz simplesmente cobriu a luz, como se fosse uma coberta cobrindo uma lanterna. Nada mais. Foi isso que interpretei do texto e me satisfiz com isso.

Quanto ao conflito de poder, eu pensei justamente nisso pela razão que a Swanhild já citou, pois o texto fala de um brilho enraivecido, um brilho bem mais forte do que antes. Eu pensei no conflito dos tipos de "magia" e achei que era bem aceitável. Longe de mim querer determinar com certeza alguma coisa, mas o fato de o brilho estar mais forte, mais "enraivecido", vem justamente do fato da Elendilmir estar resistindo ao poder do Anel de Sauron. Para mim sempre foi e sempre será o conflito de poderes, "magias", vamos dizer, divergentes, a de Sauron e a dos elfos. Do mesmo modo que a Ferroada. E provavelmente Glamdring (já que ela também brilhava quando se aproximavam inimigos).
 
Ai,ai! será q alguém piedoso pode me dizer por que a espada demerry teve capacidade de ferir o Rei dos bruxos, antes pensava q ela era élfica , mas aí relendo RDR vi q são de Númenor?pelo menos me indiquem outro tópico q falar disso...
 
Númenorianos são fodões, eles colocaram um feitiço na espada e CHAZAM...ela ficou fortinha 8-)
 
Pois é, no SDA é dito que a espada tinha inscrições na lâmina... Provavelmente deveriam ser algum tipo de runa de poder. E que as inscrições brilhavam vermelhas quando olhadas.
Mas, se a espada de Éowyn conseguiu "decaptar" o Rei-Bruxo, então os Nâzgul poderiam ser feridos por armas normais também, já que a espada de Éowyn era comum.
 
MÓR-RERAM.
Eles estavam ligados aos 9 aneis, e qndo o um anel virou pó os 9 aneis perderam o poder e aí eles viraram fumacinha.
 
Bom, em linhas gerais o Riff tem razão. O texto do RdR não diz isso aí, mas é a única conclusão a que a gente pode chegar. Nem Ferroada, que era uma arma élfica, feriu o Nazgûl. Nenhuma outra arma o teria ferido, de acordo com o texto do RdR. Devia mesmo ter alguma coisa na espada do Merry (um feitiço, uma inscrição), que dava a ela poder de ferir o Nazgûl, alguma coisa que os Dúnedain puseram nela.

O texto do SdA fala inclusive que aquela espada foi forjada "lentamente", o que reforça mais ainda isso que eu falei aqui.

E, agora me ocorreu uma coisa interessante... elas não eram na verdade espadas, mas sim adagas, armas de alcance curto. Os Hobbits as usavam como espadas por causa do tamanho deles, mas elas eram apenas adagas. Em que tipo de combate os Dúnedain esperavam usar aquelas armas para destruir os Nazgûl? Em uma luta corpo-a-corpo? Estranho... :think:
 
Talvez fosse um tipo de espada curta, como a que Isildur manteve consigo ao abandonar a carga mais pesada para fugir dos campos de lis.

Nas notas ao capítulo correspondente no Contos Inacabados (nota número 28), explica-se que os numenorianos usavam esse tipo de arma:

28. Esta era de um tipo chamado eket: uma espada curta para dar estocadas, com uma lâmina larga, pontiaguda e de dois gumes, de um pé a um pé e meio de comprimento.

Faca ou adaga era a Ferroada. As "espadas" que Bombadil deu aos Hobbits talvez fossem, de fato, espadas.

Mas eu concordo com a Swanhild quanto a essa coisa estranha de alguém andar por aí com uma arma projetada para lutar com nazguls corpo-a-corpo.

É mais ou menos como ouvir falar de um canhão projetado para caçar coelhos... :roll:
 
Olwë, veja só:

De quando o Bombadil entregou aquelas armas para o s Hobbits:

For each of the hobbits he [Bombadil] chose a dagger, long, leaf-shaped, and keen, of marvellous workmanship (...)

Logo depois o Tom Bombadil fala para eles:

"Old knives are long enough as swords for hobbit people."

São mesmo adagas, e não espadas.

E o que eu acho estranho não é bem o fato deles andarem com aquelas armas, talvez eles nem mesmo fizessem isso o tempo todo; mas sim o fato de eles terem projetado uma arma com que ferir de morte os Nazgûl mas que tivesse alcance curto. Dá a impressão de que ela seria de uso um tanto limitado. Seria de esperar que para lutar contra nazgûl eles forjassem uma arma mais imponente. A menos que fossem armas de uso exclusivo de algumas pessoas apenas da corte de Cardolan (acho que eram armas forjadas nesse reino, e não em Arthedain), como o Príncipe, de quem se poderia esperar que o Nazgûl tentasse se acercar?
 
Talvez esse feitiço so pudesse ser usado em armas pequenas, ou ela fosse criada para atacar apenas os nazgûl, de modo q fossem pequenas para serem carregadas ao mesmo tempo q outras armas maiores.
 
Eu acho estranha a idéia de armas projetadas exclusivamente para os espectros. Poderiam ser apenas armas melhores, com a essência sub-criativa de quem forjou a espada. Os homens de Númenor tinham alguma capacidade disso.

Swan, a Ferroada não podia mesmo ferir os espectros?
 
Uma boa pergunta.... pq na Ferroada tbm haviam inscricoes nela...
Mas naum venham me dizer q o q tah escrito nela num tem nada a ver com o poder de poder (hihi) destruir os nazgul.
A adaga de Merry poderia ter uma inscricao como a que tem na ferroada, ninguem sabe, naum eh?!

Agora me respondam:
Como um numenoriano iria colocar um feitico numa adaga ou em qualquer outra arma? Dizendo "abra-cadabra"??? 8O
 
Não estou certo, mas não lembro de ter lido que apenas espadas especiais causavam dano nos espectros. Ser invisível não significa ser etéreo, acho que qualquer arma feria eles, o problema era existir alguém com força interior suficiente para combate-los frente a frente, o poder deles estava no medo que causavam. As armas tinham inscrições contra o mal em geral provavelmente.
 
Ferroada não afetava os Nazgûl. Quando Frodo foi atacado em Amon Sûl, ele atacou o Rei-bruxo com ela. O livro não diz que ele o acertou de fato, mas no capítulo seguinte, quando Aragorn pegou o manto do Nazgûl e viu o rasgão causado por Ferroada, ele disse que aquele deveria ter sido o único ferimento que a arma havia feito no Nazgûl porque todas as espadas que perfuravam (a palavra exata é "pierce") os Nazgûl "pereciam". Eu acho que Aragorn devia saber do que ele tava falando.

Maglor, acho que a arma de Merry era mesmo projetada (enfeitiçada) para ferir os Nazgûl. Veja o que se diz dela no Capítulo 6 do RdR.

No other blade, not though mighthier hands had wielded it, would have dealt that foe a wound so bitter, cleaving the undead flesh, breaking the spell that knit his unseen sinews to his will.

O trecho em itálico mostra que havia mesmo alguma coisa incomum naquela adaga, capaz de atingir os Nazgûl, que outras armas brancas não possuíam. Nesse mesmo trecho aí, no livro, fala-se sobre a pessoa que a teria forjado (essa pessoa teria ficado feliz em saber o destino da adaga) e sobre o processo (que foi lento). Não parece que o texto fala sobre a feitura de uma adaga comum.
 
Faz até sentido a espada de Merry ser "projetada" para ferir os nazgûl, afinal, eles estavam em guerra com o rei bruxo, mas eles não sabiam q o rei bruxo era um nazgul, e pensavam q sauron fora embora para sempre, pra q fariam uma arma daquelas?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo