• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espanhol Obrigatório

Regente

Serenity Painted Death
Fonte: Globo Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira, a lei de oferta obrigatória da língua espanhola no ensino médio brasileiro durante o horário normal de aulas. Na rede privada, o curso poderá ser oferecido no próprio colégio ou em centro de idioma. A lei prevê a implantação gradual do ensino do espanhol como língua estrangeira no prazo de cinco anos. Os estudantes poderão escolher se querem ou não se matricular na disciplina.

No ato da sanção da lei, realizada no Palácio do Planalto, estava presente o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró. A proposta de lei foi aprovada em julho, pelo Congresso Nacional, e é de autoria do deputado federal Átila Lira (PSDB/PI). Para as escolas do ensino fundamental, a oferta da disciplina é facultativa.

Segundo dados do censo escolar de 2004, registrados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ensino médio registrou 9,1 milhões de matrículas. Para atender aos alunos que optem pelo estudo do espanhol, será necessário um esforço da administração educativa brasileira para dotação de professores e materiais especializados.

Pesquisa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) mostra que serão necessários 1.411 professores para lecionar a disciplina nas 1.354 escolas de ensino médio nos 11 estados vizinhos aos países de língua espanhola (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará). A secretaria avalia a possibilidade de elaborar livros para ajudar as escolas públicas.

Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, a medida vai contribuir para estreitar os láços culturais do Brasil com os demais países da América Latina.
Nem ensinam inglês direito e já querem que aprendamos outra língua?
Mas como a maioria das coisas no Brasil, esse projeto não deverá sair do papel...
 
Re: Espanho Obrigatório

Isso foi destaque na imprensa internacional aqui da América Latina e da Espanha, como forma de aproximação do País aos espânicos.
 
Eles não ensinam/aprendem nem português direito.. mas a iniciativa é interessante, eu tive espanhol e foi divertido. Tem escola que tem até 3 idiomas, acho importante. Eles poderiam ensinar chinês, isso sim.
 
Ter uma boa noção de outros idiomas é sempre lucrativo, ainda mais em se tratando de idiomas falados em países aos quais lidamos. Não sei se vale como medida política, mas de qualquer forma, não vejo como a educação pode perder com isso.

deathie disse:
Eles poderiam ensinar chinês, isso sim.
:think: Talvez isso em breve vá ser realmente importante.
 
Eu tive ingles e espanhol da escola, é claro q vc nao sai de la "sabendo" hehehe, mas tem uma boa noção. acho válido, pois a pessoa pode se interessar mais na lingua e ir fazer um curso e tal.........
 
Meu chefe tem 58 anos de idade. Quando ele estudava, o colegial era dividido em Clássico e Científico. No caso do estudo clássico, as línguas que você aprendia eram português, inglês, francês, latim e noções de grego. O colegial também durava quatro anos. Mas não tenho certeza se isso era melhor ou pior, para falar a verdade. Aprendi inglês em casa e melhorei conversando pelo ICQ (na época) com americanos, ingleses e australianos. Acho que hoje poderia ir a qualquer um desses lugares tranqüilamente.
Quanto ao português, nunca tive interesse na escola, raramente lia qualquer coisa quando era criança (SdA só li aos 18 anos) e hoje eu sofro com certas limitações de vocabulário.
Sinceramente, acho que em cidades de fronteira é importante que as pessoas saibam a língua do país vizinho. Não falar, mas ler e escrever, já que falar eles aprendem por bem ou por mal. Mas nas outras cidades eu acho que é desnecessária essa obrigatoriedade. Afinal, de Uruguaiana para Porto Alegre, por exemplo, são 649km de distância. Cruzando o Rio Uruguai você chega a Paso de Los Libres na Argentina. Eu esperaria que, no mínimo, os dois lados compreendam as expressões que se diferenciam além da simples pronúncia nas duas línguas. Mas se você sai de Porto Alegre e vai para Buenos Aires, se você não falar espanhol eles nem irão fazer qualquer esforço para lhe entender. Não preciso nem dizer que eu não faria tal esforço aqui em Porto Alegre a não ser por uma inerente boa-vontade. É como nos Estados Unidos: se você mora em San Diego, é útil saber falar espanhol; se você mora em Nova Iorque, é melhor gastar mais tempo em aulas de matemática...


Abraços.
 
Dio no sabes que lo espanhol yé important....
São os nossos vizinhos, temos que saber falar com eles...
E é a lingua mais facil estrangera para a gente aprender... assim fica mais uma lingua para o nosso currriculo!
 
Uma vez eu estava conversando com uma professora de espanhol lá da faculdade e ela comentou que o maior erro nesse tipo de projeto é que a procura por professores aumenta consideravelmente, e o Brasil ainda não tem um número suficiente de pessoas aptas a ensinar a língua espanhola. O que acontece é que contratam um argentino ou algo que o valha que sequer tem um magistério ou licenciatura, só porque ele já sabe a língua.
 
Seria demais ter aula com alguém de fora =)
Mas acho que não vou pegar esta fase, a não ser que tenham no cursinho ou na faculdade (duvido o_O)
 
Se fosse alguém de fora com preparação para dar aula, sim. Agora, ter aula com dentista falido tentando ganhar uns trocados por aqui, que caca, heim?
 
Escondido!!! disse:
E é a lingua mais facil estrangera para a gente aprender...
SErá?!
O espanhol possui regras de concordância e de conjugação verbal tão ou mais complexas quanto à língua postuguesa. Receio que essa dificuldade não exista em muitas das línguas não latinas.
 
Lingüisticamente falando não existe língua mais fácil ou mais dificil de se aprender, tudo depende do conhecimento do falante. Então para o Chester o espanhol pode ser mais fácil. :dente:
 
Duas coisas:

1) Não tinha um projeto de lei que obrigava a qualquer professor em instituições de ensino (não considerando cursinhos e etceteras do gênero) a ter não sei quantas horas de preparação em uma espécie de curso pedagógico?

Eu ouvi falar por cima disso por alguns Engenheiros Químicos que por falta de campo de trabalho acabaram dando aulas e tiveram que voltar a estudar um semestre e fazer estágios. :eh:

2) Quando eu estudei podia se escolher entre Francês, Espanhol, Inglês, Alemão e Italiano. =] Quer dizer que agora é obrigatório ter o Espanhol? :eek: Esse povo não entende que "laços culturais" é algo muito mais amplo que a língua? :eh:

Que tosco.
 
Lordpas disse:
2) Quando eu estudei podia se escolher entre Francês, Espanhol, Inglês, Alemão e Italiano. =] Quer dizer que agora é obrigatório ter o Espanhol? :eek: Esse povo não entende que "laços culturais" é algo muito mais amplo que a língua? :eh:

Que tosco.
Exatamente como eu, antigamente tinha aula de alemão para poder falar com os meus avós e o meu pai (no RS), mas agora que me mudei tenho que ter aula de espanhol, o que é um saco já que eu acabo aprendendo apenas um pouco de cada um já que não houve tempo para eu aprender o alemão e também não haverá para eu saber o espanhol direito, o que no fim não me serve de nada.


PS: meu professor de espanhol é chileno, ele tem preparação e tals. mas não sei se isso conta muito as vezes.
 
Acho que o problema é o populismo dessa medida :gotinha:

Nem é para o bem de nós povo, mas é para fazermos média com nossos vizinhos. :gotinha:

Ainda mais que com a Educação sendo levada nas coxas, eu queria saber se vão conseguir pagar estes novos professores. E com isso o salário do restante vai mais pro saco, o que significa mais e mais professores com má vontade de dar aula.
 
Há uma coluna interessante do Hélio Schwartsman, da Folha, sobre essa nova lei.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult510u204.shtml

Resumindo, temos a seguinte situação: pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), é obrigatório o ensino de uma língua estrangeira, definida pela comunidade escolar. Um segundo idioma seria optativo.
Pela nova lei, a oferta do espanhol passa a ser obrigatória. O estudante optaria por se matricular ou não em espanhol (desde que haja outra opção de idioma estrangeiro para ele cursar).

Para nossos colégios (públicos ou privados) sem recursos, é mais barato oferecer apenas 1 idioma estrangeiro, mas a nova lei obriga que haja espanhol. Ou seja, esses colégios trocariam o idioma que ensinam hoje por espanhol.
Além da questão de ter que contratar esses professores de espanhol... (e no regime de contenção de recursos, melhor despedir os professores de idiomas não-obrigatórios)

E assim saímos de uma situação flexível, que é a da LDB, para uma obrigatoriedade que não faz sentido. Inglês nem é obrigatório, para que o espanhol deveria sê-lo? (bem, isso a Primula já respondeu, populismo e fazer média. A coluna do Hélio especula interesses econômicos...)
 
:lol: Eu sempre fiz inglês na escola, mas garanto que *todas* as aulas foram matadas.

Eu assiti O Senhor dos Anéis completinho entre outros filmes que fazia o professor ficar contente em simplesmente não fazer nada.

Anyway, o colégio que eu fiz o Ensino Médio possuia um esquema legal, se funcionasse, claro.

Lá não importavam turmas A, B e C... os alunos eram reunidos por grupos misturados de no máximo 10-15 alunos que faziam provas de nivelamento, ou seja, cada grupo, em teoria, começava de onde estava apto e podia escolher entre línguas diversas (Francês, Inglês, Espanhos, Alemão e Italiano).

Com a carga horária geralmente baixa do Ensino de Línguas e um grupo bastante heterogêneo de alunos, eu acho difícil tirar algo de produtivo. O pessoal deveria sair da escola pelo menos com uma base, mas alguns saem de lá sem nem saber o to be direito.


Blé, e o projeto é de um carinha do PSDB. :hihihi:
 
Isso não vai funcionar de forma nenhuma pra aproximar país nenhum... Eu estudo numa escola particular, e há 4 anos eles vieram com essa idéia idiota de coloca 1 aula de espanhol por semana no currículo, simplesmente pra 'mostrar' que a escola tal ensina espanhol. Grandes coisa. Há 4 anos com uma aula por semana, e hoje o que eu sei de espanhol? absolutamente nada.

Será que as escolas públicas vão ensinar espanhol ou vão dar a mesma uma aula por semana só pra cobrir lei? Temos que levar em conta que existe uma pressão dos nossos hermanos latinos para esse tipo de 'aproximação', e que essa lei contribui pra isso, mas acho que é muito mais uma lei de fachada do que pra ensinar espanhol mesmo.
 
O ensino de inglês que devia ser obrigatório, isso sim.
Eu não tenho interesse nenhum em aprender espanhol.
Sabe o que é isso? Brasil é um fracassado, e seu "parceiros" são os vizinhos da América Latina, como Argentina - O país que não tem nem metade do $$$ de cidades como Rio de Janeiro ou São Paulo (as maiores do Brasil junto com Brasília)!
POR ACASO PAREÇO esTAR INTERESSADO EM CONSEGUIR EMPREGO NESSA MARAVILHA FINANCEIRA QUE É A ARGENTINA?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo